Atlântida Reef


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Viva amigos.

Finalmente instalei, hoje, o meu novo aquario salgado, ao qual baptizei de "Atlântida Reef".

O setup é o seguinte:

 

- Aquario: 150x58x45 (comp./alt./larg.) - +/- 390 litros brutos. (Sei que a largura é muito pouco, mas quiz aproveitar este aquario que era onde tinha os discus).

- Sump: 55x50x50 +/- 135 litros brutos

- Rocha: 40kg morta e 20 kg DIY

- Areia de coral: 50 kg-origem TMC

- Escumador: Deltec AP851

- Reactor de Kalk: DIY

- Overflow: Tunze 1500 l/h

- Bomba de retorno: Eheim compacto +3000

- Bombas de circulação: 2x Sunsun JVP-202 de 12.000 l/h cada ( sei que são chinocas, mas o "pilim" não dava para outros voos" :medieval_mace:

- Calha Bowini: 2x HQI de 150W, mais 2 T8 de 36W (uma branca e outra actinica). Vou tentar substituir as 2 T8 por 4 T5 (2 brancas e 2 actinicas). Esta calha tem ainda 2 ventoinhas para refrigeração.

- Medidor de PH: Caneta da marca Hanna Instruments, modelo HI98129. Mede PH, condutividade, temperatura e tem compensação de temperatura, com resolução de 0,01 Ph e uma precisão de 0,001 Ph.

- Refractómetro Sybon com compensação de temperatura.

 

Amanha vou enche-lo de agua, para começar a fazer o ciclo. Quanto tempo me aconselham para fazer o ciclo? Ou isso vai depender dos testes da água?

Ja agora quais os principais testes que devo fazer ja no inicio, e quais as marcas de testes que me aconselham?

Posso acelerar o ciclo com os tais liquidos que existem nas lojas, ou isso não vai resolver nada?

Ja agora pedia ajuda, como colocar fotos aqui no tópico. Quero adicionar umas fotos do layout que fiz, para possivel ajuda de todos vós.

 

Acho que não me esqueci de nada. :)

 

Um abraço a todos.

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Ja agora pedia ajuda, como colocar fotos aqui no tópico. Quero adicionar umas fotos do layout que fiz, para possivel ajuda de todos vós.

Aqui vai o tópico onde explica como fazer: [faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia... é o 1º tópico que encontras quando entras neste SF.

 

Mostra lá essas fotos para podermos apreciar e opinar. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

 

Aqui vai o tópico onde explica como fazer: [faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia... é o 1º tópico que encontras quando entras neste SF.

 

Mostra lá essas fotos para podermos apreciar e opinar. :(

 

Viva Amigo Jorge.

Ja coloquei 4 fotos na galeria de membros.

O dificil está é em colocar aqui.

Ja li esse tópico, mas pareceu-me algo complicado para mim.

Mas vou conseguir.... :discuss_gathering:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Antes de avançares mais testava uma coisa:

 

--> Desligar a bomba de retorno e ver até onde vai a água na Sump até o overflow parar de enviar água para baixo, isto para não teres disabores.

 

--> O que é aquela coisa amarela no lado esquerdo?

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Antes de avançares mais testava uma coisa:

 

--> Desligar a bomba de retorno e ver até onde vai a água na Sump até o overflow parar de enviar água para baixo, isto para não teres disabores.

 

--> O que é aquela coisa amarela no lado esquerdo?

 

JC

 

Viva amigo JC.

Realmente ja me tinha lembrado disso. Desligar a bomba de retorno e ver até onde ia a agua na sump.

Como tenho o overflow o mais alto possivel, dentro do aquario, essa parte não me preocupava.

Mas hoje fiz esse teste e deparei-me com outra coisa. è que a bomba de retorno tambem faz o sentido inverso, ou seja, tambem manda a agua de volta para a sump, coisa que eu não sabia e já tive o primeiro dissabor...uma pequena inundação. O que vale é que eu estava por perto e tive que tirar a mangueira de dentro do aquario, porque senão despejava-me meio aquario de agua.

Por isso mesmo, a saida da agua que vem da bomba de retorno, tem que ficar bem cá em cima, para evitar que quando faça o sentido inverso, por falta de luz, me encha a sump e tenha uma desagreadável sorpresa.

Quanto a essa coisa amarela que aparace na foto, é o reflexo da luz do candeeiro da sala. :|

Entretanto estou com problemas em afinar e regular o escumador.

Até ontem, ele estava a escumar muito bem e a sacar toda a "porcaria" do aquario. Hoje andei a mexer no aquario, na sump e no escumador, feito "chico esperto" e ja não escuma nada ou quase nada, e por vezes enche-me o copo de agua.

O que poderá ter acontecido?

 

Um abraço

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sei se por opção de devido direito ou por questões de espaço, resolveste montar o aquário por baixo de uma televisão. A meu ver isso não é uma boa opção porque:

 

- (isto é um gosto estritamente pessoal) Um aquário é para ser apreciado em toda a sua beleza (quando a atingir) e não com atenção partilhada com a "porcaria" da televisão. Penso que te vai ser complicado quer ver TV de jeito (devido ao enchurrilho de luz emanado pelo aquário) quer apreciar o aquário enquanto a TV estiver ligada.

 

- O aquário evapora água...muita! Colocares um aparelho sensivel como uma TV a escassos centimetros de toda essa evaporação é estar a pedir uma TV nova daqui a algum tempo...

 

Em relação ao meu ponto anterior, não consigo vislumbrar luz a sair do aquário na direcção da TV o que me faz pensar que tens o aquário tapado o que, por um lado, atenua o problema da possivel evaporação em direcção à Tv, por outro, pode não ser muito saudável para o aquário...tens o aquário tapado?

 

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto estou com problemas em afinar e regular o escumador.

Até ontem, ele estava a escumar muito bem e a sacar toda a "porcaria" do aquario. Hoje andei a mexer no aquario, na sump e no escumador, feito "chico esperto" e ja não escuma nada ou quase nada, e por vezes enche-me o copo de agua.

O que poderá ter acontecido?

 

Um abraço

Carlos Trabuco

 

 

Olá Carlos

 

Esse comportamento do escumador è absolutamente normal...vai sempre acontecer de todas as vezes que mexas no àqua,ou que nele introdusas o que quer que seja...ao fim de umas horas volta tudo à normalidade.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sei se por opção de devido direito ou por questões de espaço, resolveste montar o aquário por baixo de uma televisão. A meu ver isso não é uma boa opção porque:

 

- (isto é um gosto estritamente pessoal) Um aquário é para ser apreciado em toda a sua beleza (quando a atingir) e não com atenção partilhada com a "porcaria" da televisão. Penso que te vai ser complicado quer ver TV de jeito (devido ao enchurrilho de luz emanado pelo aquário) quer apreciar o aquário enquanto a TV estiver ligada.

 

- O aquário evapora água...muita! Colocares um aparelho sensivel como uma TV a escassos centimetros de toda essa evaporação é estar a pedir uma TV nova daqui a algum tempo...

 

Em relação ao meu ponto anterior, não consigo vislumbrar luz a sair do aquário na direcção da TV o que me faz pensar que tens o aquário tapado o que, por um lado, atenua o problema da possivel evaporação em direcção à Tv, por outro, pode não ser muito saudável para o aquário...tens o aquário tapado?

 

 

Rui Feliciano

 

Viva amigo Rui.

Realmente é por questões de espaço que tenho e sempre tive ali o aquario.

Quanto à "porcaria" da televisão, eu acho que não é assim tão porcaria, e se leste bem o meu tópico, eu tive este aquario durante mais de 4 anos, com discus e com a agua a 29 graus, debaixo do plasma.

Nesse tempo todo, houve muita evaporação de agua, e posso dizer-te que acrescentava todos os dias, mais de 5 litros de agua ao aquario devido à evaporação, e o plasma nunca avariou.

Estou consiente que agora trata-se de agua salgada, e que agora sim posso vir a ter problemas devido à evaporação e ao sal.

O aquario sempre esteve aberto, e vai estar aberto, por isso mesmo vou colocar uma espécie de "pála" em vidro acrilico, por forma a proteger a parte devaixo da televisão. Mas mesmo assim, se esta avariar....ja estou a pensar num LED TV. :eusathink:

No que respeita ao partilhar a televisão com o aquario posso garantir-te que...se estiver a dar um bom jogo de futebol, um bom filme, ou o rancho das coelhinhas, na sic radical....eu não me distraio com o aquario. :roflroll2:

 

Um grande abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos

 

Esse comportamento do escumador è absolutamente normal...vai sempre acontecer de todas as vezes que mexas no àqua,ou que nele introdusas o que quer que seja...ao fim de umas horas volta tudo à normalidade.

Um abraço

 

Cjorgene

 

Viva Amigo Cjorgene.

Ja me tinha apercebido e lido sobre isso.

Mas como ontem andei a mexer demais na sump, e a mudar alguns tubos, fiquei assustado com o comportamento do escumador.

Aquilo de facto não escumava nada e só me mandava agua para o copo do escumador.

Mas hoje já esta tudo normal e a escumar normalmente.

 

Um abraço e o meu muito obrigado pela sua sábia e muito importante ajuda.

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém opina nada sobre o layout, se vos parece bem assim, ou se posso melhorar alguma coisa?

 

Ola caro amigo com que entao o reef ja funciona :), pena nao conseguir ver as fotos.

Boa sorte com esse reef. Abre conta no picasa e muito melhor para por fotos, entras no google escreves picasa e registaste.

 

Um abraço

pedro teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola caro amigo com que entao o reef ja funciona :), pena nao conseguir ver as fotos.

Boa sorte com esse reef. Abre conta no picasa e muito melhor para por fotos, entras no google escreves picasa e registaste.

 

Um abraço

pedro teixeira

 

 

Ola Amigo Pedro, ja funciona há 15 dias...ainda esta muito no inicio do ciclo.

Ja reparei que as fotos já não estão disponíveis.

Mas, como hoje fiz uma alteração completa ao layout, vou tirar fotos novas e postar de novo.

Espero que esses discus se estejam a dar bem :D

Trata bem desses meninos, pois eles são muito especiais.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos.

Depois de 15 dias de ciclo do meu reef, de este já estar a ganhar algumas algazitas castanhas, fiz os primeiros testes:

Hoje, fiz uma TPA de 75 litros, +/- 20%, fiz uma alteração completa ao layout, e passadas 4 horas fiz os testes que me deram o seguinte:

 

Cálcio - 560 (acho que não fiz bem este teste) :D

Amónia - <0,25 mg/l

Nitratos - 50 ppm

Fosfatos - 0

KH - 10,98 meq/l

Magnésio - 1380 ppm

Nitritoa - 0

PH - 8,35

Temperatura - 24,7 ºC

Salinidade - 1.030 :)

 

Os testes são todos da Salifert.

O PH e a temperatura, medidos com uma caneta.

A salinidade com um refractometro.

 

Passados 15 dias de ciclagem, o que acham destes resultados?

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos, acho que ta a ir bem.

A salinidade é que parece tar muito elevada.

Baixa para 1.025 de forma gradual.

Como tens a salinidade tão elevada tb tens mais Ca e Mg dai o Ca ter dado um valor tão elevado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos, acho que ta a ir bem.

A salinidade é que parece tar muito elevada.

Baixa para 1.025 de forma gradual.

Como tens a salinidade tão elevada tb tens mais Ca e Mg dai o Ca ter dado um valor tão elevado.

 

Viva Amigo Gomes.

Realmente a salinidade esta muito elevada.

Ando a ver se encontro uma osmose inversa, em 2ª mão, para comprar, para fazer as reposições, devida à evaporação, com água de osmose, e assim corrigir a salinidade a pouco e pouco.

Quanto ao cálcio estar igualmente um pouco elevado, acho que se deve ao ter adicionado a semana passada, durante 3 dias, o Calciumarin, da JBL, pelo método de pinga pinga, uma vez que ainda não tenho o meu reactor de Kalkwasser a funcionar, e ontem adicionei 10ml + 10 ml de CALXMAX, componentes A e B, da Warner Marine.

Mas isto ainda esta muito no inicio, e com o tempo espero chegar aos valores ideais.

 

Um grande abraço para ti e obrigado pelo teu comentário.

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

relativamente a osmose inversa acho que é melhor comprares uma nova.

Por 75-80€ compras uma da Aquili novo com todos os estágios RO/DI. Fica barato e ficas com um sistema novo.

Se comprares em segunda mão atenção que a membrana tem que estar sempre com água cheia. A partir do momento em que é usada da 1ª vez não se pode deixar secar, senão é logo para ir para o lixo e a membrana é a parte mais cara da osmose. Custa 30-50 euros.

 

 

Viva Amigo Gomes.

Realmente a salinidade esta muito elevada.

Ando a ver se encontro uma osmose inversa, em 2ª mão, para comprar, para fazer as reposições, devida à evaporação, com água de osmose, e assim corrigir a salinidade a pouco e pouco.

Quanto ao cálcio estar igualmente um pouco elevado, acho que se deve ao ter adicionado a semana passada, durante 3 dias, o Calciumarin, da JBL, pelo método de pinga pinga, uma vez que ainda não tenho o meu reactor de Kalkwasser a funcionar, e ontem adicionei 10ml + 10 ml de CALXMAX, componentes A e B, da Warner Marine.

Mas isto ainda esta muito no inicio, e com o tempo espero chegar aos valores ideais.

 

Um grande abraço para ti e obrigado pelo teu comentário.

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

relativamente a osmose inversa acho que é melhor comprares uma nova.

Por 75-80€ compras uma da Aquili novo com todos os estágios RO/DI. Fica barato e ficas com um sistema novo.

Se comprares em segunda mão atenção que a membrana tem que estar sempre com água cheia. A partir do momento em que é usada da 1ª vez não se pode deixar secar, senão é logo para ir para o lixo e a membrana é a parte mais cara da osmose. Custa 30-50 euros.

 

 

Hummmmm disso não sabia eu Gomes. Estamos sempre a aprender.

Eu até agora tenho tido, alguma, agua de osmose de borla. Um cunhado meu trabalha num laboratório de analises de àguas e analises quimicas, e tem-me safado com alguns garrafões. Mas não quero estar dependente disso.

Acho que vou seguir o teu conselho e comprar uma nova.

Tens algumas referencias onde possa adquirir uma osmose de 3 ou 4 estágios, por esses preços que mencionas-te?

Quanto à membrana ter de estar sempre cheia de agua, queres dizer que, se um dia eu quizer desligar a osmose, não o posso fazer, sob pena dessa membrana ficar seca e estragar-se?

Desculpa a minha ignorancia :animal_fish:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes desligar a agua a vontade porque a agua fica la dentro. So não podes é abri-la e esvazia-la.

Pode-se ligar e desligar a vontade, mas não tirar ou escorrer a agua que está la dentro.

Sitios onde se vende tens a Aquaristic ou a pet4you ou a bubbleshop penso eu. Se pesquisares encontras facilmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido, e como os outros links das fotos que postei anteriormente´ja não funcionam, aqui vai algumas ja com o novo layout.

Espero não ter de mexer mais nas rochas biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

DSC01417.jpg

DSC01412.jpg

DSC01413.jpg

DSC01415.jpg

DSC01414.jpg

DSC01416.jpg

 

Espero as vossas opiniões.

 

Abraço

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola caro amigo isso promete ta porreiro, daqui a uns meses ja com os corais e peixes :) fica um espectaculo. Que peixes estas a pensar colocar ai?

 

um abraço

pedro teixeira

 

Viva Pedro

Penso que sim que está a ficar bom e o ciclo esta a correr bem e na normalidade.

Claro só daqui a uns 2 meses e, se o ciclo ja estiver concluido, é que vou colocar os corais e lá mais para o verão, os peixes.

Vou apostar mais nos corais e poucos peixes.

Mas os peixes que estou a pensar colocar, porque ainda tenho que ver a compatibilidade entre eles, são os seguintes:

- Amphirion Ocellaris (peixe palhaço)

- Paracanthurus Hepatus

- Zebrasoma flavescens

- Zebrasoma dejardinii

- Acanthurus japonicus (este estou na duvida)

- Chaetodon auriga

- Centropyge bispinosus

 

... e corais muitos :dance:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.