transformador para leds


Recommended Posts

Boas,

Eu também encomendei 4 calhas de 6500K 48Led e 1 azul de 48Led.

Agora a minha dúvida é a seguinte:

Quando fiz a encomenda bem vi os transformadores, só que à primeira vista pareciam-me normais e não encomendei, agora que chegaram as calhas e fui

já a 2 lojas, dizem-me que tem que ser transformadores próprios para Led's e que ainda por cima não têm.

Será que alguém aqui já tem essas calhas da ampoule Led a funcionar e me sabe dizer se funciona com transformador normal?

Se não quando vai ser a próxima encomenda?

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem que ser um transformador que tenha potência para as calhas, se forem todas juntas tens que somar a potência de todas e acrescentar + 15% e tens quantos w precisa ter o transformador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Hugo isso eu li no site da Ampoule.

Cada calha de 48 Led consome 4,4W.

Eu vou ligar 4 calhas em conjunto, logo dá 17.6W+15%(margem de segurança)=20.24W.

Agora a minha dúvida é que eu fui a 2 casas na zona de Alverca em busca de transformadores para Led's,

e eles disseram que não tinham e que era difícil de arranjar por estas bandas porque ainda era uma coisa recente

e não muito comum.

 

Agora a minha dúvida é, será que um transformador normal (dos chineses, carregador de telemóvel, portátil, sei lá...), dá para alimentar isto sem o risco de queimar alguma coisa?

Claro está que quando digo outro qualquer sei que tem que ser de 12V DC, mas terá mais alguma especificação ou desde que seja 12V tá tudo fine?

 

É que se tiver que ser um mesmo próprio lá tenho eu que fazer uma nova encomenda da Ampoule Led de 2 transformadores e esperar mais uma semanita ou duas.

 

Já agora aproveito para mostrar a quem quiser ver o projecto que estou a começar, quem quiser dê uma saltada ao blogue que assim que tiver esta parte dos transformadores resolvida vou actualizar com fotos e mostro os resultado para quem quiser ver a junção de 6x39W + 4x48LED,6500K + 1x48Led Blue (Moonlight).

 

http://plantadobrandao.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qualquer transformador dá desde que seja 12v e tenha potência para as lâmpadas todas e aqui é que se torna difícil achar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

olha queres um bom tranaformador pra isso?

compra daqueles das lampadas de halogenio electronicos.

sao baratos e aguentam com 50 w e a tensao é estabilizada de 12 VDC.

 

cumps joni

Esses transformadores nao sao DC. Sao 12V sim, mas nao sao DC.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de certeza q sabes o q tas a dizer?

 

os ferromganeticos é q sao de AC os de fonte comutada sao DC

mas é preciso ver q transformador é.

pq ha alguns q nao sao totalmente DC sao pulsatorios.

ou seja ao ligar a calha pode ser q eles piscam , mas é uma questao de experimentar.com essa potencia de 20w é capaz de estabilizar a fonte e nao teres problemas.

tambem sao baratos ,mas mesmo assim se piscarem consegues resolver o problema com um condensador com alta cap. ligado em paralelo com o positivo e o negativo.

pra saber se é pulsatorio ou nao verifica em frente dos 12V se tem o simbolo ---- ou ___ se for o primeiro é dc pulsatorio se for o segundo é dc directo.

 

 

 

cumps joni

___ ___

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de certeza q sabes o q tas a dizer?

 

os ferromganeticos é q sao de AC ou de fonte comutada sao DC

 

Nao tenho 100% de certeza, mas tenho 90%.

 

Para os LEDs precisas de tranformar para 12V e rectificar para DC.

Para os spots de halogenio, so precisas de transformar para 12V. Não precisas de rectificar a onda

 

Se tens posicao para colocar a lampada no socket, entao é DC. Se nao tens posicao para colocar a lampada é AC.

As lampadas de halogenio (spots) que usam transformador, sao AC. Sao é lampadas de 12V.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem sempre utilizar a fonte de um pc...custumam ter 12V, 8A e potencia (W) que chegue ...atualmente ronda acima do 350W.

Para por a fonte a trabalhar é só fazer shunt entre o fio verde e um fio preto.

Os 12v vão buscar ao fio amarelo e um fio preto a servir de negativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim tens razao q nao seje necessaario rectificar a onda pra lamps de halogenio ,mas os novo transformadores comutados vem com saidas de 12vDC pulsatorio ou directo e nao AC como os antigos ferromagenticos q so usam um simples transformador.

A fonte comutada tem obrigatoriamente de ser rectificada mas como é pra usar em lamps de halogeneo a rectificaçao pode nao vir linear e sim pulsatoria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok sempre as ordens.

mas eu estive a ver melhor e existe destes transformadores de fonte comutada com 12 AC.

por isso nao estavas de todo enganado.

apenas teem a fonte comutada a transformar a tensao 220v pra 115v e depois tem na mesma um transformador toroidal q o transforma em 12AC.

faz com que as perdas q tinham os antigos por calor sejam menores mas acho uma estupidez,pois podiam fazer uma fonte totalmente comutada com saida 12DC linear e assim as perdas ainda eram menores .

de todas as maneiras existe dos dois tipos tanto DC como AC por isso esxiste dois preços.

o DC deve ser um bocado mais caro e o AC mais baratinho.

se tiveres jeito pra fazer umas cenas mesmo com o transformador AC colocas uma ponte recticadora e um condensador e ficas com 12DC com carga.

 

 

 

 

cumps joni

Editado por joniclicks
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais a uma loja dos chineses e compras um carregador universal para portáteis, tenho um cá em casa que tem varias tensões que podes seleccionar incluindo os 12v. O que eu tenho tem cerca de 100w acho que me custou 15€. Ja utilizei com dois portateis diferentes sem crise. Agora tens é que saber se essas calhas de led's funcionam mesmo com os 12v e não te enganes nas polaridades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu também encomendei 4 calhas de 6500K 48Led e 1 azul de 48Led.

Agora a minha dúvida é a seguinte:

Quando fiz a encomenda bem vi os transformadores, só que à primeira vista pareciam-me normais e não encomendei, agora que chegaram as calhas e fui

já a 2 lojas, dizem-me que tem que ser transformadores próprios para Led's e que ainda por cima não têm.

Será que alguém aqui já tem essas calhas da ampoule Led a funcionar e me sabe dizer se funciona com transformador normal?

Se não quando vai ser a próxima encomenda?

 

Obrigado,

Na minha cidade tem um tranformador de 500Ma com 12v que 2 dele da conta brincado disso ai.. ele custa 17 Reais (cada)!

Editado por thiagofilgueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha cidade tem um tranformador de 500Ma com 12v que 2 dele da conta brincado disso ai.. ele custa 17 Reais (cada)!

 

 

bom dia

amigo pra alimentar 20w com 12 v necessita de um transformador q debite no minimo uma corrente de 1.7Amperes.

 

 

 

 

avelino foi bue de barato esse carregador dos chinos aqui ronda os 25 euros.

por iss q nao falei nesse tipo de transformador pq pra esse preço compra um transformador proprio pra leds.

mas é uma opçao so é um cadito grandinho.

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.