Mistela Co2 numa garrafa inox


HelderCC

Recommended Posts

Bom, isto não é nada de novo. Apenas decidi partilha-lo com vocês.

 

Como carregar uma garrafa de Co2 na minha zona fica um pouco caro, decidi meter mãos à obra e fazer um recipiente cilíndrico em inox. Assim posso meter lá dentro a mistela(açúcar, fermento, agua), e apenas a usar durante o fotoperiodo, cortando a sua saída para o aqua durante a noite. Este sistema traz algumas vantagens em relação à tradicional garrafa, todo o Co2 produzido pelas bactérias é aproveitado, mesmo o produzido durante a noite, o facto de podermos controlar o caudal de Co2,

Na saída desta "garrafa" foi colocada uma electroliso-válvula semelhante à de sistemas pressurizados convencionais, e eis o resultado:

 

O sistema completo

70157619.jpg

80832332.jpg

 

 

A pressão aplicada ao difusor

 

98160287.jpg

 

Um passador, para eventuais problemas, espero que não :music_singguitar:

 

38216956.jpg

 

A válvula Solenoide

 

31797890.jpg

 

E finalmente o resultado prático

92058165.jpg

 

 

O que acham?

Na minha opinião poupo uns trocos! Encher garrafas de 2KG, por cá, ficava por cerca de 36€. Com esta mistura, e este sistema, penso que deve durar para uns 2 meses, e gasto apenas 1€!

Vamos la ver, depois dou noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

epá!!!!!! roubaste-me o projecto :wacko::medieval_mace:, está porreiro, com o regulador e a válvula, a mim ja so me falta a selonoide. Só te chamo a atenção para um problema que me apareceu a dada altura, a espuma da mistura começou a subir e a entrar no aqua aconcelhava-te a arranjar um separador para retirar alguma coisa que passe.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é tua, e muito boa ideia!

Eu só simplifiquei um pouco mais, e reduzi os custos(comprei o regulado e a válvula no ebay a baixo custo :bs_quesexclaim: ).

Em relação à espuma, ainda bem que avisaste, porque comigo essa espuma só acontecia quando a mistura tinha gelatina.

Com gelatina por vezes, nem com duas garrafas em serie, a espuma mesmo assim conseguia!Com apenas água, nunca me aconteceu. De qualquer das formas vou por qualquer coisa, é melhor prevenir....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Nesse recipiente em inox, talvez valesse a pena ter um bujão largo com uma boa junta, para facilitar a lavagem e reintrodução da "mistela"...

 

E já agora uma pergunta, como se tem portado essa válvula de agulha da Azoo?

É que pelo que tenho lido, muitas dessas Azoo têm o mau hábito de irem fechando sozinhas, pois parecem demasiado sensíveis às variações de temperatura.

 

Espero que tenhas melhor sorte, um abraço,

 

JPB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LoWater

 

Muito obrigado pela informação, até agora a válvula de agulha ainda não deu nenhum problema, e espero que não venha a dar.

A ideia de um bujão, até poderia ser no fundo era excelente! Na altura não me lembrei ;), de qualquer das formas, não é assim tão difícil tratar da manutenção da engenhoca, afinal só irei trocar a mistura de 2 em 2 meses, e a abertura não é tão pequena quanto parece, meia polegada! Mais difícil é, e não parece, o processo de inserção da mistura na garrafa, pois para entrar o liquido é necessário que saia ar, tal facto torna o processo demoroso, estou a pensar seriamente em colocar um outro passador em cima, assim corto pela raiz o problema.

 

jorgepedro

 

A espessura é uma normal tubo de inox, com 4mm de parede, na altura coloquei a mistura na garrafa e enterrei-a parcialmente no quintal, ficou assim uma semana, não houve problema, seguiu para junto do aquário. A pressão neste momento está nos 20 psi, tem-se mantido constante desde o segundo-terceiro dia após a mistura.

Em relação ao manómetro, válvula, solenoide. Podes não colocar, mas estes equipamentos servem para automatizar o processo, ou seja, todos os dias aquela hora o sistema liga, com as mesmas bolhas por segundo, e desliga novamente, tudo automático.

 

 

Obrigado a todos pelas ideias para o projecto.

Cumps

Editado por HelderCC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Quanto gastaste mais ou menos na construção desse filtro? É que estou a montar um nano e não sei que solução utilize para o Co2. Estava a pensar na simples garrafinha de coca-cola, mas pelo que tenho lido há grandes problemas em controlar o fluxo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Quanto gastaste mais ou menos na construção desse filtro? É que estou a montar um nano e não sei que solução utilize para o Co2. Estava a pensar na simples garrafinha de coca-cola, mas pelo que tenho lido há grandes problemas em controlar o fluxo.

então helder como vai a "bomba" esta-se a portar bem?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...