E se eu não estiver em casa o que acontece???


IndridCold

Recommended Posts

Viva,

o meu arranque neste hobby depende das respostas que me derem a uma questão bastante importante... dps de vencida esta questão é que poderei entrar então no hobby.

 

O meu objectivo a curto/médio prazo é ter um aquario comunitário de agua doce (60lts tlvz).

Mas tenho um "problema".... não tenho quem me cuide dele quando estiver ausente de casa. Portanto..... se estiver uns dias fora de casa (2/3/4) dias será que chego a casa e tenho a malta toda viva?

sim?

não?

depende? porque?

 

Obrigado :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 a 4 dias sim... se tiveres plantas.

 

Se for mais tempo e sem comida... talvez.... se comprares um alimentador automático e se não tiveres peixes em demasia, podes estar fora mais tempo... mas passar dos 7 a 10 dias é arriscado...

 

PauloA :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A menos que se tratem de espécies particulares muito exigentes diria que em 90% dos casos se passares 15 dias sem alimentar os peixes eles não têm problema algum com isso, os peixes na natureza não têm comida todos os dias a horas certas e podem passar períodos mais ou menos longos sem comer.

Mesmo a questão das plantas, não sei, por 2 ou 3 dias acho que não haverá problema... na maioria dos casos.

 

 

Cumprimentos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mais que uma vez deixei os meus peixes 15 dias sem os alimentar (isso tb depende se vais por peixes muito sensíveis). As plantas nunca as vi a resentirem-se da minha ausência (essas ingratas, faço tudo por elas e nem têem saudades minhas! :smile2: )

 

O que pode acontecer sim, é que nesse periodo te surgam algas no aquário, visto que as tpa's não vão ser feitas. Obviamente, quanto maior a litragem do aquário, menos problemas terás. No meu caso tinha um aquário de 30 Litros. A primeira coisa que deves fazer ao chegar é fazer os testes ao aquário e ver se alguns dos valores se alteraram muito. Com o retorno às tpa's periodicas as algas deverão desaparecer.

 

ahh! e conta com algumas perdas de água no verão devido à evaporação.

 

Fora isso, nunca tive problemas de maior. Mas claro, cada aquário é um caso!!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez, no meu caso, o problema que tinha com os alimentadores automáticos era estes despejarem demasiada comida, aumentando assim a poluição no aquário!

 

Mas os peixes não passavam fome não! lol

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas imprevistos acontecem, deitar muita comida, com evaporação de água criar humidade e deixar de deitar ou cair um bocado sólido, sei lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida.

 

O melhor é mesmo pôr pouca comida no alimentador. Mesmo que só dê para uma semana, os peixes aguentam-se bem outra semana ou duas!

 

IndridCold: vai em frente, mais bons aquariofilistas nunca são demais!!

 

abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se estiver uns dias fora de casa (2/3/4) dias será que chego a casa e tenho a malta toda viva?

sim?

não?

depende? porque?

 

Obrigado ;)

 

Depende, se estiver ausente só 2 / 3 dias ou até 1 semana, acredito que não tenha problemas. Mas se só estiver em casa de 4 em 4 dias, aí sim acredito que os peixes se ressintam.

Flávio Januário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concentrando-me apenas no facto de que queres um aqua comunitário e uma vez que te estás a iniciar, não sabendo se existe o desejo de se ter plantas no aqua, vou partir do princípio de que quererás apenas o básico. E digo o básico porque o manter-se um aquário plantado depende de muitas condicionantes que vão desde dos conhecimentos que o hobbista tem até ao custo que se despende no arranque inicial: substratos, iluminação, plantas, etc.

 

É possível ter os peixes no aqua sem alimentar por alguns dias, no entanto penso que existem algumas regras importantes:

 

1 - Absteres-te de comprar peixes pelo menos uma semana antes de te ausentares, pois o acondicionamento de peixes no aqua demora sempre alguns dias e deve-se criar as condições para que o animal se adapte à nova casa, porque podem surgir problemas de adaptação que podem provocar a deterioração rápida do animal e até a morte sem que o hobbista esteja em casa.

 

2 – O aquário deverá estar estabelecido ou amadurecido (com o ciclo efectuado).

 

3 – Colocar material que nos dê a garantia que não vá pifar durante a nossa ausência. O bom acondicionamento do mesmo também deve ser tido em conta.

 

4 – Ter um programador (já aqui falaram) para que possa haver um período de luz no aqua.

 

5 – Realizar uma boa TPA para ter haver um “reset” ao aqua, de forma a garantir uma qualidade da água por mais tempo (o tempo em que estás fora);

 

6 – Existe comida denominada de fim-de-semana (nunca utilizei).

 

7 – Existem alimentadores automáticos com o risco de ocorrerem humidades no mesmo (tal como já falaram aqui).

 

8 – Um peixes saudável aguenta perfeitamente estar uns dias sem comer.

 

 

Vou dar o meu exemplo.

Tive que me ausentar várias vezes por vários dias tendo tido o cuidado de fazer uma TPA em condições (com limpeza do areão).

Dois/três dias antes aumentava a frequência na alimentação dos peixes.

Os peixes aguentavam-me bem 3 ou 4 dias sem comer.

É claro que no regresso não é apenas dar de comer, mas sim voltar a mudar parcialmente a água.

 

Tudo depende da experiência que se vá obtendo com a mão na massa.

Não ter medo mas estar informado…é o meu concelho.

 

EDIT: erros ortográficos

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Woww....

num pequeno espaço de tempo tive imensas respostas.

Um "+" na caderneta para o forum ;)

 

O meu "problema" certamente é o "problema" de muita gente... Vivo longe dos meus familiares e vou frequentemente a "casa" no fim de semana. O fds não me assusta (alimentando na sexta, mau era se os peixes não aguentassem até domingo à noite :character0050:), o que me assusta é ficar "preso" e não poder fazer uma semana de férias fora, pois não tenho ninguem que possa passar por lá a alimentar.

 

Já tinha tomado conhecimento dos alimentadores automáticos, mas o que me disseram é que eles iriam custar tanto ou mais do que um "starter kit" lol

 

É certo que até ter as coisas estabilizadas, ainda vão lá para casa uns martires.... faz parte da aprendizagem, não é?

Posso então assumir que tendo como factor de escolha a "endurance" das plantas/peixes e que com as coisas estabilizadas que não é critico estar 1 semana ausente,certo?

 

(Neste momento o meu conhecimento tende para o zero, por isso pode existir um conjunto de regras/ conhecimentos "obvios" que eu não conheça e dai todas as minhas perguntas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahh! e conta com algumas perdas de água no verão devido à evaporação.

 

A evaporação pode ser uma chatice, especialmente se tiveres um aquário aberto aquilo no verão a água desaparece em menos de nada, se tiveres um filtro interno pode ser uma situação muito chata se a zona do motor ficar acima da linha de água o mais certo é o motor queimar e ficares sem filtro, o termostato idem. Com filtros internos convém a entrada de água estar sempre o mais para o fundo do aquário pelas mesmas razões, se a entrada ficar acima da linha de água e o filtro começar a funcionar em seco o mais certo é ficares sem filtro.

 

É só um aspecto a ter em atenção, de resto como já disseram não há grandes problemas. :character0050:

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais algumas dicas:

 

1 - Se tiveres um filtro interno, o mesmo deverá estar o mais perto do fundo possivel, ou seja, assim poderás aumentar o volume de água que existe por cima do mesmo para que a água ao evaporar não deixe o rotor à vista, tal como já aqui foi muito bem dito;

 

2 - Se o aqua for destapado deverás talvez providenciar uma tampa (vidro ou acrilico) para evitares um pouco mais a evaporação;

 

3 - Se não houver a hipotese disso deverás tentar encher o aqua até ao cimo, mas é sempre um risco porque pode haver um peixe que decida também ir dar uma volta;

 

4 - O termoestato deverá ser de uma marca que te dê garantias de que pelo menos em caso de problemas se desligue (ausência de água ou sobreaquecimento);

 

5 - É sempre bom ter alguém amigo que possa passar por casa, dar uma vista de olhos;

 

6 - Se tiveres um filtro externo deverás igualmente certificar-te o que é que a marca diz sobre funcionamento do motor em caso de anomalias (falta de luz, trabalhar em "seco") ou seja, que medidas a marca tem para que o equipamento que te vendeu para proteger-te a ti e aos teus peixes em caso de avaria;

 

7 - No caso ainda do filtro externo devemos de nos certificar se o tubo que retira a água está bem no fundo do aqua ou se existe a probabilidade de se soltar durante o seu funcionamento;

 

8 - Se fosse um cão ou um gato terias um problema maior não?

 

Boa sorte e bem vindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.