Preçiso de ajuda Urgente


Recommended Posts

Olá pessoal!

Penso que assim vai.

Só tenho a agradeçer a todos,mas um agradecimento em especial vai para o Tmaster!OBRIGADÃO!!!

E tmabém agradeço ao meu cunhado que é um autêntico pirata da net, e que ajudou-me imenso.

Aqui vai o projecto do meu lago, agradeço:comentários, sugestões, criticas, etc.

Já agora tenho um amigo que tem uma empresa de transitários, falei na questão da TELA e ele disse-me que a trazia. Dei-lhe as medidas para efeitos de orçamento.

Mas confesso que cada vez mais estou decepcionado, o melhor preço para mim são 700 Euros e a tela que nem tem as medidas que eu quero, ou seja a TELA tem 4m de largura por 7 de comprimento! Mas ainda acresce nos portes de envio que custa 87.72+ iva.

O que acham disto?

Acho que vou fazer com Plástico bem grosso!??'??'??

Já nem sei o que pensar, até a minha mulher já diz que estou ficando paranóico!

Até ela já disse que os peixes quase que vão ter uma lagoa, melhor que a casa de banho privada cá de casa. Claro que é ironia!

Fico a aguardar as vossas respostas!

Um grande abraço:

Valrft

gallery_14456_2092_182251.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

700€ ? se bem me lembro de ver preços na altura que fiz o meu,ou seja no verao custava por volta de 5 a 15€ o metro quadrado para as respectivas medidas de 0,5mm e 2mm (a mais grossa). os preços dos restantescomerciantes devem andar a volta disto,se nao deviam...para isso serve a concorrencia ;).

 

eu acho que ha menbros por ca que comercializam ou trabalham com esses materiais.. mas nao sei bem.

 

quanto ao projeto nao tenho muito a critiar pois parece-me bem,pelo que percebi a parte central sera mais funda e as bordas menos fundas ,é isso?? porque afundar na vertical logo nas bordas deixa a tela pendurada no ar, o bom sera ir afundando gradualmente ou em degraus.

 

e qunato ao sistema de filtragem tem de ser tambem pensado para saber se o sistema tera bomba para elevar a agua numa enventual cascata ou será por gravidade

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

Toda essa informação é muito útil!

Exactamente a ideia seria a parte de areia mais funda e as bordas menos fundas!

Quanto ao sistema de filtragem estou um pouco baralhado!!!

Não conheço nada de filtragem de lagos!

Se tem alguma opinião, alguma ideia agradecia!

Quanto á tela é o que se vê aproveitadores á força toda. É a desvantagem de viver numa ilha. Acho que vou colocar um novo tópico a solicitar a informação de alguém que trabalhe com esse material.

Também estou á espera de um orçamento de uma tela em PVC, não sei se será boa ideia essa aplicação no lago!

Ou então no tal Plástico Grosso!!!!!

O que acha?

Um abraço fique bem!

valrft

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,. antes de mais nada viu a minha mensagem pessoal que enviei ontem?

 

eu nao sei bem a resistencia desse plastico ou pvc. dentro de agua nao quima com o sol mas nao sei se nao será toxico ou se durará muito dentro de agua.

 

quanto ao problema de vivier numa a ilha..isso hoje em dia com a internet arranja-se tudo pelos melhores preços ,depois a diferença são só nos portes.

 

os filtros é melhor ver o que ha pela net e ver se os preços convencem em funcao das capacidades. se nao tambem se faz em casa bons filtros. um lago destes tem de ser bem dimensionado e ter filtros capazes para nao se estar a mudar a agua muitas vezes ha por aqui tambem alguns projectos é uma questão de ver uns e outros e tirar ideias

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

Por acaso não tinha reparado no email que você enviou!

Mas já o li e agradeço imenso a sua atenção!

Em breve irei ter novidades.

Um abraço!

valrft

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal!

As novidades que eu tinha serão adiadas!

Como já sabem a catástrofe que afectou a Madeira pôs muita gente, sem nada!

Também fui um dos atingidos, não fiquei sem casa, mas sem parte dela!

Em fim dias melhores virão!

Um abraço continuem a serem grandes laguistas porque eu também não irei desistir dos meus sonhos e objectivos!

Um abraço:

Valério Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Lamento o que se passou na nossa ilha e em particular consigo.

Se isto lhe ajudar, digo-lhe que, no ano passado comprei uma tela cá na ilha cujo custo rondou os 9 euros ao metro quadrado.

Uma tela com as dimensões 4 m por 7 m custaria aproximadamente 252 euros. No meu caso eles até vieram entregar a tela em casa porque aquilo ainda pesa um pouco.

A loja onde comprei fica na vila da Ponta do Sol. É uma loja de produtos de agricultura e jardinagem que fica no Centro comercial "Ponta do Sol Shopping" loja 10 existente mesmo a norte da Rotunda.

Espero que o ajude

Cumprimentos

JoMar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. quando vi isso da ilha lembrei-me logo de ti,talvez porque tb nao conheço mais pessoal da ilha da madeira. é lamentável mas é a força da natureza. força ai,la pó verão já podes voltar ao projecto se não tiveres grandes encargos. cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. quando vi isso da ilha lembrei-me logo de ti,talvez porque tb nao conheço mais pessoal da ilha da madeira. é lamentável mas é a força da natureza. força ai,la pó verão já podes voltar ao projecto se não tiveres grandes encargos. cumps

gostei muito como ajudarao o menbro do forum o muito obrigado para quem o ajudou

mas quando vi as primeiras ajudas foram uma ma fe, falta de educaçao PARA QUEM NAO OFENDEU NINGUEM E UMA SIMPATIA DE RESPEITO

para este tipo de conversas ha o HI5 para meninos

nao tem nada a haver mas a esperiencia no hoby nao tem nada com a escrita

eu escrevo mal mas ja criei peixes para muitos que escrevem bem que pro sua vez os compram sem saber que e um anofabeto que os cria

as minhas desculpas por falar mas nao gostei com foi abordado este menbro

um abraço

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Valério!

Lamento o que aconteceu contigo. Também sou da Madeira, do Funchal, mas na minha zona não aconteceu grande coisa, felizmente.

Quanto à tela para o lago, a Casa da Forma Grande tem umas telas que servem. É pena é a largura, penso que no máximo são 2,20 m, mas o comprimento é o que quisermos, porque está num rolo que deve ter muitos metros.

Fiz o meu laguinho, que é mini, com essa tela. Custava na altura cerca de 10 euros/m.

Mas pode ser que agora já tenham tela mais larga ou que possam mandar buscar.

Espero que recuperes rápido e quando fizeres o lago, diz qualquer coisa porque posso arranjar algumas plantas aquáticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a menos que teja enganado pois nunca usei tela mas acho que a tela para lagos maiores é colada , ou seja compra-se rolos com mts metros mas so com 1 ou 2 de largo e depois é dolocado por faixas e colado nas unioes.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem não sabe, fica aqui uma informação.

Um unico rolo de tela pode ter 900m2, é extremamente pesada e tem de haver equipamento para a manobar.

Dependendo do fabricante, as larguras começam em 1.5m e vão por ai a cima.

Quando estamos a pensar fazer um lago é importante ajustar as medidas ás medidas da tela porque um lago um pouco maior de um lado não faz mal e não se desperdiça tela e no inverso se reduzir-mos um pouco uma medida poupamos na tela porque reduzimos desperdicio.

 

As colagens são sempre de evitar porque é um local de provaveis problemas quando não se tem experiência na tecnica e no caso da tela de EPDM tem um custo a conciderar.

 

Espero ter ajudado.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigado a todos os que deram força!

A vida é feita mesmo assim uns dias bons outros nem por isso!

Quanto á tela de facto existe uma empresa cá na Madeira que comercializa

A tela com rolos cujo a largura é 2.20 M , já falei com um amigo que é estofador e ele diz-me que a colagem se for bem feita não dá chatices.

Mas não vou contra a palavra de quem tem experiência na área!

De qualquer maneira gostaria de saber opiniões!

Um abraço fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È com alegria que leio o teu topico.

 

Realmente a colagem se for bem feita não tem problemas, mas, qual é o tipo de tela?

 

Qual é a espessura?

 

O metodo para EPDM é diferente de PVC.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o tipo de geomembrana a utilizar vai depender de varios factores:

 

-Tamanho (se for um lago com cerca de 400m2 ou mais é mais economico faze-lo em PEAD, se for mais pequeno poderá ser feito em PVC para lagos, que é mais barato que o de piscina ou em EPDM).

 

-Configuração da lagoa (o PEAD não é tão flexivel por isso a configuração do suporte terá de ser mais suave, sem curvas apertadas e declives abruptos, o PVC e o EPDM são mais flexiveis).

 

- Localização do trabalho(Normalmente o PEAD e o PVC são soldados no local o que leva a um aumento de custos com a deslocação de pessoal, existe a outra hipotese de comprar a geomembrana inteira que por vezes é mais barata, mas uma coisa é comprar um fato feito por medida, outra é ja comprar um feito....)

 

Quanto às colagens, todas elas são validas desde que bem feitas, sejam por termofusão ou colagem. Mas na minha opinião as melhores são por termofusão porque tem pouca influência humana (soldaduras feitas por maquina).

 

Relativamente às espessuras aconselho para o PVC e EPDM 1,2 mm e para o PEAD 1,5 mm, e sempre que se justifique com um geotêxtil por baixo(um suporte de areia teoricamente não necessita de geotêxtil, um de pedra necessita bastante grosso, mas em geral um de 200-300 gr\m2 chega)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora viva pessoal!

Então os laguistas estão em forma ou não?

Depois de algum tempo ausente,«devido á desgraça que ocorreu na minha terra» regressei á base e aos projectos! Penso que em breve irei dar continuidade ao meu lago.

Como já tê em conhecimento do meu projecto e já deram opiniões, estive a falar com algumas pessoas relacionadas com a construção civil e disseram-me que se fossem eu faziam em concreto «betão».

Bem sou sincero com tanta opinião até fico baralhado!

De facto quero fazer uma coisa que fique bem feita, mas quanto mais exploro e tento adquirir informação, mais baralhado fico!

Quais as vossas opiniões?

E sugestões?

Fico a aguardar resposta

 

Um abraço Valrft

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Valério

ainda bem que voltaste com ânimo depois da tragédia, é assim mesmo, em frente.

Dizes que já andas confuso. Olha tambem eu andava no mesmo dilema. Mas já optei por fazer em betão. penso que fica mais barato, fora a minha mão de obra, do que fazer em tela. Vai levar mais tempo a construir, mas penso que o resultado final vai ser melhor.

Em tela faz-se um lago num dia realmente é muito mais simples, mas depois vem as dificuldades. Uma delas é colocar uma bomba no meio do lago e quando precisar-mos fazer limpeza termos que mexer naquilo e se for no inverno termos que vestir um fato de mergulho. Já me disseram que é possivel colar um ralo no fundo e fazê-lo passar para o exterior onde vai estar a bomba. Eu não arrisco.

vou meter mãos á massa de cimento e com blocos invertidos vou fazer uma muralha. já me informei de produtos que parecem cimento, que impermeabilizam bem. Se houver problema ainda existe a tinta.

Quanto á filtragem vou fazer varios tanques (caixas) por onde vai circular a agua até chegar a uma cascata. Essas caixas vão levar materias filtrantes e plantas aquaticas.

Esta semana vou abrir o buraco e darei noticias.

um abraço

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei rede de arame por baixo devido às pedras e toupeiras e depois lá de vidro, por ultimo a tela. A tela é resistente e pode-se andar lá em cima descalço. Cheguei a fazer com plástico grosso mas ao fim de 2 anos o plástico começou a ficar quebradiço e a desfazer-se. Encerado de camião não faço ideia como se comporta.

Betão se não for bem feito pode abrir rachas. No lago que tenho em cimento já usei tinta de piscina, tinta não tóxica para reservatórios de água potável todas muito caras e acabaram tb por rachar, depois usei uma membrana elástica mas com o tempo descolou e o chão continua a ceder. Por isso para quem como eu não domina as tecnicas da construção civil o melhor parece ser a tela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal!

Agradeço imenso as ideias que já deram, por sua vez o Joaquim tem razão em cimento ficará mais barato, acho eu! Além do mais acho que o acabamento a nível estético será muito melhor!

Mas o Marklin também não deixa de ter a sua razão no inicio ficará tudo muito bom e bonito, mas com o passar do tempo poderá começar a ceder, ou não. É uma questão de sorte! A verdade é que nas habitações acontece muito isso, por exemplo o meu apartamento tem cerca de quase 4 anos e só agora é que começou a abrir fendas! O que também poderá acontecer com o lago…….

Mas com estas 2 opiniões diferentes, em que é que se fica?

É isto que me baralha!!!

Um abraço:

Valério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Viva pessoal!

Agradeço imenso as ideias que já deram, por sua vez o Joaquim tem razão em cimento ficará mais barato, acho eu! Além do mais acho que o acabamento a nível estético será muito melhor!

Mas o Marklin também não deixa de ter a sua razão no inicio ficará tudo muito bom e bonito, mas com o passar do tempo poderá começar a ceder, ou não. É uma questão de sorte! A verdade é que nas habitações acontece muito isso, por exemplo o meu apartamento tem cerca de quase 4 anos e só agora é que começou a abrir fendas! O que também poderá acontecer com o lago…….

Mas com estas 2 opiniões diferentes, em que é que se fica?

É isto que me baralha!!!

Olá pessoal!

Já comecei na construção do meu lago, em breve irei colocar umas fotos no fórum.

Agora tenho muitas dúvidas quanto ao material de filtração.

Já tinha pesquisado algum material de filtração de lagos, mas aqui na Madeira são bem poucas as empresas que comercializam esse tipo de material. Existe uma loja cá, que ainda ontem passei por lá a solicitar orçamentos para um filtro UVC e o orçamento foi nada mais nada menos que 378 euros fora as mangueiras. O rapaz nem fazia uma gracinha…. Bem sei que o material era Laguna!

Hoje passei numa loja que comercializa material de piscinas, O homem foi honesto disse-me que de facto tinha filtros UVC, mas que eram muito caros, além disso, eram para volumes de água perto aos 87000L. Então recomendou-me uma empresa que comercializa material de lagos, passei por lá, pedi o que queria e o preço não tem nada a haver quase metade do preço. Agora só tenho uma duvida, o material é Gardena, este material é bom ou não?

Posso dizer desde já que o filtro UVC, tem capacidade para lagos até 5000L, consome 11W e fica dentro do lago tipo bomba, ainda faz repuxo de água!

O que dizem a isto?

Um abraço:

Valério Teixeira

Editado por valrft
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço esses filtros da Gardena e o que posso dizer-te é para esqueceres porque para o volume do teu lago vais ter problema de limpeza porque fica obstruido muito rapido.

 

O da laguna que falas deveria ser provavelmento um presurizado.

 

Os presurizados são mais faceis de ocultar mas, são mais caros e com menos capacidade de filtragem.

 

Se poderes ocultar o filtro aconcelho-te um filtro de gravidade que podes usar para fazer um cascata.

 

Só mais uma coisa, se tens um lago de 4.000 litros não compres um filtro de 4.000 L porque vais ter mais problemas, com um pouco de esforço podes comprar um com maior capacidade que te vai dar mais garantias.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço esses filtros da Gardena e o que posso dizer-te é para esqueceres porque para o volume do teu lago vais ter problema de limpeza porque fica obstruido muito rapido.

 

O da laguna que falas deveria ser provavelmento um presurizado.

 

Os presurizados são mais faceis de ocultar mas, são mais caros e com menos capacidade de filtragem.

 

Se poderes ocultar o filtro aconcelho-te um filtro de gravidade que podes usar para fazer um cascata.

 

Só mais uma coisa, se tens um lago de 4.000 litros não compres um filtro de 4.000 L porque vais ter mais problemas, com um pouco de esforço podes comprar um com maior capacidade que te vai dar mais garantias.

Olá Gardenkoi!

Obrigado pela a ajuda, quer dizer que Gardena nem vê-los. Pois olha a minha mulher antecipou-se e comprou um desses filtros UVC da Gardena, com capacidade para lagos até 5000L. Quando vi aquilo em casa nem sei o que dizia! Acabei por calar-me porque se dizia alguma coisa ainda iria dizer que era mal agradecido. Até foi um bom gesto, mas agora o que é que eu faço com aquilo SOPA?

Ela disse-me que viu lá uns filtros que filtrava 15000L/h da mesma marca.

Mas já disse que primeiro vamos ver o efeito deste, depois falamos.

Quanto ao filtro laguna, posso dizer-te que para a bomba de lago que faz 7500L/h e o UVC 30W, o dono da loja fazia-me tudo por 750 euros. Não estou dentro do preço destes tipo de material, mas a este preço cuidado, levo logo um mês sem pagar as contas do dia a dia!

Gardenkoi o que aconselharias a nível deste tipo de material?

Agradeço sugestões não sou do Gardenkoi, mas de todos os laguistas!

Um grande abraço:

Valério Teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gardenkoi!

Obrigado pela a ajuda, quer dizer que Gardena nem vê-los. Pois olha a minha mulher antecipou-se e comprou um desses filtros UVC da Gardena, com capacidade para lagos até 5000L. Quando vi aquilo em casa nem sei o que dizia! Acabei por calar-me porque se dizia alguma coisa ainda iria dizer que era mal agradecido. Até foi um bom gesto, mas agora o que é que eu faço com aquilo SOPA?

Ela disse-me que viu lá uns filtros que filtrava 15000L/h da mesma marca.

Mas já disse que primeiro vamos ver o efeito deste, depois falamos.

Quanto ao filtro laguna, posso dizer-te que para a bomba de lago que faz 7500L/h e o UVC 30W, o dono da loja fazia-me tudo por 750 euros. Não estou dentro do preço destes tipo de material, mas a este preço cuidado, levo logo um mês sem pagar as contas do dia a dia!

Gardenkoi o que aconselharias a nível deste tipo de material?

Agradeço sugestões não sou do Gardenkoi, mas de todos os laguistas!

Um grande abraço:

Valério Teixeira

Olá,

sou novo aqui, mas acho que isso não me impede de ajudar, para tela e o geotextil podes contactar a Riagarden, Com. de Plantas ornamentáis, lda, ou consultar na net por "siro lagos", comprei 100 m2 de tela de PVC e 100 m2 de geotextil por 517,00€ já com iva e entregue na minha casa, foram mais caras as pedras de ornamentáis.

Não construas em betão, porque para ficar bom é bastante caro, pois para durar terá de ser feito na classe C30/35 e terá de levar uma boa armação em ferro, caso contrário irá perder água e partir mais tarde, para além da subida drastica do Ph que se mantera constante e acima dos 8,5 podendo nalguns caso chegar a 10 de ph.

O meu lago com 40000 litros em dois tanques de vazos comunicantes não perde agua a não ser por evaporação e não dá problemas, o terreno mesmo que deforme o geotexteil e a tela adaptam-se na perfeição, o unico cuidado é não usar utensilos de limpesa que possam perfurar a tela, embora esta que tenho seja de dificil perfuração, mas mesmo assim vale mais prevenir do que remediar.

A bomba que uso e uma laguna de 6000 litros com filtro biologico submerso de quatro unidades e que até ao momento não se tem portado mal, tenho uma outra bomba exterior com skimer para a limpesa superficial , a primeira está ligada 24 horas e a segunda apenas pequenos periodos ao longo do dia.

A agua é de furo e como é calcária o PH ronda os 7,2 e felizmente não sobe, mas também não baixa. As rãs gostam, os nenufares, as espadanas, o lirios e os jacintos de agua também, até as nelumbo nucifera (lotus) se estão a daptar, o agrião de água já nasce nas margens, os peixes de rio não encontram qualquer dificuldade, ainda não experimentei as Koi, mas estou tentado.

Abraço e força nisso.

Fotos aqui: http://www.facebook.com/profile.php?id=100...p;id=1587401967

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

já agora vou colocar uma imagem do meu filtro UV da gardena.

Espero por comentários bons, maus e sugestões.a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais