Iniciado, Ajuda.


AntTonix

Recommended Posts

Boas,

 

Há pouco tempo descobri este hobby interessante, pelo qual fiquei logo apaixonado :eusathink:.

 

Gostaria de me iniciar nesta actividade mas como ainda sou um bocado novo... Tenho 15 anos não percebo lá muito.

 

Tinha pensado em construir um aquário de 100x50x50. Cerca de 225 litros brutos.

 

E gostava de ter 2 peixes palhaço (Amphiprion ocellaris), 1 Acanthurus leucosternon e 1 Lactoria cornuta. Tambem gostava de por uma anémona (Entacmaea quadricolor), um coral (Entacmaea quadricolor) e um ou dois Heremitas de patas azuis (Paguridae s.p.). Acham q este aquario tem espaço para tudo isto? :S E o q precisarei para manter este aquario?

 

Mais uma coisa: quanto tempo preciso de ter o aquario com tudo a funcionar antes de poder por la os seres vivos?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Aconselho-te a pesquisares aqui no fórum.. há um tópico muito bom onde tem todas as dicas para te iniciares neste hobby, é logo o 1º: "Para quem está a começar..."

 

Já agora, talvez seja melhor apostar um pouco mais na largura do aquário, para poderes "brincar" mais à vontade com a rocha viva ou morta no layout.

 

Aconselho-te também a pesquisares à cerca de cada espécie que queres colocar no aquário, ou na net, ou em livros.. parece-me que o Acanthurus será um pouco grande para essa litragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AntTonix

Em termos de ajuda, por onde queres comecar? Quais as tuas primeiras duvidas?

Pensas utilizar caixa depuradora, a que normalmente deves ouvir chamar "sump"? Era aconselhavel.

No que respeita a medidas, quando mais comprido e mais largo melhor. Ficas com mais area de agua em cma e promove melhor as trocas gasosas com o ambiente.

Pensas usar HQI ou T5s? Eu gosto muito do efeito das HQIs mas penso que ficavas melhor servido com as T5s.

Podes ir para 120cm de comprimento? Penso que seria preferivel.

Conheco o Percula 90 da AquaMedic que tem 90 de comprimento e uma HQI de 150W em 60cm de altura. Nao esta mal iluminado mas ja perde um pouco nas pontas. Nunca vi um Percula 120 a trabalhar mas sei que tem 2 HQIs em 120cm.

 

PERCULA 90:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/9/per...90%20%28old%29/

PERCULA 120:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/9/per...20120%20silver/

 

Daqui podemos concluir que 1 HQI de 150W ja sera muito pouco para 100cm de comprimento e 2 sera demais.

 

Quanto a T5s as de 39W sao de aproximadamente 85cm e as de 54W de aproximadamente 115cm. Mesmo pensando em 24W em linha, como cada uma tem cerca de 55W tambem nao da para 100cm. A menos que vas intercalando, por exemplo com 4 lado a lado tendo duas mais puxadas a direita e as outras duas mais a esquerda. Se fores para 90cm de comprimento optas por uma calhas ou reguas de 39W e se optares por 120cm de comprimento podes ir para calhas ou reguas de 54W.

 

50 de altua parece-me bem. Quanto a largura, concordo com o Membro vewinhah. Quanto mais largo puder se melhor.

 

Quanto a anemona, penso que no inicio nao deves pensar nisso. Precisas de um aquario bem instalado e maturado com muito boa qualidade de agua. A morte de uma anemona pode representar a perda de todos os vivos dentro do aquario. Uma vez perdi uma que foi apanhada por uma cabeca motorizada (bomba "power head") e como foi num fim de semana que estive fora quando cheguei estava tudo morto dentro do aquario.

Se queres ter Ocellaris em simbiose com uma anemona deixa para mais tarde e de inicio da-lhes alguns corais com os quais eles possam se sentir seguros. Eu tenho 2 grupos de 3 amphiprion ocellaris cada (em 2 aquarios diferentes) e eles optaram pelos Rodactis. Num outro aquario tenho um amphiprion chrysogaster e ele fez a mesma escolha. No comeco penso que deves esquecer a anemona.

 

Quanto ao "Lactoria cornuta", o que sabes sobre esse peixe? Apesar de nao ser classificado como dificil de mante convem saber que sao peixes com dentes de crescimento continuo e que por isso precisam de receber alimento com carapacas rijas para os ajudar a gastar os dentes e mantrem o crescimento controlado. Eu nunca tive mas podes ver uma referncia a esse facto aqui:

http://animal-world.com/encyclo/marine/puffers/cowfish.php

Depois de leres esta essa pagina electronica iras constatar que recomenda que se lhe faculte, entre outros, algum alimento como "ghost shrimp" e "snails" o que tambem dara que pensar quanto a sua manutencao conjunta com caracois e camaroes.

 

QUanto ao "Acanthurus leucosternon" esquece. Se queres mesmo muito ter este peixe pensa num aquario maior e deixa passar algum tempo ate estabilizar. Precisa de muito espaco para nadar e refugios na rocha viva. Penso que seja um peixe que se assusta/irrita facilmente o que o perturba, faz baixar as suas defesas e fica sujeito ao aparecimento de pontos brancos que podem ser fatais para ele. Conheco o caso de um que estava num aquario super bem equipado com escumadores sobre dimensionados para a quantidade de agua, com ozonizador, refugio e tudo mais... O dono andou a remexer no aquario para vender alguma rocha e corais e o peixe comecou a andar assustado e acabou por morrer. Deixa para mais tarde e obrigatoriamente para um aquario maior. Ainda ssim podes ser tentado a a comprar um pequeno, mante-lo alguns meses e depois vende-lo e comprar outro pequeno e fazer o mesmo mas... pensa no peixe e isso nao vai ser nada bom para ele.

 

Quanto aos ermitas de patas azuis nao ha problema com dois ou ate mais. Convem ver a compatibilidade com os outros animais no aquario, alias este estudo devera ser sempre feito antes da aquisicao de um novo ser vivo para o aquario. Os ermitas podem ser "predadores" de outros animais com concha para lhe ficar com ela mas de resto nao levantam problemas mas tambem podem ser alimento para alguns peixes.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AntTonix

Em termos de ajuda, por onde queres comecar? Quais as tuas primeiras duvidas?

Pensas utilizar caixa depuradora, a que normalmente deves ouvir chamar "sump"? Era aconselhavel.

No que respeita a medidas, quando mais comprido e mais largo melhor. Ficas com mais area de agua em cma e promove melhor as trocas gasosas com o ambiente.

Pensas usar HQI ou T5s? Eu gosto muito do efeito das HQIs mas penso que ficavas melhor servido com as T5s.

Podes ir para 120cm de comprimento? Penso que seria preferivel.

Conheco o Percula 90 da AquaMedic que tem 90 de comprimento e uma HQI de 150W em 60cm de altura. Nao esta mal iluminado mas ja perde um pouco nas pontas. Nunca vi um Percula 120 a trabalhar mas sei que tem 2 HQIs em 120cm.

 

PERCULA 90:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/9/per...90%20%28old%29/

PERCULA 120:

http://www.aqua-medic.de/seawater/en/9/per...20120%20silver/

 

Daqui podemos concluir que 1 HQI de 150W ja sera muito pouco para 100cm de comprimento e 2 sera demais.

 

Quanto a T5s as de 39W sao de aproximadamente 85cm e as de 54W de aproximadamente 115cm. Mesmo pensando em 24W em linha, como cada uma tem cerca de 55W tambem nao da para 100cm. A menos que vas intercalando, por exemplo com 4 lado a lado tendo duas mais puxadas a direita e as outras duas mais a esquerda. Se fores para 90cm de comprimento optas por uma calhas ou reguas de 39W e se optares por 120cm de comprimento podes ir para calhas ou reguas de 54W.

 

50 de altua parece-me bem. Quanto a largura, concordo com o Membro vewinhah. Quanto mais largo puder se melhor.

 

Quanto a anemona, penso que no inicio nao deves pensar nisso. Precisas de um aquario bem instalado e maturado com muito boa qualidade de agua. A morte de uma anemona pode representar a perda de todos os vivos dentro do aquario. Uma vez perdi uma que foi apanhada por uma cabeca motorizada (bomba "power head") e como foi num fim de semana que estive fora quando cheguei estava tudo morto dentro do aquario.

Se queres ter Ocellaris em simbiose com uma anemona deixa para mais tarde e de inicio da-lhes alguns corais com os quais eles possam se sentir seguros. Eu tenho 2 grupos de 3 amphiprion ocellaris cada (em 2 aquarios diferentes) e eles optaram pelos Rodactis. Num outro aquario tenho um amphiprion chrysogaster e ele fez a mesma escolha. No comeco penso que deves esquecer a anemona.

 

Quanto ao "Lactoria cornuta", o que sabes sobre esse peixe? Apesar de nao ser classificado como dificil de mante convem saber que sao peixes com dentes de crescimento continuo e que por isso precisam de receber alimento com carapacas rijas para os ajudar a gastar os dentes e mantrem o crescimento controlado. Eu nunca tive mas podes ver uma referncia a esse facto aqui:

http://animal-world.com/encyclo/marine/puffers/cowfish.php

Depois de leres esta essa pagina electronica iras constatar que recomenda que se lhe faculte, entre outros, algum alimento como "ghost shrimp" e "snails" o que tambem dara que pensar quanto a sua manutencao conjunta com caracois e camaroes.

 

QUanto ao "Acanthurus leucosternon" esquece. Se queres mesmo muito ter este peixe pensa num aquario maior e deixa passar algum tempo ate estabilizar. Precisa de muito espaco para nadar e refugios na rocha viva. Penso que seja um peixe que se assusta/irrita facilmente o que o perturba, faz baixar as suas defesas e fica sujeito ao aparecimento de pontos brancos que podem ser fatais para ele. Conheco o caso de um que estava num aquario super bem equipado com escumadores sobre dimensionados para a quantidade de agua, com ozonizador, refugio e tudo mais... O dono andou a remexer no aquario para vender alguma rocha e corais e o peixe comecou a andar assustado e acabou por morrer. Deixa para mais tarde e obrigatoriamente para um aquario maior. Ainda ssim podes ser tentado a a comprar um pequeno, mante-lo alguns meses e depois vende-lo e comprar outro pequeno e fazer o mesmo mas... pensa no peixe e isso nao vai ser nada bom para ele.

 

Quanto aos ermitas de patas azuis nao ha problema com dois ou ate mais. Convem ver a compatibilidade com os outros animais no aquario, alias este estudo devera ser sempre feito antes da aquisicao de um novo ser vivo para o aquario. Os ermitas podem ser "predadores" de outros animais com concha para lhe ficar com ela mas de resto nao levantam problemas mas tambem podem ser alimento para alguns peixes.

 

Cumprimentos

Rolim

 

Estou a pensar fazer um aquario a medida. Em principio poria entao 90x60x50.

Também estou indeciso se ponho sump ou nao... Por causa do barulho :S

As anémonas vou por de parte, bem como os outros peixes.

As minhas dúvidas são o tipo de filtragem que devo usar, as lâmpadas e as coisas que sao mesmo indespensavéis para o aquario. Tipo escumadores, etc.

Existe outra maneira de tirar a camada de gordura que fica em cima do aquario sem ser com a sump?

Cumprimentos

AntTonix.

Editado por AntTonix
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AntTonix

Sim, na minha opiniao deves ter caixa depuradora. Durante anos eu tive varios aquarios comprados em segunda mao e que eram de agua doce e por isso nao estavam furados nem tinham coluna seca. Sendo possivel, ainda assim eu penso que deves mesmo optar por tercaixa depuradora porque ficas com mais volume de agua, com a possibilidade de ai teres o termostato e outros equipamentos como por exemplo um reactor de "kalkwasser" ou de calcio, de ai fazeres as mudas de agua, a adicao de produtos comoc alcio, magnesio e outros, a adicao de agua doce e ainda te ira acumula os detritos em suspensao na agua do aquario e que deves limpar periodicamente sendo mais facil por nao haver areia. Tambem podes te um refugio em parte da caixa depuradora. Basicamente precisade uma primeira divisoria para o escumador, uma ultima para a bomba de retorno e no meio podes fazer uma zona livre para o que precisares.

Quanto ao baulho, podes tentar falar com outros Membros que as tenham e descobrir tecnicas de anular esse barulho. Eu tenho uma esponja no fundo da coluna seca mas como na mesma zona tambem tenho um aquario com um escumador de mochila (num aquario sem furos) da RedSea (Prizm Pro) e com uma bomba muito barulhenta, esse barulho praticamente anula todos os outros. Mas ja vi usarem uma corrente dentro do tubo para anular esse barulho. Tambem podes usar um OverFlow-Box ou um "durso" e no "durso" tambem ha quem utilize uma esponja na parte de cima (quando utilizada uma peca em "T") para anular ou reduzir o barulho de "descarga de agua".

Ha "Skimmers" de superficie que te retiram a agua pela superficie e por isso impedem a acumulacao dessa gordura na coluna de agua. Tambem ha alguns equipamentos que fazem esse servico sendo a agua puxada por uma bomba (utilizei alguns em aquarios sem caixa depuradora ligados a cabecas motorizadas com um filtro na saida mas obriga a manter esse filtro sempre muito limpo).

No que toca a filtagem a mais imporante sera a biologica na rocha viva e mecanica no escumador. Depois poderas ainda ter equipamentos com lampadas UV ou UV-C, ozono, resinas, refugio e outos... Opta por um bom escumador e sobredimensionado (com indicacao para aqu

arios com mais agua do que o teu) e rocha viva de boa qualidade (bastante porosa) e bem curada.

Penso que, se fosse possivel, ficarias melhor servido com o aquario de 120x60 com 50 de altura e ja poderias pensar em algum peixe cirugiao para te ajudar no combate as algas.

Quanto a peixes cirugioes tens aqui uma lista deles e entrando em cada uma das fichas iras ver qual a exigencia inclusivament em volume de agua:

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...ies.cfm?c=15+43

e

http://www.liveaquaria.com/product/aquariu...&page_num=2

Certamente que conseguiras encontrar aqui um de que gostos e adquado ao volume do teu aquario. Nunca tive este mas dizem ser excelente devorador de algas:

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di...&pcatid=345

Se quiseres ir vendo outos peixes tens aqui a lista de todos os marinhos na Liveaquaria (atencao que eu penso que eles so vendem para a America do Norte - EUA e Canada) e os precos la sao diferentes (por exemplo o "Zebrasoma flavescens" vem do Hawaii, territorio na Pacifico que pertence aos EUA e por isso la ser muito mais barao do que em Portugal) podendo ainda haer peixes faceis de encontrar la e complicado de os conseguir em Portugal.

Tens aqui uma lista de uma loja francesa e penso que envia para Portugal mas com precos altitos em relacao as lojas portugueses. Mas por exemplo nos corais enviam todos ou quase todos com CITES e isso tambem custa dinheiro ficando o comprador com a vantagem de ter um animal no aquario que em termos legais nunca lhe ira dar problemas caso algum dia o Instituto de Conservacao da Natureza e Biodiversidade resolva andar a fazer inspeccoes em nossas casas:

http://www.marinelife.eu/index.php?cPath=6...p;cPath=64&

Quanto a iluminacao, se fores para 90cm de comprimento por 60cm de largura podes pensar em 2 ou 3 calhas/reguas duplas (4 a 6 lampadas T5 de 39W) como por exmplo esta que ja vem equipada com LEDs azuis para eito moonligth durante a noite:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...9&idcat=112

Segundo a loja que as esta a vender, esses LEDs ate podem substituir a luz azul no aquario mas como nunca tive nehuma para testar nao sei. Como sao mais carotas por causa dos LEDs em vez de duas ou tres destas podes misturar com estas mais bataras sem LEDs:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...UAS&menu=15

E depois tambem tens calhas de muito boa qualidade como ATIs ou outras ja preparadas para 4 ou 6 lampadas. Normalmente, nas calhas os reflectores sao de melhor qualidade e eficiencia. Nada posso dizer quanto as que indiquei porque ate hoje nunca vi nenhuma. Mas, uma vez que nao sou muito entendido em iluminacao, penso que dvias esperar por melhores opinioes e depois decides. Se fores para um aquario de 120cm, as reguas sao:

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...LED&menu=16

e

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/prod...UAS&menu=15

Depois nao podes esquecer o tremostato (1Watt por litro podendo ser menos) o densimetro para medir a salinidade e principalmente as bombas de circulacao e a de retorno da caixa depradora para o aquario. Quanto a circulacao convem que seja variada mas bombas controlaveis em fluxo sao caras e no inicio podes ir para bombas de fluxo nao variavel.

Nao sei se esqueci alguma coisa mas certamente que iras ter outras opinioes que podem complementar esta ou ate corrigir alguns erros, imprecisoes ou oimissoes que nao sao intencionais.

Cumprimentos

Rolim

 

 

EDITADO: Para anular "quote" desnecessario

Editado por rolim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado Rolim pela ajuda :bs_quesexclaim: fiquei esclarecido.

Provavelmente vou ver se arranjo um 120x60. Com sump de preferencia.

Mais uma coisa: Quanto tempo tenho q ter o aquario a funcionar com as bombas e filtros para depois poder por peixes e corais? E medidas para o sump? O q aconselhas?

 

Obrigado, AntTonix.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia AntTonix

Em termos de medidas para a caixa depuradora penso que se aplica o mesmo que para o aquario, ou seja, quanto maior melhor. Ha quem utilize aquarios velhos ou aquarios velhos com divisorias. No fundo, comecando pelo minimo eu diria que precisa de espaco para o escumador e bomba de retorno. Neste momento ate tenho um a funcionar com uma Maxi-Jet (cabeca motorizada ou "power head") como bomba de reposicao e ate pode estar pendurada no vidro da caixa depuradora porque tem um "clip" para isso.

Mas, ganhas mais se a caixa depuradora for dividida e obrigar a agua a andar entre as varias divisoes. Na primeira, onde cai a agua do aquario, fica oe scumador e na ultima, em principio, a bomba de reposicao de agua para o aquario. Se tiveres espaco para mais, no meio podes ter mais uma divisao para teres os reactores, macroalgas (refugio), rocha viva para aumentar a filtracao, um fragario, zona para isolar um peixe ou coral ou outro invertebrado que ande a dar problemas no aquario ou ser vitima de ataques... Tudo depende da necessidade. E claro esta que em alguns casos sera necessario ter iluminacao no local.

 

Quanto ao tempo inicial vai depender de muitos factores e pode ir de um a seis meses ou mais. Por outro lado existem produtos no mercado que podem ajudar a iniciar o aquario em menos de um mes. Eu ja o fiz com dois produtos diferentes de bacterias para iniciar um aquario e com produtos da Prodibio. Mas penso que representa um gasto inicial desnecessario, amenos que seja mesmo obrigatorio como por exemplo num acidente com o aquario que obrigue a passagem para outro.

Eu comecaria por ter a agua a circular com sal, termostato, areia e alguma rocha. Se comecares por coral seco ou rocha seca (vulgo rocha morta) deixa estar uma ou duas semanas e faz uma a duas mudas de agua entre 10 a 20% para ir limpando a rocha. Na segunda semana introduz rocha viva (ja maturada vinda de outro aquario) e liga o escumador se ainda nao estava em funcionamento e podes igualmente ligar a luz para manter a alga coralina e algum invertebrado que possa vir na rocha (pequeno polipo de coral ou outro) Vai estando atento a rocha, a areia e ao aquario em geral quer quando esta com luzes apagadas quer ligadas quer na transicao para verificares se a rocha viva trazia algum ser indesejado. Se tiveres muita confianca na origem podes descuidar este passo.

Depois de teres a rocha viva a pelo menos uma semana e fazendo mudas de agua de 10% por semana comeca a fazer teste e tenta encontrar alguem que va fazer uma poda de Xenias para deitar fora e que te de algumas. As Xenia sao muito resistentes e podem ser uma boa adicao para ir vendo como esta a evoluir o aquario e tambem vao ajudar a consumir alguns nutrientes da agua.

Se elas sobreviverem e apos um ou dois dias ja estiverem a abrir e pulsar deixa passar mais alguns dias e se pensares em ter um sarcothyton pode ser a altura de o introduzir porque tambem ira, tal como as Xenias, ajudar a equilibrar o aquario. Entretanto podes/deves ir fazendo a introducao de mais rocha viva (logo de inicio) ate teres a disposicao que pretentes. Cuidado para nao criares zonas de agua parada que te ira dar problemas e procura que toda a rocha leve com basatante corrente para evitar que se depositem detritos na rocha.

Em vez de corias podes tentar usar um peixe resistente como a "Donzela". Eu nao recomendo por ser um peixe muito territorial e terrorista que te ira criar problemas com outros peixes. Eu tenho uma que me foi entregue por um Membro que dessistiu da aquariofilia, por razoes de saude, e ela ja me fez saltar varios peixes do aquario com perdas de animais de que eu gostava.

 

Voltanto a caixa depuradora, ja ha varios projectos aqui no Forum que podes ir analisando e vendo se algum se adapta ao que pretendes. Quanto ao inicio do sistema, vamos aguardar outras opinioes ou indicacoes de como iniciaram porque em Aquariofilia de Recife nunca se conseguira ter dois sistemas perfeitamente iguais e cada caso pode ter varias formas de ser resolvido.

Possivelmente iras ter, logo no inicio, alguns problemas com diactomacias, cianobacterias, algas castanhas e verdes, umas predominando no substrato e outras na rocha e vidro. Teras que ir controlando isso evitando muita carga organica no aquario (mais uma vantagem das Xenias sobre a Donzela porque nao precisam de ser alimentadas e ainda consomem nutrientes e podem ser adquiridas a custo zero e evitar que vao parar ao caixote do lixo), com um bom escumador, muita circulacao e mudas de agua bem como alguma remocao manual de todas as algas possiveis, antes de fazeres uma muda de agua.

Entretanto poderas introduzir invertebrados para consumirem as algas como Turbos, Ermitas e Cerites. Os Strombus tambem sao muito bons mas penso que um pouco exigentes quanto a qualidade da agua pelo que no inicio pode ser complicado de se manterem. Ao fim do primeiro mes, e dependendo dos testes, penso que podes pensar num peixe que se alimente de algas para ajudar a controla-las. Quando conseguires ter as algas controladas teras o sistema a entrar em normalidade e devidamente iniciado.

De momento nao sei que mais escreva mas se me lembrar de algo ca voltarei. Esperemos agora por outras opinioes porque duas ou mais cabecas a pensar sera melhor e da discussao se chega a alguma conclusao. Ou nao... mas a discussao e o debater de outras opinioes sera sempre bom para todos nos.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais