Discus doentes???


enfcoentrao

Recommended Posts

Boas

Podem estar assim apenas por estarem stressados mas para melhor definir qual o problema terás que nos fazer uma descrição mais detalhada onde respondas ao seguinte:

- Quais os paremetros da agua

- Houve introdução de novos habitantes no aquario

- Têm fezes brancas

- Estão a comer

- Têm os operaculos fechados

-Têm sobre a pele uma especie de veludo

-Têm a respiração acelerada

 

Cump

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parametros num posto seguinte digo. agora nao tenho a possibilidade de avaliar.

 

Mas uma das coisas me chamou a atençao no que disse.

Um deles parece-me ter uma especie de veludo no seu corpo.

Nota-se uma mancha em certas posiçoes??? Dependente da incidencia da luz..

O que significa???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 problemas:

- Nao tenho outro aquario para o colocar!

- Qual o medicamento próprio???

 

Obrigado

 

 

boas

 

 

qualquer um destes dois

 

odinopur

ou

odinol

 

isso tem que ser tratado á base de cobre que é o produto activo destes medicamentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dava banhos num balde aparte a esse disco..não ha muito mais por onde te virares....faz uma tpa pa um balde que não contenha restos de detergente e dá um banho ao discu com esse medicamento.nem que metas um termostato dentro do balde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece ser um disco pequeno, arranjas um tupperware quadrado, que leve uns 15-20 litros, pões um aquecedor e uma bomba de ar, depois fazes o tratamento como foi descrito em cima.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMHO não é veludo, é libertação de muco... tem parasitas externos.

 

Começava com Esha2000... de qualquer maneira o Odinol é inofensivo para Corydoras e Camarões. Bom pelo menos para as minhas Corys e Reds, que devem ser especiais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se optares pelo que te prescrevem.

Mede o KH antes de medicares e segue as instruções dos fabricantes.

 

Seria bom medires o Nitrito, nitrato e amónia antes de partires para uma qualquer doença, ás vezes medicar é um erro e com Cu são 2...

 

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMHO não é veludo, é libertação de muco... tem parasitas externos.

 

Começava com Esha2000... de qualquer maneira o Odinol é inofensivo para Corydoras e Camarões. Bom pelo menos para as minhas Corys e Reds, que devem ser especiais.

 

 

boas

 

oh Pato IMHO :P:rolleyes:

 

 

lê aqui

 

http://www.sera.de/index.php?id=355&L=5

 

 

 

chamas a isto libertação de muco??

DSC01182.jpg

 

 

 

 

Não cheguei a saber o que teve. Quando o comprei estava lindo e depois de o colocar no meu aquário antigo reparei que o comportamento dele não estava normal. Mantinha uma (relativa) boa aparência mas o comportamento era de quem estava chocar alguma. Fiz Esha 2000 e sal, deixou de comer e ficou naquele estado. Depois fiz uma TPA valente e coloquei Odinol, intercalado com TPAs e lá recuperou.

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o link da Sera que postaste diz assim:

 

Devido ao seu teor de cobre, não deve ser utilizado em aquários marinhos com invertebrados.

 

Não estamos a falar de aquários marinhos pois não? :)

 

O veludo é contagioso, no meu caso só 1 Discus de 4 (entre bastantes corydoras, Ancistrus, Kuli, etc) é que ficou assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a mesma teoria aplica-se aos aquas de agua doce.

Nunca utilizar cobre com invertebrados.

Eu tinha 2 caridinas japonicas. Mas em prol do disco e como nao tinha aqua hospital nem aqueceder nem bomba para mprovisar com tuperware, fiz tratamento no aqua principal e em poucas horas e baixas - os 2 camaroes-. As corydoras e os ottos por enquanto sem sinal de fraqueza.

 

Hoje TPA e ajustar o cobre por mais 2 dias...

A ver vamos como corre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a mesma teoria aplica-se aos aquas de agua doce.

Nunca utilizar cobre com invertebrados.

Eu tinha 2 caridinas japonicas. Mas em prol do disco e como nao tinha aqua hospital nem aqueceder nem bomba para mprovisar com tuperware, fiz tratamento no aqua principal e em poucas horas e baixas - os 2 camaroes-. As corydoras e os ottos por enquanto sem sinal de fraqueza.

 

Hoje TPA e ajustar o cobre por mais 2 dias...

A ver vamos como corre.

 

Antes de tudo, boa sorte com os Discus!

 

Sobre o cobre (e até mesmo o sal e fluvermal) e os invertebrados, as Corys e afins e plantas, eu quando os utilizei a primeira vez fui alertado para isso, mas optei por seguir com os tratamentos pela mesma razão que tu. Estava disposto a assumir algumas baixas em prol dos Discus.

 

A única coisa que morreu no meu aquário com a utilização de sal/fluvermal/odinol foram uns caracois. Toda a restante fauna nunca se incomodou minimamente, o que noto é que as plantas ressentem-se um pouco mas nada de preocupante.

 

Posto isto e dado que não duvido que noutros aquários hajam baixas, e tendo em conta que os meus bichos não são mutantes ou têm super poderes, deverá haver algo mais que condicione as baixas. Terá de haver forçosamente algum parametro na água que concomitantemente com o sal/fluvermal/odinol provoque as ditas baixas.

 

Também penso que como eu, quem utiliza estes "medicamentos" segue à risca a bula e retira todas as matérias filtrantes (resinas, esponjas brancas) do filtro antes da utilização.

 

E também penso que ninguém vai atribuir ao medicamento a culpa de uma baixa em invertebrados quando sobe a temperatura até aos 33º/34º para "ajudar" a medicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais