Que literatura devo comprar???


koelho83

Recommended Posts

Olá a todos, comprei o meu aquario à dois dias e estou me agora a iniciar na aquariofilia. Considero me um grande leigo neste campo e por isso gostaria de saber qual a literatura que me aconselham para que possa ascender rapidamente a um nível superior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu retiro quase tudo o que vou aprendendo daqui.

Não há assunto que com um bom search não se encontrem respostas, e mesmo quando não há respostas deixando um post temos logo novas dicas do pessoal.

Recomendo!!! :eusathink:

 

O resto faço um search na net e claro depois é com bom senso.

 

Boa sorte!

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha literatura favorita, são as experiências que cada pessoa relata aqui neste fórum, aprendi e continuo a aprender muito aqui. :roflroll2:.

Mas é com a experiência, e com os erros que vamos cometendo, que desenvolvemos cada vez mais, para melhor. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo.

 

Em termos de livros não poderei ajudar, mas tens o fórum que tem excelente literatura assim como servirá para esclarecer dúvidas que apareçam.

 

Para ler podes começar por aqui: [manual]inicio Na Aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há muitos livros.

Qualquer boa livraria tem uma boa dose deles.

 

Tens alguns Altas e manuais.

 

Os do Axelrodi e os do Baensch são dos melhores. Procura edições actualizadas.

 

Há muitas "escolas" nomeadamente a Alemã e a Ingleas.

 

O forum é muito bom para procurar conhecimento, embora haja tbm muito ruido.

 

PauloA :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos, vou seguir o vosso conselho. realmente o forum tem bastante informação. vou começar por aí e talvez no futuro compre uns livros. Já agora, o filtro deve de estar sempre a trabalhar ou deve se desligar em alguma ocasião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro são os rins dos nossos aquários, tem que estar sempre a funcionar caso contrário morrem as bactérias benéficas que ele aloja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, comprei o meu aquario à dois dias e estou me agora a iniciar na aquariofilia. Considero me um grande leigo neste campo e por isso gostaria de saber qual a literatura que me aconselham para que possa ascender rapidamente a um nível superior...

 

Penso que para quem está a iniciar-se neste hobby tão nice (assim como eu), uma boa pesquisa no google é suficiente. Fazer parte de um fórum como este (só sou membro deste e tem me servido MUITO bem) também ajuda, pois podemos sempre ter mais do que uma opinião. Às vezes as literaturas disponíveis são muito limitadas a um só tipo de pensamento ou visão (neste caso a do próprio autor) e digo isto com respeito a outras áreas da literatura também. Caso querias aprofundar-te assim como eu, deverás papar todas as idéias possíveis. Como disse o sábio Apóstolo Paulo: Examinai tudo e retende o que é bom. E assim, depois de muita prática vais estabelecer os teus próprios métodos.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu conselho é realmente leres um livro... acredita que o google nem os sites, nem foruns substituem um bom livro técnico. A net é boa para informações muito especificas, mas tem falhas e há uma overdose de informação, muitas vezes contraditória e em algumas partes, insuficiente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, comprei o meu aquario à dois dias e estou me agora a iniciar na aquariofilia. Considero me um grande leigo neste campo e por isso gostaria de saber qual a literatura que me aconselham para que possa ascender rapidamente a um nível superior...

 

 

Boa Noite

livros sobre aquários há muitos como este ( NOVO GUIA do Aquário ) de Dick Mills, e outros mais recentes.

também há o ABC do aquário,e muitos outros,há e também a Google.

comp. A S :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para te iniciares penso que deves ler os artigos específicos para iniciantes que podes encontrar neste fórum. Depois, e se quiseres mesmo evoluir depressa e passar a um nível superior, ajuda ler alguns livros. Eu andei a ler uns que encontrei na biblioteca pública da vila onde moro, tirei algumas idéias. Mas onde se aprende mesmo, é no dia a dia através da interacção que temos com o aquário e tudo o que o compoe. Da teoria á prática vai uma certa distancia, e digo-te que aprendi muito também através da experiencia de outras pessoas, que expoem aqui os conhecimentos que possuem e foram adquirindo, e começaram da mesma forma que tu estás a começar agora.

Não queiras aprender muito depressa, e correres o risco de saltar algumas etapas importantes. Tem alguma paciencia, existem algumas coisas que merecem ser experiencidas, e não aprendidas através da leitura.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pessoal, penso que estou bem encaminhado, posso dizer que estou mesmo ansioso para começar a colocar os primeiros peixes sendo que aguardo pelo ciclo de azoto chegar ao fim. o meu fornecedor aconselhou me a aguardar uns 4 dias desde que enchi o aquario até colocar os peixes. já agora, existe algum kit no mercado para controlar a qualidade da agua???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 dias depois de montares o aquário e encheres?

 

Lê isto por favor: [manual]inicio Na Aquariofilia

 

com atenção a parte do ciclo do azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 dias depois de montares o aquário e encheres?

 

Lê isto por favor: [manual]inicio Na Aquariofilia

 

com atenção a parte do ciclo do azoto.

ok tens razão, diz que devo por um peixe para iniciar o ciclo, mas sinceramente o meu fornecedor parece tão entendido no assunto que fui por ele. ele disse para colocar sera aquatan e sera bio nutrivec e aguardar 4 dias até colocar os primeiros peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderá não ser um peixe, poderá ser comida, ou mesmo bactérias que foi o que ele te indicou.

 

Convêm é leres e entenderes o que se passa agora e o que se vai passar a seguir.

 

Coloques peixes agora ou mais tarde, nunca coloques muita quantidade de uma só vez, tem que ser aos poucos para que as bactérias tenham tempo para se multiplicarem e transformarem a amónia produzida pelos novos habitantes em nitritos e depois nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei o que é esse aquatan. mas o nutrivec parece ser um acelerador de ciclo, logo adapta o aquario aos peixes em dias. é questão de leres o folheto do produto. já usei nutrafin cycle e aquilo possibilita a introdução imediata de peixes com dosagens no 1º, 2º e 3º dias e efectivamente funciona e não é um quimico, tem simplesmente a cultura de bacterias que consomem os detritos dos peixes que um aquario com mais de mes tem. custa uns cobres, 8 euros para aí, se queres poupar dinheiro, fazes o modo tradicional.

 

usei este:

cycle-old-new2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo

Aquatan da Sera, é usado para condicionar a àgua, mas além do cloro, elimina as cloraminas e os metais pesados, se é que me lembro. :).

Nunca usei cycle, a ùnica coisa que usei foi aquatan, e sera nitrivec, o cultivo de bactérias, de resto foi esperar. :D.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Livros?

 

Para iniciar?

 

Se tiveres acesso a alfarrabistas procura um livro com quase 30 anos chamado ABC do Aquário de uma editora se não me engano a Presença também. É um livro já com uns anos valentes, mas é muito bom ainda para os nossos dias pois ensina-te o básico, o mais avançado, e tem o que muitos livros hoje em dia não têm, muita informação acerca de alimentação viva, onde a conseguir na natureza, como a reproduzir e manter. Tem também algumas receitas caseiras do tempo da avózinha que já não se ouvem hoje em dia e que são bastante uteis de tempos a tempos. Tenho esse livro vai para 20 anos cá em casa(comprado pelo meu pai tinha eu 4 anitos), mas já o vi á venda em feiras de antiguidades e alfarrabistas. Aconselho a iniciantes, não só porque tem bastante informação preciosa a iniciantes, como deixa perceber como estava a aquariofilia há uns anos atrás, algo que muito poucos dos transeuntes do fórum se lembram ou experienciaram, pode não ser o que todos gostem, mas eu acho muita piada, é quase como que uma janela para o passado=)

abcquario.jpg

 

Tens o "Criação de peixes tropicais" da Ines Scheurman da ediçoes Presença, custa cerca de 10 euros.

peixes.jpg

 

Se gostares de Gupies tens o "O livro do Gupy" da mesma editora, custa cerca de 10 euros.

guppybook.jpg

 

Tens também o Criação de peixes tropicais do Earl Schneider muito bom também

aquariumr.jpg

 

Se gostares de plantas tens o "Plantas de aquário" da Ines Scheurman da Edições Presença, mais ou menos o mesmo preço dos outros dois.

plantas.jpg

 

Se estiveres á vontade com o Inglês ou alemão procura o "Aquarium plants" Christel Kasselman et al, é um valente Catrapazio, mas é a biblia dos amantes de plantas, tem práticamente todas as plantas mais usadas no hobby, assim como várias muito raras. Preço não te sei dizer, mas comprei o meu no Ebay por 50 euros em segunda mão. Há rumores de que existe em PDF na net, mas eu pessoalmente prefiro o objecto fisico.

attachmentbz.jpg

 

Há muitos mais, mas esses são os que tenho fisicamente...o Resto é só procurar=)

 

E tens sempre a net, mas com bons livros estás sempre safo e sabes que o lá tá é suficientemente fidedigno para seguir

 

E se queres receitas caseiras para alimentar os teus animais, então aconselho-te a procurar os livros mais antigos de preferencia 15 a 20 anos para cima, pois na altura embora a comida industrial já fosse muito presente, ainda havia aquela cultura entre os aquariofilistas mais antigos dos preparados caseiros e comida viva sobre formas artesanais, que a meu ver é a mais saudavél e completa (não se enganem, dá algum trabalho), algo que parece quase totalmente ausente de muitos livros mais recentes que tenho visto recentemente. (Por um lado é compreensivel com a massificação da alimentação industrial, mas essa nem sempre é tão boa como por exemplo a artesanal)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem gosta de estudar e aprender, há um livro que tem muito poucas figuras mas muita informação, incluindo um guia de 2 capítulos sobre doenças e seus tratamentos, mas de resto, é mesmo texto texto e mais texto, pejado de informação:

 

http://books.google.pt/books?id=Vd6sBfAxno...;q=&f=false

 

todo em pdf!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.