[ajuda!] betta não come e está "irrequieto"


dakova

Recommended Posts

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

o teu betta é um crowntail muito bonito, por as fotos parece-me com saúde, tem a barbatana traseira ratada, já compraste assim? A barbatana volta a crescer, lentamente mas cresce.

Ele já comeu? Não ponhas comida em excesso, põe pouca e vê se ele come, se comer põe mais. É melhor pôr pouca comida e mais vezes ao dia, assim mantens o aqua limpo.

Em relação ao espelho, não voltes a mete-lo dentro do aqua, deve ser desagradável ser perseguido por um espelho gigante...

Basta pousares o espelho do lado de fora que ele vai descobrir e abrir-se, tens que ter calma que as coisas não são instantâneas.

Quanto a teres mais peixes, os bettas não são maus, são uns grandes machos e por isso não podem ver outro macho betta que dá molho, em relação ás outras espécies são indiferentes.

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, já vinha assim a barbatana :) sim, comeu finalmente hoje de manhã... eu tenho posto pouca comida (3-4 flocos), e tenho esperado 10minutos e depois tiro porque ele acaba por ignorar depois de umas cuspidelas... mas hoje ele comeu, até lhe dei por várias vezes, estava cheio de fome lol. Se lhe tivesse dado mais, provavelmente continuaria a comer, mas ainda rebentava por isso dei apenas o que achei suficiente... :animal_fish:

 

não sabia, como costumava vê-los em divisórias minúsculas nos aquários das lojas sempre pensei que fossem agressivos com tudo... então arranjarei um limpa vidros e um limpa fundos como sugeres :rtfm:

 

será que lhe posso arranjar duas fêmeas para lhe fazerem companhia em "encher" mais o aquário? (vi uma linda cor de rosa e adorava tê-la!) mas eu não quero fazer procriação, além disso só tenho este aquário "decente"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia!

 

O betta parece-me de perfeita saúde. Embora tenha a barbatana traseira um pouco "ratada". Se já vinha assim é porque andou à porrada com alguém, mas não faz mal que ela cresce. Gosto bastante da cor. É azul escuro ou preto, fiquei na duvida!?

 

Não te preocupes que os bettas normalmente só tem "picardias" entre eles ou com outras espécies com barbatanas muito coloridas, por exemplo os guppys (confundem os gajos com bettas).

 

Quanto ao facto de ele não comer:

As blood worms são congeladas? Alguns bettas são muitos esquisitos, e habitua-los a novas comidas não é fácil. No entanto existem duas que normalmente todos comem. Artémia e blood worms congeladas. (Então se forem vivas, nem se fala)

O problema é que comprar estes alimentos para dar unicamente a um peixe não dá muito jeito, mas existem umas embalagens de 250 gr espalmadas que permitem partir pequenas quantidades e desta forma não se estraga comida.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o focinho é preto, o corpo é azul escuro e as barbatanas têm tons de azul mais claro e vermelho. Ele hoje já comeu ração, as bloodworms que comprei são congeladas e bastante nojentas, vivas não sei se seria capaz de lhes mexer :confused4:

 

mas então posso juntar duas fêmeas betta a este betta macho neste aquário sem problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, em relação à questão das fêmeas no aquário para fazerem companhia ao macho não é grande ideia, depende da litragem, esconderijos e numero de fêmeas para o animal andar distraído e dividir as atenções...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 litros parece-me muito "apertado" porque o macho irá proteger o território dele, só permitirá a presença das fêmeas no aquário para a reprodução, depois do abraço ele irá expulsá-la... mas cada betta é um betta... :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas vale a pena tentar? ou a chance de coexistência pacifica é tipo 1%? :S

 

 

É um grande risco. Dar-te percentagens seria um erro pela certa, pois cada betta é um betta.

Pode dar-se o caso de ele apenas as ir mordiscando e nesse caso elas vão viver um pouco em stress constante o que não é muito aconselhável. Podem por e simplesmente dar-se minimamente bem ou também pode dar-se o caso de elas o morderem a ele. E nesse caso é menos bonito de se ver, pois ele perde as lindas barbatanas que tem.

Caso decidas arriscar, compra mais plantas.

Vê se tens possibilidades para se as coisas correrem mal teres de retirar o macho ou as fêmeas do aquário para outro lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha opinião, mais vale prevenir que remediar... o mais certo é a agressão por parte do macho ou uma coligação de fêmeas para agredirem o macho :) em relação ao problema da solidão do betta não te preocupes, eles como são territoriais não prezam muito as amizades :chair: só mm durante a reprodução e depois mandam as fêmeas à vida, para companhia podes pôr 2as ou 3 corydoras que ajudam na limpeza do fundo do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a ver... então pensar em fêmeas será melhor quando arranjar outro aquário.

 

Quanto às corydoras: elas dão-se em águas paradas e mal oxigenadas? o betta e o musgo java não suportam filtros nem correntes, começam logo a voar pelo aquário fora... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio não há grande problema, mas podes arranjar um filtro de esponja (simples e barato) que não mexe a água, ou mexe muito pouco, visto ser um filtro indicado para colocar nos aquários dos alevins, logo a turbulência feita na água é zero

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa lá a ignorância, mas podes dizer-me o que é um filtro de esponja? e talvez uma boa marca, e um link para uma foto para eu ver como é... é que algumas lojas de animais gostam muito de enganar, e depois acabo por comprar um filtro como o que aqui tenho mas com outro feitio...

 

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=ML...558.jpg&v=E é isto?

Editado por dakova
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é ignorância nenhuma, ora essa :P sempre que souber estarei às ordens para elucidar qualquer dúvida ::D: é isso mesmo que compraste, por vezes a malta nas lojas aproveita-se do pessoal para empurrar coisas que não são bem o que muitas vezes procuramos, mas também tenho consciência que isto não acontece em todas as lojas e muitas das vezes quem tá a vender nem sabe o que está a vender e não fazem por mal, mas isso são outros assuntos...

 

 

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=ML...558.jpg&v=E

 

qual dúvida é só dizer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, em vez de criar um novo tópico, continuarei a escrever neste, apesar do assunto já não ser propriamente referente ao título do tópico.

 

O meu aquário de 20l está agora a 27º, ph 7.5 (estou a tentar baixa-lo).

 

Fauna:1 betta macho, 2 corydoras panda, 2 ancistrus e 1 kuhli.

Flora: umas quantas elodeas e musgo java.

 

Acontece que não resisti e comprei três fêmeas betta splendens para tentar inserir no aquário... e precisava de uma opinião. As fêmeas estão num compartimento dentro do aquário. O macho (solto dentro do aquário) está a tentar investir nas fêmeas, como seria de esperar. Gostaria de saber quanto tempo aconselham que as fêmeas permaneçam no compartimento antes de serem soltas no aquário com o macho. :character0050:

 

O aquário tem várias plantas, pedras e um tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, em vez de criar um novo tópico, continuarei a escrever neste, apesar do assunto já não ser propriamente referente ao título do tópico.

 

O meu aquário de 20l está agora a 27º, ph 7.5 (estou a tentar baixa-lo).

 

Fauna:1 betta macho, 2 corydoras panda, 2 ancistrus e 1 kuhli.

Flora: umas quantas elodeas e musgo java.

 

Acontece que não resisti e comprei três fêmeas betta splendens para tentar inserir no aquário... e precisava de uma opinião. As fêmeas estão num compartimento dentro do aquário. O macho (solto dentro do aquário) está a tentar investir nas fêmeas, como seria de esperar. Gostaria de saber quanto tempo aconselham que as fêmeas permaneçam no compartimento antes de serem soltas no aquário com o macho. :puppydogeyes:

 

O aquário tem várias plantas, pedras e um tronco.

 

dakova

isso parece-me pouca litragem para a fauna que aí tens, ainda para mais se queres inserir mais 3 bettas fêmeas.

tal como foi dito em cima, ele muito provavelmente vai investir contra elas e a reprodução aí não me vai parecer possível, visto teres mais outros peixes, falo pelas corydoras, que como já foi referido por aí, basta-lhes sentir o sabor dos ovos para não os largarem mais.

Tens de ter também atenção que não convem teres areão no aqua e a filtragem convem ser a minima possível, o mais aconselhável é não haver filtragem.

antes de tentares reprodução, tenta reunir as condições necessárias,

 

um abraço

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu não quero fazer criação... queria só junta-los no aquário. se por acaso a inserção das fêmeas não for possível (se o macho não as aceitar e andar a morder-lhes etc) devolvo-as simplesmente. gostava era mesmo de saber quanto tempo é que devo mante-las no compartimento antes de as soltar para o macho se habituar a elas, etc. Elas estiveram no compartimento esta noite toda e o macho continua a investir contra o vidro...

 

ps- opá apareceu-me uma porcaria minúscula no aquário! não sei o que é! que é isto?

2q3onee.jpg

 

 

pps- desde que eu meti o tronco no aquário (há coisa de 5 dias) a água tornou-se amarelada... fiz uma tpa, mas sem sucesso... ajuda e sugestões? :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim acho que é pouca litragem para tanto peixe, ele vai tentar defender o seu território e vai persegui-las, se le já está nisso há dois dias, não me parece que vá desistir muito facilmente.

 

essa porcaria minuscula é um caracolito de praga, há quem os ache benéficos para o aquário e há quem não os suporte, eu cá tenho alguns, mas quando vejo que já começam a ser muitos retiro grande parte do aqua.

Editado por endhe
banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:o ele cresce muito? fica de que tamanho o caracol? parece ser fofinho :3 se não faz mal fico com ele :3

 

espero até amanhã... se não se entenderem devolvo as fêmeas e pronto... o aquário está tão vazio :( o kuhli nem se deixa ver. as corydoras vêm raramente a parte da frente do aquário, os ancistrus lá estão nos seus afazeres... e o betta parecia-me tão sozinho e infeliz lol que comprei as fêmeas :puppydogeyes:

 

e quanto à água amarelada por causa do tronco? que posso fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não cresce mais que 2milimetros :(

mas olha que de um dia para o outro aparecem às dezenas, eheh

 

não te esqueças que todos esses peixinhos crescem :puppydogeyes:

 

a kuhli pode crescer à vontade 10cm

as corydoras 4 a 5 cm cada

os ancistrus também ainda crescem alguma coisita (não sei ao certo)

 

mais alguns cm's de betta, ainda dá alguma coisa para o aqua

 

quanto à agua amarelada, deixaste o tronco de molho algum tempo?

faz muita tpa (foi o que eu fiz)

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, só lavei o tronco na torneira... :s e depois meti logo no aquário... :puppydogeyes: vou fazer mais tpas então.

 

sim eu sei que estes bichinhos crescem, mas também não crescem muito mais... de qualquer forma irei arranjar um aquário maior quando perceber mais disto, este foi o primeiro aquário que comprei, ainda nem tem um mês. este aquário foi mesmo para experimentar e aprender.

 

quanto ao caracol, acho que só tenho um por isso não deve haver procriação...

 

e só mais uma dúvidazinha, já agora... quanto tempo é que devo deixar a luz do aquário acesa? tenho musgo java e elodeas.

 

obrigada pelas respostas :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que esses bichos fazem o trabalho todo sozinho (se é que me entendes), eheh

eu no inicio também só me parecia ter um, mas alguns dias depois já ia com alguns pequenitos

 

eu costumo deixar a luz do meu aqua ligados 8h/dia

banner2012.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, possivelmente esse veio em plantas ou mm no tronco, e não deve ter vindo só um... prepara-te para a guerra :puppydogeyes: senão gostares dele, mas se o achares fofinho, tens amigos com fartura :(, em relação às bettas, isso deve ficar apertado para tanta gente... em relação à iluminação podes deixar ligado por 8 a 10 horas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais