Novo Plantado - The Green one!


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Viva,

 

Está muito bom e com um aspecto muito saudável. Penso que se de início tivesses aumentado altura do substrato na zona das rochas em relação à outras zonas talvez ganhasses alguma perspectiva. Agora já é um pouco tarde.

 

Em tom de sugestão, para substituir as Blyxa podes experimentar Echinodorus tenellus. Visualmente são parecidas, no entanto os runners estão fora do substrato o que facilita muito o seu controlo.

 

Penso que umas Hydrocotilde (as que têm a folha mais pequena) podem ficar muito bem aí também. Tanto junto às pedras como um pé perdido volta e meia no meio do tapete. Just a thought!!!

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

...Método EI - Fertilização diária

- 9ml de micros (trópica nutrition)

- 24 ml de solução macro

 

Solução macro - dissolução de

1000ml de agua destilada

60g de KNO3

20g de KH2PO4 (aumentei a quantidade para erradicar as green spot)

20g de KCl

50g de MgSO4(7H2O)

 

TPAs semanais de 50-60% ...

Viva,

 

O áqua está lindíssimo, espectacular mesmo, muitos parabéns.

 

Fiquei com uma dúvida, são 50 gramas de sulfato de magnésio, certo? o que é o que destaquei a negrito?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O áqua está lindíssimo, espectacular mesmo, muitos parabéns.

 

Fiquei com uma dúvida, são 50 gramas de sulfato de magnésio, certo? o que é o que destaquei a negrito?

 

Abraço,

 

Viva, não sou o PTuga mas posso-te responder. Basicamente aquilo quer dizer que o sulfato de potássio está na forma hidratada. São todos assim. Há muitos assim. o pessoal é que por carolice não põe a fórmula toda.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Está muito bom e com um aspecto muito saudável. Penso que se de início tivesses aumentado altura do substrato na zona das rochas em relação à outras zonas talvez ganhasses alguma perspectiva. Agora já é um pouco tarde.

 

Em tom de sugestão, para substituir as Blyxa podes experimentar Echinodorus tenellus. Visualmente são parecidas, no entanto os runners estão fora do substrato o que facilita muito o seu controlo.

 

Penso que umas Hydrocotilde (as que têm a folha mais pequena) podem ficar muito bem aí também. Tanto junto às pedras como um pé perdido volta e meia no meio do tapete. Just a thought!!!

 

abraço,

 

GM

 

 

Eu tinha essa elevação....como se pode ver nas fotos iniciais do projecto. Foi uma das primeiras coisas que aprendi com ele. Se queres que tudo se mantenha no sitio nada de fauna ate o tapete agarrar o substrato no sitio. Os camarões, principalmente estes, deram-me cabo dos declives em três tempos. Agora aquilo que faço é falsificar esse desnível aquando das podas. Mais tesoura à frente, menos atrás. Qt à flora por agora é mm só para o tapete tapete fechar em todo o lado....dp quem sabe se o tempo permitir desmontar e criar algo diferente!

 

A.Ferreira, já está respondido. Utilizo o vulgo sulfato de magnésio.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Os apoios foram adquiridos separamente e são da acessórios para calha (BLAU). Tem a grande vantagem de serem bastante extensiveis relativamente à dimensão da calha. A loja em causa foi a FishPlanet.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabuloso este aquário!! Esse tapete está deveras fantástico!!

Como sugestão, iria dizer que apenas um pequeno apontamento de cor iria dar "alma" ao verde todo!

Continuação do excelente trabalho,

Cumprimentos, Hugo Fernandes

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Boas pessoal...um pequeno update natalício...

O aquário mantém-se, se bem que numa perspectiva de transição e de experiências, até eu ter oportunidade de o remontar e fazer algo novo. Como essa remontagem implica a mudança do "bicho" de casa, a coisa não está fácil e vai-se propalando nestas condições.

 

A novidade notória foi a introdução de Glossos. Um vaso e dois meses foi o que bastou para fechar rapidamente o espaço disponível. Gostei desta planta pq cresce muito rápido (o que neste aquário é coisa boa) e também pq na altura da tesoura é mais fácil que a parvula. A parvula dp de cortada adere a tudo o que é superfície sendo chata de limpar. Tinha também um pézinho de Staurogyne que já virou uma moita considerável.

 

De resto tudo tranquilo.

 

As fotos n são de grande qualidade mas é o que se arranja

 

 

gallery_11684_2279_269064.jpg

gallery_11684_2279_216165.jpggallery_11684_2562_44673.jpg

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vou montar um Iwagumi e tenho aqui umas dúvidas:

 

 

Onde compraste o enxame de camarões amano?

 

O que achas de misturar no tapete acicularis e parvula?

 

Que plantas recomendas para pôr entre os calhaus, valerá a pena usar blixa? E nunca pensaste em ter riccia fluitans?

 

 

 

Cumprimentos e feliz Natal

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco, isso está com muito mau aspecto, andaste entretido a comprar prendas e a fazer doces e desleixaste o "relvado com 3 calhaus".

Parece-me que já passaste à fase das experiências e que esta montagem tens os dias contados, ou não?

Por favor não faças mais um "aquário com troncos, fetos de java e anubias que não dê muito trabalho", tu tens material e know-how para voos mais altos, vai comprar mais uns calhaus e gasta um pouco mais de substrato para criar uns desníveis porreiros e avança para um aquascaping que nos encha de orgulho :Smile-PT: .

 

Pronto, desculpa o desabafo (acho que é o resultado de ter comido demais, deu-me azia), e um Feliz Natal para todos.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco, isso está com muito mau aspecto, andaste entretido a comprar prendas e a fazer doces e desleixaste o "relvado com 3 calhaus".

Parece-me que já passaste à fase das experiências e que esta montagem tens os dias contados, ou não?

Por favor não faças mais um "aquário com troncos, fetos de java e anubias que não dê muito trabalho", tu tens material e know-how para voos mais altos, vai comprar mais uns calhaus e gasta um pouco mais de substrato para criar uns desníveis porreiros e avança para um aquascaping que nos encha de orgulho :Smile-PT: .

 

Pronto, desculpa o desabafo (acho que é o resultado de ter comido demais, deu-me azia), e um Feliz Natal para todos.

Abraços

 

Tenho de te dar alguma razão. Como disse o aquário está num limbo, o objectivo é mesmo remontar mas implica comprar estrutura nova para o suportar (mandar fazer uma estrutura em aço) e deslocar fisicamente o aquário 200km do sítio onde ele está actualmente.

O layout "perdeu-se" mas em compensação tenho csg manter diversas espécies de tapete muito saudáveis e com crescimentos brutais. um vaso de glosso fechou um espaço de 45x40cm em dois meses. Amanha se der, ponho uma foto em que se vê isso com mais pormenor.

Qt à nova montagem vai ser outro iwagumi, só com rocha nacional (recuso-me a comprar pedras), sem troncos, high-tech...vamos ver o que trás 2012.

 

barrel_stuf - amanos na avipeixe em Carcavelos...fui comprando até ter muitos. Misturar Parvula com Aciculares não vejo grande problema...tens crescimentos semelhantes com a diferença que a segunda vai crescer sp mais em altura. A blixa é sp uma opção válida, se bem que se não tiveres muita mão nela ela tem tendência a crescer meio descontroladamente. A ricia como o próprio nome indica é uma planta flutuante que nós adaptamos e tem de estar presa a algo. Logo algo mais difícil de manusear. A Staurogyne parece uma boa opção, estou a gostar da experiência e nem se quer me dei ao trabalho de a podar...quando é podada começa a criar um efeito em escada espectacular

 

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente as últimas do aquário...com um pouco mais de resolução..

 

gallery_11684_2664_459583.jpggallery_11684_2664_444495.jpggallery_11684_2664_772951.jpggallery_11684_2664_1120818.jpggallery_11684_2664_518906.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas fertilização diária e manutenção semanal com TPA de 50%, sem grandes preocupações .

... a luz não é muita (apenas uso 160W) o tapete recessentiu-se da pouca luz e regrediu nesse local. Daí para cá tem lentamente ganho força e conto daqui a dois, três meses conto que esteja como se nada fosse.

 

O layout "perdeu-se" mas em compensação tenho csg manter diversas espécies de tapete muito saudáveis e com crescimentos brutais. um vaso de glosso fechou um espaço de 45x40cm em dois meses

 

Acho que já conseguiste demonstrar que o mito do 1w por litro não passa disso mesmo, para quem anda mais distraído relembro que o aquário tem 330L brutos e 55cms de altura!

 

 

 

Fui "às compras" de calhaus. Peguei em mim e fui passear e arranjei em pouco tempo uns quanto que a meu ver servem prefeitamente.

 

Qt à nova montagem vai ser outro iwagumi, só com rocha nacional (recuso-me a comprar pedras), sem troncos, high-tech...vamos ver o que trás 2012.

 

Pois eu também partilho da tua opinião em relação às pedras, alias as pedras usadas no aquaxisto vieram da barragem de castelo de bode, quando disse-te para comprar mais pedras estava a ser irónico. Ficamos então à espera de novidades da tua parte e enquanto não as tiveres não deixes de por cá aparecer e ajudar quem precisa, pessoal com a tua experiência fazem falta a este forum.

Comigo podes contar para o que for preciso, tipo albergar uns amanos ou um bocadinho de glosso, etc, etc :naughty: .

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

snapback.pngPtuga, on 28 December 2010 - 11:34 AM, said:

 

Apenas fertilização diária e manutenção semanal com TPA de 50%, sem grandes preocupações .

... a luz não é muita (apenas uso 160W) o tapete recessentiu-se da pouca luz e regrediu nesse local. Daí para cá tem lentamente ganho força e conto daqui a dois, três meses conto que esteja como se nada fosse.

 

snapback.pngPtuga, on 25 December 2011 - 01:05 AM, said:

 

O layout "perdeu-se" mas em compensação tenho csg manter diversas espécies de tapete muito saudáveis e com crescimentos brutais. um vaso de glosso fechou um espaço de 45x40cm em dois meses

 

Acho que já conseguiste demonstrar que o mito do 1w por litro não passa disso mesmo, para quem anda mais distraído relembro que o aquário tem 330L brutos e 55cms de altura!

 

Isso é um aspecto interessante...ainda bem que foste buscar essas quotes com um ano de diferença. Eu durante este ano fui "afinando" a iluminação...experimentações :) Na altura tinha apenas 2*80w 8h/dia e durante o ano fui aumentando a intensidade gradualmente até chegar a 3h 2*80w + 5h 4*80w e o resultado foi um crescimento muito mas muito acelerado da flora mas também mais algas e mais manutenção.

Voltei atrás e acabei por chegar à conclusão que 2*80w 6h/dia com um pico de 4*80w de 2h/dia é o ideal no aspecto crescimentos versus algas.

 

Apenas mais uma coisinha o aquário é "auto-sustentável" de domingo à noite até 6a à noite. Apenas tenho quem alimente os peixes e fertilize. Eu só vejo o aquário ao fds.

 

 

Quando houver novas n me esqueço de postar e qd desmontar aviso para oferecer ao pessoal o relvado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu ia disser que faltava um fundo preto.. Outra coisa que funcionava melhor aqui era se tivesses feito uma peça central maior com mais impacto visual

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas pessoal…

Tinha dito que era para acabar….Mas menti. Não dá para tudo e existem outras prioridades e só quero avançar para algo novo quando tiver certas coisas assentes. Conto que seja este ano ainda…mas até ver vou mantendo o que tenho.

Assim sendo… lá contínuo nas minhas experiencias.

- Tenho experimentado um pouco de landscape por forma a suprir um pouco a limitação do hardscape e estou a gostar do resultado. A parvula é extremamente plástica neste aspeto permitindo “brincar” com os declives.

 

- A glosso tem sido um tourada, o que me tem feito aprender umas coisas. A fundamental, é que não é uma planta que permita o “deixa andar” que para a semana podo (é meio caminho para perder o tapete). Isso foi o que me aconteceu em parte, um pouco de preguiça da minha parte.

 

Tenho também o problema do musgo (são as algas do aquário), introduziram-se por debaixo da glosso e aliado à falta de corte começaram a levantar parte do tapete. Resultado, tirei o tapete (ele saiu com um todo), retirei o musgo que tinha agarrado e voltei a coloca-lo no sitio (com umas grelhas por cima) para ver se ele volta a agarrar. Se isso vai acontecer n sei, logo se vê!

 

- Por detrás das rochas frontais, introduzi mais duas (uma de cada lado), coloquei um pouco de areão para elevar essa zona e com uns pés de Staurogyne fiz uma moita bem grande. Ela já fechou e agora mais um tempinho cresce um pouco mais em altura e penso que vai dar um efeito engraçado.

 

De resto…TPAs semanais, muito CO2, muita fertilização e apenas 160W 7h + 320W 1H de iluminação (parece-me a configuração ideal crescimento vs algas).

 

E é tudo

Abraços

 

gallery_11684_2664_154418.jpg

gallery_11684_2664_287365.jpg

 

gallery_11684_2664_42843.jpg

 

gallery_11684_2664_111630.jpg

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brutal ptuga ::D: muito bom mesmo. vai actualizando :)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando houver novas n me esqueço de postar e qd desmontar aviso para oferecer ao pessoal o relvado. :naughty::baned::yahoo:

 

Boas pessoal…

Tinha dito que era para acabar….Mas menti. :tapfoot::yb668:

Em relação à glosso, há uns tempos disseste isto no tópico do aquaxisto:

A glosso é plantar e deixar andar...agarra bem melhor que a cuba (nunca experimentei, mas pelo que tenho lido por aqui).

Um vaso em 40 dias fechou-me um espaço de sensivelmente 40x40 cm. Esse vaso dividi-o em 6/7 porções e foi esperar, nem me dei ao trabalho de separar os runners individualmente.

Com boas condições cresce muito depressa. Se vires que começa a crescer para cima é sinal que tem pouca luz.

Cresce em camadas uma vez o tapete fechado, por isso é preciso andar com a tesoura "sempre alerta" e sem medos

 

 

- A glosso tem sido um tourada, o que me tem feito aprender umas coisas. A fundamental, é que não é uma planta que permita o “deixa andar” que para a semana podo (é meio caminho para perder o tapete). Isso foi o que me aconteceu em parte, um pouco de preguiça da minha parte.

 

Tenho também o problema do musgo (são as algas do aquário), introduziram-se por debaixo da glosso e aliado à falta de corte começaram a levantar parte do tapete. Resultado, tirei o tapete (ele saiu com um todo), retirei o musgo que tinha agarrado e voltei a coloca-lo no sitio (com umas grelhas por cima) para ver se ele volta a agarrar. Se isso vai acontecer n sei, logo se vê!

Pois a mim aconteceu-me o mesmo, depois de um falhanço na cuba, novo revés na glosso :thumbdown2: .

 

 

Fico muito contente que tenhas mantido este aquário, agora a ver se dás mais atenção a isso e vai postando.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a mim aconteceu-me o mesmo, depois de um falhanço na cuba, novo revés na glosso :thumbdown2: .

 

 

O problema aqui não foi ela não ter pegado, já que foi plantada em cima de areão (mais pesado), foi mesmo um pouco de desleixo na poda, coisa que não pode haver com esta planta!

Como já tinha referido noutro tópico o problema é mesmo os substratos serem muito leves e a fauna não ajudar em nada! Tlv no teu caso a solução passa por plantares quantidades maiores em vez de pé a pé! Para teres uma noção eu com um vaso inicial apenas fiz 6 conjuntos de plantação. O crescimento acaba por ser um pouco mais lento mas o facto de teres porções maiores facilia o enraizamento e diminui o levantar inicial!

 

Obrigado a todos pelos comentários

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas amigo, tenho andado desaparecido, o aquario tem estado bem porreiro e se te disser o que ja nada la dentro ficas maluco, ehehehe aprendi muito com este aqua, estou a pensar em montar um novo mas ser eu a fazer tudo, aqua e movel que achas? estava a pensar em 60 de lagura por 60 de altura que achas? podias era dar uma opinião para o comprimento, obrigado pela ajuda que me deste com este subtracto é espetacular, nao tenho precisado de fertelizaçao nem de co2.

 

Mas agora falando do teu aqua, esta espectacular mesmo fixe, continua com as tuas experiências que cada vez esta melhor.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Swetty.

Este aquário está apenas em manutenção presentemente e vai ser desmontado dentro de dois meses. Só não é antes pq o pessoal que me vai vazer o novo vai entrar de ferias e dp só no fim de agosto.

O novo vai ter medidas diferentes nada habituais em principio C110XA40XP52, ou seja muito desproporcional, tentando maximizar a landscape e profundidade em detrimento da altura. A intenção inicial era mesmo passar para os salgados, mas feitas bem as contas, o custo necessário em material que desse garantias de qualidade era demasiado avultado para o momento. Sendo assim mantenho-me nos plantados embora o aquario vá levar furação já a pensar no futuro.

Só n sei é se vai a tempo do concurso ;)

 

Qt a fazer um, tens dois pontos a ter em consideração.

Um é fazer o aquário em si. É facil, basicamente é só colar vidros com silicone e a coisa tá feita, tendo atenção à espessura do vidro e travamentos. Não tem grandes segredos, só cuidado e atenção à colagem.

Dois, o móvel. Se tiveres jeito para bricolagem, força. Se fores com eu esqueçe, vai ficar um m***a. :)

Em todo o caso com os preços que vejo por ai só vale apenas mesmo teres o trabalho, caso queiras ter a experiencia, pq a nível de gastos vai andar ela por ela.

 

Quantos às dimensões, pessoalmente deixei de gostar de aquários altos, tanto estéticamente como ao nível de manutenções, como ainda nas questões relativas à luz necessária caso o objetivo seja um plantado com tapete.

Quanto ao comprimento depende do que desejas por lá dentro, mas com essa profundidade e altura está mesmo a pedir uma banheira. Tem apenas em consideração que o comprimento deve sempre estar consoante com as dimensões das lampadas caso optes por T5

100cm-110cm para as de 39w

120cm-130cm para as de 54w

150cm 160cm para as de 80w

Com essa mediias eu optaria por 150cm

 

Alguma coisa avisa.

 

Foto final de fim de tópico para um dias destes...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que falta qualquer coisa ao aqua está pouco elaborado, está muito básico.....se me entendes.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.