Difusor de Co2 Vs reactor de Co2


Recommended Posts

Gostaria que me esclarecessem sobre a melhor decisão, uma vez que não pesco nada do assunto.

Quero introduzir Co2 para formar um plantado e disseram-me que devo optar por um difusor , ou por um reactor de Co2.

Qual será a melhor decisão? (tenho manómetro, valvula solenoide e botija de Co2). O aqua é de 120 x 45 x50.

Obrigado.

Editado por mpvieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para mim a diferença entre difusor e reactor é simples o difusor é colocado dentro do aqua e liberta micro bolhas na coluna de agua, o reactor é externo é ligado ao tubo do filtro externo e faz com que o co2 se disolva na corrente.... agora o reactor tem racio de disolução de quase 100% enquanto que o difusor não é tão eficaz, no oposto é mais facil colocar o difusor no aqua mais é mais um objecto dentro do aqua, o reactor tens de aplica-lo na tubagem do filtro e pode cortar um pouco o fluxo de agua.....

 

Já tive difusor e tenho agora reactor, eu pessoalmente prefiro o reactor por ser mais eficaz na disolução e por ser menos um objecto no aqua....

 

P.S. da listagem de equipamento que já tens falta a valvula de agulhas e se possivel um conta bolhas.....

 

Cumps

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não diria em melhores palavras.

Para mim o reactor e menos estético mas tambem vai estar no sitio escondido, tem um aproveitamento do co2 muito melhor e é menos um objecto dentro de água, enquanto o difusor e mais estético(talvez um pouco mais barato, conforme o difusor)

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não diria em melhores palavras.

Para mim o reactor e menos estético mas tambem vai estar no sitio escondido, tem um aproveitamento do co2 muito melhor e é menos um objecto dentro de água, enquanto o difusor e mais estético(talvez um pouco mais barato, conforme o difusor)

 

O meu muito obrigado pelo esclarecimento claro e preciso.

Fica uma dúvida, a valvula de agulha está incorporada no redutor do manómetro, ou ainda há outra para colocar?

Qual o reactor de Co2 que me aconselham?

Onde se coloca o conta bolhas? dentro do aquário?

Editado por mpvieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A valvula de agulha é um acessório que duvido que esteja no redutor, so vendo para saber, por norma compra-se a parte e encaixa no redutor, o conta bolhas é normalmente um frasquinho que tem uma entrada e uma saida e permite contar bolhas coloca-se normalmente a seguir a valvula de agulhas para ajudar no ajuste do numero de bolhas. Coloquei exemplos da ebay mas podes encontrar em quase todos os pratocinadores do forum estes acessorios.

 

Quanto ao reator tens para varios preços e varios feitios encontras bons e baratos no ebay tenho um mais basico que ne custou menos de 10 euros no ebay, mas recentemente comprei um na ebay que me custou cerca de 20 euros todo xpto em relação a este tens de ter em atenção ao diametro do tubo do filtro externo...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A valvula de agulha é um acessório que duvido que esteja no redutor, so vendo para saber, por norma compra-se a parte e encaixa no redutor, o conta bolhas é normalmente um frasquinho que tem uma entrada e uma saida e permite contar bolhas coloca-se normalmente a seguir a valvula de agulhas para ajudar no ajuste do numero de bolhas. Coloquei exemplos da ebay mas podes encontrar em quase todos os pratocinadores do forum estes acessorios.

 

Quanto ao reator tens para varios preços e varios feitios encontras bons e baratos no ebay tenho um mais basico que ne custou menos de 10 euros no ebay, mas recentemente comprei um na ebay que me custou cerca de 20 euros todo xpto em relação a este tens de ter em atenção ao diametro do tubo do filtro externo...

 

Olá Dani, boa noite.

 

O meu manómetro tem redutor de pressão com válvula de agulha incorporado. (JBL)

 

Estive a ver a informação que me forneceste e colocam-se as seguintes dúvidas, vê se me consegues elucidar, por favor.

 

1 - o material vem de Hong Kong. Não há problemas de alfandega e impostos?

2 - o reactor que me indicas é este? http://cgi.ebay.co.uk/UP-CO2-Atomizer-System-for-Plant-Aquarium-16-22mm-Hose_W0QQitemZ250463431498QQcmdZViewItemQQptZUK_Pet_Supplies_Fish?hash=item3a50c8ab4a

 

3 - Na mesma loja há vários conta bolhas. podes ver a página e dizeres-me se mantêns a tua opção ou optarias por algum dos outros?

http://stores.shop.ebay.co.uk/Advance-Aquarium-Store_CO2-Glassware_W0QQ_fsubZ14752345QQ_sidZ606828737QQ_trksidZp4634Q2ec0Q2em14?_pgn=4

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto a vinda de material vindo de Hong Kong desde que não seja material electrico e com valor superior a 50 euros nunca se tem problemas recebo quase todos os meses material vindo de lá e nunca tive problemas, demora é um pouco a chegar tipo 1 a 2 semanas...

 

O reactor que mostras foi o que comprei acho que é super eficaz e como tem um tamanho reduzido consegue-se arranjar sempre maneira de o incorporar.

 

Quanto ao conta bolhas existem tantos modelos e a variadissimos preços, podes comprar no mesmo fornecedor ou procurar um mais em conta pois os portes por norma não tem desconto por mandares vir mais de que um artigo. Por acaso o que comprei foi nesta loja pois gostei do pack com conta bolhas tubo e valvula anti retorno, mas atenção eu já mandei vir dois desses dessa loja e na primeira vez não mandaram a valvula anti retorno, enviei email e eles enviaram a valvula, da segunda vez que comprei o mesmo pack não madaram o tubo, reclamei e enviaram o tubo só que este era de qualidade inferior ao que veio na primeira encomenda.... Mas isso são promenores e sortes, pois já mandei vir mais umas quantas coisas e sempre correu bem...

 

Cumps

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto a vinda de material vindo de Hong Kong desde que não seja material electrico e com valor superior a 50 euros nunca se tem problemas recebo quase todos os meses material vindo de lá e nunca tive problemas, demora é um pouco a chegar tipo 1 a 2 semanas...

 

O reactor que mostras foi o que comprei acho que é super eficaz e como tem um tamanho reduzido consegue-se arranjar sempre maneira de o incorporar.

 

Quanto ao conta bolhas existem tantos modelos e a variadissimos preços, podes comprar no mesmo fornecedor ou procurar um mais em conta pois os portes por norma não tem desconto por mandares vir mais de que um artigo. Por acaso o que comprei foi nesta loja pois gostei do pack com conta bolhas tubo e valvula anti retorno, mas atenção eu já mandei vir dois desses dessa loja e na primeira vez não mandaram a valvula anti retorno, enviei email e eles enviaram a valvula, da segunda vez que comprei o mesmo pack não madaram o tubo, reclamei e enviaram o tubo só que este era de qualidade inferior ao que veio na primeira encomenda.... Mas isso são promenores e sortes, pois já mandei vir mais umas quantas coisas e sempre correu bem...

 

Cumps

Dani

 

Olá Dani, boa noite e obrigado pelos esclarecimentos .

Vou encomendar o material

Um abraço e ao dispor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O reactor tem um rácio de dissolução de 100%, o que não quer dizer que para as plantas seja melhor que o difusor... é possivel com nivel menor de dissolução de CO2 na agua, obter melhores resultados com difusor do que com reactor.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O reactor tem um rácio de dissolução de 100%, o que não quer dizer que para as plantas seja melhor que o difusor... é possivel com nivel menor de dissolução de CO2 na agua, obter melhores resultados com difusor do que com reactor.

 

podes explicar melhor!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

também não precebi bem!

Se o reactor dissolve a 100% então todo o Co2 é aproveitado o que é melhor para as plantas,Certo?

Eu tenho um difusor que tem conta bolhas incluido

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...mas...

Isso só acontece com as plantas que estão perto do difusor

 

Se o difusor de co2 for colocado numa posição "correcta" e se a corrente/filtragem for efectuada de uma forma eficiente... resolves esse problema. As "bolhas" circulam por todo o aquário.

 

flow.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto faz todo o sentido...mas o pq de o difusor n estar mais abaixo? Aumentaria a quantidade de Co2 dissolvido e ainda se tinha o efeito de "Loop" criado pela corrente.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabou-se o tubo de silicone.

 

O que é importante é ter o valor de CO2 entre os 15 e os 25 ppm, se é com difusor ou reactor já vai do gosto de cada um. No entanto, penso que se conseguem os valores desejados mais eficientemente com o reactor, e é menos uma coisa dentro do aquário.

 

Estive a usar até à pouco tempo a mítica pedra difusora azul da Áquapor com CO2 por fermentação e a concentração chegou aos 29ppm.

Editado por sergioveterano

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando usava Co2 de fermentação com pedra difusora conseguia concentrações de 20/21 nunca consegui mais que isto, agora com botija e difusor xpto, consigo 24/25 em 240lts.Vou proximamente experimentar usar um reactor que já tenho, mas ainda não montei.Para mim a grande vantagem do reactor em relação ao difusor será em poupança de CO2 já que me parece que ao se conseguir melhor dissolução, poupa-se CO2 pois gasta-se menos para obter a mesma concentração, outra vantagem será menos uma coisa dentro do aqua, se bem que os "modernos" difusores em vidro são peças com bastante beleza, e penso que haverá quem goste de as ver dentro dos aquas.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto faz todo o sentido...mas o pq de o difusor n estar mais abaixo? Aumentaria a quantidade de Co2 dissolvido e ainda se tinha o efeito de "Loop" criado pela corrente.

Abraços

 

O objectivo é que as micro-bolhas... ao sair do difusor... em vez de subir... desçam. ;)

Assim, demoram mais tempo a subir à superficie.

 

Em relação à discussão "saudável"... rector versus difusor... há quem afirme que a difusão por micro-bolhas permite obter melhores resultados. Existe um maior aproveitamento.. por parte das plantas... que aliás.. é isso que interessa.

 

Pessoalmente... digo-vos... se possível, experimentem as duas soluções.

Por aqui... difusor. ;)

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Canito: Qual a marca do difusor que usas ?

 

Só agora reparei na pergunta.

O difusor... bem... é um daqueles vindos directamente da Tailandia... :P

Made in China... linha branca. ;)

 

Basicamente... o que interessa é que as micro-bolhas que saem do difusor... consigam "passear" por todo o aquário.

É claro... que a qualidade do difusor tambem conta... os bons, largam micro-bolhas... os menos bons... largam bolhas.

 

Mas colocar um difusor a um canto do aquário... e ver as "bolhas" a subir na vertical... é um erro cometido por muitos.... e nesse caso... é deitar co2 para a atmosfera... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.