Duvidas sobre o C02 e plantas naturais


Recommended Posts

boas pessoal...

desculpem a abertura de um topico mas não encontro nada a falar em concreto das minhas duvidas no forum,lol..

ja tenho um aqua montado á 1 ano e tá tudo bem com apenas um senão,tem plantas artificiais e quero mudar aquilo,tou com um pequeno receio porque faz agora ano e meio tentei começar do zero e fazer um com plantas naturais e correu mal,as plantas nunca se adaptaram...mas agora vou tentar novamente e precisava de alguns topicos..

aqua:

.aquapor de 60cm

.iluminação de 25w(fraquinha eu sei,lol)

.filtro interno da sera,com 2 esponjas(já não sei ao certo as caracteristicas vinha dentro do kit)

.termostato de 100w

.bomba de ar com régua difusora

 

agora aqui vão as duvidas,ehehe:

 

1-opiniões sobre o filtro correcto,gostava de comprar outro,mas quanto mais procuro mais duvidas tenho.se interno qual? se externo(não tenho muito espaço fora para ocupar)qual?ideias,please...lol

 

2-potencia da lampada?

 

3-o fundo...ponho primeiro o substrato e depois o areao por cima?que quantidade de substrato e ideias em relação a marcas,(cuidado com os euros que não são muitos,lolol)

 

4-(super confuso em relação a esta)-depois de ter as plantas naturais devo desistir da pedra difusora de ar?

 

5-Se desistir da pedra difusora devo colocar um sistema de c02,por exemplo o TetraPlant CO2 Optimat (http://crystalred.eu/produtos.php?sub=6&fam=7) é suficiente e é recomendado?(tou a acha-lo tão barato.lolol)

 

e penso que é só,desculpem o extenso tópico,se me poderem ajudar agradeço imenso,sinto que tenho o meu aqua actual muito morto e queria dar vida ao menino,lol....

desde já os meus agradecimentos...:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos aquas que tenho é igualzinho ao teu!

 

1- O filtro que possuis dá para os gastos. Qual é a capacidade?

Mas podes sempre comprar um externo se tiveres dinheiro, na casa dos 50 já encontras alguns novoc.

 

2- Não há muito a fazer quanto á potencia da lampada, o sistema só foi preparado para lampadas até 15watts.

No entanto podes fazer como eu, utilizas uma lampada de 25watts das "económicas" a 6500 graus kelvin; equivale ás de 100 e ficas com poder de penetração.

Se fores a ver não é assim tão fraco quanto isso, faz lá as continhas.

Para potenciar um pouco mais a luz, forra a parte inteior da tampa com papel de aluminio, a luz que reflecte para cima é desta forma também aproveitada.

 

3- O areão também é susbstrato, mas inerte.

Sim, colocas o fertil por baixo e o areão por cima, a não ser que compres um fertil que dê para colocar em contacto directo com a "superficie".

Os preços estão de acordo com a qualidade dos mesmos, embora algumas lojas abusem bastante... Mas com 10 eur já encontras substrato fertil suficiente para o teu aqua, dependendo da loja claro está.

Quanto a marcas existem bastantes, embora as mais comuns e acessiveis sejam a Tetra e Sera.

A quantidade está decrita na propria embalagem, não te preocupes. Tens é que ter uma camada de pelo menos 2cm por cima do inerte sobre o fertil.

 

4 - Há quem o faça, mas o aqua é pequeno. Mantém o ar.

 

5 - Para um aqua tão pequeno e para quem quer poupar não se justifica comprar um sistema co2 tradicional.

Essa é uma boa opcção. Não é a mesma coisa que um co2 convencional, e pelo preço nunca poderia ser. Mas consegues ter boas plantas com essa solução, eu recomendo dado as circunstancias.

Eu tenho um sistema semelhante ao que indicas mas da Sera e funciona com pastilhas de co2 inseridas de 3 em 3 dias, não faz milagres mas fornece a base de co2 que as plantas necessitam. Com o substrato fertil, com a fertilização adicional e com esse co2 vais conseguir ter umas plantas verdinhas e com vida.

Eu falo por experiencia propria e poupas muito dinheiro.

 

Espero ter ajudado, Abraço!

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.