Dúvida móvel


whiteweasel

Recommended Posts

Boas pessoal,

em primeiro lugar não sei se estou a colocar este post no sitio correcto mas cá vai...

 

tenho um aquário de medidas 60x30x30 em cima de um móvel da IKEA modelo EXPEDIT (Ver móvel aqui). O móvel não esta fixo à parede e até agora não tive qualquer tipo de problema. Estava a pensar trocar este aquário por um 80x30x40. O que eu queria saber é se alguém já fez tal coisa ou se conhece quem o tenha feito. O móvel até parece ser minimamente resistente mas estamos aqui a falar de uma grande diferença de peso e não me quero arriscar a ficar sem aquário.

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se reparares no link que deste é referido que o peso máximo suportado pela prateleira é de 13 kg, ora se para essa prateleira que é a que está colocada no meio do armário, provavelmente o topo o móvel aguentará mais uns kilos, no entanto não me parece que aguente com cerca de 90 litros de água.

 

Enquanto o móvel é novo tudo bem, no entanto, considero (pessoalmente) ser muito arriscado ter tanta litragem em cima desse móvel, no entanto é uma escolha pessoal.

 

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

em primeiro lugar não sei se estou a colocar este post no sitio correcto mas cá vai...

 

tenho um aquário de medidas 60x30x30 em cima de um móvel da IKEA modelo EXPEDIT (Ver móvel aqui). O móvel não esta fixo à parede e até agora não tive qualquer tipo de problema. Estava a pensar trocar este aquário por um 80x30x40. O que eu queria saber é se alguém já fez tal coisa ou se conhece quem o tenha feito. O móvel até parece ser minimamente resistente mas estamos aqui a falar de uma grande diferença de peso e não me quero arriscar a ficar sem aquário.

 

Um abraço e obrigado

 

 

Não te preocupes.

 

Eu tenho esse móvel com o meu aqua de 100L em cima. Está bem rijo :smile2:

 

Não há grande problema porque assenta nos dois pilares das pontas, que são bem reforçados.

"Nos foruns portugueses ha sempre disto, enfim." - citação de Quo, reconhecido teórico aquarofilista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as vossas opiniões... pelos visto já houve alguem que fez isso e com sucesso... eu ainda estou a pensar duas vezes antes de ariscar... se o fizer vou primeiro comprar uns suportes para prender o movel à parede e depois entao analisar novamente a solução...

Tambem tive na aquaplante a ver uns moveis que eles lá têm mas sinceramente também têm um aspecto bastante frágil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Se olharmos bem para aquelas mesas para aquários de 100 litros, tambem parecem bem frágeis, e são de contraplacado, eu creio que o segredo está na forma como é construido, dai a eficiência.

Em relação a essa estante talvez se for reforçada resista ao peso e se porte em conformidade.

Boa sorte.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta é: tem o aquário sobre o móvel há quanto tempo? Nos primeiros tempos pode não haver problema, mas ao fim de uns meses ou anos, a prateleira vai ceder, de certeza. Se eles metem que o peso máximo é de 13 kg, por alguma coisa é. E depois não adianta ir reclamar ao IKEA, que eles, obivamente, não se vão responsabilizar por mau uso de um produto seu. Vais colocar cerca de 9 vezes mais o peso máximo estabelecido pelo fabricante. E é mais provável que o peso máximo seja inferior ao que é dito, para venderem melhor o produto e não o contrário.

 

Cada um sabe de si e dos riscos que quer correr, mas acredita que 90 litros de água espalhados pela sala não é uma visão bonita de se ver...Toma cuidado. Se não queres comprar outro móvel, ao menos coloca uns reforços, umas traves nele...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta é: tem o aquário sobre o móvel há quanto tempo?

 

 

o aquário ainda não está sobre o movel... neste momento está um de 54L, mas esse já lá está à muito tempo, mais de um ano...

a minha questão se alguem já alguma vez colocou um de 96L...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Só para renascer esta conversa, estão a falar 13 kg num movel fixo à parede , estando no chao aguenta mais, em principio irei comprar igual a este modelo mas com o comprimente de 1.50 mts estive em cima dele e é rijo o material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Acabei de encontrar este tópico a tempo, porque estou com o mesmo problema.

A minha questão é, tanto quanto percebi os 13 kg são o peso do móvel e não o peso máximo que ele suporta, terei sido o unico?

Perguntei a um dos assistentes do Ikea e ele disse-me que aguentaria sem problemas com o meu aqua de 50 cm.

 

Mais alguém experimentou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Desenterrando o tópico, como é que isso ficou? É que parece que esse móvel começa um must buy para aquáriode 60L.

Em relação ao peso máximo, na página do Ikea aparece que: "Peso máximo/prateleira: 13 kg"

 

Eu acho que este é o limite por cada prateleira que está por dentro do móvel. O peso máximo no tampo, que é o que nos interessa deverá ser muito mais. E esse é que dava jeito saber :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.