Opinião sobre aqua de 120x50x50


Recommended Posts

Boas,

 

gostaria de saber as vossas opiniões sobre estas características,

acham que ficará seguro?

 

será para por junto a um pilar num andar (o espaço entre o pilar e a parede é de cerca 1,50mt, por isso acho que aguenta o peso)

 

aqua.png

 

espero as vossas dicas

um abraço

Editado por endhe
banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me bastante seguro, mas eu talvez não seja o mais indicado para te dizer, aguarda mais opiniões!

Já agora, onde consegues isso, eu tava a procura de um aquario mais ou menos com essas dimensões, mas para ser um salgado.

diz-me alguma coisa

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 1500x500x700 em vidro de 10 mm, e a distancia para os pilares laterais é de 2 metros e até hoje não caiu para a vizinha de baixo :P e já lá vão 6 anos.

 

Onde arranjas vidro tão barato?

 

Abraço

Vitor Franco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a ver mal vitorfranco.

 

a base tem 50 de largura e as laterais tem de largura 48.4 logo ficam a faltar 1.6 /2 =0.8 para cada lado de folga para silicone.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a ver mal vitorfranco.

 

a base tem 50 de largura e as laterais tem de largura 48.4 logo ficam a faltar 1.6 /2 =0.8 para cada lado de folga para silicone.

 

os 1.6 /2 é a espessura dos vidros, logo, não sobra mais nada

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, realmente já vi que tenho ali algo mal!

 

na imagem não é 48,4, engano meu, mas sim 48,8 (1,2 mm que sobram estão na base do aqua), as laterais serão montadas sobre a base e as "frontais" (o aqua vai ter duas frentes) vão ser colados de lado na base!

Editado por endhe
banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião os vidros laterais deverão medir 47,4 sobrando assim 0.5 mm para cada lado.

 

 

Agora explica lá melhor como vais colocar as 6 travessas, há qualquer coisa que não joga aqui bem.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"pois, realmente já vi que tenho ali algo mal!

 

na imagem não é 48,4, engano meu, mas sim 48,8 (1,2 mm que sobram estão na base do aqua), as laterais serão montadas sobre a base e as "frontais" (o aqua vai ter duas frentes) vão ser colados de lado na base!"

 

 

 

mas pensei em não deixar folga... pensando nisso se calhar o melhor é mesmo deixar, tenho de fazer novamente contas :eusathink:

as traves iria por 3 em baixo, acabam por depois não causar transtorno por causa do substrato e afins e as outras 3 iria por em cima

Editado por endhe
banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, realmente já vi que tenho ali algo mal!

 

na imagem não é 48,4, engano meu, mas sim 48,8 (1,2 mm que sobram estão na base do aqua), as laterais serão montadas sobre a base e as "frontais" (o aqua vai ter duas frentes) vão ser colados de lado na base!

 

 

estou a ver, apenas os vidros laterais assentam no vidro do fundo

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que as folgas que mencionei acima, apenas valem para o caso dos vidros assentarem todos sobre a base, que a meu ver será a forma mais correcta de fazer um aquário, apesar de já ter lido opiniões divergentes.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a ver, apenas os vidros laterais assentam no vidro do fundo

 

sim, ficaria algo deste género

 

semttulohd.png

 

Atenção que as folgas que mencionei acima, apenas valem para o caso dos vidros assentarem todos sobre a base, que a meu ver será a forma mais correcta de fazer um aquário, apesar de já ter lido opiniões divergentes.

 

pois, no meu caso, após ter lido várias opiniões divergentes acabei por achar este meio a modos que "emparelhado" como o melhor, agora sim fiquei confuso, eheh

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

ontem pus aqui os esboços que podem ver em cima para um aqua de 120x50x50, no entanto e depois da chamada de atenção dos membros vitorfranco e Hugo R. Silva, reparei que tinha algumas medidas mal e que o aqua não estava desenhado de uma forma segura.

 

Após algumas trocas de PM com o Vitor Franco, ele indicou-me um link num outro forum, onde um membro fez um aqua e explicava detalhadamente como tinha feito certas medidas e como tinha construido o aqua daquela maneira e porque, eu aproveitei e revi que realmente o meu era bastante fraco em relação aquele, então meti mãos à obra e saiu algo assim:

 

semttuloes.png

 

50320034.png

 

Como se pode verificar, no vidro de Fundo, as medidas de comprimento são mais pequenas, isso deve-se ao facto de ter tirado 16mm da espessura do vidro lateral que é de 8mm e ter dado mais 0,5mm para cada lado para o silicone, dando um total de 17mm.

 

Os vidros ficarão todos na à volta do fundo e não 2 assentes no fundo e outros 2 colados à espessura do fundo como pensei anteriormente.

 

As travessas francesas irão ser no total 4, 2 delas estarão no vidro frontal e no vidro traseiro, o do traseiro será mais pequeno 10cm, para conseguir passar as tubagens, as outras duas serão entre o vidro frontal e o traseiro.

 

A espessura dos vidros será de 8mm, pois consigo um bom desconto em todos os vidros,

espero mais respostas da vossa parte desta vez, eheh

abraço

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora o esquema está correcto.

 

As travas a meu ver deveriam fazer um reforço no fundo tudo á volta com 8cm de largo e colocava 2 travas transversais na parte superior, que te deixa sempre espaço para manutenção e permite apoio para iluminação ou tampa, se assim o quiseres.

 

Digo apenas isto porque estás a usar vidro de 8mm nas laterais que para mim está muito no limite, porque o ideal seria sempre 10mm, corre o risco de balear um pouco.

 

Penso que a diferença para 10mm seria muito significativa em segurança.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora o esquema está correcto.

 

As travas a meu ver deveriam fazer um reforço no fundo tudo á volta com 8cm de largo e colocava 2 travas transversais na parte superior, que te deixa sempre espaço para manutenção e permite apoio para iluminação ou tampa, se assim o quiseres.

 

Digo apenas isto porque estás a usar vidro de 8mm nas laterais que para mim está muito no limite, porque o ideal seria sempre 10mm, corre o risco de balear um pouco.

 

Penso que a diferença para 10mm seria muito significativa em segurança.

 

boas Antonio

as travas também já pensei em dar um pouco mais de tamanho em vez dos 6cm, quanto à espessura, ainda estou a espera de uma confirmação se não conseguirão arranjar maior, porque já me disseram que sim, mas entretanto disseram que não tinham disponivel...

 

obrigado pela tua opinião :P

por favor participem, eheh

um abraço

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho estado a acompanhar o tópico e a fazer as minhas próprias contas, o esque está muito bem e quanto a mim a forma mais segura de construiir um aqua...

 

Mas atenção, não sei se é o que pretendes mas, neste momento, as tuas medidas são:

 

 

Medido por fora:

Alt - 50

Comp - 120

larg - 51.6 (no min mais silicone)

 

 

Medido por dentro:

Alt - 49,2

Comp - 118.3

larg - 50

 

Concluindo, tens que defenir bem o que queres, quer pretendas 120x50x50 por dentro, quer por fora, ainda tens algumas medidas a corrigir e descontos para silicone a fazer...

 

 

Boas contas...

 

 

PedroC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesta construção, acho que os únicos vidros que tem que levar em conta os descontos para silicone são o vidro da base e a travessa francesa da frente, e já estão feitos, não compreendo a afirmação

 

quais são as medidas a corrigir?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compreendeste a minha questão, o projecto está otimo, e resulta, a sujestão que dei é no caso de tu teres preferência pelas medidas certas de água ou do proprio aqua, isto é por fora ou por dentro do mesmo...

 

 

O que é certo é que 120x50x50, não tens nem por fora nem por dentro...

 

 

espero ter-me feito entender...

 

 

 

PedroC.

Editado por pc_one
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não compreendeste a minha questão, o projecto está otimo, e resulta, a sujestão que dei é no caso de tu teres preferência pelas medidas certas de água ou do proprio aqua, isto é por fora ou por dentro do mesmo...

 

 

O que é certo é que 120x50x50, não tens nem por fora nem por dentro...

 

 

espero ter-me feito entender...

 

 

 

PedroC.

 

estou a pensar em medidas de fora :)

que medida então achas que deveria alterar no caso de ser por fora?

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, entendi, o que pretendes dizer é que o projecto está perfeito, mas as medidas que o aqua vai ficar é:

 

120( C)x51,7(L)x50(A)

 

penso que não deve ser problema para o endhe :), força com isso

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única medida por fora que foge dos 120 x 50 x 50 é a largura que terá 50 +1.6 (0.8 *2 dos vidros).

 

ou seja neste momento tem 120x51.6x50

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única medida por fora que foge dos 120 x 50 x 50 é a largura que terá 50 +1.6 (0.8 *2 dos vidros).

 

ou seja neste momento tem 120x51.6x50 + 0,5mm de silicone para cada lado, dá 51.7 :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.