TPAs em aquario de Reds


Julius

Recommended Posts

Boas caros colegas.

Amigos dei comigo com uma dúvida acerca da manutenção de aquários com camarões.

Iniciei me recentemente com invertebrados e neste momento interrogo-me se a nivel de TPAs, as normas são as mesmas pelas quais nos regemos com os nossos amigos peixes...

Semanalmente entre 20 a 25% do total de água?

Estamos a falar de um pequeno Nano de 20 litros com motor, lâmpadas e aquecedor.

Outra duvida, pelo que li e andei a rever, muitos dos utilizadores dizem que não se deve usar anti-cloros para estes invertebrados.

Que me podem dizer sobre estes dois assuntos?

 

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou grande expert, mas possuo um aqua com reds à cerca de um ano e eles reproduzem-se que nem coelhos!

 

Nunca usei qualquer tipo de anti-cloro, e pelo que entendi todos os camarões são muito sensíveis a produtos químicos. Daí não ser muito aconselhavel a utilização de fertilizações em aquário de camarões. Há quem as faça, mas já têm muitos anos a virar frangos, se é que me entendes :D.

 

As TPA's faço-as com agua da rede com um dia de descanso num garrafão de 5L. Nunca me preocupei com a temperatura da mesma e até agora não tive problema com a mesma.

 

Mais uma vez refiro que não sou grande expert, mas mantenho há muito tempo reds com algum sucesso!!

 

Espero ter sido prestável

 

JoaoDomingos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os red cherrys aguentam muita coisa, como tal, a maioria dos camarões vai aguentar as asneiras que fizermos.

 

Agora que podemos evitar muita coisa isso podemos.

 

Não percebi se tens filtro.... se não tens as TPA's são obrigatórias semanalmente 10%.

 

Se tens filtros podes aumentar o tempo de TPA's, tudo depende do aquário em questão, fertilizantes, habitantes além de red cherrys....

 

Ainda não consegui perceber se o 'anti-cloro' faz mais mal que o cloro.... enfim... pode ser que um dia perceba.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corrijam-me se estiver errado, mas supostamente o cloro faz mal às bactérias existentes nos nossos filtros (claro que em grandes quantidades aos peixes também), visto que é mesmo para isso que ele se encontra na agua da rede. Assim, o cloro serve para eliminar as bactérias que podem vir a proliferar no meio aquático.

 

Agora o anti cloro já é outra coisa. Não sei que composto químico é usado como anti cloro, mas camarões e peixes sem escamas, são muito sensíveis a agentes químicos na aqua. Ao se introduzir o anti cloro, aumenta-se o numero de químicos na água, podendo assim ser prejudicial aos reds/peixes.

 

Agora, as TPA's que fazemos, nunca permitem o cloro atingir concentrações suficientes para serem prejudiciais às bactérias. Claro está se estamos a falar nas típicas TPA's de 20-25% do volume do aqua. Com isto estamos a reduzir a concentração de cloro presente na agua da rede a 1/4-1/5, respectivamente. Como a agua da rede possui as concentrações mínimas, de cloro, para controlarem o nível de bactérias, ao se reduzir tanto as concentrações, este não se torna prejudicial!

 

Confirmem/desmintam a minha teoria.

JoaoDomingos

Editado por JoaoDomingos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cloro seja em que concentração for faz mal, seja a peixes seja a invertebrados certo?

 

O descanso da água (água em repouso para TPA's) poderá fazer evaporar o cloro mas não faz evaporar outras substâncias que existam na água e é aqui que eu acho que entra o 'anti-cloro'.

 

Repara que coloquei entre ' ' isto pq acho que não deva ser utilizado somente um anti-cloro mas um produto que elimine mais do que o cloro, como cloramina, metais pesados etc etc.

 

Agora entre deixar entrar na água do aquário elementos químicos que só sirvam para tratar água canalizada tendo concentrações que não façam mal à espécie humana, mas não sendo bem assim à fauna aquática, ou entrar um produto feito propositadamente para a aquariofilia, para tratamento de águas, qual será o preferível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não sei porquê mas inclino me para acreditar no que o Hugo diz em relação aos invertebrados (camarões)...sei lá engracei com ele...

 

e por ja ter assistido a várias discussoes sobre o tema...bem lá vou eu mandar minha opinião que me parece não conclusiva mas sensata...

 

no que toca a usar anti cloro assim como produtos para fertilização etc...

 

eu já usei algumas vezes e não notei nada de anormal...

 

mas como disse que ia ser sensato...bem, se não se chega a nenhuma conclusão conclusiva bang porque não usar metade da dose indicada?

 

se se fazia o mal, ou não, pela metade...

 

e que fique claro, que isto enquanto não encontrarmos um consenso comum...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem, vou meter a minha colherada.

E que tal, em vez de se preocuparem com essas questões químicas, não considerassem outra solução ?

Vamos lá ver, a maioria do pessoal, tem camarões em pequenos aquários com volumes até aos 50 litros. E, na maioria das vezes, trata-se de Red Cherrys ou equivalentes, Red Crystal's ou camarões que vivem bem em Ph's neutros ou mesmo ligeiramente ácidos. Se insistem em fazer trocas parciais semanais de 10% - coisa que eu desde já abomino - isso traduz-se em trocar, no máximo, 5 litros de água por semana. Ora, um garrafão de água da marca dos hipermercados, custará, vá lá, 35 a 40 cêntimos, não é ? E melhor, temos diversas ofertas, decorrente das diferentes marcas, em Ph, Carbonatos, e outras coisas que tais.

Mesmo que tenham os camarões em aquários comunitários maiores, ou mesmo em dedicados com mais volume, a coisa é quê ? mais um ou dois garrafões ? Isto sou eu a falar com os nervos.

Agora a minha experiência.

É verdade que também não sou nenhum expert na lavoura, mas já mantenho camarões há uns bons anitos.

Neste momento tenho 3 aquários de 50 litros com Red Crystal nos diferentes grades (A,B e C). Cada grade em seu aquário. Um aquário de 50 litros com Black Crystal Grade B. Nestes aquários tenho os bichos a reproduzir que nem ratos, com excepção dos grade A, que são coisa recente e ainda não deu bem para lhes tirar o pulso do impulso reprodutor.

Nestes casos, as TPA's que faço são mais ou menos mensais. No passado já aqui meti um post a explicar isso, não me vou repetir, mas basicamente a razão prende-se com um excelente sistema de filtragem e o facto da experiência me ensinar que quanto menos altero a água, melhor é para a sistematização da sua biologia e, por conseguinte, a manutenção de uma microflora e microfauna essencial para o equilibrio e mesmo alimentação dos bichinhos. Costumo alimentá-los de 3 em 3 ou mesmo de 4 em 4 dias. Nas TPA's, uso água que vou propositadamente buscar à fonte e que tem Ph de 5 a 5,5 e durezas 0. (Não percebo onde vão buscar minerais para a "casca" ... mas como está tudo bem ... ). Como também andava a reproduzir uma data de peixes (Apistos Trifasciata, Dicrosso Filamentosos, Coridoras Panda, Habrosus e Pigmeus, etc) essa água era o denominador comum em todos os aquários.

Também tenho num comunitário uma data de Red Cherrys (queria ver-me livre deles) e Red Crystal grade C a conviver pacificamente com Apistiogramas Trifasciata.

Para além disso, tenho dois aquários a maturarem para sulawesi's, um de 50 litros e outro de 60. Nestes casos, uso uma mistura da água da fonte com água da torneira que sai com Ph = 8. E neste caso uso condicionador da água. Não sei se faço bem se faço mal exactamente por causa da razões que vocês deram. Também não queria muito usar os químicos que sobem Ph e dureza para o caso de usar só água da fonte. Lá está, era meter químicos na água. Só me falta experimentar usar essa água da fonte, num alguidar ou numa bacia, misturada com calhaus de calcário e conchas do mar e deixar aquilo a marinar uns dias.

 

Cumprimentos,

Rui

Editado por ruibmw
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro que uma solução pode passar por água engarrafada, mas aquários grandes não se torna viável, assim como quem tem muitos aquários pequenos tb não se torna muito viável, nem falo pelo preço mas por ser necessário alguma quantidade de garrafões e guarda-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os red cherrys aguentam muita coisa, como tal, a maioria dos camarões vai aguentar as asneiras que fizermos.

 

Agora que podemos evitar muita coisa isso podemos.

 

Não percebi se tens filtro.... se não tens as TPA's são obrigatórias semanalmente 10%.

 

Se tens filtros podes aumentar o tempo de TPA's, tudo depende do aquário em questão, fertilizantes, habitantes além de red cherrys....

 

Ainda não consegui perceber se o 'anti-cloro' faz mais mal que o cloro.... enfim... pode ser que um dia perceba.

 

 

Sim tenho filtro e aquecimento, o aquario deve rondar os 25 litros e tem ao todo uns 20 camarões.

O problema é que com aquários de peixes já conto com 14 anos de experiencial mas com camarões conto apenas com 1 mês :snipersmile:

Mas pronto já deu para ver que tal como eu pensava uma a duas vezes por mês quantidades pequenas irão ser suficientes.

 

É interessante ver que entretanto surgiram mais dúvidas, duvidas essas que tal como alguns dos membros tb eu nunca consegui entender muito bem.

É como nós seres humanos quando estamos doentes, tomamos um medicamento para "x" que vai acabar por fazer mal a "y".

Infelizmente eles não falam para nos dizer o que é melhor para eles.

Grande abraço a todos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais