Será esta luz apropriada?


Recommended Posts

boas,

 

sou novo na aquorofilia.

 

tenho um aquario de 70 lt, mas ainda n tenho iluminação.

o aqurio so tem dois peixes e está plantado, mas as plantas estao a morrer.

 

como me disseram que deve ser por falta de luz, e como o meu orçamento n me permite grandes luxos, encoteri isto por ai e gostava de saber a vossa opinião sobre se é apropriada ou não

 

é um "candeeiro" com 10 led's azuis claro\brancos com muita potencia

 

 

aqui ficam as fotos

 

Fotografia01-02-2010-2231.jpg

 

Fotografia01-02-2010-22312.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois plantas sem luz; só se forem de plástico... Para a próxima é melhor pensares duas vezes antes de cometeres o mesmo erro. Essa luz até pode dar para manter as plantas em estado de sobrevivencia. Mas primeiro, é preciso saber que tipo de flora tens no aqua? Que tipo de substrato?

Essa luz, e segundo me parece tem uma luz azulada; isso indica que os kelvins estarão abaixo de 6500. Ou seja é uma luz fria e não uma luz muito aproximada da simulação da luz solar. Eu comprei uns candeeiros de secretária nos chineses e pus-lhes umas lampadas de 15w de baixo consumo; coloquei-os num aqua maternidade/hospital e consigo manter anúbias e musgo de java em boas condições. Se tiveres este tipo de fauna no aqua, aconselho-te a comprares algo parecido, e em princípio terás resultados melhores do que com essa lampada que tens na imagem.

Ah, e não te esqueças; plantas sem luz equivale a tu tentares viver sem beber líquidos... Imagina o que seria...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o amigo acima elas precisam de luz, tenho um aqua aqui com 85lt brutos e tinha nele apenas musgo de java, mantinha o aquario com 28watts e o musgo se saia bem, porém se sua flora for mais exigente recomendo algo em torno dos 70W... Hoje esse meu aqua de 85lts está com 85Watts e tenho mais algumas plantinhas nele ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois plantas sem luz; só se forem de plástico... Para a próxima é melhor pensares duas vezes antes de cometeres o mesmo erro. Essa luz até pode dar para manter as plantas em estado de sobrevivencia. Mas primeiro, é preciso saber que tipo de flora tens no aqua? Que tipo de substrato?

Essa luz, e segundo me parece tem uma luz azulada; isso indica que os kelvins estarão abaixo de 6500. Ou seja é uma luz fria e não uma luz muito aproximada da simulação da luz solar. Eu comprei uns candeeiros de secretária nos chineses e pus-lhes umas lampadas de 15w de baixo consumo; coloquei-os num aqua maternidade/hospital e consigo manter anúbias e musgo de java em boas condições. Se tiveres este tipo de fauna no aqua, aconselho-te a comprares algo parecido, e em princípio terás resultados melhores do que com essa lampada que tens na imagem.

Ah, e não te esqueças; plantas sem luz equivale a tu tentares viver sem beber líquidos... Imagina o que seria...

Cumps.

 

boas,

 

obrigado pela rapida resposta.

 

como sou principiante não fço ideia da flora que tenho no aquario:(

o substracto é penas gravilha arredondada

 

mas a minha duvida é:

 

se comrpar candeeiros no chines que cor de luz e que deve ter:

branca ou amarelada???

 

 

vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, no mínimo uma lâmpada de aquário T8 de 15 watts com 10000 Kelvin esta na ordem dos 20-21 aerios....

 

 

EDIT: já dá para manter algumas plantas.... agora uma coisa quais as dimensões ou litragem do aquário??

 

 

sub-escrevo o que o denny afirmou.

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, no mínimo uma lâmpada de aquário T8 de 15 watts com 10000 Kelvin esta na ordem dos 20-21 aerios....

 

 

EDIT: já dá para manter algumas plantas.... agora uma coisa quais as dimensões ou litragem do aquário??

 

 

sub-escrevo o que o denny afirmou.

 

 

o aquario tem cerca de 63 litros e 60*35*30 sen do 30 a altura

 

 

o meu problema é o orçamento.

essa lampada t8 com 1000 kelvin é especial para aquarios ou arranjo numa loja em que haja lampadas????

é que na minha zona dá-me ideia que as lojas de aquaorofilia são muito careiras!!!

 

já agora : alguem sabe onde posso arranjar madeira( um mini-tronco) que de para por num aquario???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não podes usar leds, lampadas de halogenio e lampadas incandescentes em aquario. leds usa-se para veres o aquario à noite, quando está escuro e não ves nada. nao dá de forma alguma para manter qualquer tipo de planta.

 

para as plantas, se és estilo macgyver, precisas de usar lampadas fluorescentes (as vulgares lampadas economicas) ou tubos fluorescentes. depois há aqueles tubos fluorescentes que compras nas lojas de aquariofilia mais apropriados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não podes usar leds, lampadas de halogenio e lampadas incandescentes em aquario...

 

 

Poder até pode, mas num plantado não são sem duvida as melhores opções, pelo menos as incandescentes e as de halogéneo.

Já os Leds é outra história, já tens neste momento bastantes opções com leds para plantados, mas os preços... bang

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

moços, calma; que eu entenda, isto é um aqua de principiante, e não um plantado com exigências de muita luz. NÃO precisa de 1 W/litro, e já agora, "luz fria" e muito branca quer dizer que tem uma temperatura de cor razoável, sempre para cima de 5000K (que é a luz do meio dia nos trópicos), o que é perfeitamente aceitável; 10000K para um aqua de 30 cm de altura é total e absolutamente desnecessário. E leds são para moonlight sim senhor, mas neste momento há muita gente, inclusive com aquários densamente plantados, a usar leds de alto brilho como fonte de luz principal.

 

Tanto quanto eu entenda, podes tentar usar essa lâmpada que já tens, mas tens que tomar atenção às plantas que compras; há plantas que vão morrer rapidamente com luz fraca; e há plantas que se vão dar lindamente. Por ex. anúbias, fetos de java, musgo de java. E com isso consegues um aqua bonito!

 

Aconselho-te a fazer o teu TPC e estudares bem por ex o site da tropica http://www.tropica.com/default.asp onde podes ir ver as plantas uma por uma e ver as necessidades de luz. Tudo o que for "low" ou "medium low", podes usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres gastar dinheiro, penso que podes utilizar uma lapada económica compacta(todos temos em casa), eu utilizo no meu aquário de 17L e tem funcionado perfeitamente, a coluna de agua é de 5cm, e a plantas crescem a olhos vistos, também é verdade que tenho o co2 a funcionar.

 

Eu penso que tendo umas 2 ou 3 lâmpadas dessas(15w) mais o co2 resolveriam o teu problema, isto para um aquário mais simples, comigo tem funcionado, mas eu sou novato por aqui, tenho tendência a cometer alguns erros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas.

 

 

apenas não percebi uma coisa :/ é melhor os LEDS ou uma de halogeneno??????

 

 

 

vasco

 

oi, tenho varios aquarios e num deles, de 50l tenho ricia no fundo a crescer de dia para dia com 3 lampadas compactas as vulgares economicas de 20w 6700K do chines, sem co2 nem qualquer fertelizaçao. já tive echinodorus (crescia uma folha nova todos os dias), anubias fetos valisnerias, apenas com 20W 6400k Chines tambem.

 

podes fazer um plantado já com alguma qualidade, agora não podes escolher uma economica qualquer procura as que tenham indicação de K e escolhe uma de 6700k ou se não tiverem de 6400k foram as unicas que lá vi. custam á volta de 3.50€ cada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu moras num lado ele mora noutro nf98977a, há que ter em atenção todas as circunstâncias, cada loja terá o seu preço etc etc

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o meu aquario (nano) na mesa do computador e a lampada compacta(económica) que tenho funciona perfeitamente e nao gastei dinheiro nenhum, as plantas crescem perfeitamente, as vezes também é preciso analisar o tipo de flora que temos se precisam de iluminação mais avançada ou não.

 

As do xinas são mais caras porque tens que pagar os portes cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.