Isle of Lounge - versão 2.0


Hugo Bernardo

Recommended Posts

Boas

Como foram feitas algumas alterações no aquário e como não consigo alterar os títulos do post, decidi criar este novo.

Após umas semanas sem novidades, vou deixar aqui umas actualizações.

Foi aparada a cuba, alguma dela já estava a "engolir" as blixas, espero que seja desta vez que elas arrebitem.

Acabei por fazer uma "pequena" ilha do lado direito, mas está sujeita a alteração quando vier a flora. O substrato é para substituir por Elos Terra.

Vai levar uma blixa japonica (aquela planta que lá está é para sair, mas por enquanto está a ser útil) e como tapete, cuba e talvez uma Pogostemon helferi (ou só mesmo pogostemon).

 

 

Setup actual

Nome: ISLE OF LOUNGE

Aquário:100x30x40

Iluminação:calha Hailea 4x39W (T5 HO SPECTRAPLUS 6500K, T5 HO AQUASTAR 10000K, T5 HO SKYWHITE 8000K, T5 HO GROLUX 8500K)

Substrato:Elos Bottom Mineral, Elos Terra e areia de sílica branca

Filtragem:Eheim Classic canister 2213

CO2:duas garrafas de CO2 caseiro

Aquecimento: 2 x Eheim Jager 75W

 

 

Fauna:

- 20 Paracheirodon innesi (Neons)

- 3 Hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado)

- 2 Poecilia reticulata + alevins (Guppys)

- 1 Crossocheilus siamensis (SAE - comedor de algas siamês)

- 1 Pseudomugil furcatus (Peixe Arco-iris de 2 caudas)

- 2 Otocinclus affinis (Otos)

- 3 Caridina cf cantonensis (Crystal red)

- 1 Neocaridina heteropoda (Red cherry)

- 2 Neritina natalensis (Neritinas)

- 2 Pomacea bridgesi (Ampulárias)

- 1 Coridora aeneus (Coridora bronze)

- 2 Brachygobius doriae (Peixe abelhinha)

 

 

Flora:

- Blyxa japonica

- Hemianthus callitrichoides Cuba

- Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

- Pogostemon helferi

- Prosserpinaca palustris "cuba"

 

 

Pormenor da ilha antes da poda

gallery_35603_1721_1137147.jpg

 

Depois de ter cortado a cuba e já com a nova ilha

gallery_35603_1721_1339593.jpg

 

Algumas macros...foi o melhor que se arranjou

Adoro este Pseudomugil, é pena não ter companhia

gallery_35603_1721_1197620.jpg

 

gallery_35603_1721_3783469.jpg

 

Um Brachygobius xanthozona, peixe bastante engraçado pelo seu comportamento

gallery_35603_1721_1626728.jpg

 

gallery_35603_1721_663900.jpg

 

gallery_35603_1721_2142214.jpg

 

gallery_35603_1721_1098803.jpg

 

gallery_35603_1721_552869.jpg

 

Ter um coridora tem vantagens, mas não são estas...remexer é com ele...

gallery_35603_1721_1018318.jpg

 

gallery_35603_1721_1874049.jpg

 

 

Por agora é tudo... resta esperar pela flora.

Sugestões são sempre bem vindas.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Lindos gupies que tu aí tens. =)

 

Onde arranjaste esse gobeo? É fantástico, também quero um=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos gupies que tu aí tens. =)

 

Onde arranjaste esse gobeo? É fantástico, também quero um=)

Vai a um Bricomarchet que tenha secção de peixes que eles costumam ter. Em Alcobaça havia ainda alguns.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bem.... Acertaste "a coisa", as plantas deram um pulo.

Eu gosto.

Vais trocar por o Substrato por Elos Terra...n sei se não vais perder um pouco o contraste entre as ilhas e o "resto". Agora tens muito contraste entre o verde das plantas, o branco da areia e o preto do fundo. N sei que se com o ELo, como é castanho n se vai resultar, na minha opinião, tão bem.

Qt à nova ilha ficou muito boa...eu mantinha o tapete da outra ilha e só mudava a Blixa por outra planta, para diversificar!

Como ficou a fertilização?

E a iluminação?

 

 

Abraços e continua

5*!!! ;)

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou ter de pôr outro substrato para poder plantar. Plantar na areia não sei se será a melhor opção.

Quanto a fertilizações, penso que já acertei com elas, muito graças à planta que está do lado direito. Ajudou bastante no consumo dos nutrientes em excesso.

Ultimamente tenho feito foroperiodos de 8 horas = 4h (2x39W) + 4h(2x39W) e não tenho tido problemas com algas. Tirando umas que ainda se encontram nas folhas das blyxas, parecem uns pêlos pretos (tipo raízes). Que alga é esta??? Ela até se remove bem com uma pinça, mas é uma seca.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se entendi...

Queres prolongar o resto do tapete ao resto do aquário? se sim, ai so Elos Terra na chega, tens de por algo fertil...Elos Bottom mineral + Elos terra.

 

As algas fazem tipo um tufo? n serão blackbeard algae?

Se sim...tira as certezas, mas eu penso que aumentando a concentração CO2 consegues dar cabo delas.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou começar pela minha opinião negativa para no final dar graxa :2gunfire:

 

Não gosto muito da planta que tens do lado direito, por experiência pessoal "larga" folha e por baixo perde consistência, concordo com o membro que sugeriu a lotus, acho que dava bastante realce ao aqua.. quanto à escolha dos habitantes também tive uma má experiência com os "abelhinhas" que conseguem comer peixes maiores que eles, são muito sossegados e andam quase sempre escondidos mas quando aparecem :dance:

 

Quanto ao aquario e a disposição das "coisas" acho que é um dos melhores que já vi, adorei a simplicidade e a forma como conseguiste juntar o estilo de um plantado e de um paisagistico. Parabéns pelo brilhante trabalho e boa continuação :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se entendi...

Queres prolongar o resto do tapete ao resto do aquário? se sim, ai so Elos Terra na chega, tens de por algo fertil...Elos Bottom mineral + Elos terra.

 

As algas fazem tipo um tufo? n serão blackbeard algae?

Se sim...tira as certezas, mas eu penso que aumentando a concentração CO2 consegues dar cabo delas.

 

 

Abraços

 

Não é para prolongar o tapete, apenas quero fazer uma ilha pequena. Para aquilo que eu quero meio vaso de cuba chega e sobra.

Quanto à alga julgo que são Hair Algae das que têm os filamentos pretos. Vou aumentar o CO2 para ver o que dá.

 

Vou começar pela minha opinião negativa para no final dar graxa :sunbathing:

 

Não gosto muito da planta que tens do lado direito, por experiência pessoal "larga" folha e por baixo perde consistência, concordo com o membro que sugeriu a lotus, acho que dava bastante realce ao aqua.. quanto à escolha dos habitantes também tive uma má experiência com os "abelhinhas" que conseguem comer peixes maiores que eles, são muito sossegados e andam quase sempre escondidos mas quando aparecem :burp:

 

Quanto ao aquario e a disposição das "coisas" acho que é um dos melhores que já vi, adorei a simplicidade e a forma como conseguiste juntar o estilo de um plantado e de um paisagistico. Parabéns pelo brilhante trabalho e boa continuação :drinking:

 

Essa planta que te referes é temporária, deu-me um jeitão para combater algumas algas que apareceram.

Aí vai levar uma planta de fundo, ainda não sei qual, uma blixa e um pouco de cuba para definir a ilha.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ontem fiz uma TPA e acabei de arrumar a casa. Acabou por ficar com este aspecto.

 

gallery_35603_1721_1678482.jpg

 

gallery_35603_1721_2075397.jpg

 

gallery_35603_1721_1310979.jpg

 

gallery_35603_1721_924125.jpg

 

gallery_35603_1721_1916113.jpg

 

gallery_35603_1721_932912.jpg

 

gallery_35603_1721_688515.jpg

 

gallery_35603_1721_1268116.jpg

 

Agora umas tentativas de macros do meu guppie macho.

gallery_35603_1721_1046750.jpg

 

gallery_35603_1721_1933794.jpg

 

gallery_35603_1721_2011673.jpg

 

gallery_35603_1721_1905465.jpg

 

gallery_35603_1721_1446650.jpg

 

 

Sinto que ao aquário falta a presença de algo. Parece que os Discus chamam por mim. Isto tudo por culpa do Petty, não sabia que havia peixes de água doce tão bonitos como aqueles e como eu sou uma beca invejoso, também vou querer uns assim.

Depois de plantar a ilha vai ser a minha próxima aquisição

Por agora é tudo.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta quanto tempo te demorou a relva a ficar assim? Á e outra coisa a filtragem que tens é mesmo muito fraquinha deverias meter outro por exemplo o eheim 2215.

Editado por slb-nn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aqua é de 120 litros de agua retiras 20 para areia e mais algo ficas com 100 e deves ter no minimo 5x o volume de agua do aqua coisa que não tens tens 4.20 o volume total de filtragem e filtragem nunca é demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

 

Acho a ideia da segunda ilha positiva , no entanto usaria o mesmo tipo de flora que está do lado direito sem grandes alteraçoes nela para nao perderes as proporçoes do aquario.

 

A adicionar algo diferente seria e para completar ambas as ilhas seria uma pequena moita de hemmianthus micrantemoides que dá para fazar moitas baixas e compactas :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A "ilha" vai levar com uma blixa logo atrás da pedra que se encontra do lado direito. Por trás da blixa e da pedra grande a hipotese da moita de hemmianthus micrantemoides até me agrada bastante, até porque tenciono comprar uns discos e aí poderia criar um bom refugio para eles. Será que é uma boa planta para discos??? Aquela planta alta que se vê é para tirar.

 

Entre as duas pedras da frente e do lado esquerdo da pedra grande estava a pensar colocar HC cuba, mas não sei se será fácil criar um tapete com a coridora bronze. Para essa zona também pensei em Pogostemon elferi, mas como não conheço bem como ela se desenvolve, ainda estou indeciso.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje quando acendi as luzes do aquário o vidro traseiro parecia uma árvore de Natal. Cerca de 30 ampulárias acabadinhas de nascer pastavam pelo vidro.

 

Agora resta-me um dilema, o que fazer com elas, será que me vão dar cabo das plantas???

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Face à oferta existente no mercado a opção da flora vai passar para Blixa japonica, Pogostemon elferi e Prosserpinaca palustris "cuba".

 

Na ilha maior, do lado esquerdo da pedra grande e atrás da blixa tambem vou colocar uma Prosserpinaca palustris "cuba" para criar um pouco de altura e volume.

 

Penso receber as plantas 5ª feira, depois coloco aqui as novidades.

 

Só para terem uma ideia, não vale rir do desenho, o aquário vai ficar mais ou menos com este aspecto.

 

gallery_35603_1721_36525.jpg

 

 

Se tiverem alguma sugestão a dar serão sempre bem vindas.

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Pessoalmente, penso que o layout fica a perder com adição de plantas em altura.

A grande beleza, a meu ver, do teu aquario está no dar a sensação que estamos num barco no mar a ver duas ilhas como paisagem de fundo. Ao acrescentar as plantas em altura perde-se a harmonia do conjunto.

Eu elevava um pouco mais a altura da ilha da direita (ja que queres um pouco mais de altura) e colocava, como o kripticall ja tinha referido, flora semelhante à que tens na ilha principal. A Pogostemon elferi é uma boa entrada pq, mais uma vez, não vai destoar de tudo o resto, e ser um agradavel apontamento.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já as comprei.

 

Concordo com o que tu dizes. Para não perder essa harmonia de que falas vou tentar com que a Prosserpinaca palustris "cuba" não fique muito alta em relação às pedras maiores para não ficar desproporcional.

 

É claro que no desenho a proporção não será a ideal.

 

5ª feira logo se vê.

Editado por Miguel Marques

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a "investigar" a planta Prosserpinaca palustris "cuba" e parece que é uma planta que não se requer muito alta, senão as folhas de baixo começam a ir à viola.

 

Espero conseguir integrá-las de forma que fiquem em harmonia com a restante flora, harmonia esta de que o Ptuga fala, porque se ficarem altas são capaz de destoar um pouco.

 

Tenho de arranjar forma a que fique proporcional em relação à altura das ilhas e pedras.

 

Penso que o vou conseguir.

 

Amanhã há novidades.

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.