Quando efectuar TPAs


jrp

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho lido muita coisa sobre TPAs mas fico sempre com uma grande dúvida.

 

Como já referi em vários posts realizei à cerca de uma semana um aquário de sensivelmente 180 litros, que no entanto vai ser remodelado novamente este fim de semana (praga de caracóis).

 

A questão com que eu fico sempre é com que periodicidade deve ser feita uma TPA e se deverei já desde inicio faze-las?

 

Cumprimentos

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto as TPA eu não sei... embora ache que no inicio (ciclagem) devam ser feitas com mais frequência depois dai para frente depende de vários factores tipo a capacidade e estado do filtro etc mas o tempo médio será de 15 em 15 dias...

 

quanto aos caracóis manda para la uma cenoura a noite e na manha seguida tira-a que vão uma data deles a vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma no primeiro ciclo só se fazem TPA's se houverem peixes no aquário....caso contrário só no final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto as TPA eu não sei... embora ache que no inicio (ciclagem) devam ser feitas com mais frequência depois dai para frente depende de vários factores tipo a capacidade e estado do filtro etc mas o tempo médio será de 15 em 15 dias...

 

Caro membro do forum, quando não se sabe e se opina, além de poder estar a passar informações erradas, pode-se estar a levar os outros em erro o que resulta em desilusões e sofrimento de animais.

É que neste caso, estas completamente errado, mas completamente mesmo e ainda por cima no factor mais importante para um bom funcionamento de um aquário, que é a TROCA PARCIAL DE ÁGUA.

 

 

Respondendo a questão, os TPAs são essenciais e devem ser feitos SEMANALMENTE onde devemos retirar uns 20 a 25 % do total de água existente.

Se um aquário tiver 80 litros tiramos em média uns 20 litros.

E porque? Imaginem o que é estar num quarto totalmente fechado a fazerem as vossas necessidades e a respirarem o ar...já entenderam não já?

Não tem nada haver com capacidades ou filtros ou peixes, não é variavel é constante esta regra.

Quando estamos a fazer o ciclo do ozoto, nesse caso e dependendo se temos peixes no áquario ou não alguns fazem tpas outros não o fazem.

Eu pessoalmente apartir da segunda semana de vida do aquário introduzo alguns animais e começo a fazer TPAs.

Espero ter dado uma ajuda, caso necessites p.f envia me PM, é mais seguro.

Abraço a todos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro membro do forum, quando não se sabe e se opina, além de poder estar a passar informações erradas, pode-se estar a levar os outros em erro o que resulta em desilusões e sofrimento de animais.

É que neste caso, estas completamente errado, mas completamente mesmo e ainda por cima no factor mais importante para um bom funcionamento de um aquário, que é a TROCA PARCIAL DE ÁGUA.

 

 

Respondendo a questão, os TPAs são essenciais e devem ser feitos SEMANALMENTE onde devemos retirar uns 20 a 25 % do total de água existente.

Se um aquário tiver 80 litros tiramos em média uns 20 litros.

E porque? Imaginem o que é estar num quarto totalmente fechado a fazerem as vossas necessidades e a respirarem o ar...já entenderam não já?

Não tem nada haver com capacidades ou filtros ou peixes, não é variavel é constante esta regra.

Quando estamos a fazer o ciclo do ozoto, nesse caso e dependendo se temos peixes no áquario ou não alguns fazem tpas outros não o fazem.

Eu pessoalmente apartir da segunda semana de vida do aquário introduzo alguns animais e começo a fazer TPAs.

Espero ter dado uma ajuda, caso necessites p.f envia me PM, é mais seguro.

Abraço a todos

 

Discordo na parte do "não é variavel é constante esta regra", isto porque não o é. No meio de tanto texto não referiste o mais importante: parâmetros da água. E estes estão directamente relacionados com a periodicidade das TPA's. Quero com isto dizer que o principal objectivo das TPA's é controlar o nível de nitratos (num aquário ciclado) que, regra geral, não deverá exceder os 20 mg/l. Não quero dizer que as TPA's só se fazem por causa dos nitratos... Há outros parâmetros que não se conseguem medir através dos testes utilizados em aquariofilia que também se controlam os níveis com as TPA's.

 

Se estás tão preocupado em dar informações correctas devias referir os aspectos realmente importantes e não dizer para te enviarem MP que "é mais seguro", até porque o grande objectivo deste fórum é a partilha de informação, algo que só se consegue através dos tópicos.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que para aqui vai.

 

 

Primeiro de tudo devemos nos lembrar que isto é um fórum todos podem e devem participar sem ter medo de levarem um raspanete, assim como devemos ser tolerantes com quem se possa enganar, chamando atenção para o possível engano de forma educada e sem provocar melindres a ninguém.

 

Só para lembrar que existem pessoas com algum estatuto que mantêm aquários com TPA's esporádicas, ultrapassando em muito a semanal, assim como existem pessoas que mantêm determinadas espécies tentando evitar TPA's.

 

 

Tudo é questionável, depende da forma como se faz.

 

 

Fiquem todos bem, se possível.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que para aqui vai.

 

 

Primeiro de tudo devemos nos lembrar que isto é um fórum todos podem e devem participar sem ter medo de levarem um raspanete, assim como devemos ser tolerantes com quem se possa enganar, chamando atenção para o possível engano de forma educada e sem provocar melindres a ninguém.

 

Só para lembrar que existem pessoas com algum estatuto que mantêm aquários com TPA's esporádicas, ultrapassando em muito a semanal, assim como existem pessoas que mantêm determinadas espécies tentando evitar TPA's.

 

 

Tudo é questionável, depende da forma como se faz.

 

 

Fiquem todos bem, se possível.

 

Boas,

Concordo plenamente com o Hugo R. Silva.

Ricardo, foste prestável e acho que deverias voltar a ser, errado ou certo isso é outro assunto e para mais isto não é linear á pessoas que fazem assim... outras doutra maneira por isso existe fóruns para discutir esses assuntos, ora onde estamos mesmo?!

 

Tpa´s

 

Por vezes faço as semana a semana mas também por vezes de mais ou menos 15 em 15 dias, tens de ir conhecendo os teus aquas e vendo as necessidades destes.

Editado por ossinhos

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo plenamente com o Hugo R. Silva.

Ricardo, foste prestável e acho que deverias voltar a ser, errado ou certo isso é outro assunto e para mais isto não é linear á pessoas que fazem assim... outras doutra maneira por isso existe fóruns para discutir esses assuntos, ora onde estamos mesmo?!

 

 

bem o que é verdade é que de facto ainda não entendo muito dos aspectos técnicos de aquariofilia... bem mas o episódio já passou prossigam e ajudem lá como deve ser o rapaz :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho lido muita coisa sobre TPAs mas fico sempre com uma grande dúvida.

 

Como já referi em vários posts realizei à cerca de uma semana um aquário de sensivelmente 180 litros, que no entanto vai ser remodelado novamente este fim de semana (praga de caracóis).

 

A questão com que eu fico sempre é com que periodicidade deve ser feita uma TPA e se deverei já desde inicio faze-las?

 

Cumprimentos

 

Não, não faças TPA nas primeiras 2/3 semanas. Passado esse tempo as TPA's sao muito relativas, abraçando muitos factores, aconselho que faças uma pesquisa sobre os peixes e plantas que pretendes manter e a relação que mantêm com o seu bioma natural.(pesquisa sobre o habitat natural)

So um conselho.

Editado por 88kunha88

Fuck Google, ask me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas. A resposta é memso relativa, pelo que irei vendo os níveis da água e ajuizando daí para diante.

 

Não se esqueçam que isto é um hobby :yb668:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, (temos o mesmo nome), a minha intenção não foi de forma alguma ser indelicado ou ríspido contigo, se bem que lendo agora a minha resposta acho que de facto não usei as melhores palavras.

Peço te desculpa se de alguma forma te ofendi já que nem sequer faz parte da minha forma de ser na vida ser incorrecto.

O Hugo SIlva teve razão no que disse e quando falhamos de alguma forma só devemos realmente reconhecer isso, até pq sou o primeiro a condenar situações neste forum que originem mau ambiente, e de facto não era isso que eu queria.

 

Muito menos teve assunto a parte de responder por PMs...enfim existem dias que um gajo esta com a cabeça na lua e depois chove na terra.

 

Discordo na parte do "não é variavel é constante esta regra", isto porque não o é. No meio de tanto texto não referiste o mais importante: parâmetros da água. E estes estão directamente relacionados com a periodicidade das TPA's. Quero com isto dizer que o principal objectivo das TPA's é controlar o nível de nitratos (num aquário ciclado) que, regra geral, não deverá exceder os 20 mg/l. Não quero dizer que as TPA's só se fazem por causa dos nitratos... Há outros parâmetros que não se conseguem medir através dos testes utilizados em aquariofilia que também se controlam os níveis com as TPA's.

 

Se estás tão preocupado em dar informações correctas devias referir os aspectos realmente importantes

 

VANG, a minha resposta baseou-se unicamente em quantidades de TPAs pois não achei necessário falar de parâmetros de água visto que o elemento "JRP" apenas questionou sobre a periodicidade dos mesmos, como tal conclui não ser necessário falar de algo mais.

Mas ainda bem que estiveste atento e que preocupado como ficaste vieste explicar o assunto mais detalhadamente onde referiste os aspectos realmente importantes. Inclusive até eu aprendi com a tua sabedoria.

Desde já o meu obrigado por isso.

 

Abraço a todos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, (temos o mesmo nome), a minha intenção não foi de forma alguma ser indelicado ou ríspido contigo, se bem que lendo agora a minha resposta acho que de facto não usei as melhores palavras.

Peço te desculpa se de alguma forma te ofendi já que nem sequer faz parte da minha forma de ser na vida ser incorrecto.

O Hugo SIlva teve razão no que disse e quando falhamos de alguma forma só devemos realmente reconhecer isso, até pq sou o primeiro a condenar situações neste forum que originem mau ambiente, e de facto não era isso que eu queria.

 

Assunto resolvido! :puppydogeyes:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.