200 L malawi


Kostalexandre

Recommended Posts

Dos dados que disponho o pseudotropheus crabo fica com 15cm o que o coloca bem longe de ser "uma baleia"

 

Fiz uma busca rápida em 2 sites e a informação q encontrei foi q esse peixe atinge 7-8 inches, q convertendo para cm dá 18-20 cm, não é uma baleia mas nao anda muito longe biggrin

 

Pelo q li não é um peixe q se recomende a principiantes, bastante agressivo e territorial, e com esse tamanho...

 

Mas tenho-os visto em lojas, e em pequenos são até bastante bonitinhos e acredito q muitas pessoas o comprem sem saberem no q se estão a meter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo q li não é um peixe q se recomende a principiantes, bastante agressivo e territorial

 

A pesquisa que fiz, sobre o perfil desse peixe, vai um bocado em contrario à tua afirmaçao. No cichlid-forum, o Crabro está classificado como fácil de manter. Até lhe atribuiram o nível de dificuldade 1 ,ou seja, "easy and forgiving".

 

Podem confirmar isso nesta pág. http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...cies.php?id=845

 

Só mais um pormenor, é Crabro e nao Crabo.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A citação não é minha, não fui eu q escrevi crabo:

 

http://www.gcca.net/fom/Pseudotropheus_crabro.htm

 

"Many beginners buy this fish because the juveniles spot the attractive barred "bumblebee" pattern and, indeed, they are mighty cute. Fish this aggressive should not be sold to beginners, certainly not to those keeping a community tank. This fish should only be kept with other aggressive cichlids.

"

 

"Care:

Psedotropheus crabro doesn't present any problems, but it is quite an aggressive cichlid. It will quickly dominate less agressive tankmates. Do not underestimate this fish since it has a very bad attitude. Dominant males will quickly take care of sub-dominant males . . . by "take care of" I mean kill. Dominant males will also severely harass females and even kill them, so provide plenty of cover

"

 

http://www.cichlids.com/info/Pseudotropheus_crabro

 

"Compatibility A very aggressive and territorial species that will not mix well in an African Cichlid Community when full grown. Synodontis Catfish will make a great addition to the community as bottom feeders"

 

Qualquer destas paginas tem um profile um pouco mais extenço q o cichild-forum.

 

Mas enfim....onde é q esta thread já vai biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel entendi isso acerca do ciclo ;)

 

Agora em relação aos peixes em principio ficará como tinha dito:

 

1 trio de Caeruleus

1 trio de Hongi

1 trio de Demasoni

Estes 3 trios nem vale a pena falar :wink::(:P

depois...em princio

1 trio de Cynotilapia sp. "lion" (Lion's cove)

ou

1 trio Aulonocaras que também gostei bastante (mas a cor) biggrin

ou

1 trio de Labeotropheus trewavasae também são muito interssantes :P

 

Como não os vou comprar todos aos mesmo tempo 1 vou comprando os outros e assim ainda tenho algum tempo para decidir o que fazer em relação ao 4 trio.

Quem sabe depois de alguma experencia não venha a por mesmo 5 trios................

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEm se um crabo com 18 cm nao é um peixe grande...Voces tao a dormir...quem nao concorda claro :D

 

Quanto aos Melanocromis Johanni Acho que fui muito claro.. O Johanni é uma especie muito menos agressiva. Eu dei exemplos claros de especies agressivas como os Auratus e os chipokae. Aonde está a confusao ???? onde voces a fazem claro (Diesel puseste uma citação minha mas cortaste a frase a meio...)

 

Quanto ás aulonocaras alem do factor alimentação como o darius referiu e bem, o factor da agressividade tambem tem que se ter em conta!

 

Quanto aos zebra Red top nao sei dizer o nome cientifico, mas a foto do peixe nao deixa muitas margens para duvidas. Vou pesquizar e ponho aqui a foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sue... a dormir tento não andar mas não é fácil :D

 

Quanto ao crabro (e obrigado a quem corrigiu :D) os dados que tenho (15cm de tamanho e não 18/20) vieram do Aqualog que considero uma fonte fiável e daí nem sequer ter procurado outras fontes... falha minha claro, pois todos podem meter a pata na poça, mesmo um atlas de referência como é o aqualog.

 

A confusão a que o Diesel se referiu é que falas no johanni mas não referes ser um melanochromis e depois dizes que não deve colocar melanochromis... quem não conheça poderia ficar confuso.

 

Os Aulonocaras são bem agressivos acredita! Já vi machos Aulonocara matarem outros machos Aulonocara e já vi fêmeas Aulonocara a perseguirem outras fêmeas Aulonocara, deixando-as num estado miserável. Qualquer peixe de 10 a 12cm pode perfeitamente provocar estragos noutro sem precisar de muito.

 

Os Zebra "red top" se não forem Pseudotropheus spec "Red Top Ndumbi" serão possivelmente Pseudotropheus hibridae, daí se ter falado na necessidade do nome cientifico! Zebra "red top" não é nada a não ser um nome comercial e à custa dos nomes comerciais muitos de nós já compraram gato por lebre.

 

Quando falamos de ciclideos africanos muito especialmente, os nomes cientificos são uma obrigação para se identificar as espécies correctamente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius sao mesmo esses(Ndumbi) :D e claro nao sao hibridos. Ja os vi a venda nalgumas lojas em lisboa.Ja ágora o nome que possuem de red top é o nome comum como qualquer peixe tem, e nao comercial.

 

QUanto ao crabro eu já os vi ao vivo em tamanho adulto... e se tem 15 ou 18 para mim é indiferente :D porque os que vi eram realmente grandes e agressivos.

 

Se faltei ao rigor peço desculpa, esqueci-me que quem nao conhece pode ficar confuso.( mas volto a frisar os johanni sao uma excepçao em termos de agressividade dentro do genero dos melanocromis). Acho que é importante ter varios generos diferentes dentro do aquario ( tipo um trio de melanocromis, trio de labeotropheus, pseudotropheus anoes e nao anoes, etc ) a fim de evitar hibridações, que acontecerão facilmente entre algumas espécies.

 

Quanto as aulonocaras, sim podem ser agressivas com outras aulonocaras.. mas com mbunas é como te digo, so sabem fugir e levar na cabeça (pelo menos é a minha experiencia e de amigos que ja tiveram estes peixes juntos com mbunas) Mas de qualquer maneira e por via das duvidas ha a incompatibilidade da alimentação (so por si o suficiente para jamais juntar estes peixes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius : se o crabro tem 15 ou 18 ou 20 cm para mim é indiferente, em comparação com maior parte dos mbunas é um peixe grande, ou nao é? :D

 

E decidimente não é um peixe que fosse encaixar bem no grupo que o Kostalexandre disse, por todas as razões que já aqui foram explicadas.

 

zebra Red top é o "comun name" de um Maylandia ou Metriaclima, antigamente chamados de Pseudotropheus zebra.

 

Quem estiver interessado pode ler estes artigos que explicam o aparecimento destes dois nomes :

 

http://www.cichlid-forum.com/articles/metr...s_maylandia.php

 

http://malawicichlids.com/mw01012.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm nao sao nao :( tás a fazer confusao ... os Metricicla sao chamados de red Zebra e eram confudidos com os pseudotropheus zebra e nao de zebra red top. Sao peixes e especies diferentes :)

O ndumbi é uma variante dos zebra e sao mbunas anoes (7-8 cm senao me engano)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metriaclima pyrsonotos comun name - Red Top Zebra

 

É o que está no cichlid-forum mas, foste tu que falas-te no peixe, deves saber qual é, por isso é que se deve usar sempre os nomes cientificos, para não have confusões :)

 

Mas já agora :

 

Este é o red top zebra:

 

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...ies.php?id=1790

 

Este é o ndumbi ou perspicax...não é zebra

 

http://www.bigskycichlids.com/Pperspicax_RT_ndumbi.htm

 

Diesel_Car..uma ajudinha sff, o que é um Red Top Zebra? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Referir nomes comuns dá sempre chatice...daí eu ser apologista do uso de nomenclatura correcta, seja através do nome cientifico + coloração...quer através do nome cientifico + população.

 

humm nao sao nao  tás a fazer confusao ... os Metricicla sao chamados de red Zebra e eram confudidos com os pseudotropheus zebra e nao de zebra red top

 

Hoje em dia está bem definido que os Pseudotropheus zebra "red" (ou red zebra) são chamados de Metriaclima estherae (+ população e "morph")...não tem nada que enganar.

 

Quanto aos Pseudotropheus zebra "red top", sempre os conheci com este nome...

Parece-me que o nome hoje em dia aceite para este peixe é Metriaclima pyrsonotos (+ respectiva população). :)

 

Ambos os peixes faziam parte do complexo "zebra", mas sendo peixes muito comerciais o nome teve de ser alterado. É esta a forma que se encontra para evitar hibridações, em vez de chamar a tudo "zebra"...dá-se outros nomes. :(

O mesmo se passa com os referidos anteriormente Pseudotropheus flavus, que fazia parte do complexo "elongatus".

 

Quanto ao Pseudotropheus perspicax (+população), não faz parte de nenhum complexo e é um anão...

 

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais