Reefresh II


cab

Recommended Posts

Oh Carlos....não tens vergonha de estar a mostrar outra excelente montagem? Lá vou eu passar férias de novo para o Norte! :)

 

Como está isso a andar?

ez

 

 

Pedro,

 

Sabes que es sempre bem vindo

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 150
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Ja faz 2 meses e meio que o meu aquário foi remontado de raiz. Olho para tras e nem acredito no que fiz,lol!! Durante estes 2 meses e meio tenho vindo a tentar manter o aquário o mais limpo possivel, so que por vezes o facto de estar demasiado limpo tambem não é bom. Pois os meus problemas no aquário foram mesmo esses, aquário demasiado limpo, acabando por ter poucos nutrientes para os corais causando fome neles, e consequência disso é a perca de cor e em algumas especies a morte. De a uns tempos para ca que ando a tentar encontrar o equilibrio, mas não esta a ser facil. Os poucos nutrientes que tinha estavam a ser consumidos por uma alga manhosa que apareceu por la. Resolvi introduzir uma serie de peixes para ajudar a sujar o aquário, e alargar o periodo das TPA para entre 15 a 20 dias.

Na ultima semana reparei que as algas têm vindo a desaparecer, sinal de que o sistema esta a estabelizar, e tambem porque os peixes devem ter comido alguma, mas fico contente de saber que o aquário esta no caminho certo ( PENSO EU, LOL).

Vamos a ver se as coisas estabelizam!!....

Ora resolvi tirar umas fotos. Não é que o aquário esteja grande coisas, mas gosto de mostrar a evolução e tambem para poderem fazer as vossas criticas!

 

IMG_6453.jpg

 

IMG_6422.jpg

 

IMG_6424.jpg

 

IMG_6442.jpg

 

IMG_6437.jpg

 

IMG_6436.jpg

 

IMG_6433.jpg

 

IMG_6427.jpg

 

IMG_6426.jpg

 

IMG_6425.jpg

 

IMG_6488.jpg

 

IMG_6486.jpg

 

IMG_6480.jpg

 

IMG_6475.jpg

 

IMG_6470.jpg

 

IMG_6474.jpg

 

IMG_6463.jpg

 

IMG_6462.jpg

 

IMG_6468.jpg

 

IMG_6454.jpg

 

 

Grande abraço

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Bela evolução... ;) ...está a ficar muito bonito! E tens escolhido os corais a dedo :whip:

 

Adoro os zoanthus vermelhos e os rosas/roxos...e que peixe é esse junto aos zoanthus vermelhos?

 

E qual o nome dessa acropora azul...belissima?

 

Relativemente à demasiada limpeza também me aconteceu o mesmo...cheguei mesmo a perder a maioria das xenias, depois destas terem crescido imenso no 1º mes...ainda restaram algumas mas estão muito fraquinhas!! É que eu para além do mais também tenho macroalga na sump e mangues...chupam-me tudo...0 fosfatos...0 nitratos à meses!!

Medidas que tomei:

- deixei de deitar bacterias e das alimentar: ultralife da Ocenalife

- adicionei mais peixes

- alimento os sps 1-2 vezes semana...

 

Por agora está melhor as xenias já recuperaram e sobretudo os SPS já estão com umas cores mais vivas e menos palidas!!

 

Ab

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

De facto tens ai um aquário lindissimo, com um layot espectacular, mas de ti não se esperava outra coisa já os outros o eram.

 

Abraço

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Bela evolução... bigsmile ...está a ficar muito bonito! E tens escolhido os corais a dedo ;)

 

Adoro os zoanthus vermelhos e os rosas/roxos...e que peixe é esse junto aos zoanthus vermelhos?

 

E qual o nome dessa acropora azul...belissima?

 

Relativemente à demasiada limpeza também me aconteceu o mesmo...cheguei mesmo a perder a maioria das xenias, depois destas terem crescido imenso no 1º mes...ainda restaram algumas mas estão muito fraquinhas!! É que eu para além do mais também tenho macroalga na sump e mangues...chupam-me tudo...0 fosfatos...0 nitratos à meses!!

Medidas que tomei:

- deixei de deitar bacterias e das alimentar: ultralife da Ocenalife

- adicionei mais peixes

- alimento os sps 1-2 vezes semana...

 

Por agora está melhor as xenias já recuperaram e sobretudo os SPS já estão com umas cores mais vivas e menos palidas!!

 

Ab

Joao

 

 

Viva João,

 

O peixe é um Amblygobius rainfordi, muito porreiro mesmo. Em relação a Acropora ainda não consegui indentificar bem a especie.

João, como estas a alimentar os corais?

 

abraço grande

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

 

De facto tens ai um aquário lindissimo, com um layot espectacular, mas de ti não se esperava outra coisa já os outros o eram.

 

Abraço

 

João Alves

 

 

Boas,

 

Ainda tenho muito que galgar!!! Vamos com calma que la chegarei,lol

 

obrigado

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

 

Parabéns por mais uma bela montagem, queria perguntar-te que peixe é aquele que está junto do zebrasoma flavescens.

 

... e já agora mais duas questões, dentro do escumador a que nível tens a água e em relação á bomba doseadora já aferiste alguma vez as dosagens para verificar se estão correctas com o que programaste?

 

Abraço,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

 

Parabéns por mais uma bela montagem, queria perguntar-te que peixe é aquele que está junto do zebrasoma flavescens.

 

... e já agora mais duas questões, dentro do escumador a que nível tens a água e em relação á bomba doseadora já aferiste alguma vez as dosagens para verificar se estão correctas com o que programaste?

 

Abraço,

Nuno

 

 

ola Nuno,

 

O nivel de agua esta 1cm acima do tubo de ar ( o que entra no PVC), as bombas doseadoras marcam +- a dosagem que pretendo, como exemplo se quiser 10ml ela doseia 9ml e talves a que esta a seguir 11ml.

O peixe é um siganus guttatus, é muito bonito e comemuito bem algas.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Tenho estado a alimentar com Gamma Nutraplus Complete Feed....bem diluido que aquilo vem super concentrado!!! E congelei umas pequenas porçoes para rentabilizar a embalagem!

E vou dando também rotiferos congelados também da Gamma!

Penso que não esta mal...nao sei... :D

 

Outra coisa, então tu és da opinião que não se deve usar macro-algas e/ou mangues na sump para remover o excesso de nutrientes?

É que é um equilibrio complicado...

Se tiveres:

- retira te nitratos e fosfatos, logo não tens algas e os peixes e o sistema agradecem a qualidade da água +

- retira te nutrientes e trace elements, os sps e os moles podem passar forme... -

 

Se não tiveres:

- podes não conseguir controlar os nitratos e fosfatos e tens de comprar resinas...e as algas visitam te e os peixes não gostam da qualidade da água -

- ganhas cores nos SPS...até um certo ponto...porque se os nutrientes forem demais...ficam castanhos... -

- os moles agradecem...crescem bem e multiplicam-se +

 

O que achas de tudo isto?

 

Como se comporta o goby Amblygobius rainford?

Anda escondido...normal nos gobies ou é mais tipo Dartfish...sempre no meio da água e à vista?

 

Onde arranjaste esse montipora pratos roxos...tb quero e não encontro...lol

 

 

Ab

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Tenho estado a alimentar com Gamma Nutraplus Complete Feed....bem diluido que aquilo vem super concentrado!!! E congelei umas pequenas porçoes para rentabilizar a embalagem!

E vou dando também rotiferos congelados também da Gamma!

Penso que não esta mal...nao sei... :D

 

Outra coisa, então tu és da opinião que não se deve usar macro-algas e/ou mangues na sump para remover o excesso de nutrientes?

É que é um equilibrio complicado...

Se tiveres:

- retira te nitratos e fosfatos, logo não tens algas e os peixes e o sistema agradecem a qualidade da água +

- retira te nutrientes e trace elements, os sps e os moles podem passar forme... -

 

Se não tiveres:

- podes não conseguir controlar os nitratos e fosfatos e tens de comprar resinas...e as algas visitam te e os peixes não gostam da qualidade da água -

- ganhas cores nos SPS...até um certo ponto...porque se os nutrientes forem demais...ficam castanhos... -

- os moles agradecem...crescem bem e multiplicam-se +

 

O que achas de tudo isto?

 

Como se comporta o goby Amblygobius rainford?

Anda escondido...normal nos gobies ou é mais tipo Dartfish...sempre no meio da água e à vista?

 

Onde arranjaste esse montipora pratos roxos...tb quero e não encontro...lol

 

 

Ab

Joao

 

 

 

Viva João,

 

Em relação ao refugio de algas não sou contra, desde que seja um sistema facil de manutenção para evitar acumulação de detritos por debaixo das algas, e acredita que acumula. Consumir os nitratos, fosfatos, nutientes e trace elements é um facto, e se o rfugio não for bem vigiado e se as TPA´s não forem constantes, tas sujeito a que os corais (sps) fiquem palidos. Na minha opinião os mangues fazem o mesmo efeito que a alga chaetomorfa ou caulerpa, mas tem a vantagem de facilitar a limpeza da area da sump ou caso coloques a parte melhor ainda. Isso foi o que eu disse, e digo isso por experiência propria.

No meu anterior sistema optei por colocar um reactor de fosfatos da Deltec, TPA´s de 20% semanais, filter bag 200 microns e manter a sump sempre limpa. Acredita que nunca tive problemas com algas, tinha cor nos corais SPS e LPS e não faltava nutrientes no sistema, as xenias e zoanthos cresciam como se o mundo acabasse amanhã. João isso dos aquário é muito próprio, cada um defende a sua opinião, existem opiniões diferentes no mesmo assunto, faz lembrar o reactor de Kalkwasser, que tambem não uso porque não gosto dos efeitos secúndarios mas existe muita gente que diz que é quase indespensavel a utilização dele.

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Nuno,

 

O nivel de agua esta 1cm acima do tubo de ar ( o que entra no PVC), as bombas doseadoras marcam +- a dosagem que pretendo, como exemplo se quiser 10ml ela doseia 9ml e talves a que esta a seguir 11ml.

O peixe é um siganus guttatus, é muito bonito e comemuito bem algas.

 

abraço

 

 

Viva Carlos,

 

Obrigado pelas respostas, em relação à bomba doseadora coloquei-te essa questão porque já ouvi vários relatos de uma discrepância nas quantidades debitadas pela mesma em relação ao programado, e é sempre bom ouvir mais que um relato de quem tem efectivamente os equipamentos.

 

Quanto ao escumador eu tenho o meu com o nivel de água um pouco mais acima, mas vou fazer a experiencia com a altura que disseste.

 

O Peixe é realmente bonito e fora do comum, compraste aí no Porto?

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos,

 

Obrigado pelas respostas, em relação à bomba doseadora coloquei-te essa questão porque já ouvi vários relatos de uma discrepância nas quantidades debitadas pela mesma em relação ao programado, e é sempre bom ouvir mais que um relato de quem tem efectivamente os equipamentos.

 

Quanto ao escumador eu tenho o meu com o nivel de água um pouco mais acima, mas vou fazer a experiencia com a altura que disseste.

 

O Peixe é realmente bonito e fora do comum, compraste aí no Porto?

 

Nuno

 

 

Viva,

 

Não tens que agradecer, mas atenção que a bomba esta a funcionar bem, alias para garantir que a dosagem seja igual po todas, optei por colocar o A,B,C da grotech em garafas transparentes e controlar quase diariamente (fase inicial) a ver se ha diferença na quantidade a dosear diariamente. Logico que isso depois de descobrir qual a quantidade igual a 10ml que cada bomba debitava.

 

O escumador, andei durante uns tempos a testar a diferença de nivel de agúa e cheguei a conclusão que gosto como esta agora, consigo ter o escumador no maximo a nivel de abertura. Tambem troquei o PVC de entrada de AR pelo outro que vinha de opção, logo consegui um melhor rendimento face ao nivel de agua. Se quiseres acompanhei durante uns tempos um tópico do Reefcentral sobre esse escumador.

 

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1701505

http://reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1624196

 

O peixe comprei na Sohal.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Está muito bom o aquario, gostei muito...

Novidades não ha?

 

Abraço

 

Ola Verissimo,

 

Para já nada de novidades, apenas cada dia que passa noto melhorias na coloração dos corais e estabilidade do sistema. Isso é que é o mais importante!! O teu como esta?

ontem tirei estas fotos:

 

IMG_6646.jpg

 

IMG_6619.jpg

 

IMG_6618.jpg

 

IMG_6663.jpg

 

 

abraço

carlos

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Ola a todos,

 

Ja a algum tempo que não venho aqui ao meu topico, por isso hoje resolvi colocar aqui algumas novidades!

 

Desde o dia 03 de Junho que comecei a fazer balling Light da fauna marine, deixando por completo a reactor de calcio. Neste momento ainda estou na fase de encontrar a dossagem certa para atingir os meus valores desejados: Ca-420, Kh-8/8.5 e Mg-1250/1350. Estou a seguir o metodo da Fauana Marine a risca, juntando os trace B a cada solução que manda o manual, agora tenho é que acertar os valores de dossagem como referi e esperar para ver os resultados.

 

Ontem como estava inspirado na fotografia, aproveitei para tirar umas fotos dentro de água:

 

IMG_7038.jpg

 

IMG_7035.jpg

 

IMG_7014.jpg

 

IMG_7020.jpg

 

IMG_7023.jpg

 

IMG_6958.jpg

 

IMG_6949.jpg

 

IMG_6950.jpg

 

IMG_6951-1.jpg

 

IMG_6946.jpg

 

IMG_6944.jpg

 

IMG_6941.jpg

 

IMG_7028.jpg

 

IMG_7013.jpg

 

IMG_7009.jpg

 

IMG_7007.jpg

 

IMG_7001.jpg

 

IMG_6999.jpg

 

IMG_6995.jpg

 

IMG_6993.jpg

 

IMG_6991.jpg

 

IMG_6984.jpg

 

IMG_6980.jpg

 

IMG_6975.jpg

 

IMG_6971.jpg

 

IMG_6969.jpg

 

IMG_6967.jpg

 

IMG_6964.jpg

 

IMG_6962.jpg

 

IMG_6961.jpg

 

IMG_6959.jpg

 

IMG_7047.jpg

 

IMG_7052.jpg

 

 

abraço

Editado por cab

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aí um colorido impressionante. Quando uns desses crescerem vai ser brutal.

 

 

Miguel,

 

Desde já, obrigado pela lente Macro, isto é um espectaculo, nem imaginas o gozo que foi tirar essas fotos. Amigo, vamos ver como corre esses crescimentos! Gostaste de ver as meninas nas fotos??!! Estão brutais.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Realmente, tens aí umas peças muito bonitas e que apresentam umas cores muito boas. Bela selecção de corais.

 

Já agora, qual foi a lente macro que usaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos,

 

Realmente, tens aí umas peças muito bonitas e que apresentam umas cores muito boas. Bela selecção de corais.

 

Já agora, qual foi a lente macro que usaste?

 

 

Ola jorge,

 

Foi uma lente macro DIY oferecida por um menbro dete forum, o Miguel Mealha. A lente não é nada mais nada menos que um tubo de PVC com uma lente de projector colada na extremidade, só funciona bem dentro de água. Quando vi os resultados fiquei de boca aberta com a qualidade.

 

Abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Fantásticos corais e a vida do aquario, muito bom.

 

Neste momento estou a montar um aquario com mais ou menos as mesmas medidas que as suas e só espero dentro em breve começar a ver algo assim, neste momento ainda está sem agua e a paciencia e a calma já começa a faltar :)

 

Boa continuação e sucesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas carlos

estou a ver que para o ano este aquario ta pronto para ganhar outra vez o concurso em 1ºencontro de aquarifilia em salvaterra de magos so que agora é 2º

2º vitoria

os meus parabens pelo aquario que tem

ja agora o peixinho ta porreiro

um abraço

joao felisberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas carlos

estou a ver que para o ano este aquario ta pronto para ganhar outra vez o concurso em 1ºencontro de aquarifilia em salvaterra de magos so que agora é 2º

2º vitoria

os meus parabens pelo aquario que tem

ja agora o peixinho ta porreiro

um abraço

joao felisberto

 

 

 

Ola João,

 

Espero bem que esteja porreiro no proximo encontro de Salvaterra de Magos. Em relação ao peixe!! Olha durou pouco tempo, mas gostava de ter outro igual, tenho que arrnajar um, lol.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como alguns já devem saber, através de outro tópico, andei pelo norte mais 3 malucos cá de Lisboa e fomos ver o aqua do nosso amigo cab.

Aqui ficam as fotos:

 

IMG_1382.jpg

IMG_1379.jpg

IMG_1377.jpg

IMG_1376.jpg

IMG_1374.jpg

IMG_1371.jpg

IMG_1370.jpg

IMG_1369.jpg

IMG_1368.jpg

IMG_1362.jpg

IMG_1359.jpg

IMG_1358.jpg

IMG_1356.jpg

IMG_1355.jpg

IMG_1354.jpg

IMG_1352.jpg

IMG_1342.jpg

IMG_1341.jpg

IMG_1339.jpg

IMG_1338.jpg

IMG_1336.jpg

IMG_1334.jpg

IMG_1332.jpg

IMG_1328.jpg

IMG_1325.jpg

IMG_1321.jpg

IMG_1320.jpg

IMG_1319.jpg

IMG_1318.jpg

IMG_1317.jpg

IMG_1316.jpg

IMG_1314.jpg

IMG_1313.jpg

IMG_1304.jpg

 

Carlos, obrigado pela companhia e por, mais uma vez, nos receberes aí em casa.

 

Abraço,

PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro Conceição,

 

Desde ja obrigado pelas fotos tiradas, e como já te disse!!Sempre que quiseres é só aparecer.

Olho para essas fotos, e lembro-me perfeitamente desse dia, foi um dia muito bem passado. la em casa, estava a ficar com o aquário numa lastima devido ao baixos nutientes, e a visita do pessoal foi muito produtiva, deu para trocar umas opiniões e conclusões no qual fiz mudanças drasticas após esse dia no qual consegui estabelizar a queda de nutrientges e recuperar a cor dos corais que estava a perder.

 

abraço

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.