Qual a esperança média de vida dos peixes mais comuns??


al_finete

Recommended Posts

Boas!

 

Já há algum tempo andava a pensar se seria disparatado colocar esta pergunta no forum. E a resposta é: claro que sim!! Mas não me interessa nada...

 

A questão é tentar saber qual a esperança média de vida de alguns peixes... Sim, porque às vezes até pode morrer um peixe no nosso aquário e nem ser de bactérias, nem de assassínio, nem fungos, nem ph, nem nada disso... Pode simplesmente ser de velhice, não? Claro que nem todos... Mas às vezes interessa saber quanto tempo podemos esperar que um peixe dure... 6 meses, 1 ano, 3 anos? Alguém sabe? Podemos começar pelos peixes mais comuns. Exemplo:

 

Neons

Guppys

Caudas de Espada

Bótias Palhaço

Corydoras

Escalares

Discos

Bettas

Plecos

Zebras

Mollys

 

E outros que se lembrem...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha, nao te posso dizer quanto durao, mas desses os que durao mais sao os discos, escalares, bettas,plecos.

 

os neons,platys,guppies,cauda de espada,mollis zebras... devem durao á volta de 1/2 anos

 

mas como nao sabemos quanto tempo teem os peixes quando veem da loja...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sabemos qual a sua idade quando saem da loja, mas quando se reproduzem, podemos saber... é mais isso que quero dizer... ou então alguma indicação vinda de algum site ou livro...

 

Ouvi dizer que os Guppys vivem cerca de 9 meses... achei pouco...

 

Cumprimentos.

 

RJL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um guppie 9 meses?nao sei... mas acho pouquissimo tambem.

uma vez tava na loja dos animais e disse qualquer coisa, que o meu peixe de agua fria tinha + de 2 anos no meu aqua(esse ja morreu, o aqua recente tenho, nem á 1 ano) entao ela disse:"á, mas a maioria dos peixes de agua quente (os mais conhecidos, guppies, platys...) nao chegavam a 2 anos, agora nao sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a média de vida de um guppie são 2 anos se não estou em erro.

 

O problema é que a esperança máxima de vida é encurtada logo na infancia se não forem devidamente alimentados.

Depois coisas como stress, doenças,etc encurtam a esperança de vida ainda mais.

 

Para todos os peixes os valores que vemos por aí são para peixes devidamente alimentados desde alevins, que nunca sofreram grandes stress e que são de um modo geral bem tratados.

 

Um peixe importado por exemplo tem uma esperança de vida mais reduzida pois já sofreu o trauma de ser capturado no seu meio ambiente, enfiado num recipiente com mais milhares de outros peixes, embalado para transporte, quarentenado nas instalações do importador novamente em conjunto com outros milhares de peixes, novamente embalado e transportado para a loja e por fim colocado num aqua pequeno até ser de novo capturado para as suas instalações finais.

É muito duro e não me admira por isso que um guppie veja o seu tempo de vida reduzido de perto de 2 anos para uns miseros 9 meses.

 

Como é com os guppies é com todos os outros peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...