Começar do zero


Dina Morgado

Recommended Posts

Olá a todos

 

Após um período de ausência, estou de volta mas não com boas noticias. Vou ter que começar o meu aqua do "zero".

Tenho um aqua de 100l, com 3 filtros incorporados, 2 lampadas, plantas naturais e até ha bem pouco tempo com varias especies. Acontece que, ou por incompatibilidae das especies ou por outras razões que ainda não percebi quais eram, os peixes tem vindo a morrer. Apesar de ler sobre o assunto, acho que nunca "atinei" muito bem com isto.

Neste momento tenho 2 tricogaster, 2 corrys, 4 neons e 3 platys. :lol:.

Como estou a pensar envaziar o aqua e limpar tudo bem, fazer o ciclo e começar tudo de novo, necessito de algumas dicas para repovoa-lo.

Quais as especies que posso juntar aos que tenho? Eu gosto de peixes calmos, que não andem numa correria no aqua e que sejam coloridos. Deem-me a vossa ajuda.

 

Obrigada.

 

Dina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Oraaa uma ajuda...hhuummm...deixa ver....

 

Faz o reset ao aqua, deixa-o ciclar. Vê os parametros que consegues manter, PH por exemplo e depois vê quais as espécies que se adaptam à especificidade do teu aqua.

 

Tens 3 filtros ?

Serão mesmo necessários todos? Ou é um filtro com três camadas filtrantes?

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que devias começar por perceber o problema, é que na minha opinião pessoal desmontar o aquário e voltar a montar tudo é uma chatice, e se não souberes o que está a correr mal é possível que volte a acontecer.

 

Devias arranjar os testes de ph, NO2, NO3 e amónia pelo menos, fazeres os testes para perceberes o estado da coisa, veres em que ponto estás do ciclo e se há algum problema nessa área, o mais certo para os peixes estarem a morrer. Não dizes qual é a espécie de trichogasters que tens, mas tirando isso não estou a ver os peixes que aí tens a matarem outros. E já agora, disseste que até há bem pouco tempo tinhas várias espécies, quais eram em que quantidade?

 

Há quanto tempo tens o aquário montado? tens feito tpa's regulares?

 

Essa história dos três filtros também não percebi bem.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nesse caso é melhor fazer testes a agua !!

ja agora a que temp. ta o aqua. ??

Acho que os guppy podem entrar nesse aqua. mas primeiro deixe isso mais uma semana repousar, a ver o que acontece !!

As plantas que tem no aqua.(se tiver) sao naturais ou artificiais ??

Se continuarem a morrer os peixes, sim é melhor começar de novo !!

 

cump. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum.

 

Oraaa uma ajuda...hhuummm...deixa ver....

 

Faz o reset ao aqua, deixa-o ciclar. Vê os parametros que consegues manter, PH por exemplo e depois vê quais as espécies que se adaptam à especificidade do teu aqua.

 

Tens 3 filtros ?

Serão mesmo necessários todos? Ou é um filtro com três camadas filtrantes?

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Começo por explicar melhor como é o meu aqua porque não fui clara. Então resumindo:

 

- Aqua de 100l

- plantas naturais varias

- troncos

- pedras pretas grandes (decorativas)

- fundo tem substracto (acho que é o nome correcto) e areão

- 2 lampadas

- um filtro interno (com 3 camadas filtrantes: 2 esponjas e 1 ceramica. Elas estão lado a lado, sendo que as 2 primeiras são as esponjas - por onde entra a agua).

- A temperatura costuma ser 28ºC

- PH: 6.4

- dH: 14

- Faço tpa's de 2 em 2 semanas (cerca de 1/4)

- o aqua está montado há 1 ano

 

Neste momento tenho: 2 Tricogaster (azul e leeri), 2 platys (ontem morreu mais um), 2 corys e 4 neons

 

Já tive: neons (12); espadas (4); guppys (6); betta (1); tubarão albino (2), corys (3); colisas (3). Enfim...

Agora vou escolher melhor as especies e que se adaptem a este PH mais acido, mas que sejam calminhos :discuss_gathering:. Obrigada a todos pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

Acabei de aterrar aqui de para-quedas mas ainda bem que encontrei este fórum porque já encontrei muitas infos interessantes.

 

Quanto ao caso da Dina, na minha opinião deveria verificar os seguintes parâmetros da água:

NH3/NH4

NO2

NO3

 

O pH tem estado estável? Os peixes não apresentam nenhum sinal de doença? Por exemplo, pintinhas brancas, tecido esponjoso branco nas barbatanas ...

 

 

Quando o aqua se encontrar estável poderá ver outras espécies para se juntarem a esses meninos.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.