Aqua 84l plantado (espero eu)


sabino

Recommended Posts

Olá,

venho aqui deixar-vos mais uma montagem,

como alguns sabiam de ler o topico do outro aquario, estava-me a apetecer muda-lo mas como achei que ainda nao está no "ponto" e a paciencia para uma obra nova tambem nao era muita decidi criar algo mais pequeno. Por outro lado queria um aquário aqui ao pé do pc, o que me tambem me levou a deixar estar quieto o da sala e fazer um aqui. De acrescentar que queria algo o mais low cost possivel, poderia ser ainda mais low cost mas como tambem quero alguma qualidade este foi o melhor racio que encontrei. Passando ao que interessa:

 

Aqua: 60x40x35

Termo: Jager 75w

Filtro: Eheim liberty (o intermédio)

Calha: DIY 2x36w

CO2: Caseiro (por enquanto)

Areão: Preto

Substrato fertil: Terra de jardim do Aki. Material da Ada e da Elos é para meninos!... com t€mpo :)

 

Inertes: uns xistos so para enfeitar e para "treinar" um pouco o hardscape. Fiquei-me pelas pedras pois dao menos trabalho (nao flutuam inicialmente, nao precisam ser tratadas, nao turvam a agua, etc etc)

Fauna: por enquanto nada, está a ciclar.

Flora: decidi colocar apenas 3 plantas algo exigentes: glossoestigma elatinoides (tapete), blyxa japonica (meio), rotala macrandra (fundo). Vamos a ver no que dá..

 

 

Estando o aqua a caminho, era altura de fazer a calha:

comecei por tirar medidas e dobrar as chapas:

DSC00184.jpg

 

DSC00185.jpg

 

duras que nem chifres!!!! de modo que tive que fragilizar um pouco com o que havia em casa mais a mão

DSC00186.jpg

 

Aqui ja pronta:

DSC00189.jpg

 

A chapa de cima comecou por ser dobrada encostada ao poste do candeeiro da rua! (para fazer de molde)

DSC00191.jpg

 

Decidi colocar uma lampada com 6500k e outra com 8000k, nao sei bem porquê mas gosto desta cor e acho que funciona com as plantas.

DSC00192.jpg

 

Chega o aqua e vai para o sitio:

DSC00182.jpg

 

Hora de fixar a calha, com esquadros de parede. Pensei em pendurar mas achei que ia ficar um pouco apertado pois o tecto é o sotão.

DSC00194.jpg

 

Material reunido e toca a montar.

Colocação do substrato e respectivo areão:

DSC00198.jpg

 

As ditas pedras:

DSC00202.jpg

 

DSC00201.jpg

 

Hora de plantar e encher:

DSC00201.jpg

 

DSC00214.jpg

 

DSC00214.jpg

 

Um dia depois:

DSC00216.jpg

 

Dois dias depois (hoje):

DSC00217.jpg

 

DSC00218.jpg

 

 

Por agora é tudo, aceitam-se criticas e sugestões :)

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este 2 post é um engano, queria editar o anterior para corrigir uns erros e nao adicionar resposta, deve ser do sono

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.

Ao tempo que esperava por um tópico destes, pois a minha futura montagem também anda à volta do que fizes-te.

Antes de te lançar as duvidas que tenho quero dar-te os parabéns não só pela montagem, está muito bonita e económica.

 

E é esse aspecto que quero focar e agradeço que me respondas (pode até ser por MP)

 

1 - Marca da terra (nome da embalagem);

2 - Fizes-te alguma preparação na mesma?

3 - Esse areão arranjás-te a onde? É bonito. quantos cms colocás-te.

4 - Iluminação. Essa chapa onde comprás-te?

 

Obrigado.

 

Vai actualizando, pelo menos para saber como a fauna reage.

 

Tópico assinado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A terra nao me lembro o nome ao certo, acho que é Siro, ou algo do genero. Sinceramente nao liguei a isso, foi a primeira que vi na prateleira do Aki em sacos pequenos. Não fiz qualquer preparaçao.

O areão encontras em qualquer loja de animais, ou na Scalare em Setúbal onde mandei fazer o aqua.

A chapa é o mais dificil de encontrar, eu comprei numa casa em Setúbal que faz caixilhos, portadas de aluminio, janelas e coisas do genero. Chama-se caixisado ou qualquer coisa do genero. Neste caso era uma sobra que eles la tinham.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

Bom DIY

Só um reparo, esse hardscape um pouco maior e um pouco mais declive do areão tinham favorecido muito a profundidade. As blixas vão ofuscar essas pedras.

 

 

Mas de resto 5*

Continua

 

Fauna?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da montagem e da calha em especial.

O filtro é um Eheim liberty 150.

Parece ser suficiente para o aquário, mas pode faltar alguma filtração biológica (depende dos peixes que lá colocas).

Em relação à calha só fazia uma alteração, que era tapar as pontas para não ficares ofuscado com a luza lateral.

O areão que é bem bonito vai ficar tapado com as plantas(gostos!!!)

no geral está muito bom para quem está a começar(acho eu)

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

sim o filtro é um 150, dá para aquas ate 130l, penso ser mais que suficiente e nao creio que vá faltar filtragem biologica com o matagal que eu espero ver formado daqui a uns tempos.

a questão do hardscape, eu reparei logo que as pedras eram pequenas e que iriam acabar por ficar tapadas, nada que eu já nao saiba, mas de momento foram as que arranjei e os inertes para mim é secundário.

quanto ao tapar as laterais da calha, só ainda nao o fiz porque ainda nao consegui pensar em nenhuma forma "Pro" de o fazer, e para estragar a calha ou deixa-la com um ar menos "Pro" e mal acabado so por dizer que está tapado mais vale estar quieto. De qualquer das formas a luz que sai pelas laterais nao me incomoda. Ando nisto dos aquas desde 2006, nao estou propriamente a começar mas tambem nao sou veterano como alguns de vos.

Editado por sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá está um projecto à maneirex...

 

Gosto principalmente da calha que tb acho que deves tapar de lado mas corres o perigo das condensações uns furinhos de lado deverão resolver esse problema... outra coisa que tb deverias ter feito era ter aplicado uma folha de alumínio para maximizar essa luz... (é uma ideia)

 

Outra cena que gosto muito é a seguinte:

 

quote;)

 

Substrato fertil: Terra de jardim do Aki. Material da Ada e da Elos é para meninos!... com t€mpo icon_smile.gif

 

end of quote ;)

 

espero que te dês bem.. tou a pensar fazer o mesmo aqui num nanito que deve mesmo tar quase a ser montado!!

 

Boa sorte e já sabes...

 

A malta quer é fotos e bicheza bonita

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

fica uma foto do estado actual deste aqua.

Ainda não passou um mês desde a data da montagem e nota-se um desempenho perto da perfeição da calha DIY e do substrato (terra de jardim) e areão.

Das 3 plantas que estão no aqua (rotala macrandra, glosso e blyxa), duas delas estão complectamente a bombar (glosso e rotala). Já a blyxa nem por isso e só agora está a mostrar sinais de vida. Houve um pequeno surto de algas nas primeiras semanas da montagem, nada de anormal e de preocupante e que eu já nao esperasse, até porque algumas plantas que coloquei no aqua ja tinham algas!. Parte destas algas instalaram-se sobre as folhas da blyxa e talvez por ser em menor quantidade (são só 2 ou 3 pés) e por ser talvez a planta que mais tempo demora a adaptar-se a novas condições, só agora está a começar a responder com pequenos rebentos e com as algas a morrer. Espero em menos de um mes ter tambem esta planta a bombar como as outras.

Está para breve mais uma poda nas rotalas (sim já podei varias vezes).

Estou a adicionar co2 caseiro. Duas garrafas colocadas com alguns dias de espaçamento. Para estas plantas, uma acho pouco, duas torna-se excessivo. Desta forma, nunca tenho duas garrafas com o máximo gás, nem duas sem gás. Quando uma perde totalmente o gás a outra ainda está a meio e enquanto se substitui uma o aqua nao fica sem co2 já que o processo demora algumas horas e não é so abrir a torneira como no pressurizado.

Para já apenas fertilizo com fosfato de potassio, potassio e ferro. Os nitratos ainda estão altos o suficiente e os restantes micro nutrientes "calculo" que por enquanto estejam presentes o q.b. no substrato.

A ver se a proxima foto é mais decente e com os vidros limpos. Aceitam-se criticas e sugestões.

 

DSC00243.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.