problemas com filtro eheim 2213


Recommended Posts

Boas!!

 

Estou com problemas no meu filtro, um eheim 2213 (440 l/h)

Há 2 semanas o caudal diminuiu drásticamente. Pensei que fosse o filtro sujo pelo que o limpei e voltei a monta-lo como de costume tendo ficado como caudal normal. Passados poucos dias voltou ao mesmo. Ora tem bastante caudal ora saem apenas umas gotinhas pelo tubo perfurado.

Já o desmontei várias vezes, o mecanismo do filtro parece estar a funcionar, não vejo nada entupido e o filtro não aparenta fugas.

Tenho-o há menos de um ano, pelo que também não se deve a excesso de uso...

 

Já experimentei fechar a torneira de saída com o filtro ligado durante uns segundos. Quando a volto a abrir saí uma quantidade considerável de água com pressão. Pensei que fosse algo relacionado com o "o-ring", mas este está em óptimas condições.

 

Aceito sugestões .

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se as mangueiras estão entupidas.

 

Existe por aqui um tópico penso que sobre o mesmo filtro e o user descobriu que o fraco caudal do filtro devia-se à acumulação de lixo/matéria orgânica nas mangueiras.

 

Pesquisa que encontrarás de certeza.

 

Bem vinda ao fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se deita com pressão umas vezes e outra não, não deve ser das mangueiras sujas mas já não digo nada, hehehe

 

Mangueiras sujas e/ou dobradas provocam essas situações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas respostas.

 

já desmontei as mangueiras e apesar de alguma sujidade, nenhuma delas estava obstruida. Também nenhuma delas estava dobrada ou coisa parecida.

Ontem voltei a abrir o filtro pela milionésima vez. Desmontei parcialmente a parte mecânica, de movo a certificar-em ( uma vez mais) que não havia nada na peça que gira ( cujo nome desconheço) e que empurra a água. Até a liguei à tomada pra ver se girava... e sim gira e de que maneira. Não sei se foi boa ideia fazer isso, mas isto já é o desespero...

 

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece-me ser mesmo alguma coisa com o proprio motor do filtro ou com a passagem da corrente.

Não sou grande entendido em electricidade, aliás, nem de perto percebo, mas parece-me que existe uma "descontínua" (desculpem o Português) alimentação de corrente no filtro pois ora trabalha bem ora não.

 

Já reparás-te se por acaso, quando o filtro está a deitar pouca água, se o rotor está a trabalhar menos ou se se ouve trabalhar com dificuldade?

 

As pás do rotor não estão a roçar em nada. Existem filtros externos em que o veio do rotor está suportado por duas borrachinhas em cada extermidade...não será o caso do teu...

 

Disses-te que comprás-te o mesmo há um ano... se foi novo e se ainda tens documentação, parece-me que tens 2 anos de garantia...porque não ir à loja ou mandar um mail ao representante em Portugal da marca para saber se te podem ajudar ou se já tiveram noticia de alguma coisa semelhante?

 

Pode ser que eles até saibam o que fazer...

 

Boa sorte em encontrar o problema...

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já desmontei as mangueiras e apesar de alguma sujidade, nenhuma delas estava obstruida. Também nenhuma delas estava dobrada ou coisa parecida.

Limpás-te-as? Faz toda a diferença!

 

Se não tiveres, uma bicha de aço com escovilhão na ponta para o efeito (que recomendo), arranja um cordel comprido que introduzes na mangueira com ajuda de água debaixo de uma torneira e amarras um pouco de algodão (lã) na ponta do cordel, para puxar a porcaria toda quando atravessar a mangueira.

 

Quando vires a porcaria a sair, vais ficar de boca aberta!

 

Sujidade = atrito = redução de caudal

 

Limpar o interior das mangueiras (pelo menos de 6 em 6 meses) sobretudo quando ligadas a filtros de caudal reduzido (que é o teu caso), faz toda a diferença!

 

Abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse o J_Rosado, as mangueiras fazem muito a diferença.

 

Para as limpar, e eu tenho um igual ao teu, usava meias de senhora, pois são mais elásticas e custa menos a passar.

Tal como ele disse, até mete nojo o que sai.

 

Mas também me lembro que era dificil ferrar esse filtro.

Quando ele perde caudal, não ouves um barulho mais "seco" do rutor?

 

Podem ser bolsas de ar que surjam das materias filtrantes, e que quando sobem, causam esse problema.

Ou seja não fica bem ferrado.

 

A mim era uma dor de cabeça cada vez que o abria.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.