Aqua sem substrato fértil...as plantas podem sobreviver?


majo

Recommended Posts

Olá! :D

 

Depois de várias peripécias, lá montei o aqua. 120x40x50 mais coisa menos coisa, 250 L.

Dois filtros exteriores, cada um com capacidade para 250 l, dois aquecedores, etc.

Mudei as decorações do anterior para este novo, as pedras, o areão, os peixes, as plantas, tudo decorreu com normalidade, não morreram peixes, até acrescentei mais uns quantos e ainda nasceram uma data deles no novo aqua.

O aqua ficou lindoooooooooooooo!

Mas entretanto tenho continuado a ler coisas sobre plantados e por plantar e fiquei com uma grande dúvida....

É que eu não coloquei substrato fértil debaixo do areão....

Deveria ter colocado?

Fiquei em pânico, porque não me estou a imaginar a desfazer o aqua todo, mudar os peixes, etc....para colocar o dito no fundo.

Tenho enterrado umas pastilhas no areão, e aparentemente as plantas estão mais ou menos bem. Uma ou outra ficam com manchas castanhas, mas será da falta de alimento ou de outra coisa qualquer? As cabombas e as anúbias estão magníficas, as hyfrophilas e as cruptocoryne também e tenho mais umas quantas echinodorus e na generalidade estão bonitas.

Tenho colocado umas pastilhas de CO2, porque ainda não arranjei o aparelhómetro. Os que se compra são caros e os que se fazem em casa são feios que se fartam.

Sim, porque o meu aqua tem a honra de estar no meio da sala e não está escondido num quartinho qualquer, portanto tem que ficar tudo bonitinho, porque o objectivo dele é ser um prazer para os olhos.

Por favor, digam-me que NÃO VOU precisar de desmontar tudo!

Obrigada. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! :D

 

Depois de várias peripécias, lá montei o aqua. 120x40x50 mais coisa menos coisa, 250 L.

Dois filtros exteriores, cada um com capacidade para 250 l, dois aquecedores, etc.

Mudei as decorações do anterior para este novo, as pedras, o areão, os peixes, as plantas, tudo decorreu com normalidade, não morreram peixes, até acrescentei mais uns quantos e ainda nasceram uma data deles no novo aqua.

O aqua ficou lindoooooooooooooo!

Mas entretanto tenho continuado a ler coisas sobre plantados e por plantar e fiquei com uma grande dúvida....

É que eu não coloquei substrato fértil debaixo do areão....

Deveria ter colocado?

Fiquei em pânico, porque não me estou a imaginar a desfazer o aqua todo, mudar os peixes, etc....para colocar o dito no fundo.

Tenho enterrado umas pastilhas no areão, e aparentemente as plantas estão mais ou menos bem. Uma ou outra ficam com manchas castanhas, mas será da falta de alimento ou de outra coisa qualquer? As cabombas e as anúbias estão magníficas, as hyfrophilas e as cruptocoryne também e tenho mais umas quantas echinodorus e na generalidade estão bonitas.

Tenho colocado umas pastilhas de CO2, porque ainda não arranjei o aparelhómetro. Os que se compra são caros e os que se fazem em casa são feios que se fartam.

Sim, porque o meu aqua tem a honra de estar no meio da sala e não está escondido num quartinho qualquer, portanto tem que ficar tudo bonitinho, porque o objectivo dele é ser um prazer para os olhos.

Por favor, digam-me que NÃO VOU precisar de desmontar tudo!

Obrigada. majo

 

 

 

olá, boa noite

 

Pois é,se quiseres por substrato lá terás que desmanchar o aquário todo,o que e uma chatise,eu tenho aquários há mais

de vinte anos e nunca usei substrato,e tenho plantas ,o que uso e umas bolas de argila que ponho debaixo do areão,

e ferropol da JBL,e as plantas estão bem,plantas que não são exigentes,de resto tento ter o aquário o mais natural que

me e possivel ,eu não gosto muito de por quimicos,agora cada um é que sabe o que ácha melhor,e a minha hopinião.

 

abraços A S :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo passa-se mais ou menos o mesmo só com uma ligeira diferença que é a seguinte:

à pouco tempo tive substrato fértil e este veio a superfície devido a um peixe que o levantou, conclusão ficou como uma lama e foi tudo para o lixo, comprei mais areia sílica mas desta vez não coloquei substrato mas acho que fiz mal mas não quero que me aconteça o mesmo por o meu substrato ser de areia sílica o que me aconselham para evitar que ele venha a superfície

 

 

Luis Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre enterrar fertilizantes de barras/cápsulas. Afinal há quem deseje ter aquários duradouros e o substrato fértil tb tem um tempo de vida limitado, essas pessoas tem que se desenrascar de alguma forma não é?

 

lufisigo, a questão é a quantidade de areão inerte que é colocado por cima do substrato fértil, deverá ser +/- 5cm... tens ideia de quanto tinha o teu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Álvaro, Lusifigo e Hugo pela vossa atenção.

Nunca tinha pensado na questão da durabilidade de um aqua....e na necessidade de se ter que substituir o substrato fértil.

Espero ir resolvendo as coisas com as pastilhas, as bolas de argila e as barras enterrradas, o CO2 e um muita sorte!!!!

Afinal de contas há solução e/ou remedeio e isso foi uma notícia muito agradável.

Já me estava a ver a desfazer o aqua, a pescar os peixes..... passatempo que é muito bom para os nervos é pescar neons!!! Vi-me à beira de um ataque de nervos quando da mudança de aquas. Têm os reflexos incrivelmente mais rápidos do que os meus :P;)

Se não for pedir muito, gostaria de conhecer experiências de mais pessoas que tenham aquas nas mesmas condições, alguns truques e dicas, sempre naquela perspectiva de «quanto mais natural melhor». Essa filosofia, eu aprecio.

Muito obrigada desde já, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.