Plantado


jmacedo

Recommended Posts

Aqui fica o meu primeiro plantado. Com muitas alterações a fazer. Preciso da vossa ajuda, sugestões, comentários e criticas.

 

Setup

Aquário: 100x30x50

Iluminação: 2x30W - 12h diárias

Fundo/Base: Areão Calsto Branco sem substrato

Filtragem: Filtro Externo – EHEIM Classic 2215 + Filtro Interno Aqua Szut Turbo 750

Aquecimento: Aqua Szut 200W

CO2: A adquirir posteriormente

Em breve vou também alterar a cor do fundo/parte de trás para preto.

 

Flora

- Anubias “Odorata”

- Anubias barteri “Tropical”

- Anubias lanceolata

- Anubias nana “L”

- Bacopa lanígera

- Cabomba caroliana

- Ceratopteris thalictroides

- Cryptocoryne nevillei /lucens

- Dracaena variegata

- Dracaena yellow

- Echinodorus amazonicus

- Echinodorus x “Carnaval”

- Echinodorus x “Ozelot green”

- Echinodorus x “Rainers Kitty”

- Hygrophila corymbosa var angustifolia

- Hygrophila difformis submerse

- Hygrophila polysperma

- Lobelia cardinalis red

- Ludwigia x mullertii

- Micranthemum umbrosum

- Microsorium pteropus

- Vallisneria spiralis/americana

 

Peço desculpa se algum nome está incorrecto, mas são os nomes que estavam nos TAGs das plantas.

 

Fauna

- 5 Barbus tetrazona (Tetrazona)

- 7 Brachydanio rerio (Zebra)

- 2 Corydoras barbatus (Coridoras)

- 1 Labeo bicolor (Tubarão Bicolor)

- 5 Paracheirodon innesi (Neon)

- 7 Polecilia reiticulada – todos machos, tenho de ir comprar as fêmeas (Gupis)

- 2 Pterophyllum scalare (Escalares)

- 6 Xiphophorus helleri – 3 Casais (Espada)

- 8 Xiphophorus maculatus – 4 Casais (Platis)

- 1 “Limpa Vidros”

- Além disso tenho um peixe que não conheço o nome, a pessoa da loja chamou-lhe de peixe vidro...

Próximas Aquisições: 15 Paracheirodon innesi (Neon); 7 Polecilia reiticulada fêmeas (Gupis); 2 Corydoras barbatus (Coridoras).

 

Vista de Frente

 

3310pxw.jpg

 

Vista de Frente Parte Direita

 

sm84zo.jpg

 

Vista de Frente Parte Esquerda

 

t56dfl.jpg

 

Vista Lateral Esquerda - Se reparem em cima está a tal espécie que desconheço o nome, um peixe transparente...

 

34t9xrr.jpg

 

Vista Lateral Direita

 

23saxh.jpg

 

Vista 1

 

akuy6g.jpg

 

Vista 2

 

2zi5211.jpg

 

Vista 3

 

2j3pk5v.jpg

 

Corydora

 

10y1l69.jpg

 

Tapete? Esta planta quando me foi vendida disseram que era um tapete.. Vinha sem nome.. Não sei se devo podá-la e e colocar os rebentos de forma a fazer um tapete?!! Agradecia uma ajudinha.

 

wi4qw1.jpg

 

Quando resolvi fazer o plantado, o aquario já rodava há 2 semanas e já tinha alguns peixes do antigo aquário, então a pessoa da loja de animais sugeriu que em vez de colocar substracto que utilizasse vários fertelizantes que vos direi depois uma vez que não estão comigo.

 

Fico à espera das vossas sugestões, nomeadamente à aquisição do sistema de CO2, à iluminação, alterações do layout (retirar plantas), e à modificação do número/espécies de peixes... Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está Nice, mas cuidado que tens aí pelo menos uma planta não aquática.

 

Penso também que vais começar a ter problemas muito em breve com a flora que escolheste. Por exemplo, meteste demasiadas plantas de deitam folhas grandes, e comprimiste-as num espaço demasiado pequeno. Basicamente o que te vai acontecer quando elas começarem a crescer é que as suas folhas grandes irão tapar todo o aquário muito facilmente, especialmente as echinodorus.

 

Para além disso, ainda meteste Valisnérias lá para o meio, ora como tu em breve descobrirás a Valisnéria lança folhas muito compridas que em breve irão tirar a luz ao resto das plantas. Isto num Plantado denso como o que estás a tentar criar é um problema dos diabos.

 

Outro grande problema que irás ter em breve são as plantas caulescentes de crescimento rápido. Escolheste algumas especies altamente invasivas, como por exemplo as hygrophilas tanto a dimorfis como a polysperma. Estas plantas crescerão muito rapidamente e cedo começarão a roubar a luz ás especies caulescentes que precisam de muita luz, como por exemplo as cabombas e as ludwigias que tu tens. Não que estas plantas cresçam lentamente, mas porque são plantas que apesar de crescerem rapidamente gostam de muita luz, e não apresentam uma tão grande invasibilidade. Juntas as valisnérias ao molhe e tens um problema dificil de solucionar.

 

Penso que esses calhaus aí frente estão a mais. Não só estão meio inestéticos por estarem metidos ao monte, com também te estão a roubar espaço que poderias usar para plantar plantas e o caso piora ainda mais quando tens apenas 30 cm de lado para brincar.... Pessoalmente tirava essas pedras aí da frente, assim libertavas uma boa quantidade de espaço que podes ocupar com essas cryptocorines lindas que aí tens (e que por acaso não precisam de grande luz e assim podem ficar á sombra de outras plantas).

 

Quando á tua lista vejamos os meus conselhos:

 

Provavelmente irão dizer-te que tens especies a mais de flora, mas eu não to irei dizer até porque não tenho própriamente moral para apontar o dedo até porque no meu tanque de 220litros tenho bastantes especies=P

- Anubias “Odorata” - esta planta pode ser posta num dos cantos frontais, pois atinge uma altura média a alta, e fica nice á frente.

- Anubias barteri “Tropical” - Aconselho-te a meteres por de trás da Odorata

- Anubias lanceolata - esta anubia fica grande muito grande, por isso aconselho-te a mete-la mais para a parte detrás do teu tanque, quem sabe por trás da Barteri.

- Anubias nana “L” - Decididamente uma planta da frente. Mete-la na parte da frente do tanque agarrada a uma pedra, ou apenas com as raizes enterradas, com o cuidado de não enterrar o rizoma.

- Bacopa lanígera - Planta do Plano Posterior, cresce muito, mas também precisa de luz, mete-la numa das faces laterais ou então mais para o fundo, convém ter luz ou definha. Ter o cuidado de não a meter ao pé de plantas muito invasivas como a hygrophila.

- Cabomba caroliana - Podes meter no fundo do tanque lá para trás cresce rápido, mas convém ter muita luz, NUNCA deve ser posta perto de plantas caulescentes de crescimento rápido com uma personalidade invasiva, pois rápidamente são sufocadas (se for posta nestas situações tem o cuidado de desbastares as especies invasivas na sua vizinhança de modo a que estas não te sufoquem a cabomba- PRECISA DE CO2)

- Ceratopteris thalictroides - Dá-se bem em qualquer lado, mas é algo invasiva em condições optimas, pessoalmente metia-a no plano médio mas com bastante espaço para se expandir. é uma planta altamente prolifica, em breve terás plantas adventicias dela em estado flutuante (A forma flutuante desta planta rouba luz nas horas, convém teres atenção a isso e limpares quanto baste)

- Cryptocoryne nevillei /lucens - Decidadamente plantas da frente do aquário de preferencia na zona onde tens os calhaus cinzentos agora.

- Dracaena variegata - Não é uma planta aquática! Em breve vai morrer aprodecer e estragar a tua água. Parabéns! Ganhaste uma bonita planta de vaso=)

- Dracaena yellow - IDEM Tira-la do teu tanque o quanto antes!

- Echinodorus amazonicus

- Echinodorus x “Carnaval”

- Echinodorus x “Ozelot green”

- Echinodorus x “Rainers Kitty” - Todas as Echinodorus precisam de espaço, nunca te esqueças disso. São plantas que podem ficar enormes, especialmente as Ozelots, a amazonicus que chegam facilmente aos 50cm de altura na sua forma emersa, com um raio de folhas enorme. A Carnaval nunca tive nem conheço, mas parte do mesmo principio. A Rainers kitty também pode ficar bem grande embora não tão grande quanto uma ozelot. Em Suma são plantas que precisam de muito espaço! Pondera bem o local onde as metes pois crescem bastante sob condições optimas.

- Hygrophila corymbosa var angustifolia - É uma excelente planta, cresce moderadamente bem, e não é tão invasiva quanto as suas primas.

- Hygrophila difformis submerse - Cuidado com esta menina, cresce rápido, e espalha-se muito. Precisa de podas frequentes.

- Hygrophila polysperma - Eu chamo-lhe praga aquática. Cresce tão rápido que faz barulho, precisa de podas muito frequentes. Eu podo as minhas quase que dia sim dia não.

- Lobelia cardinalis red Boa planta, mas cuidado com especies invasoras no seu canteiro.

- Ludwigia x mullertii - Planta precisa de uma boa luz, logo não deve ser posta na vizinhança de plantas que invadam as vizinhanças.

- Micranthemum umbrosum - Boa plantas precisa de luz, plano médio a frontal.

- Microsorium pteropus Agarrada a um calhau cresce em virtualmente qualquer situação-.

- Vallisneria spiralis/americana - Aconselho-te a livrar-te dela. Não é exactamente planta para plantados densos como tens o teu agora.

 

Deves também dar uma espreitadela na tua iluminação, pois os teus 60W são francamente insuficientes para algumas das tuas especies, e ainda mais considerando o quão denso isso irá ficar no futuro.

 

Tens um filtro externo bastante bom, e com uma clearance bastante aceitavél para um plantado (eu pessoalmente até prefiro filtros com menor caudal do que muita gente por aqui usa, muitos defendem 3X até mesmo 10X o volume da litragem mas eu prefiro caudais menores muito menores. No meu plantado tenho apenas 2x a litragem do meu tanque a bombar e não tenho grandes problemas), por isso podes tirar o teu filtro interno, não está lá a fazer nada, a não ser ocupar espaço que irás necessitar para plantares plantas que cresçam mais alto.

 

Tens CO2? Não precisas de "adquirir" CO2 pressurizado. Para a tua Litragem CO2 caseiro chega perfeitamente, por norma aconselho sempre CO2 pressurizado apenas a partir dos 300l, ou mesmo dos 400litros.

 

Quanto á fertilização terás também problemas em breve pois não meteste qualquer tipo de substrato fértil no teu tanque, logo em breve as tuas echinodorus irão começar a ressentir-se em breve, assim que as suas reservas energéticas se gastarem. As echinodorus são plantas que gostam de absorver os seus nutrientes preferencialmente pela raiz, logo não tendo comida na raiz irão entrar em carencia rápidamente. Considera iniciar a fertilização por pastilhas no substrato para raízes o quanto antes. Várias marcas têm vários produtos que te podem interessar, os mais faceis de arranjar são os da JBL, e da SERA, devido á maior ocorrência destas marcas no nosso território.

 

Quanto ao teu areão, não conheço, mas pelo nome Calsto temo que seja rico em calcário, logo esse teu pH e essa Dureza vai provavelmente andar sempre totalmente desarranjado. Se me conseguires dar alguma informação acerca desse areão agradecia=)

 

Há quantos dias montaste o tanque? Esse areão parece me demasiado limpinho para essa flora toda=P

 

Também te aconselho a olhares com algum cuidado para a tua fauna, tens aí peixes que não são grandemente compativeis=P Especialmente esses barbos todos com o resto dos seus convivas, e há quem defenda que os tetras e escalares não são compativeis com os viviparos, muito embora sejam perfeitamente conciliaveis desde que mantenhas um pH moderadamente ácido. Agora esses tetras e o escalar em água alcalina é um grande não não=) E partindo do principio que a maior enfase do teu tanque é o facto de ser um plantado denso aconselho-te a manter um pH mais acido, da ordem dos 6.5-6.8.

 

Já testáste a água? Quais os valores? Se poderes postar seria bom para te ajudar-mos.

 

PS: Só reparei agora....Tens o filtro interno a deitar bolhas de ar.... Num plantado não só é desnecessário como desaconselhado.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá o teu aquario está muito bonito e as plantas parecem de boa saude. Agora diz-me uma coisa que eu nao sei se percebi bem. Tu não tens solo fertil nem CO2,????

 

Como é que estás a fazer a fertilização das plantas??

 

De resto boa sorte com isso

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me também de te falar da tua Fauna.

 

Tens demasiados espadas machos para a quantidade de fêmeas. A rácio Macho fêmea dos vivíparos é sempre ou quase sempre 1macho por cada 2 femeas. Não há monogamia entre os viviparos. Os machos devem ser sempre menos que as femeas pois assim as diferentes femeas irão ser perseguidas por menos machos e assim reduzir o stress sentido por elas. Para além disso, não sei se já ocorreu, mas os espadas machos são algo violentos entre si, especialmente inicialmente até que uma pecking order seja definida. Por isso no maximo dos máximos 2 machos de espada para um tanque desse tamanho. O mesmo se aplica aos platies embora os platies não sejam por norma violentos entre si.

 

Novamente cometeste o mesmo erro do rácio sexual nos platies. Os platies como vivíparos que são nunca são postos em casais, a menos que seja apenas 1 casal. Novamente deves procurar uma razão de 1 macho para 2 a 3 fêmeas.

 

Quanto aos gupies ainda só tens machos, por isso compra fêmeas suficientes de forma a manter a razão de 1 macho para cada 2 fêmeas.

 

Acho que tens poucos neons, pois estes são animais de cardume, por isso é aconselhável manter estes animais em grupos de um minimo de 6 a 7 indivíduos, preferencialmente de 12 para cima.

 

Esse Labeo eu tentava vender de volta á loja pois não só é um peixe que fica grande, como não é exactamente peixe para um plantado.

 

E se olhares para a quantidade de animais que aí tens, verás que o tanque está já neste momento sobrepovoado, ainda mais contigo a considerar comprar ainda mais peixes. Esta situação ainda se irá agudizar mais quando as plantas começarem a crescer, a redução do espaço irá causar hostilidades entre os teus peixes, e prováveis danos para a tua flora.

 

Aconselho-te a olhar com calma para os teus peixes, e decidir o que queres manter e o que tens que vender de volta á loja. Pois esses peixes irão crescer mais, são demasiados, e eventualmente os vivíparos irão reproduzir-se, aumentando ainda mais o numero de animais no teu plantado. O que vai causar ainda mais problemas.... Nunca te esqueças da regra de ouro para a quantidade de peixes... 1Cm de peixe adulto por litro. Ou seja por cada 1cm de peixe (considerando o tamanho médio de um adulto da espécie) por cada litro de volume util do teu aquário. Se fizeres bem as contas tens bem mais do que 2cm de peixe por litro actualmente. Revê lá bem isso=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou tomar em consideração os aspectos que focaste, e vou ver se trabalho no "jardim este fim-de-semana".

Quanto aos peixes vou ver se arranjo nova casa para alguns deles, mas a maior parte ja estavam noutro aquario que tinha.

Não sei se me podes esclarecer relativamente aquela planta que mostro na ultima imagem? é alguma planta com que deva fazer um tapete? ou está bem assim?

Quanto à fertilização, tenho varios produtos que como ja disse não me lembro dos nomes agora, mas também coloquei pastilhas no solo tal como tu me disseste. Julgas que posso colocar substrato? (não tenho outro tanque onde colocar os peixes).

O tanque ja esta montado ha algumas semanas, mas so foi plantado ha uma semana, quando decidi que queria "enche-lo de plantas".

Quanto aos teste vou fazê-los e divulgar aqui no forum.

Mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah pela foto não dá para perceber exactamente o que é. Mas parece Glossostigma. Se for Realmente Glossostigma então é realmente planta de tapete. Se conseguires uma imagem mais clara, maior e com melhor qualidade ajudava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilização

Ferti-stick - Aquatic Nature waterplant-first-aid

Aqua-Plant +Activator 24 - Aquatic Nature

Aqua-Plant plus - Aquatic Nature

 

E aqui vão as imagens de algumas alterações que fiz.

Se não me engano tirei algumas echinodorus, hygrophila corymbosa var angustifolia, hygrophila diformis submerse, mas é melhor verificarem as fotos pode ser que me tenha enganado, uma vez que aindas tenho dificuldade em identificar algumas espécies.

 

 

1

34eymhy.jpg

 

2

xopnnt.jpg

 

3

i6jtbk.jpg

 

4

xpvrcj.jpg

 

5

2coqwps.jpg

 

6

fm89k9.jpg

 

7

2a01dfb.jpg

 

8

2nbzjid.jpg

 

E aqui está mais uma vez aquele especimen que não sei se é um tapete o se devo deixa-lo assim, espero q esta imagem ajude a decifrar

35crep2.jpg

 

O plantado está muito menos denso, e o aquário parece um pouco vazio assim, até diria feio. Não sei o que pensam, ou sugerem.. Ainda tenho de molho as plantas que tirei.. e posso voltar a fazer alterações..

 

Quanto à fauna em principio ja tenho alguem que vai ficar com uns peixes.

 

Quanto ao areão o pacote não tem informação nenhuma acerca da sua constituição ou ph.

 

Gervas o que me aconselhas para a iluminação? E como devo fazer o CO2 caseiro? (como está descrito em alguns topicos? misturar alguns produtos numa garrafa e tal?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que tá fixe...

 

agora tens as anubias enterradas e elas n gostam de tar enterradas... o rizoma (de onde saem as folhas) tem de estar fora do areao pois corre o risco de apodrecer...

 

boa sorte para o aqua!!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Direi que as anubias irão a apodrecer, pois enterraste o rizoma. Enterra apenas as raizes, akele tronquinho de onde saem as folhas deve estar desenterrado se não a planta apodrece.

 

Quanto ás plantas não estarem densas, dá tempo ao tempo. Roma e Pavia não se fizeram num dia.

 

Já agora vai fazer uma pesquisa acerca das plantas que mantiveste, e verifica se tens as plantas organizadas por tamanhos, pois do que vi meteste plantas que crescem a grandes alturas na frente. Verifica as alturas e se as queres manter onde as tens agora, sob pena de que essas maiores irão tapar a tua vista de outras plantas mais baixas, e pensa se é isso que tu pretendes ou não etc.

 

Mantiveste as valisnérias, já pensaste em mete-las num dos cantos em vez do meio?

 

CO2 caseiro não custa nada, dá uma espreitadela nos vários topicos assim como nos videos do youtube e faz aquilo que mais se adapta ao teu tanque e capacidades artesanais.

 

Iluminação diria que devias procurar ficar o mais próximo do 0.5W por litro, mas preferencialmente 1W por litro visto teres mantido algumas especies que preferem um boa iluminação e CO2 como por exemplo as Cabombas, conseguindo assim um crescimento mais rápido e forte das tuas plantas. Faz as contas á tua litragem e vê quantos Watts precisas ao todo. Depois das duas uma, ou fazes um upgrade á tua calha, ou fazes ou compras uma calha que se adapte ás tuas necessidades.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.