Plantado


MMauro

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

 

Para um aquário de 15litros, com 15watts

 

Para ter GLOSSOSTIGMA ELATINOIDES, em termos de luz seria sufuciente?

 

E de substrato? Li que um substrato de flora à base da redsea ou húmus de minhoca tratado são indicados... Mas onde existem? Não percebo muito de substratos... ou aconselham outro tipo?

 

Ou pode se utilizar aquela terra utilizada para fazer transplantes de plantas de uns vasos para outros, se fervermos e tirar as particulas que sujam mais a água, e se por cima meter-mos uma camada isolante, para que não entre em contacto com a água... Tambem e aconselhado usar?

 

E em termos de CO2? É mesmo necessário? O uso de um fertilizante caseiro seria uma boa alternativa?

 

É verdade que a Hemianthus callitrichoides não é tão exigente que a anterior? Esta precisa também de CO2?

 

Respondam.. Aceito todas as dicas e criticas :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem , parece me suficiente essa iluminaçao , desde que seja propria pra plantas\aqua

ha quem coloque humus de minhoca , ou mesmo turfa , ou pedras de argila , ou laterite nada facil de encontar em portugal , eu proprio utilizo turfa tratada\cozida misturada com outra probuto da jbl flora qualquer coisa , mas pra um aqua dessas dimensoes diria ate que seria preferivel comprares um saquito de substrato proprio pra plantas de aquario , se queres manter palntas nada como começar pela base da terra debaixo duma camada de akadama ou areia de rio

so a minha modesta opiniao .......

 

na maioria das lojas de aquariofilia encontras estes produtos , ou mesmo online

 

sera

jbl

ada

enfim , muitas marcas a escolha conforme tb da carteira

boa sorte

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Hemianthus callitrichoides e mais fácil de cuidar que a GLOSSOSTIGMA ELATINOIDES ? Ou não é verdade?

 

Em termos de exigência de luz a GLOSSOSTIGMA ELATINOIDES é mais exigente!?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São plantas diferentes...

 

As duas precisam de CO2, evita plantar/comprar sem este equipamento. Para 15L basta caseiro.

 

Quanto ao substrato, basta um que seja fino (akadama especial/normal, Aquasoil, Elos Tera etc...)

 

Não há necessidade de substrato fértil, uma vez que consomem grande parte da nutrição pelas folhas.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os 15w serão suficientes. Independentemente dos lumens, 1watt/litro será suficiente.

Venha alguem mais entendido corrigir que eu nao sou expert.

 

Quanto ao humus de minhoca , encontras sacos de 45 litros, 100% biológico no maxmat.

isso dará uns 10 kilos de humus depois de tratado (lavado, fervido e lavado novamente).

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os 15w serão suficientes. Independentemente dos lumens, 1watt/litro será suficiente.

Venha alguem mais entendido corrigir que eu nao sou expert.

 

Quanto ao humus de minhoca , encontras sacos de 45 litros, 100% biológico no maxmat.

isso dará uns 10 kilos de humus depois de tratado (lavado, fervido e lavado novamente).

 

Cumps.

 

Achas que é necessário CO2 caseiro? ou seria indispensavel?

 

Obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou expert em plantas, nem tenho assim conhecimentos muito desenvolvidos de aquariofilia.

Mas parece que muita gente concorda que uma iluminação adequada e um bom substrato fértil são suficientes para um aquario com algumas plantas.

 

Não tenho nem faço ideia de ter um plantado. Isso já é outro jogo.

Num áqua de 120cm com por exemplo 30 ou 40 pés de plantas, nao deve ser necessário Co2.

 

Mas cuidado, que demasiada iluminação por exemplo, puxa pelas plantas, e depois é um ciclo "vicioso" (e viciante, segundo dizem).

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais