o meu 1º plantado 330l


ruisousa

Recommended Posts

ola a todos, antes de mais deixo alguns agradecimentos :

 

Ricardo(sonolencia)- sem duvida a pessoa que mais me ajudou e ajuda a evoluir neste oby

Daniel-pelo vidro do aquario

Pedro(azazel)- na colagem do mesmo

nuno- esse mesmo o que tem a "mania dos peixes"

 

 

a todos O MEU MUITO OBRIGADO....

 

Fica aqui o setup

movel:diy

aquario:diy 120/55/50 com tampas

Filtro: Eheim 2217

Aquecimento: Eheim Jager 300w

Iluminação: Calha boyu 4 x 36w com monlight diy

Termometro: Sera

CO2: Pressurizado, extintor de 2 Kg, valvula solenoide, conta-bolhas, difusor de vidro, a 2 bolhas por segundo (aproximadamente)

 

 

Substrato Fertil: Tropica Aquacare

Substrats Inerte: Akadama e areia cilica

Decoração: Rochas basalto e troncos Red Moorwood

 

 

Flora:

hz

Bolbitis

Riccia fluitans

alternanthera reinckii `pink` (roseafolia)

fetos java

Blixa Japonica

bacopa caroliniana

cryptocoryne undulata

rotala sp

 

fauna:

2 disus

11 escalares

2 ramirezes

6 rasboras

6 nariz de bebado

3 sae

5 ottos

3 caracois

 

agora as fotos:

 

 

Imagem013-2.jpg

 

 

Imagem015.jpg

 

Imagem017.jpg

 

Imagem029.jpg

 

Imagem031.jpg

 

Imagem025.jpg

Imagem023.jpg

Imagem030.jpg

Imagem034.jpg

quando tiver mais novidades volto a postar

criticas e afins serao bem vindas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sou muito apreciador de divisao ou misturas (neste caso é so divisao) de substracto mas tenho de admitir que esta muito bonito.

gostei! muito bonito, um aquario bem conseguido, so falta as plantas do plano traseiro ganharem volume e fica 5*

agora é continuar assim e dar-lhe muito carinho e atençao (manutençao xD)

 

cumps e boa sorte

nuno francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha quem ele é..... sim senhor, tens aí um grande aquario, FINALMENTE...lol

Depois de tantas peripecias sempre apareceu aqui no forum. Agora é só criar as rotinas e acompanhar o crescimento da flora e da fauna, que é a melhor parte, horas a olhar para os peixes. Quando os discus e os escalares ja forem maiores vai ficar impecavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo e parabéns pela montagem tiveste uma ideia de montagem que ficou muito bonita.

 

Colocas-te logo os peixes...parto do principio que o filtro já estaria ciclado não?

 

Boa sorte e vai actualizando o pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

N leves a mal o meus post...mas é a minha opinião, algumas que fui lendo outras expereiencias que já passei por elas.

 

A nível da montagem e flora, 5 estrelas...o layout bem pensado, bem csg e a flora escolhida de acordo a iluminação.

Aqui só uma pequena consideração que penso ajuadaria ainda mais o layout. Eu retirava as plantas que se encontras atras do lado direito. Da bacopa caroliniana para a direita e tenta ai introduzir espécies que n crescessem muito em altura, ou mm n por nada. Eu exprimentava fechar a zonacom blixas desde onde as tens agora até a base do tronco da direita, por tras da rocha em que está apoiado e n por mais nada dai para a direita. Assim a meu ver equilibravas esteticamente o layout.

 

Agora a nível de fauna acho que estas a cometer erros que são evitáveis. 11 escalares e2 discos?

- Acho demais, qd essa bicheza crescer isso está muito mas muito sobrelotado.

- Juntar dicos com escalares. A velha discussão de sp. O problema não está em que se deem mal. Mas hà factores que desaconselhem a sua convivencia. Na alimentação os escalares são extremamente vorazes (ainda por cima um cardume de 11), os discos geralmente são muito mais pachorrentos e tem tendencia para se acanhar e acabam por deixar de comer quando se verifica muita competição. Outro factor é que os discos são bem mais atreitos a doenças. Doenças que muitas delas são veiculadas por escalares e que estes são imunes.

- Por ultimo 11 escalares, daqui a 4-5meses tens 2 a 3 casais formados que vão passar a ser territoriais andando à bicada a tudo o que se intromete muito no seu espaço. Imagina nesse espaço ainda coexistirem alem de peixes pequenos de cardume mais 5 escalares e dois discos ja todos de tamanho considerável.

 

Devias optar, mais uma vez na minha opinião.

Ou 6 discos ou no máximo dos máximos 9 escalares, n misturando obviamente, as espécies.

 

Continua e vai mostrando as actualizações.

 

Abraços Vasco

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos antes demais quero agradecer a colaboraçao de todos:

o layout foi uma escolha dificil pois vi imensos e tive que escolher 1 achei engraçado a ilha

quanto ao filtro fiz tudo normalmente 2 ou 3 peixes para começar e foi aumentando

ja no que toca ao Ptuga tb reconheco que em breve irei me desfazer de alguns peixes mas isto ate é facil de explicar os discus vieram depois e sem eu contar foi 1 oferta,

mas agora vou ter de optar ou escalares ou discus e acho que esse problema esta resolvido

falaram tb na flora queria meter 1 tapete de parbula e 1 lotus

que acham?

abraço

 

rui sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

9 escalares? tu és tolo 5 se calhar já é demais, é que ao contrário dos discus os escalares formando casal não toleram outros peixes, ou seja 2 casais no aqua dele e os casais viram tudo do avesso, é mais ou menos um jogo de ténis os restantes peixes vão para a direita e serão escorraçados para a esquerda, que posteriormente serão escorraçados para a direita e vão andar assim, achas que os peixes se sentiam bem assim?

 

Eu no teu lugar livrava-me dos escalares e mantinha discus pois são demais, imagina esses discus quando ficarem 2 pratos de 20cm! Que loucura, não vejo a hora de o meu aqua chegar para monta-lo :)

 

P.S são os meus gostos agora tu decides qual gostas, porque discus com escalares não dá resultado, vais ver os discus sempre com as barras de stress e isso não é bom...

 

Se te decidires pelos discus esse filtro a longo prazo não vai chegar para os discus...

 

cumpz e boa sorte

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tolo? tolo é aquele que fala de boca e n faz bem ideia do que diz, e quem sabe no teu caso aplica-se ja que provavelmente falas do que ouviste falar e que nunca experienciaste.

Estamos a falar de aquario de 330l por isso "máximo 9 escalares" é o que referi máximo. Nesta altura do campeonato é um numero perfeitamente aceitavel, ja que se trata de juvenis e n se sabe como se vai desenvolver o convivio entre eles e se vão e quantos casais vão formar. Daqui a 6 -8 meses conforme a coisa correr ai logo vês o que fazes com os bichos. Se não verificares grandes stress entre eles mantens, senão tiras.

 

Já mantive 8 e casais nem ve-los! e conviviam todos muito bem..além do habituais arrufos de establecimento da hierarquia.

 

Cumps

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tolo? tolo é aquele que fala de boca e n faz bem ideia do que diz, e quem sabe no teu caso aplica-se ja que provavelmente falas do que ouviste falar e que nunca experienciaste.

Estamos a falar de aquario de 330l por isso "máximo 9 escalares" é o que referi máximo. Nesta altura do campeonato é um numero perfeitamente aceitavel, ja que se trata de juvenis e n se sabe como se vai desenvolver o convivio entre eles e se vão e quantos casais vão formar. Daqui a 6 -8 meses conforme a coisa correr ai logo vês o que fazes com os bichos. Se não verificares grandes stress entre eles mantens, senão tiras.

 

Já mantive 8 e casais nem ve-los! e conviviam todos muito bem..além do habituais arrufos de establecimento da hierarquia.

 

Cumps

Vasco

 

Boas,

 

Eu quando disse tolo não te estava a insultar era na brincadeira não estou aqui para insultar ninguém nem arranjar conflitos estou só para opinar se levas-te a mal aqui fica o meu pedido de desculpas não era minha intenção... :D

 

Lá está é a tua opinião que acha pouco na minha opinião 5 é o máximo... Porque quando eles atingirem o tamanho máximo na minha opinião fica curto que não é por eles não morrerem ou não se enfrentarem que significa que estão bem e ele tem 330L brutos não úteis, ele deve ter 280L úteis...

 

Isso de eu não ter é verdade, estou a espera do meu já está encomendado 357L brutos deverá ficar com 300L úteis, estou a pensar em por 5 discus mas se calhar já ficará apertado e claro de inicio terei 1 eheim profissional 2071 mas irei adquirir outro para ter filtro para os discus não estamos a falar de caudal mas sim de matérias filtrantes que é tão ou mais importante que o caudal...

 

Isto tudo que estou a dizer é tirado de pessoal aqui do fórum que eu respeito e basta olhar para o aquário deles para ver que percebem...

 

Ah editei porque nem tinha reparado no que tinhas dito, então meto 9 escalares e depois quando forem grandes os que formarem casais fico quanto ao resto livro-me deles?

Desculpa mas não posso concordar contigo e na minha opinião isso é um mau exemplo de aquariofilia, Eu quando compro os peixes é para ficar com eles até eles morrerem, só me aconteceu uma vez dei uma colisa a um amigo meu mas custou-me dar o bicho porque já me tinha habituado a ele e só o tinha à 3 semanas quanto mais 1 ano, vou comprar discus adorava conseguir um casal mas se eu meter 5 discus e se não conseguir nenhum casal paciência não me vou livrar dos bichos por não formarem casal isso não me cabe na cabeça, é a mesma coisa que arranjar 1 cão estilo são bernardo e meter num apartamento t2 enquanto é pequeno e cabe na casa todo mundo gosta mas quando fica grande e dá trabalho metem o bicho na rua para mim é a mesma coisa...

 

cumpz e mais uma vez desculpa lá se te ofendi..

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

eu n levei nada a mal.. simplesmente respondi no mesmo tom da tua msg antecedente..nada mais e "no hard feelings". :P

 

Agora não posso deixa de continuar a discordar de ti.

 

Vamos por partes:

Isso de eu não ter é verdade, estou a espera do meu já está encomendado 357L brutos deverá ficar com 300L úteis, estou a pensar em por 5 discus mas se calhar já ficará apertado e claro de inicio terei 1 eheim profissional 2071 mas irei adquirir outro para ter filtro para os discus não estamos a falar de caudal mas sim de matérias filtrantes que é tão ou mais importante que o caudal...

vê o aquario do maudi. Tem 450l brutos...andará pelos 400l reais e eu pelo menos conto 10 discus...achas que estão apertados?.

Outro exemplo o aquário do canito. Um aquario que mete dó e inveja de tão belo que é. Tem 200l brutos é densamente plantado e tem la 5 escalares e são 5 pq um morreu senao eram 6. Ve la se estão apertados ou de alguma forma em "mau exemplo", basta veres as cores.

 

 

Ah editei porque nem tinha reparado no que tinhas dito, então meto 9 escalares e depois quando forem grandes os que formarem casais fico quanto ao resto livro-me deles?

Desculpa mas não posso concordar contigo e na minha opinião isso é um mau exemplo de aquariofilia, Eu quando compro os peixes é para ficar com eles até eles morrerem, só me aconteceu uma vez dei uma colisa a um amigo meu mas custou-me dar o bicho porque já me tinha habituado a ele e só o tinha à 3 semanas quanto mais 1 ano, vou comprar discus adorava conseguir um casal mas se eu meter 5 discus e se não conseguir nenhum casal paciência não me vou livrar dos bichos por não formarem casal isso não me cabe na cabeça, é a mesma coisa que arranjar 1 cão estilo são bernardo e meter num apartamento t2 enquanto é pequeno e cabe na casa todo mundo gosta mas quando fica grande e dá trabalho metem o bicho na rua para mim é a mesma coisa...

 

Leste o que escrevi...mas entendeste exactamente o contratrio. N é um exemplo que má aquariofilia, é assim que se faz qd se quer ter um aquario estável e equilibrado e no caso de se quer ter hipoteses de se formarem casais. Compra-se a mais (obviamente dentro do razoavel para que todos convivam em condições caso se dêem todos bem e ão se forme nenhum casal) e caso se formem casais retiram-se os que estão a mais. Vendem-se, oferecem-se a quem demonstre gosto e capacidade de cuidar bem deles.

Qt ao exemplo do cão destorçes a logica. Eu n acho e n deixo de achar que 9 escalares é o valor maximo num aquario desta litragem caso todos se deem bem. Fica no limiar. A lógica aqui é tens dois cães. Quero ver caso eles se deem mal, n se puderem ver a frente e passarem o dia a morderem-se dentro da tua casa tu não vais desfazer-te de um..oferecer ou vender a quem dele possa e saiba cuidar.

É a logica que eu apliquei.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

eu n levei nada a mal.. simplesmente respondi no mesmo tom da tua msg antecedente..nada mais e "no hard feelings". :)

 

Agora não posso deixa de continuar a discordar de ti.

 

Vamos por partes:

 

vê o aquario do maudi. Tem 450l brutos...andará pelos 400l reais e eu pelo menos conto 10 discus...achas que estão apertados?.

Outro exemplo o aquário do canito. Um aquario que mete dó e inveja de tão belo que é. Tem 200l brutos é densamente plantado e tem la 5 escalares e são 5 pq um morreu senao eram 6. Ve la se estão apertados ou de alguma forma em "mau exemplo", basta veres as cores.

 

 

 

 

Leste o que escrevi...mas entendeste exactamente o contratrio. N é um exemplo que má aquariofilia, é assim que se faz qd se quer ter um aquario estável e equilibrado e no caso de se quer ter hipoteses de se formarem casais. Compra-se a mais (obviamente dentro do razoavel para que todos convivam em condições caso se dêem todos bem e ão se forme nenhum casal) e caso se formem casais retiram-se os que estão a mais. Vendem-se, oferecem-se a quem demonstre gosto e capacidade de cuidar bem deles.

Qt ao exemplo do cão destorçes a logica. Eu n acho e n deixo de achar que 9 escalares é o valor maximo num aquario desta litragem caso todos se deem bem. Fica no limiar. A lógica aqui é tens dois cães. Quero ver caso eles se deem mal, n se puderem ver a frente e passarem o dia a morderem-se dentro da tua casa tu não vais desfazer-te de um..oferecer ou vender a quem dele possa e saiba cuidar.

É a logica que eu apliquei.

 

 

Abraços

 

Boas,

 

Eu disse tolo como força de expressão, eu estava a falar com boas intenções não estava a responder de forma agressiva, mas o mal entendido está desfeito e isso é que interessa :D

 

Sem querer acertas-te em cheio na pessoa que mais respeito aqui no fórum, o aquário dele é dos mais bonitos que vi até hoje e seguramente o mais bonito aqui no fórum, bem como os escalares dele são lindos e respiram saúde até o avatar dele é perfeito, é claro que estou a falar do Sr. canito :thumbup3:

 

Pois mas eu não penso assim, não estou a dizer que estas errado simplesmente não concordo quando se compra 1 peixe é para a vida a não ser que sejas mesmo obrigado a tal, por exemplo no caso dele eu metia discus porque para mim não existem peixes mais bonitos para água doce, mas caso optasse por escalares continuava a ficar 5 para terem espaço de sobra e não a roçar no limite pois no limite já ando eu no 50 cm :roflroll2:

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Sim senhor temos aqui um aqua muito bonito...

 

Não te preocupes com a qualidade das fotos... a malta na é muito esquisita... queremos é sempre MAIS!!! :)

 

Um abraço e boa sorte com a bicheza que anda por aí!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Viva.

 

Muito bem montado o aquário, no entanto:

 

-Tenta tirar as fotos com a máquina apoiada em alguma coisa, o ideial será um Tripé mas como nem todos somos fotografos desenrascamos a coisa.

 

-Não são peixinhos a mais? Em especial Ciclideos?

 

 

Abraço

boa sorte

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Finalmente esses escalares resolveram dar o nó! espero que seja a primeira de muitas.

tambem tenho novidades, tens que passar cá para ver!

 

Como está aquele pedido que te fiz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.