Opinião sobre caracóis em novo aquário


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

À cerca de uma semana montei um aquário de 200l. Passado um dia de ter inserido as plantas notei que estava perante alguns indesejados (ou não) habitantes - Caracóis.

 

Nas minhas andanças pela aquariofilia sempre os considerei como uma praga, mas depois de ler alguns threads neste forum notei que há muita gente que os acha benéficos e até consigo compreender as suas vantagens.

 

O que acontece é que num aquário novo como o meu, não sei o que deva fazer. Ou os tente eliminar ou se os mantenha.

 

No entanto para os manter não estou a ver como vocês conseguem manter a população dos mesmos controladas. Muita gente diz que se não houver excesso de comida não há acréscimo populacional, mas e se eles se viram para as plantas como as anúbias? Num aquário recente não há alimentação excepto plantas e os fungos/algas ocasionais...

 

Agradecia a vossa opinião.

 

Já agora decidi meter este post neste sub-forum porque acho o tema relacionado com a manutenção do aquário.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso depende da especie de caracol de que se fale.

Alguns com ou sem comida reproduzem-se normalmente, e alguns são autenticas pragas.

 

Depois depende também dos peixes que coloques, o botia palhaço por exemplo come caracois, assim tens comida de borla.

Podes também esmagar os caracois e fazer deles comida para os peixinhos, eles adoram.

 

Agora é uma opcção tua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá concordo com o Ruy M. no entanto têm atenção a esses caracois, pois podem rapidamente tornar-se numa praga.

Recomendo uma limpeza geral... e se tiveres problemas de algas ou de limpeza compra então uma especie de peixes vocacionada para isso ou então caracois especificos, pois esses que estás a falar parece-me que são mesmo daqueles pequeninos castanhos... já tive um problema desses e foi o cabo dos trabalhos para me ver livre deles.

 

Existe pessoal que recomenda a compra do botia eu preferia combater a praga a gora e fazer uma melhor limpeza/acomodação de plantas novas, comprando se calhar em local de confiança...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá concordo com o Ruy M. no entanto têm atenção a esses caracois, pois podem rapidamente tornar-se numa praga.

Recomendo uma limpeza geral... e se tiveres problemas de algas ou de limpeza compra então uma especie de peixes vocacionada para isso ou então caracois especificos, pois esses que estás a falar parece-me que são mesmo daqueles pequeninos castanhos... já tive um problema desses e foi o cabo dos trabalhos para me ver livre deles.

 

Existe pessoal que recomenda a compra do botia eu preferia combater a praga a gora e fazer uma melhor limpeza/acomodação de plantas novas, comprando se calhar em local de confiança...

 

Pois, se calhar vou fazer isso mesmo, não estava com vontade nenhuma, mas devo aproveitar agora que nao tenho peixes.

 

Também li aí no forum que o uso de fluvermal funciona. Alguem testou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que ele deve estar a falar dos caracois physa, que parecem pequeninos caramujos, não são feios, mas são uma praga, mas nada de grave na minha opinião. Mas antes vale compra caracois ou melhor dizendo caramujos como os tylomelania. são grandes e bonitos, mas custam dinheiro. outro caracol que se pode comprar são as ampulárias douradas. QUando se fala de caracois fala-se em tylos, ampulárias, helenas, etc e não nesses pequeninos que aparecem com as plantas.

 

os caracois helena comem caracois... e são bem eficazes acredita. o.O o mal é que depois nao podes ter outro tipo de caracol segundo alguns do forum, pois vao comer tudo. eu tenho 3 helenas, e até gostava que se reproduzissem. lol. mas é complicado. eu se fosse tu, preferia comprar helenas a um produto... é dinheiro bem gasto. as helenas sao lindissimas e activas e ficam especialmente bem em areão mais claro, preferencialmente areia. em areao escuro desaparecem da vista. nao combatem as algas, mas comem restos de comida que caem no fundo e combate pragas de caracois de forma muito eficaz.

 

anentome helena

anentome_helena_1.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja usei fluvermal na minha montagem antiga, posso dizer que era uma praga tao grande que quando seguia a tecnica de colocar uma folha de alface no aquario apanhava centenas deles mas nao adiantava de nada, eram mais que as maes. Resolvi entao colocar fluvermal e em 2 dias de tratamento morreu tudo. Nunca mais tive problemas com caracois foi remedio santo, por isso recomendo para quem quer acabar de vez com a praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho piada a caracóis e honestamente compreendo claramente a sua utilidade.

 

Mas tenho a fobia das pragas. Todos esses caracóis que o Quo referiu também se reproduzem de uma forma desmedida? Eu sei que alguns depositam os ovos fora de àgua.

 

 

Antes de aplicar o fluvermal vou experimentar uma limpeza a fundo, visto nao ter peixes. Se ainda assim persistirem entao penso que o Fluvermal será o caminho a seguir.

 

 

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem várias tecnicas associadas à caça de caracois. Pesquisa aqui no forum e encontrarás. Pessoalmente penso ser preferivel do que começar-se já a usar produtos quimicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem várias tecnicas associadas à caça de caracois. Pesquisa aqui no forum e encontrarás. Pessoalmente penso ser preferivel do que começar-se já a usar produtos quimicos.

 

 

tenho physas planorbis e tuberculatas, dao uma ajuda incrivel a limpar tudo quanto sao algas, e no caso dos tuberculatas a remexer o areao... nunca tive as tao proclamadas "pragas" simplesmente porque acho que cheguei aquele equilbrio na alimentacao dos peixes, nem muito nem pouco, ou seja nao sobra comida para os caracois, eles nao se alimentam morrem, morrem nao ah praga, mas sim uma quantidade suficiente para se continuarem a alimentar das alguinhas que tanto jeito me da...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho physas planorbis e tuberculatas, dao uma ajuda incrivel a limpar tudo quanto sao algas, e no caso dos tuberculatas a remexer o areao... nunca tive as tao proclamadas "pragas" simplesmente porque acho que cheguei aquele equilbrio na alimentacao dos peixes, nem muito nem pouco, ou seja nao sobra comida para os caracois, eles nao se alimentam morrem, morrem nao ah praga, mas sim uma quantidade suficiente para se continuarem a alimentar das alguinhas que tanto jeito me da...

 

Isso é muito bom. Mas eu honestamente ainda não tenho essa sensibilidade.

 

Neste caso, o aquário ainda nao tem peixes e até pode ser que esse controle se viesse a fazer naturalmente. Até pode ser que não haja comida em excesso e que eles acabem por morrer, mas também não quero correr o risco de eles se virarem para as plantitas.

 

É a primeira vez que estou a fazer um aquário desta envergadura, não só em tamanho, mas também introduzi elementos que até hoje nunca tinha usado (substrato fertil, outros tipos de plantas, etc) e como estou num processo de aprendizagem prefiro eliminar todas as variáveis que não sao controláveis, neste caso e para mim, os caracóis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.