Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

os buracos no móvel pode ser apenas uma fresta de 1 cm no fundo do móvel para entrar ar frio por baixo e sair ar quente por cima :wink:

 

é que uma ventoinha a funcionar dentro de uma sala fechada serve de aquecedor :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A maior eficácia do eco-cooler relativamente às ventoinhas tem a ver com um maior contacto do ar com a água aumentando a evaporação mas também como o João disse existe uma maior recuperação da água evaporada dentro da cuba. No entanto e como o Just me diz e refere o fabricante se não existir circulação de ar e o ar sugado pelas ventoinhas for humido e quente a eficácia do Eco-cooler baixa muito.

A minhã oferta parte do principio de que não há nada como experimentar na prática.

O ideal seria canalizar através de um tubo disfarçado numa corete de pladur o ar humido par o exterio e colocar uma ventax pequena a chupar ar fresco para dento do movel. Mas é mais fácil dizer do que convencer as senhoras , neste caso a Rita a fazer mais obras e colocar uma corete junto ao tecto teria que ser muito bem pensada par não desvirtuar a estetica da sala.

Há sempre a solução do chiller maior , mas o consumo de energia será o mesmo . O chillere terá é mais tempo de vida se não estiver sempre a trabalhar.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha percebido a maior area de contacto, mas uma boa solução para isso sem gastar a energia das bombas é colocar uma daqueles placas de esponja dentro da sump, com metade da esponja de fora e apontar as ventoinhas para ai...a agua sobe na esponja por capilaridade (sem gasto de energia) e a superficie de contacto aumenta bastante.

 

É que a maior area de contacto oferecida pelo eco-cooler é uma verdade mas os 44W utilizados pela bomba fazem-no perder em relação ás ventoinhas, ja que, depois me parece que a evaporação no eco-cooler é passiva enquanto que nas ventoinhas a evaporação é forçada pela passagem de ar e 44W em ventoinhas é muita ventoinha.

 

Assim o que se ganha pela maior area de contacto, "perde-se" no consumo energetico equivalente, ou seja, um promove a evaporação pela circulação da agua no mesmo ar, o outro promove a passagem de mais ar pela mesma agua, só que o ar é mais facil de mover que a agua.

 

 

Por outro lado 44W de ventoinhas ja devem fazer um ruido, no minimo, perceptivel, enquanto que o eco-cooler apenas tem o barulho da bomba (a analise de ruido é dependente da bomba).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de tomar alguma decisão, vou consultar a "arquitecta" para ver se é possível passar pelo tecto falso uma conducta de ar e assim direccionar o ar de dentro do móvel para o exterior... pode ser uma boa solução. Devem existir extractores pouco ruídosos que consigam fazer percorrer o ar pelos 4/5 metros que separam o aquário do exterior!!

 

O problema maior é como fazer sair o ar, porque implica fazer um furo na parede exterior que por sinal é muito grossa (casas antigas)...

 

Abraço e obrigado,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just me ,parece-me que não captaste bem o funcionamento do Eco-cooler. Não existe nenhuma bomba. Os 44 w são de 2 ventoinhas . A água cai da coluna seca ou no meu caso do escumador através de um tubo de 40 que depois passa por um tubo perfurado rotativo pulverizando a água sobre um rolo de nylon . As ventoinhas estão direccionadas par este novelo de nylon. A partir daqui a água canalizada através do rolo junta-se no fundo da cuba por gravidade e retorna à sump através de outro tubo de pvc de 40.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que o ar forçado pelas ventoinhas carregando humidade e calor sai por uma greta na parte superior da cuba que está evidente/ na face oposta às ventoinhas. O ideal seria captar esse ar e direccioná-lo para o exterior.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

felizmente nao tenho esse problema de evaporaçao, pois por dia apenas perde 3,5 lts e isto num sistema de 1050 lts.

acho que é muito bom ter tão pouca evaporaçao.

é menos uma das coisas que nao tenho que me preocupar.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e só para teres uma ideia, depois de fazer umas contas rápidas por alto:

 

tens 15L de evaporação/dia

 

assumindo a energia de transição de fase da agua que é de 2260KJ/Kg e o aquecimento da agua dos 30º-100º (assumindo 30º como valor médio da temperatura do aquario) aenergia necessária = 4.18KJ/ Kg *º )

 

temos que a energia extraida do sistema por dia é:

(2260 + 4.18 *(100-30))*15 KJ = 38289KJ/dia = 38289/(24*60*60)KJ/s = 443J/s =443W

 

ou seja, assumindo que essa evaporação se dá ao longo das 24horas esses 15L de agua evaporada correspondem a ter um chiller que extrai 443W de energia do sistema, como a evaporação se deve dar mais no periodo das lampadas acesas essa evaporação corresponde a um chiller ainda melhor durante o dia e menos potente durante a noite.

 

O problema é que esse calor retirado nao está a sair do armario e portanto volta em parte para a agua!

 

É por isso que a evaporação é um muito bom processo de retirar energia de um sistema, agora é uma questão de veres o que te compensa mais, gastar em electricidade ou em agua de reposição :) e portanto apostar em sistemas evaporativos ou em sistemas de refrigeração.

 

Já agora, perguntei-te a potência electrica (e depois nao disse mais nada )porque os grupos frigorificos teem um "rendimento" maior que 1, ou seja um chiller que gaste 500W produz um arrefecimento (normalmente, depende do gás e da eficiencia) por voltas dos 800W. Por isso tens que ver se os teus 440W de chiller são electricos ou de refrigeração.

 

Para veres se são 440W electricos apenas tens de chegar ao chiller e ver as especificações tensão: V tipicamente 230V :) e a corrente em amperes: A e multiplicar os dois e tens o consumo electrico.

 

 

---------------------------

 

Ok, é que so vi o eco-cooler em foto na net, e pareceu-me ser isso até porque tinham estes dados:

 

Consomattion de alimentacion: 44W

Débit:1500-2000l/h

 

(modelo 1)

 

e tendo tão poucos dados teem que se imaginar obrigado por esclareceres

 

mas isso leva-me a pensar que o tubo que vai para a sump a deixar cair a agua para uma esponja semi-mergulhada na sump e ventoinhas apontadas a essa esponja seriam uma solução DIY equivalente para arrefecimento.

 

Concordo que a solução do eco-cooler com a captação do ar humido/quente e a sua canalização seja uma boa solução.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os buracos no móvel pode ser apenas uma fresta de 1 cm no fundo do móvel para entrar ar frio por baixo e sair ar quente por cima  

 

Os primeiros Macintosh (quem se lembra deles?) tinham um esquema de refrigeração por convecção. O ar entrava por umas grelhas laterais junto à base do computador e saiam por outras grelhas no topo. Havia duas placas na vertical e o ar subia ao longo delas. Era possível sentir os efeitos do processo metendo a mão sobre a grelha. Notava-se bem o ar quente a sair.

 

O teu móvel tem arejamento por cima mas se não tiver alguma entrada por baixo não vai fazer o efeito chaminé e o ar quente em vez de ser empurrado para cima e substituido por outro mais frio vai ficar ali a acumular-se.

 

Este tread devia ser publicado em livro! Está cada vez melhor! Até tenho vergonha de meter cá os meus miseráveis posts. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de uma desesperante procura pelo cadáver do strigosus e depois de ter que tirar cerca de metade da RV do aquário, optei por fazer um novo layout tendo em conta as sugestões que muitos dos que cá estiveram, nomeadamente o Rui Ferreira de Almeida deram...

 

Vejam o resultado e digam de Vossa justiça!

 

Pic_5642_15.jpg

 

Pic_5642_16.jpg

 

O lado esquerdo com o novo túnel!

 

De notar que cerca de 25 kg de RV foram para a sump.

 

Abraço,

Diogo

 

PS - os peixes estão a comer mas ainda debilitados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui ficam algumas fotos dos peixes...

 

Pic_5642_19.jpg

 

O xanthurus ainda com algumas marcas mas em recuperação.

 

Pic_5642_20.jpg

 

Um dos hepatus, já com sinais de franca recuperação (nota-se ainda o olho ligeiramente baço. Este olho esteve já completamente inchado!)

 

Pic_5642_21.jpg

 

Um dos palhaços também quase sem marcas.

 

Aproveito este post para colocar uma foto de uns bicharocos com cerca de 2 mm de diâmetro que têm aparecido nas zonas escuras do aqua, sump e refúgio - alguém sabe o que podem ser?

 

Pic_5642_17.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Durante as 24 horas que passaram resolvi tirar algumas medições relativas à temperatura...

 

Aqui fica uma relação de todos os equipamentos susceptíveis de aumentar a temperatura no aquário:

 

Equipamentos/ Potência (W)/ Código

 

Iluminação Principal HQI/ 500W - IP1

Iluminação Principal PC´s/ 84W - IP2

Iluminação Refúgio (PC´s 2 x 36w)/ 72W IR

Bombas Circulação (Tunze Stream 6100 + 2 x Turbelle 7400/2)/ 133W - BC

Bombas Retorno (2 x Eheim 1262)/ 160W - BR

Bomba Alimentação Escumador (Eheim 1060)/ 65W - BAE

Bomba Circulação Escumador (Aquamedic OR 3500)/ 65W - BCE

Bomba Alimentação Refúgio Superior (Rena 1000 l/h)/ 18W - BAR

Bomba UV (Rena 1000 l/h)/ 18W - BUV

UV (lâmpada)/ 30W - UV

Refrigerador/ 450W - REFR

 

Total (em Watts) 1595

 

Sem o Chiller ligado (apenas com as ventoínhas) e durante 24 horas esta é a evolução da temperatura com um dia como o de hoje (35ºC)

 

Hora - Temp.ºC - Equipamentos Ligados

 

8,00 - 27,20ºC - IR;BC; BR; BAE; BCE; BAR; BUV

12,00 - 27,40ºC - IR; BC; BR; BAE; BCE; BAR; BUV

16,00 - 27,80ºC - BC; BR; BAE; BCE; BAR; BUV; UV; IP2

20,00 - 28,00ºC - BC; BR; BAE; BCE; BAR; BUV; IP2; IP1

24,00 - 29,50ºC - BC; BR; BAE; BCE; BAR; BUV; IP2; IP1

4,00 - 28,00ºC - IR; BC; BR; BAE; BCE; BAR; BUV

 

Com o refrigerador ligado e regulado para 27ºC ele apenas funciona cerca de 15 minutos cada hora (entre as 20 e as 4 da manhã - altura em que as HQI´s estão ligadas) para manter a temperatura em entre 27 e 28ºC (uma vez que a temperatura da água no aquário em relação à regulação do chiller difere 1ºC).

 

Perante este cenário vou não só comprar mais ventoínhas para as colocar em locais estratégicos, facilitando a circulação do ar dentro do armário, como tenciono equacionar a compra de uma ou duas bombas de retorno externas - sem dúvida que a existência das 2 bombas de retorno Eheim 1262 com 80W cada, serão uma grande fonte de calor. Tenciono também retirar a Eheim 1060 e alimentar o escumador através de um dos retornos.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Comprei duas novas ventoínhas e coloquei a grande que tinha noutra posição - a diferença cifrou-se em cercad e 2ºC - consigo agora manter as temperatura a 26ºC sem o auxílio do chiller...

 

Pic_5908_1.jpg

 

Pic_5908_2.jpg

 

Pic_5908_3.jpg

 

Pic_5908_4.jpg

 

Entretanto termino hoje o tratamento com Oodinex e ainda não noto melhorias nos peixes!! Amanhã ou depois tirarei as minhas conclusões.

 

Deixo-Vos algumas fotos de promenores e novas aquisições/doações...

 

Pic_5907_1.jpg

 

Uma muda de Montipora digitata, oferecida pelo Marco Madeira que está já a crescer

 

Pic_5907_2.jpg

 

Os Parazonathus gracilis a crescerem em força

 

Pic_5907_3.jpg

 

Pata Verde a trabalhar...

 

Pic_5907_4.jpg

 

e um Pata Branca.

 

Pic_5907_5.jpg

 

Alguém sabe o que isto é? Suspeito de um tipo de Clavulária, mas não sei qual!

 

Pic_5907_6.jpg

 

Uma gorgónia que ainda não identifiquei!

 

Pic_5907_7.jpg

 

E por fim uma pequena rocha com alguns zoanthus sp.

 

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje fui novamente às compras...

 

Pic_5907_8.jpg

 

Pic_5907_9.jpg

 

Pic_5907_10.jpg

 

Aqui fica uma foto do Refúgio 1 que tem agora uma grande diversidade de algas e também alguma camarinha...

 

Pic_5908_5.jpg

 

Pic_5908_6.jpg

 

Reparem que na foto se pode ver que a camarinha do lado direito está cheia de ovos - o que aconteceu foi que os largou e os pequenos camarões caem para o aquário, sendo um festim para os peixes! Será que voltarão a criar???

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui vão mais fotos e mais novidades...

 

Hoje foi a Euphylia parancora que estava em casa do Duarte e que finalmente veio para a sua casa definitiva.

 

Pic_5907_11.jpg

 

Pic_5907_12.jpg

 

Pic_5907_13.jpg

 

Também uns novos dicossomas sp.

 

Pic_5907_16.jpg

 

e alguns promenores...

 

Pic_5907_14.jpg

 

Pic_5907_15.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sei que estão fartos das minhas fotos e do meu aquário, mas aqui vão mais novidades...

 

Primeiro, o aquário visto de frente e de lado:

 

Pic_5907_21.jpg

 

 

Pic_5907_22.jpg

 

E as novidades...

 

Uma Nephetea

 

Pic_5907_20.jpg

 

Um pé de Euphylia divisa de pontas brancas - a maior ainda não abriu (depois coloco fotos)

 

Pic_5907_18.jpg

 

E o canto dos Rodhactis e actinodiscus

 

Pic_5907_17.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Como não houve respostas deduzo que tenham ficado sem palavras e que queiram mais!!! :roll::lol:

 

Aqui vai...

 

Pic_5907_23.jpg

 

Uma fotografia geral do aquário

 

Pic_5907_24.jpg

 

O Sarcophyton já completamente recuperado depois de lhe ter cortado um pedaço!

 

Pic_5907_25.jpg

 

Uns Zoanthus sp e ao fundo uma colónia de Xénia branca a bombar.

 

Pic_5907_26.jpg

 

Green Star Polyps prontos para subir pela RV acima!

 

Pic_5907_27.jpg

 

e por fim... o canto das Ricordeas e Actinodiscus já mais composto.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo! O que fazes para os teus graccilis crescerem assim? :wink:

 

Nada! Eles alimentam-se da comida dos peixes que conseguem apanhar e nada mais. Talvez seja por ter muita corrente!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparem que na foto se pode ver que a camarinha do lado direito está cheia de ovos - o que aconteceu foi que os largou e os pequenos camarões caem para o aquário, sendo um festim para os peixes! Será que voltarão a criar???

 

Tenho uma camarinha há praticamente um ano que produz ovos pelo menos uma vez por mês. Também costumo capturar camarinhas carregadas de ovos e coloco-as no aquário até que desovem. Depois devolvo-as ao mar.

 

Penso que é uma forma bem barata de produzir zoo-plancton. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois no meu caso tenho mais de 50 camarinhas no refúgio (bem alimentadas) que estão constantemente a produzir ovos e a largar algumas centenas de pequenos seres para o aquário. Sem dúvida que me parece uma boa aquisição para quem tem ou pode ter refúgios elevados.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu retirei as minhas do refúgio elevado e passei-as para o aquário porque vi uma a comer um anfípode e tive medo que dessem cabo dos micro-crustácios todos.

 

Aquele bicho come tudo e é particularmente irritante quando decide roubar comida aos corais :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais