Camarões e CO2 Caseiro


DMACHADO

Recommended Posts

É com tristeza que coloco este post, tenho CO2 caseiro a menos de 1 BPS, uma receita que até considero fraquinha, mas não consigo fazer os camarões sobreviver à primeira noite no aqua.

 

Hoje perdi um madeira... medi o pH ontem antes do desligar das luzes, deu 6.8-6.9.

 

Hoje de manhã o camarão madeira estava morto, medi o pH e estava nos 6.5.

 

Tenho uma difusora de noite a oxigenar a água, o setup é o seguinte:

 

Aqua 90*37*45 150 litros

Iluminação T5 2x39w

Co2 Caseiro

pH 6.5/6.8

GH 7

KH 7

NO2 0

NO3 20

Fe 0.05

PO4 1

26.5ºC

 

TPA 20/25% semanal

 

Fertilização micros Profito, Easycarbo, K e Fe caseiros

 

Desde que comecei com o CO2 caseiro que tenho este problema, alguém me pode confirmar que será disto?

 

Obrigado.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Lamento a perda.

 

Eles toleram pH entre 6,5 e 7,5 mas convêm ser estável.

 

O CO2 caseiro não é nada estável como tal pode provocar oscilações rápidas de pH o que não será nada saudável, assim como a própria mistela poderá entrar no aquário o que será ainda pior.

 

Os fertilizantes tb precisam de cuidados pois se for abusado fazem mal aos invertebrados (no caso de não serem consumidos).

O Easycarbo não é um suplemento de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O Easycarbo é a mesma coisa que o Seachem Flourish Excel, vários sites desaconselham o uso em aquários de invertebrados.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que é isso mesmo, vou deixar de deitar o easycarbo, e reduzir o profito...

 

Também vou passar o co2 caseiro para menor quantidade (tipo 1/4 da receita) e até talvez para um difusor de campânula, para evitar impactos no PH...

 

Veremos se consigo estabilizar aquilo para ter uns camarõezinhos...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Recuperando este tópico, após umas semanas de forte redução da fertilização (deixei de colocar Easycarbo desde o primeiro post), para cerca de 50% dos micros, e também 50% de K (N e P andam pelos 20-30 e 1,5-2 respectivamente), fiz no sábado passado uma nova tentativa com uma neritina e um amano.

 

Após uma aclimatação de cerca de 2 horas, ambos demonstraram comportamento normal durante a primeira hora de estadia no aquário, após o que a neritina subiu até à superfície da água, e passados uns minutos caiu e ficou no fundo sempre na mesma posição.

 

O Amano, tendo andado a comer algas alegremente até então (são limpadores como nunca vi!) começou a nadar erraticamente e a pousar de lado no fundo, tendo finalmente aterrado de patas para o ar já em posição de morto! Parou mesmo de se mexer...

 

Coloquei água da torneira com acondicionador (JBL Biotopol) num saco e tirei-os directamente para lá, e passei a chamar Lázaro ao Amano, dado que "ressuscitou" passados uns 5 minutos. Estão ambos no saco enquanto estou a fazer TPAs no aquário (e TPAs no saco...), estão de boa saúde e alimentados com cladophora (sim, tenho...) e um grão de discus de vez em quando.

 

Chegamos aqui ao lado negativo para o aquário: em 4 dias as folhas das criptocorines estão com montes de furos (falta de potássio), já há sinais de falta de ferro e magnésio (folhas amareladas e folhas com veios mais escuros que o resto). Os nitratos estão a 20, os fosfatos a 2 (não baixam, já devem vir na água da torneira em parte, a comida dos discus fará o resto).

 

Setup: AquaporSpace Pro 900 - 150 litros brutos - +/- 120 litros de água

Filtragem: Fluval 204 (cerâmicas) em série com Eheim 2215 (esponja+bioballs+lã de vidro) + Filtro interno com oxigenação (sem este morriam alguns peixes de noite, discus a arfar à superfície)

Iluminação: T5 2x39W (parcialmente tapada, ou reduzida, por causa das algas e redução do "combustível" para as plantas) - 10 horas diárias

CO2 caseiro injectado apenas durante as primeiras 7 horas de fotoperíodo

PH 6.5-7 bastante estável

GH 5

KH 5-6

NO2 0

NO3 20

PO4 2

Fe (II) e Fe (III) < 0,01

Amónia ainda não tenho o teste, mas com esta filtragem e com as plantas a consumir bem nitratos, duvido que exista alguma

 

 

Questões:

 

1. tenho sem dúvida nenhuma de adicionar potássio senão vou começar a perder plantas - da vossa experiência com invertebrados quantas ppm posso adicionar diariamente (sei que tem de ser em princípio o dobro do valor dos consumos de nitratos)

 

2. a fertilização de micros é quase de certeza a causa das mortes, tenho usado o Profito (shrimp safe, tá bem tá...) a 1ml dia (recomendam 10ml para 100l semanais, no meu aqua daria 12ml semanais ou 1,7ml dia. Quanto poderei adicionar de micros, com muita cautela?

 

3. quanto à adição de ferro, embora no Profito ele esteja presente, os testes indicam que não é suficiente - não tenho adicionado mas sei que também está a fazer falta, mantinha o nível próximo de 0,05 com 1ml dia - para que valores poderei apontar?

 

Agradeço a ajuda de quem tiver experiência em plantados com invertebrados...

 

Obrigado a todos.

Editado por DMACHADO

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a meu ver ach q tens uma carga organica mt grande.q fauna é q tens pra teres esses nitratos e os fosfatos mt altos.easy carbo é co2 liquido mais o co2 caseiro ach q é demais.tenta baixar esses nitratos e os fosfatos.penso q seja essa a razao das baixas.

 

 

 

cumpsw joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

a meu ver ach q tens uma carga organica mt grande.q fauna é q tens pra teres esses nitratos e os fosfatos mt altos.easy carbo é co2 liquido mais o co2 caseiro ach q é demais.tenta baixar esses nitratos e os fosfatos.penso q seja essa a razao das baixas.

 

 

 

cumpsw joni

 

Boas,

 

Tenho:

3 discus

4 corys

2 apistos agassizi (casal)

15 neons, falsos neons e nariz de bêbado (no total, não são 15 de cada...)

2 SAE

1 otto

1 ramirezi boliviano

1 ancistrus

 

Easycarbo já não uso há semanas... quanto aos nitratos tenho um amigo com um aqua que anda entre os 40 e mais de 80 (!!) e os camarões sempre na maior... não fertiliza com micros e põe pouco KCl, mas também tem menos iluminação e não precisa tanto...

 

Penso que não é dos nitratos nem dos fosfatos... Penso...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

nitratos a mais prejudica os invertebrados.

e o teu amigo ou tem o teste estragado ou anda brincar com a sorte.

cobre e o ferro em excesso tbm sao letais.q quantidades de ferro e cobre tas a introduzir?

e tpas?quantidade e frequencia?

e flora o q tens?

pode ser q a tua flora nao consuma os nutrientes todos e q estes se acumulam a um ponto q fiquem letais pros invertebrados.

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário tem este aspecto, plantas a menos não será... o cobre que vem da companhia é <0.005 mg/l, e o ferro que estava a adicionar era para manter mais perto dos 0.05 mg/l, dado que é consumido pelas plantas.

 

TPAs semanais, entre 25 e 30%, com JBL Biotopol. A última foi de 60% para "desintoxicar" o aquário, hoje vai ser mais uma de 40 ou 50% para sábado ver se há condições para o amano e a neritina.

 

Tu adicionas potássio e micros?

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belissimo aquario, mas ... com camarões há que escolher, quando as coisas se tornam incompatíveis.

 

Neste caso, ou as plantas+CO2+fertilização+ todos os peixes, ou um setup mais apropriado para camarões. Tudo junto, penso que não será possível.

 

Tenho os meus aquários muito plantados, mas não fertilizo nem junto CO2. Claro que as plantas que coloco são limitadas, mas é uma das regras do jogo.

 

Se quiser fazer uma última tentativa com camarões, sugiro os camarões fantasma (do Amazonas, águas ácidas ...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais