[ajuda!] betta não come e está "irrequieto"


dakova

Recommended Posts

Boa tarde!

 

Comprei um betta há 4 dias. No dia em que o comprei a senhora da loja disse-me que ele já tinha sido alimentado e que só precisaria de o alimentar no dia seguinte. A comida que lhe comprei é a TetraBetta. Ele ignora os flocos vermelhos e os granulados castanhos, e apenas mordisca os camarõezinhos mas cospe-os logo de seguida. Ou seja: o bixo não come há 3 dias...

Ontem começou com um comportamento estranho: de vez em quando, do nada, passa-se e eriça as barbatanas, e começa a bater e a nadar contra o vidro... isto dura cerca de 10 segundos, depois fica novamente calmo e normal.

 

não sei o ph da água, a temperatura é ambiente (não muito fria, ele está em cima do modem, que serve de mini aquecedor :tongue:)

o aquário é um globo e leva para aí 2litros...

 

que faço? :mellow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, eu dou aos meus este: http://www.sera.de/index.php?id=269&L=...php%3Fadresa%3D

mesmo os que nasceram em minha casa só querem desta comida. Podes ver os meus aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=137072

Abraço, boa sorte

Editado por bcferreira

Bruno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bater contra o vidro é normal pois vê o seu reflexo e pensa que é outro macho.

Quanto à comida, por vezes os peixes ficam sem comer durante algum tempo até se habituarem ao novo aquário, mas se isso já dura há 3 dias o melhor será comprares outro tipo de comida para ver se ele gosta mais. Tenta falar com a loja que te vendeu o peixe e perguntar qual a commida que lhe davam antes, pode ser que ele esteja habituado a essa e seja esquisito com a comida.

 

Cumprimentos

Pedro Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Antes demais, arranja um aquario para o bicho, sff.

Já aqui foi amplamente discutido o stress que os globos provocam nos peixes por nao terem pontos de referencia.

O betta apesar de nas lojas estar em pouca agua, gosta de nadar.... Arranja qualquer coisa com um minimo de 10L.

É muito dificil manter a agua em condicoes "habitaveis" com apenas 2 litros.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pelas vossas respostas! segunda feira irei comprar um aquário maior com aquecedor e comprarei também duas plantinhas (musgo de java e elódea).

 

mas o peixe continua a rejeitar toda a comida que lhe dou!! quando abocanha algum bocado acaba por cuspi-lo! hoje quando acordei ele tinha uma espuma nojenta no aquário, que será isto?? (deixo fotos)

 

2pyqidc.jpg

 

16i6pmo.jpg

 

ele não come há quatro dias! e ainda está mais irrequieto que ontem...

 

ajudem-me :flick_tongue: devo ir ao veterinário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pelas vossas respostas! segunda feira irei comprar um aquário maior com aquecedor e comprarei também duas plantinhas (musgo de java e elódea).

 

mas o peixe continua a rejeitar toda a comida que lhe dou!! quando abocanha algum bocado acaba por cuspi-lo! hoje quando acordei ele tinha uma espuma nojenta no aquário, que será isto?? (deixo fotos)

 

2pyqidc.jpg

 

16i6pmo.jpg

 

ele não come há quatro dias! e ainda está mais irrequieto que ontem...

 

ajudem-me :flick_tongue: devo ir ao veterinário?

 

 

Leste/estudas te alguma coisa sobre o betta antes de o comprares? Essa "espuma nojenta " chama-se ninho de bolhas, e é onde os ovos sao depositados depois de expelidos pela femea e fecundados, portanto um procedimento normal que revela apenas que o macho esta apto a reproduzir!

 

Quanto ao aquario e aquecedor, esta a ir no caminho certo! As plantas, talvez consigas mais baratas aqui pelo forum! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leste/estudas te alguma coisa sobre o betta antes de o comprares? Essa "espuma nojenta " chama-se ninho de bolhas, e é onde os ovos sao depositados depois de expelidos pela femea e fecundados, portanto um procedimento normal que revela apenas que o macho esta apto a reproduzir!

 

Atenção que o ninho de bolhas não significa unicamente que o macho está apto para reprodução. Por vezes significa também que esse macho está a marcar território.

Mas significa principalmente que o betta está em boas condiçoes de saude.

 

Não tens acesso a comida congelada? Artémia principalmente e o melhor para o rapaz mas sem exageros senão poderá ficar obstipado. Tenta dar lhe comida congelada que em principio ele comerá.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o ninho de bolhas não significa unicamente que o macho está apto para reprodução. Por vezes significa também que esse macho está a marcar território.

Mas significa principalmente que o betta está em boas condiçoes de saude.

 

Não tens acesso a comida congelada? Artémia principalmente e o melhor para o rapaz mas sem exageros senão poderá ficar obstipado. Tenta dar lhe comida congelada que em principio ele comerá.

 

Miguel

 

 

obg por completares a minha informacao! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já comprei larvas de mosquito congeladas, um aquário maior e acessórios e musgo java. estava há pouco a montar o aquário mas reparei que aquilo não vinha com livro de instruções... coloquei o filtro, o aquecedor e o termómetro da maneira que me pareceu melhor... mas estou com medo de os ligar à corrente, ainda explodem ou o raio, isto mais parece uma bomba...

 

35i85ty.jpg

 

está tudo bem montado e no sítio?? :character0050: ajudem-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves pôr o termómetro todo submerso e do lado contrário do aquecedor, dá-te uma temperatura mais real de todo o aqua.

Tem também atenção que o aquecedor tem uma marca por onde a água pelo menos deve estar, mas, se quiseres podes colocar todo debaixo de água. O filtro também, se quiseres podes pôr todo debaixo de água.

Normalmente, para não sobrecarregar um dos lados do aqua, eu ponho o aquecedor dum lado e o filtro do outro, mas isso são gostos...

Quando montares e puseres depois o betta, vê se o filtro não é muito forte para ele.Eu tenho uns machos nuns aquas de 18,5litros, tem 35cm de comprimento e tirei os filtro por causa disso.Agora, o que faço é mudar parcialmente a água mais vezes, mas num aqua pequeno é facílimo e rápido.

Não ponhas o betta logo mal montes o aqua, deixa tipo um dia com tudo a bombar e depois pões o peixe.

Não te esqueças de pôr um acondicionador na àgua.

O aqua não tem tampa? Se sim, podes encher mais.

Depois coloca uma foto...

Hasta.

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da água, os bettas são resistentes mas depende da água.

Já o puseste?A que temperatura está? Não deves alterar a temperatura de estalo, se estava em água fria, não há stress, ele habitua-se à subida gradual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água é a mesma do globo onde ele estava antes, da torneira :puppydogeyes: está a 20 graus... tive que desligar o filtro que já ia tudo a voar, o peixe e o musgo java... se calhar era melhor amanha eu comprar um condicionador e um teste de ph :smokedrag:

Editado por dakova
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De quanto é o aqua novo?

E o globo?

Se a água que tens na foto é toda do globo, podes deixar lá o peixe com o aquecedor.

Vai vendo a temperatura no termómetro, que as vezes tu marcas 26 graus no aquecedor e depois está ligeiramente diferente, tens que ajustar.

O problema com o filtro era o q eu te estava a dizer, podes experimentar deixar o bocal fora de água e ver o que acontece.

O filtro não tem tipo um tubinho com furinhos para pores na saída?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o globo leva prai 1.5l ou 2l, o aquário novo é de 20l... não tenho tubo nenhum... :puppydogeyes: acabei por tirar o filtro para o musgo de java ficar em paz... esta foto que meti agora é do aquário novo, as fotos do globo são as do inicio do tópico... mas no globo não cabe nem o termómetro ao alto :smokedrag:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal desculpem-me intrometer mas já agora gostava de saber uma coisa..

 

Eu tenciono adquirir brevemente um Betta..e vou comprar um áquario pelo menos de 10L, também tenciono comprar um Termostato e um Termómetro..apenas isso. E depois claro umas plantas áquaticas, tipo: Musgo Java, a decoração e o condicionador da água pelo sim pelo não, e a comida..

 

Acham que isto chega?? E se sim..quanto é que se gasta mais ou menos de electricidade por se ter o Termostato ligado??

 

Agradecia resposta o mais breve possível..

 

Obrigado :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então faz assim, se o peixe tem água suficiente, não ligues o aquecedor com tão pouca água. Amanha compras o acondicionador e pões num garrafão plástico, dos de água, tipo uma hora, depois enches o resto do aqua e ligas o aquecedor. Não te esqueças de ir vendo a temperatura até estabilizar.

Na embalagem do acondicionador tem as instruções de utilização.

Se o filtro não der, faz como eu, não ponhas filtro e mudas a água 1/3 por semana e meia, os meus não se queixam.

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal desculpem-me intrometer mas já agora gostava de saber uma coisa..

 

Eu tenciono adquirir brevemente um Betta..e vou comprar um áquario pelo menos de 10L, também tenciono comprar um Termostato e um Termómetro..apenas isso. E depois claro umas plantas áquaticas, tipo: Musgo Java, a decoração e o condicionador da água pelo sim pelo não, e a comida..

 

Acham que isto chega?? E se sim..quanto é que se gasta mais ou menos de electricidade por se ter o Termostato ligado??

 

Agradecia resposta o mais breve possível..

 

Obrigado :puppydogeyes:

 

Compara o preço dos aquas, e se compensar compra o de 20 litros.

Sim chega, é assim que tenho os meus machos. Termostato e termómetro.

Quanto ao termostato, um de 25w chega para o teu aquário, e o consumo é baixo, não sei ao certo quanto, mas não te esqueças que ele não está sempre a funcionar, só vai ligando para manter a temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então faz assim, se o peixe tem água suficiente, não ligues o aquecedor com tão pouca água. Amanha compras o acondicionador e pões num garrafão plástico, dos de água, tipo uma hora, depois enches o resto do aqua e ligas o aquecedor. Não te esqueças de ir vendo a temperatura até estabilizar.

Na embalagem do acondicionador tem as instruções de utilização.

Se o filtro não der, faz como eu, não ponhas filtro e mudas a água 1/3 por semana e meia, os meus não se queixam.

 

o peixe e o aquecedor já estavam no aquário de 20 litros... a água agora está a 24º e acho que está estável... o condicionador só posso comprar amanha... :smile2: mas farei exactamente isso. pois, já tirei o filtro...

 

mas o meu peixe continua sem comer... até lhe comprei bloodworms e ele ignora-as... desde que o comprei ( já há quase 2 semanas) ainda só comeu uma vez... de resto tem cuspido a comida ou simplesmente ignorado... :puppydogeyes:

 

aquário 20l, 24º (aquecedor), luz 10W e musgo java

hs2r2u.jpg

Editado por dakova
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei,

tens que dar tempo ao peixe para se habituar ao aqua, de toda a maneira põe lá algumas bloodworms, não muitas, e se ele tiver fome vai lá.

Experimenta por um espelho pequeno em frente ao aqua por 5 minutos e vê o que acontece, se ele se abrir, deve estar de saúde.

A cor do peixe está viva como quando compraste?

E as barbatanas, não estão completamente coladas ao corpo, pois não?

 

Depois podes comprar uma corydora (limpa fundos) e um limpa vidros. Limpa vidros, não compres pleocostumus, crescem bué, depois o aqua é pequeno para ele.Há vários tipos de limpa vidros pequenos, pergunta na loja e diz que o aqua é pequeno. Eu curto ancistrus, há vários tipos, por norma não crescem muito, mas é sempre melhor primeiro veres o nome do peixe que te dizem na loja e ires ver a informação sobre ele na net...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele foge do espelho ;) até tentei andar com o espelho dentro de água atrás dele, mas ele tem medo... lol de qualquer forma o lado esquerdo do aquário reflecte um pouco e já o vi várias vezes a eriçar-se (esticar-se todo e abrir bué as guelras) e depois bater contra o vidro. A cor parece-me igual mas ele tem uma minúscula e quase imperceptível mancha esbranquiçada no dorso e não me lembro se já tinha ou não... :smile2:

 

barbatanas coladas ao corpo como? :puppydogeyes: vou meter algumas fotos que lhe tirei agora

 

2ufbthz.jpg2gy6on5.jpg

 

nvqgat.jpgxqcf0z.jpg

 

123b9n6.jpg33ljsqv.jpg

 

2e542dl.jpgnvqmur.jpg

 

ele não vai matar essa gente toda? pensava que os bettas tinham que estar sozinhos

Editado por dakova
Link to comment
Partilhar nas redes sociais