SandStorm


Paul

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de alguns meses de planeamento, a ver que plantas pôr, onde comprar o material, etc. finalmente montei o meu aquario novo.

 

Adquiri um aquario Jebo de 70 Litros com movel ao membro cable-man, assim como outro material, um tronco ao membro tiagoluz e as plantas comprei-as à empresa Water[R]evolution.

Aproveitei ainda as plantas antigas que tinha no meu aquario de 35 Litros.

 

Sendo assim, aqui fica o setup:

 

Substracto fértil Sera Floredepot

Akadama

Termostato 100W

Filtro de mochila 250 L/H da Aquaszut (será substituido por um Eheim 2213 depois de as minhas finanças voltarem ao sítio! :medieval_mace:)

Iluminação: 2* 15W 10000K + 15 W 5000K Plantgrow. Totalizando 45 W de iluminação para 55 Litros de água

Co2 caseiro com difusor em vidro

Tronco

Pedras apanhadas das praias de Peniche

 

Plantas:

 

Lobelia Cardinalis

Microsorum pteropus

Anubia lanceolata

Cryptocoryne wendtii "green"

Cryptocoryne walkeri

Egeria Densa

Hygrophila polysperma "rosanervis"

Ludwigia granulosa

Uma planta apanhada no Alqueva, que peço ajuda para identificação

 

Fauna

 

ainda não está bem definida, mas para já vai ficar com a fauna que estava no outro aquario, 2 guppys, 1 cardinal, 2 tetra x-ray, 1 botia palhaço e 2 otocinclus affinis. Provavelmente vou tratar de arranjar companhia aos peixes que estão sozinhos.

 

A aventura deste aquario foi mesmo planta-lo, nunca esperei que a akadama sujasse tanto o aquário, ao fim de 10 minutos a plantar tive que interromper porque já não via absolutamente nada.

 

Resultado: fui gozado indecentemente pelos meus colegas de casa, que resolveram chamar ao meu aquario "operação Sandstorm" LOL

 

Assim demorei dois dias a conseguir plantar as plantas todas, mesmo assim não está bem como eu quero, e claro, quando a poeira assentou, estava tudo coberto de pó...

 

Ficam então as fotos, e fico a aquardar os vossos comentários. É a primeira vez que faço um aquário bem pensado e estruturado.

 

 

Vista Geral:

 

dscn3841m.jpg

 

dscn3844l.jpg

 

Planta desconhecida do Alqueva

 

dscn3831n.jpg

 

 

 

dscn3832p.jpg

 

Como é obvio as plantas ainda têm de crescer e adaptar-se ao aquário. A Ludwigia ainda está escondida atrás da pedra grande e a Hygrophyla não sei o que se passa com ela mas estão lhe a cair as folhas todas. Não sei se vai sobreviver, ao "desembrulha-la" fiquei com a raiz toda na mão (não percebi porque), plantei a na mesma, mas não sei se vai ganhar novas raizes

 

Abraços

 

Paul

 

P.S: tirei as fotos ranhosas que tinha e coloquei estas, peço desculpa pelo filtro, mas aquela hora não me apeteceu tira-lo de lá

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou na duvida entre adquirir o filtro Eheim 2211 (300 L/H) ou o Eheim 2213 (440 L/H). A ideia era ter um filtro que desse para passar para um aquário maior mais tarde.

 

Será que a litragem do 2213 é demais para este aquário?

 

Tb não quero os peixes colados ao outro vidro!! :smile2:

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o 2211 chegará, no entanto e numa perspectiva de futuro novo aquário o outro poderá ser igualmente um bom investimento.

 

Deverás ter atenção ao volume de água debitado e verificar se a marca apresenta esses valores com o filtro cheio (com material filtrante) ou se é "vazio".

 

Parabéns pela montagem.

 

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverás ter atenção ao volume de água debitado e verificar se a marca apresenta esses valores com o filtro cheio (com material filtrante) ou se é "vazio".

 

Antes de mais obrigado pelo comentário.

 

Infelizmente não consegui encontrar informações se os valores citados na página deles (ou em qualquer outra) são com o filtro cheio ou vazio. Vou pensar e pesquisar mais uns dias antes de comprar seja o que fôr. Entretando se alguem tiver algo mais a dizer gostava de vos "ouvir"! ;)

 

 

Finalmente 2 últimas perguntas:

 

Alguém tem algum método eficaz para retirar o pó da akadama de cima das pedras e folhas? tenho andado a tirar tudo com o dedo.

 

Faz algum mal às plantas ou aos peixes se ficarem alguns restinhos desse pó nalgumas folhas ou raizes (no caso das plantas que estão amarradas)?

 

Obrigado

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

 

as fotos que pus no ínicio não são grande coisa, tirei com o telemóvel. Aqui ficam outras tiradas com uma máquina melhor. Estas fotos podiam estar melhor tiradas se a maquina não tivesse o display partido!! (alguem se sentou em cima dela... :P , já agora ninguem sabe quanto fica arranjar um display para uma Nikon Coolpix L16???)

 

Espero que gostem mais dele assim!!

 

dscn3841m.jpg

 

dscn3844l.jpg

 

Planta desconhecida do Alqueva

 

dscn3831n.jpg

 

 

 

dscn3832p.jpg

 

 

Desculpem o filtro estar na frente do aquário, estas fotos foram tiradas ontem à noite quando cheguei a casa, já não tive paciencia para o tirar. De qualquer modo irá ser trocado por um externo (provavelmente um eheim 2213).

 

Pronto, agora é a altura de vocês me darem na cabeça se eu tiver feito alguma asneirada!! :?

 

Abraços

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Bom dia,

 

Gosto imenso da decoração :)

 

Críticas é para já:

1º o local do filtro, mas já reparaste

2º esse filtro acho que tem pouca capacidade

3º esse termómetro estéticamente podes passá-lo para um vidro lateral para ficar mais escondido

pedras da praia? Não te vão alterar a qualidade da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Gosto muito do teu aquário Paul, quando as plantas crescerem mais um pouco então acho que vais ficar brutal!

A unica coisa que mudava era o areão mas eu tenho um com amendoas por isso nesse aspecto não posso falar :)

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Samanta!

 

Nem sei como descobriste este tópico! biggrin.png' alt=':biggn:'> Já o desmontei há quase 1 ano! ihihihh!

 

Devia ter fechado este tópico.

 

Mas obrigado na mesma pelo elogio. De facto, a unica coisa que cresceu bem foi o feto e a egeria densa, que entretanto passaram para este que tenho agora. ah! e algas, essas também cresceram muito bem!! ;)

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.