Novo NANO


epedlou

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho visto e revisto os vários tópicos aqui no fórum e vou finalmente iniciar um novo nano (do tipo low budget $).

 

Sou fascinado pelos DIY pelo que não sei até que ponto isto não me irá prejudicar.

 

De momento tenho somente o seguinte material:

 

Aquário: 60*35*40

Iluminação: calha BOYU 60cm com 2*24W

 

A rocha estou a pensar utilizar um DIY que vi para criar RV.... claro que para a colonização da mesma penso utilizar alguma rocha viva "emprestada".

 

A água estou a pensar utilizar do mar.

 

Vou tentar colocar algumas fotos o mais rápido possível.

 

Já agora, se pudessem comentar quanto à necessidade de utilizar um escumador num aquário destas dimensões (tendo em conta que a ideia será efectuar TPAs periódicas).

 

Abraço

Editado por epedlou
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que pretendes manter ai?

A iluminação parece fraca...

 

O escumador geralmente indicado para esse volume é o V2 nano skimmer. Mas há também quem opte por não ter escumador (mas é necessário muito mais cuidado com as tpas). Além disso a não utilização de skimmer geralmente está associada a um aquário maturado ou a um aquário baseado em rocha e areia viva de grande qualidade. Uma vez que pretendes partir maioritariamente de rocha morta não será nada má ideia contares com um escumador pelo menos nos primeiros meses.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais obrigado pelo feedback...

 

Em relação à iluminação tenho um candeeiro da BLAU de 18W que poderei utilizar como iluminação extra. Assim ficaria com 2x24W + 1x 18W = 66W. Já seria melhor certo na teoria do (1W/L).

 

Em relação ao escumador tenho mesmo de ver como fazer.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuo a fazer algumas pesquisas e gostaria da vossa opinião em relação à utilização (ou não) de um sump num nano destas dimensões. Existe alguma relação (tal como existe para o número de Watts por litro) entre a dimensão do aquário e o sump?

 

Abçs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu post anterior dizes que vais fazer TPA's periódicas, mas tens que as ver quase como uma obrigação quer tenhas sump ou não.

Se der para teres uma sump é sempre melhor, quanto mais não seja, porque vais acrescentar mais uns litros de água ao teu nano.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou exemplo para ninguém :music_singguitar:....

 

Este é o meu primeiro reef, por isso, não quis fazer grandes investimentos sem saber se vou continuar.

Daí que a solução mais económica e que penso ser viável para os meus 80L (mas não a melhor) foi arranjar um escumador tipo hang-on e abdicar da sump, escumador na sump, reactores, etc. etc.

Como te disse, funciona mas não é a melhor opção é a mais económica.

Se podes ter uma sump, penso que só vais ter benefícios nisso.

Vamos ver se alguém acrescenta aqui mais alguma coisa.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal,

 

Depois de alguma espera já tenho neste momento o meu aquário com água proveniente de uma TPA de um amigo.

 

Assim em termos de material tenho o seguinte:

 

Aquário: 60*35*40

Iluminação: calha BOYU 60cm com 2*24W (ficará desligada de inicio)

Circulação: sun-sun 101b 3000l/h

Aquecimento: 1x100W Jager

Sump: 30x30x30 (DIY à medida do armário .... somente para esconder o equipamento)

Escumador: DIY

Substracto: - (tenho de ir confirmar o nome)

 

A sump neste momento ainda não está operacional.

 

Falta-me neste momento a rocha morta e alguma viva também, bomba de retorno da sump e o overflow.

 

A ver como a coisa corre...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a fazer uns updates ao nano e já tenho RV (4Kg) e RM (2Kg) sei que é pouco mas o orçamento inicial não me deixa fazer mais.

 

A sump continua offline pois ainda não tive tempo para construir o overflow.

 

Ficam aqui algumas fotos do setup inicial.

 

Pic_18691_2.jpg

 

Pic_18691_3.jpg

 

Pic_18691_4.jpg

 

Pic_18691_1.jpg

 

Peço desculpa pela qualidade das fotos mas foram tiradas com o telemóvel. Assim que tiver um tempo tento tirar umas mais fixes...

 

Entretanto também já adicionei mais água ao nano mas faltam as fotos finais.

 

Tenho algumas dúvidas em relação ao layout mas enquanto não tiver mais umas rochas devo deixar ficar assim.

Editado por epedlou
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pelo que consegui saber parece que é normal aparecerem estas algas de inicio. E que devo ir fazendo TPAs para desaparecerem...

 

Entretanto deixo umas fotos actuais do meu nano.

 

O "rochedo" actual do nano.

 

Pic_18691_6.jpg

 

Pic_18691_7.jpg

 

O meu escumador a bombar. Pelo que percebi não deveria ter água no copo, para tal penso que será só regular correctamente a altura a que o escumador se encontra.

 

Pic_18691_9.jpg

 

E para finalizar um grande plano.

 

Pic_18691_8.jpg

 

Comentários?

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Tenho algumas novidades.

 

Adicionei uma moonlight ao nano. Calha de LEDs dos chineses com um transformador que tinha perdido lá para casa, despesa final 7 euros. Muito bom :eusathink:

 

Esta calha vem com uma película aderente que me permite cola-la à calha principal. Tem uma luz muito ténue, que para mim acho que está no ponto.

 

Nas fotos não sei se dá bem para ver o efeito. Ficam as fotos:

 

Podem ver na imagem em cima a calha LEDs colada na calha principal

Pic_18691_12.jpg

 

Somente moonlight (calha)

Pic_18691_10.jpg

 

Somente moonlight (geral)

Pic_18691_11.jpg

 

Entretanto vou fazer algumas alterações no layout do nano e depois coloco algumas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me estar a ficar com um look muito porreiro ! apesar de nao perceber nada de reefs consigo imaginar aí um futuro nano reef com qualidade : )

 

 

O importante é sempre fazer qualquer coisa.. porque quando deixamos de fazer parece que ainda queremos fazer menos lol

 

 

Boa continuação e parabéns !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Efectuei algumas alterações no nano em termos de layout e "habitantes".

 

Adicionei uma Xenya e um Amphiprion ocellaris.

 

Ficam algumas fotos do novo layout e novos habitantes.

100_0904.jpg

 

aquariobro031.jpg

 

100_0883.jpg

 

Entretanto chegaram os meus 3W LEDs Prolight Star (ainda embalados) com os quais penso fazer uma calha adicional para o nano.

100_0905.jpg

 

A sump continua a aguardar pela construção do overflow.

100_0906.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Tenho novidades boas e más. A má é que o meu ocellaris infelizmente faleceu :) de um momento para o outro deixou de comer. Tenho de fazer novos testes à água do nano para ver o que possa ter acontecido.

 

A boa noticia é que terminei a minha calha de LEDs de 15W para dar um acréscimo de luz ao nano. Gastei aproximadamente 15 euros no total do material :P . Vou analisar o desempenho da mesma durante os próximos tempos, mas conto fazer uma mais para ficar com um total de: 2x24W PL + 2x15W LEDs. Vou tentar postar umas fotos do DIY.

 

Entretanto adicionei uma colónia de Zoanthus ao nano.

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nos reefs convém fazer o ciclo inicial e o pessoal costuma recomendar não colocar vivos antes de 2 meses. O ocellaris, segundo reparei, foi colocado com 3 semanas e pouco do nano... acho que foi cedo demais...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão... O pessoal bem que avisa para um gaijo ter paciência e fazer as coisas com calma.

 

Mas como tinha usado água de um aquário maturado e rocha viva pensei que ia encurtar o ciclo inicial... Já aprendi a minha lição (pena que tenha custado a vida do meu ocellaris).

 

Agora vou somente acompanhar o desenvolvimento dos corais que tenho neste momento (que parecem estar de boa saúde), peixes somente mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Não há volta a dar... são raros os que não dão cabeçadas até atinar com o aqua... como sempre digo, dêem tempo ao tempo... nada como ter um aqua maduro!

E esse escumador não está a escumar nada...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem podes...

 

Em relação ao escumador, porque dizes isso? é por a água da foto estar muito clara?

 

Ele de inicio deixava a água muito clara no copo, mas depois de alguma afinação o copo já tem alguma água mais escura e retiro alguma sujidade do mesmo. O problema é que não tenho meio de comparação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acreditando que os peixes são de boa proveniência, o problema poderá ser mesmo de colocar a água cedo de mais. Mesmo aproveitando água de outro aquário, existem outras coisas como a rocha e areia que necessitam de maturar, até mesmo a rocha viva que passa por um pequeno tempo de maturação no aquário.

 

Normalmente este processo faz com que não exista nenhum pico de Amónia (NH4), mas existem outros problemas que normalmente não deixam de aparecer, que será mesmo os Nitritos (NO2) que são igualmente prejudiciais, sem falar nos restantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback pessoal,

 

Tenho mesmo de fazer testes à água do nano para ver o estado actual...

 

Entretanto vai surgindo coralina nas rocha morta que tenho. É bom sinal certo?

 

Abç

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais