De volta à aquariófilia


jrp

Recommended Posts

Saudações!

 

Antes demais gostaria de vos cumprimentar a todos e dar os parabéns pelo grande contributo que têm aqui no forum para o mundo da aquariofilia.

 

Quanto a mim, estou prestes a retornar a estas andanças.

Como dá para perceber pelo título do tópico já possuí aquários. No entanto devido às mais variadas situações do dia a dia acabei por os desmontar (descansem que não se deveu a nenhum genocidio aquático)...mas o bichinho continuou cá.

Desde já posso acrescentar que pelos vistos sou um semi-leigo na matéria, pois a forma pela qual eu "construía" os meus aquários, embora que com sucesso, descorava alguns pontos básicos, aos quais tomei conhecimento aqui no fórum.

 

Portanto, aqui estou, pronto a "mergulhar" num novo projecto, o qual vos passo a descrever, com o objectivo de ser criticado e ao mesmo tempo tirar alguns esclarecimentos. Tentarei ser o mais breve e objectivo possível. Tomem também em conta que já fiz algumas pesquisas sobre os tópicos que passo a referir.

 

Aquário: 100 Largura x 40 Profundidade x 50 Altura

 

Filtro: Eheim 2213 (Externo)

Questão: Remover imediatamente esponja preta (carvão activado)?

 

 

Iluminação: Calha de 3 x 39W T5 (razão de 0.585/L)

Estou com alguma dificuldade nesta parte. Ainda não consegui perceber totalmente a parte dos diferentes tipos de lâmpada e em que é que variam. Já li que há pessoas que usam diferentes lâmpadas para as várias fazes do dia. Também li que existe a opção de leds.

Questão: Leds é o mesmo que dizer HQI?

O que se entende por PLL?

Já vi especificações do tipo : T5 4x80 Watts -

2 lâmpada T5 - 4200K

2 lâmpada T5 - 6500k

Suponho que seja apenas uma calha com 4 lâmpadas, correcto?

 

 

Aquecimento: Termostato 200W

 

Substrato: Turfa (Fértil)

Seachem Flourite (Inerte)

 

Outra das minhas maiores questões. Quando fiz os meus aquários apenas usava areão normal. Quando comecei a pesquisar no fórum fiquei completamente pasmado com a variedade de substrato existente e pela forma como alguns membros contruiram os seus aquários dando uso a mais do que o simples areão.

Depois de ler acho que me decidi pelo Flourite da Seachem. Ainda cheguei a ponderar Akadama, mas pessoalmente não gosto da sua composição.

Questão: Além de turfa que outras opções podem existir?

 

Fauna/Flora: A definir. Eu sei que tem grande influência em alguns dos pontos acima referidos, mas penso que irei optar por uma fauna e flora menos "exótica" e com menos caracteristicas específicas.

Questão: Vi aqui no forum várias referências à criação de CO2 caseiro. A minha dúvida é, quando deverá ser aplicado o CO2? Sempre que houver plantas?

 

Pronto. Para já e à partida quanto a material será isto. Como é óbvio não estou aqui a incluir kits de teste/manutenção da água.

 

Mais uma vez vos dou os meus parabéns pelo forum e caso tenham algum tempo que possam deixar aqui as vossas críticas/opiniões para o bem e para o mal.

Peço também desculpas pelo loooooooongo tópico.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, primeiro bem vindo ao forum e bem vindo de volta ao fantástico mundo dos peixinhos..ehhe eu também ando meio afastado já quase não conheço ninguém no fórum..eheh

não sou propriamente um guru nas questões que colocas-te mas penso que a algumas sei responder de uma forma geral não aprofundando para não te baralhar.

1ºiluminação

visto que dizes que não pretendes plantas muito exigentes essa iluminação está mais do que bom, quanto as pll são lâmpadas compactas com necessidade de balastro para arrancar e normalmente consegues ter mais W's por lâmpada do que com as compactas ditas normais(as económicas agora na moda).

quanto aos leds e hqi são coisas diferentes...leds são aquelas "luzinhas" pequenas ligadas a transformadores a 12v que no âmbito da aquariofilia são usados para imitarem o luar de modo a o aquario nunca estar totalmente as escuras. já as hqi são lâmpadas de halogéneo de grande intensidade (dai se conjugar as horas e acenderem só algumas horas por dia para "recriar" o pico de raios solares num dia normal) . as lampadas que falas, são t5 ( têm mais intensidade no mesmo comprimento e mais eficiência que as mais utilizadas no nosso dia a dia, as t8) 6500k é a temperatura de cor sendo os 6500k uma dayligth ou seja a que mais se aproxima da luz solar quanto mais abaixo tiveres desta temperatura mais o espectro se torna amarelo acima tens a chamada luz fria (1000k) tem um espectro azulado o que causa misturado com as dayligth um visual mais limpo e brilhante ao aquário ( muita gente utiliza estes dois espectros por ser muito bom para as plantas) .

 

2ºfiltro

sim podes remover, o carvão activado só é utilizado para remover excessos de qualquer nutriente na agua ou medicamento...ou seja alguma coisa que esteja a mais na composição normal da agua do aquario

 

3ºsubstracto

aqui depende muito do que queres fazer....tens varias opções umas mais caras outras mais baratas, mas cada uma boa para o objectivo que se pretende.

normalmente se vamos adicionar plantas que consomem nutrientes pela raiz e se lhe vamos dar condições para crescer é uma grande ajuda, mas também temos sempre o risco de que se se desleixarmos um pouco e não dermos condições as plantas e elas não assimilarem os nutrientes na coluna de agua...bummmm lá vêm as algas...eheh :angel:

alem da turfa e assim derrepente tens topo: ada, elos (investimento mais pesado mas garantia de qualidade), logo a seguir tens um substrato relativamente recente (cerca de 2 3 anos) da tropica...e depois tens bastantes basta pesquisares pelo fórum há muita gente a utilizar os mais diversos substractos dependendo de cada situação (na area das plantas aconselho-te vivamente a pesquisares e leres bastante)

 

4ºco2

é sem duvida importante, pois faz parte do ciclo das plantas...consomem co2 e libertam o2, se lhes faltar co2 irão crescer muito lentamente e com carências e as mais esquisitas não se aguentam (digamos que só mesmo as plantas de ferro aguentam a longo prazo) o co2 caseiro tem a vantagem de ser barato mas tem mais desvantagens do que vantagens em relação ao co2 pressurizado(mais constante,possibilidade de desligar a noite...etc)

 

bem acho que já é uma ajuda, os mais entendidos irão dar também uma ajuda penso eu

cumprimentos e boa sorte

carlos loução

Editado por Loução

carlos loução

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo post Carlos elucidou-me em alguns aspectos :character0050:

 

Existe muita gente a usar apenas Leds? Parece-me ser uma solução cara a curto prazo mas talvez compense a médio/longo.

 

Relativamente à iluminação dizes que poderá ser conveniente usar espectros de 6500k e 1000k conjuntamente?

Editado por jrp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

O LEDS começam agora a ser de conhecimento generalizado entre os "hobbistas", uma vez que permitem consumos muito reduzidos, no entanto apenas compensa mandar vir de fora do País e ter conhecimentos sobre a sua montagem.

 

Começam a aparecer por aqui no forum pessoal que está a comprar no estangeiro, começam a aparecer alguns projectos, o pessoal entendido está a começar a revelar-se.

 

A questão da iluminação, a meu ver, é ainda um grande obstáculo a quem tem poucos conhecimentos electronicos (como eu) e tem que adquirir iluminárias, algumas com grande qualidade, a preços que são para muitos um pouco dificies de alcançar, uma vez que a montagem de um aqua plantado importa ainda um avultado investimento.

 

Será porventura necessária mais oferta e a nivel nacional seria sempre de louvar uma vez que já temos muito bons exemplos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta João.

 

Pelo que me pude informar os preço de uma calha de leds (não sei exactamente o número de leds) para um aquário de 1 metro rondava os 300 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta João.

 

Pelo que me pude informar os preço de uma calha de leds (não sei exactamente o número de leds) para um aquário de 1 metro rondava os 300 euros.

 

 

De facto muito caro e apenas para algumas carteiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.