Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Olá Pessoal,

 

Obrigado pelas Vossas palavras! Fica prometida uma visita guiada quando estiver montado!

 

Entretanto aqui ficam umas fotos dos desenvolvimentos:

 

Pic_3010_32.jpg

 

Pic_3010_33.jpg

 

Coloquei uma pequena camada de areão de coral apenas para compor o fundo e coloquei as Tunze 7400/2 em posição - como é óbvio parte delas ficará tapada por RV.

 

Pic_3010_34.jpg

 

Fiz uma DSB no refúgio com cerca de 13 cm e já coloquei água com uma pequena bomba de circulação.

 

Pic_3010_35.jpg

 

Mais uma DSB, esta com 15 cm na sump.

 

E por hoje é tudo...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Diogo desculpa mas so agora e que vi as fotos do aquario na sala, e nao percebo porque é que com tanto espaço nao ocupás-te o espaço do aquario com uma ( bancada ) para comer e ocupavas o espaço da mesa para o aquaio , e depois lembrei-me da tua pequena e do teu casamento e percebi logo o porquê ... Agora fora de brincadeira , esta decorado com muito bom gosto e nao vejo a hora de estar chio de agua e os vidros todos rosa . um abraço

Sucesso para os pacientes e esperança para os incautos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje que tencionava encher o aquário até ao nível da coluna seca (uma vez que a tubagem ainda não está instalada, um imprevisto fez com que assim não fosse. O aquário vazava água para a coluna seca com poucos cm de água. Isso furou os meus planos do dia e tive que colocar o que já tinha trazido de casa dos meus pais na sump...

 

Pic_3010_36.jpg

 

O resto (um grande volume de RV) vou agora acondicionar para aguentar mais uns dias.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é que é um "corta mocas"... :D Ca granda galo, Diogo...

 

 

Deixa-me parabenizar-te pelo teu projecto, está realmente fantástico. Não te deixes desanimar por isto.

 

 

Grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas diogo

 

realmente o teu projecto esta a ficar deveras imprisionate!!!!

tudo pensado ao minimo detalhe com o mair dos cuidados e calma subretudo !! MUITOS PARABENS pelo fantastico projecto!!! ;)

 

aproveitei este topico para tirar umas pequenas ideias para o meu tambem ja que apresantao a mesma quantidade de agua! ;);)

 

ja agora aproveito este topico para expor uma pergunta!! qual a vantagem de ter um refugio e de que é ele compsto? tava a pensar em montar um! penso que servem essencialmente como filtros para retirar nitratos , fosfatos , etc , com ajuda de macro algas? nao é? tambem se pode utilizar um dsb no refugiu como fizeste?

 

cumprimentos

 

miguel f.[/b]

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Diogo :D ,

 

 

yikes;););) PRÓS GAJOS QUE TE FIZERAM O AQUÁRIO!

 

Isso é vergonhoso. Já agora quando falares com os senhores pergunta-lhes que tipo de confiança é que deves ter no resto da estrutura... :P

 

Essas porcarias irritam-me imenso. Algumas pessoas não percebem que não estão a descuidar-se apenas com um aquário, mas sim com uma casa inteira (e respectivo recheio).

 

Eu sei o que custa fazer um menino destes e deduzo que ou tens tido muita ajuda, ou já deves estar a ficar de rastos. Espero que seja a primeira hipótese. Se for a segunda, ficas com o registo de mais um voluntário para te ajudar no que for preciso com o maior prazer.

 

Força nisso.

 

Abraço,

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mais uma vez obrigado pelas Vossas palavras.

 

qual a vantagem de ter um refugio e de que é ele compsto? penso que servem essencialmente como filtros para retirar nitratos , fosfatos , etc , com ajuda de macro algas?

 

Na sua essência o refúgio serve para exportar nutrientes nocivos ao aquário, pois é uma zona onde crescem macroalgas sem predação. É também na sua essência um alimentador automático do sistema, pois no seu interior formam-se as mais diversas formas de vida que no aquário principal são predados.

 

tambem se pode utilizar um dsb no refugiu como fizeste?

 

Deve-se - é um local com pouca corrente e como tal um local muito bom para a construção de uma boa DSB!

 

Isso é vergonhoso. Já agora quando falares com os senhores pergunta-lhes que tipo de confiança é que deves ter no resto da estrutura...  

 

Essas porcarias irritam-me imenso. Algumas pessoas não percebem que não estão a descuidar-se apenas com um aquário, mas sim com uma casa inteira (e respectivo recheio).

Acontece - penso que o aquário está muito bem construído e não estou com receio de mais nada! Uma pequena fuga é de facto algo compreensível...

 

Eu sei o que custa fazer um menino destes e deduzo que ou tens tido muita ajuda, ou já deves estar a ficar de rastos. Espero que seja a primeira hipótese. Se for a segunda, ficas com o registo de mais um voluntário para te ajudar no que for preciso com o maior prazer

 

De facto tenho feito tudo sozinho! Hoje vou ter ajuda do Eduardo Telles Santos da Redfish que me vai montar a tubagem, mas de resto gosto de fazer as coisas a meu gosto! Obrigado pela disponibilidade... se precisar de ir buscar água vou abusar de alguns!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

A decoração da casa (pelo menos da parte que podemos ver) está impecável. A minha mulher adorou.

 

Quanto ao refúgio, eu estou a montar um (este FDS já deve ficar) com areia viva num aquário de 50 cm também montado por cima (a bem da verdade tirei a ideia deste post mesmo).

 

A pergunta é, colocas RV no Refúgio? Muita, Pouca ...?

 

Quanto a abusares de alguns para ir buscar água, conta com mais um par de braços e um bidon de 25l

 

 

Abraços,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Diogo,

 

Ainda bem que levas isso na boa :) .

 

No que diz respeito a fazeres tudo sozinho, não me referia a uma questão de fazer as coisas a teu gosto, mas sim ao esforço físico (e psicológico) que envolve uma montagem destas. Mas talvez eu tenha ficado traumatizado com a montagem do meu que por vários motivos quis acelerar ao máximo e acabei por me cansar imenso com todo o processo.

 

(Quanto mais não fosse por acartar o bicho para o sítio dele :) )

 

Tu tens feito as coisas com toda a calma. Fazes tu muito bem.

 

Boa sorte para o resto e vai pondo o máximo de fotos que conseguires.

 

Abraço,

 

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo!

 

Granda azar!!!!!!!! :lol:

 

Quando te encontrei no Sábado e estive a falar contigo sobre o teu projecto, ocorreu-me, já a chegar ao carro, voltar para trás e fazer-te a pergunta crucial que era: "Já testaste tudo com água doce?"

 

Com o que tu já me ajudaste, Deus me livre de te fazer qualquer reparo. :P

 

Acho é que, já que houve paciência para esperar até aqui, valeria a pena ter tudo montado (bombas, retornos, reactores, reposição, skimmer, canalização, luz, refrigerador, etc...) e depois fazer o enchimento com água doce testando cada tanque um por um antes de ligar a corrente e começar tudo a bombar.

 

É chato, trabalhoso, gasta-se uma pipa em água mas aumenta descomunalmente a segurança, não só contra problemas de circulação (fugas, insuficiências/excessos na bombagem, etc...) mas também quanto a temáticas eléctricas nomeadamente ver como se gere toda a cena dos fios, fichas e tomadas e como reage o quadro eléctrico à totalidade do equipamento ligado.

 

No meu caso, como fui eu que furei o aqua e fiz a coluna seca, isso foi incontornável. Tive fugas na coluna e tive de repetir a colagem duas vezes mas foi muito fácil porque podia mexer à vontade. Quando vier o skimmer e o novo móvel finalizo tudo (divisórias na sump, canalização de retorno, quadro eléctrico, reposição, etc...) e só aí, depois de uns bons dias com água doce, começo a preparar a rocha.

 

Com esta maneira de planear as coisas, se houver um problema, é incomparavelmente mais fácil resolvê-lo.

 

Custa muito aguentar-me mas sei que é para o meu bem! Tenho lutado bravamente contra o impulso de usar a sump para começar a curar rocha e ainda por cima têm aparecido uns corais à venda que me deixam louco... :lol:

 

Enfim... espero que não fiques chateado com o comentário (ainda por cima vindo de mim, um principiante :lol: ) mas o teu azar, se serviu para nos deixar a todos bem tristes, também poderá servir construtivamente para que o pessoal possa arranjar formas de se proteger contra precalços desse género. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estes precauços acontecem e fazem parte da aquariofilia. Na verdae não vou testar nada com água doce, pois tenho já a água salgada na sump e muito armazenada em bidons pronta para entrar no aqua! Esperemos que não existam mais precauços.

 

Ainda hoje conto ter toda a tubagem pronta depois de ontem ter tido uma maratona de montagem até à meia noite (obrigado Eduardo!!!)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Diogo.

 

Não é má onda, mas creio que se escreve percalços .

 

POR FAVOR NÃO ME EXPLUSES!!! :wink:

 

 

:D

 

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MIX, não creio que o Diogo te vá EXPLUSAR!!! :wink:

 

Muito bom Diogo!

Podes contar também com a minha ajuda para o que precisares.

Entretanto, não sei se já testaste mas é provável que essa caixa debaixo do escumador faça alguma ressonância e provoque um ruido incomodativo. É possível que tenhas de pôr alguma coisa lá dentro.

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não é má onda, mas creio que se escreve percalços .  

 

POR FAVOR NÃO ME EXPLUSES!!!  :wink:  

 

Vou pensar nisso!!! :P:? Vou é penitenciar-me pelo erro grosseiro! Obrigado pela correção.

 

não sei se já testaste mas é provável que essa caixa debaixo do escumador faça alguma ressonância e provoque um ruido incomodativo. É possível que tenhas de pôr alguma coisa lá dentro.

 

Em primeiro lugar obrigado pela disponibilidade! Ainda não testei, mas ainda ontem estive a pensar nisso quando estava deitado e já ouvia as bombas a trabalhar na sump!!!! :D

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Finalmente depois dos percalços do outro dia consegui colocar água no aquário. Coloquei cerca de 250 litros e cerca de 1/3 da RV que tenho.

 

Quando retirava de limpava um pouco a RV deparei-me com alguns animais bem curiosos...

 

Pic_3010_38.jpg

 

O primeiro, um pequeno camarão que desde já peço aos especialistas na matéria para me ajudarem na sua identificação! Não faço a mais pequena ideia de onde veio e como apareceu no meu aqua (suspeito que tenha muito pequeno com água natural)

 

Pic_3010_39.jpg

 

Um Ofiuro já com alguma dimensão que presumo tenha vindo na RV, bem como alguns dos muitos caracois que tenho no aqua.

 

Pic_3010_37.jpg

 

O aquário com cerca de 150 litros de água e alguma da Rocha que tinha dentro dos bidons. Eu que pensava que tinha lavado muito, mas muito bem o areão - vejam o resultado.

 

Pic_3010_40.jpg

 

Cerca de 1 hora depois já com o aquário com cerca de 250 litros e com toda a RV que já tinha cá em casa (serão cerca de 70/80 kg).

 

Coloquei uma 1260 a fazer circulação uma vez que as Tunze ainda não dava para ligar.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sim senhor... isso é que é trabalho para abater a barriguinha...carregar com essa rocha toda e esses bidons. :lol: :D :?:shock::lol::lol:

 

A serio, tá muito fixe. Mas enche lá isso tudo que eu tou deserto para ver tudo montado.

 

E se precisares..... :lol:

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas diogo

 

tenho acompanhado os progressos do teu reef ! opa e so 1 palavra me ocorre ta a ficar XELENTE!!!

 

ainda mais porque vamos acompanhando os progressos passo a passo!! da um certo entusiasmo ao pessoal!

falo por mim mas penso que mais pessoal pensara o mesmo!

 

continua!!!! estou em pulgas por mais novidades desse bixo! pois com o meu ainda vai demorar 1 beca :lol: por isso vou-me enpogando com os projectos dos restantes menbros!!! :shock::lol:

 

cumprimentos

 

miguel F.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em primeiro lugar obrigado mais uma vez pelas Vossas palavras!

 

Depois de duas horas passadas e da poeira assentar resolvi tirar mais umas fotos (já estava mesmo com saudades!!!!)

 

Pic_5511_1.jpg

 

A primeira que está muita má mostra algo de extraordinário! Um Góbio bicolor que tem andado de um lado para o outro dentro da RV desde sábado!

 

Pic_5511_2.jpg

 

Pic_5511_3.jpg

 

Pic_5511_4.jpg

 

Uma Hidnopora que já esteve mesmo a morre e que teima em vingar mesmo em condições extremas!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O primeiro, um pequeno camarão que desde já peço aos especialistas na matéria para me ajudarem na sua identificação! Não faço a mais pequena ideia de onde veio e como apareceu no meu aqua (suspeito que tenha muito pequeno com água natural)

 

Parece um camarão pistola, não?

Talvez do género Alpheus...

Repara se uma das pinças é maior e tem este formato:

 

pistol.gif

 

Não conheço a distribuição deste género de camarões, mas se calhar veio com a rocha viva (tinhas no aquário antigo e não te apercebeste :D ).

 

Quanto ao aquário, espero que sigas o exemplo do antigo...e fiques aí com algo tão ou mais espectacular! :roll:

 

Se precisares de ajuda, já sabes...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece um camarão pistola, não?

Talvez do género Alpheus...

Repara se uma das pinças  é maior e tem este formato:

 

pistol.gif

 

Não conheço a distribuição deste género de camarões, mas se calhar veio com a rocha viva (tinhas no aquário antigo e não te apercebeste :twisted: ).

 

De facto é um pistol - obrigado pela dica!

 

Hoje houve mais uma sessão de montagem - desta vez a tubagem que faltava. Aqui ficam as fotos do resultado final...

 

Pic_5511_5.jpg

 

A ligação do refúgio ao aqua principal (por extravasão)

 

Pic_5511_6.jpg

 

Um pormenor dos SCWD´s dentro da coluna seca e as tubagens ao longo das traves francesas.

 

Pic_5511_7.jpg

 

Os dispersores intermédios - que não ficarão visiveis uma vez que ficarão áo nível da água e o armário tapa esse nível.

 

Pic_5511_8.jpg

 

Uma vista mais genérica, com os dispersores do lado oposto à coluna seca ainda sem estarem em posição (ainda em fase de secagem)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

relativamente ao teu aqua e a este teu post, quando falamos de aquariofilia salgada em Portugal, só me apetece adaptar a famosa frase do Sir Wiston Churchil e dizer:

 

Nunca tantos deveram tanto a um só!

 

Para já restringindo o tema à envolvente tecnológica, lá mais prá frente estendendo-o à envolvente estética e biológica.

 

Parabens!!!

 

Obrigado pela inspiração!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais