Playa de Tetras


Quo

Recommended Posts

Estou a fazer uma reformulação nos meus aquas, colocando os tetras mais espevitados num aqua próprio, já ciclado, e quis fazer algo diferente e o resultado foi o meu objectivo inicial desde que tenho aquários, quer em espécies animais, quer aspecto geral. Este é o mais pequeno aqua no momento e o meu aqua de cabeceira do quarto. Infelizmente nas fotos não demonstra o que é o aquário é na realidade, na minha opinião, é mais rico do que aparenta. a máquina de bolso também não ajuda. Adorei o aquário. O objectivo é óbvio. Aquário começado ontem e terminado hoje com a colocação dos invertebrados.

 

descrição:

uma zona de refúgio verde para os peixes e camarão junto ao filtro, para desviar a atenção desse elemento elétrico e uma zona de natação livre, mas persiste a questão do fio do termoestato, mas este chama mais à atenção em fotos que na realidade.

 

O aquário (neste momento) é composto por três dunas. Numa das dunas, a traseira maior, está enterrado o termoestato. O tronco está colocado em cima da duna frontal e da do termoestato. A terceira duna, mais pequena (feita pelo limpa-vidros) fica em frente ao filtro, onde está plantada uma valisneria. Os animais nomeadamente o limpa-vidros e os caramujo vão moldando a areia...

 

 

Fauna:

4 Tetra Buenos Aires Hyphessobrycon anisitsi - Cardume

3 Tetra Preto Gymnocorymbus ternetzi - Cardume

1 Limpa-vidros Gyrinocheilus aymonieri - Peixe de fundo

3 Caramujo Helena Anentome Helena

2 Camarão Amano Caridina multidentata

1 Lagosta Filtradora Atyopsis gabonensis

 

 

Flora:

Vallisneria Spirallii

Musgo de Java

Eleocharis acicularis (ainda não sei se se adapta à areia)

 

Outros elementos:

Areia branca fina

Tronco videira

uma concha

 

fertilizante: Tropical Aqua Plant B Fertilizador Mineral

 

equipamento:

Aquário Aquapor 53 cm

Filtro TetraTec 400 L / hora

Termoestato Aquapor 75W

Lâmpada fluorescente 15 W

 

temperatura: 24 ºC

 

Teste:

NO3: 50 mg/l

NO2: 0 mg/l

pH: 7.0

GH: >6º dH

KH: 6ºdH

 

 

Playa de Tetras

 

Cardumes de Tetra Preto (nome alternativo: Viúva) e Tetra Buenos Aires

playadetetrasdia.jpg

 

já com a duna traseira moldada pelo limpa-vidros, com o construtor dela posando para a foto.

playadetetrasdunas2.jpg

 

Camarão Gambonensis (nomes alternativos: Lagosta filtradora, Camarão Negro) e Limpa-Vidros (nomes alternativos: CAE, Comedor de Algas Chinês)

playadetetrascamarogabo.jpg

 

Camarão Gambonensis (Nome alternativo: Lagosta filtradora) e Caramujo Helena (Nome alternativo: Caracol Assassino)

playadetetrasinvertebra.jpg

 

O Aquário à noite, com um novo aspecto da duna traseira, pico moldado pelo limpa vidros. tentei tapar para não dar reflexo na foto, à falta de melhor...

praiadetetrasdunas.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma plantas flutuantes não ajudavam a reduzir esses nitratos?

 

De resto está fixe simples mas fixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma plantas flutuantes não ajudavam a reduzir esses nitratos?

 

De resto está fixe simples mas fixe.

 

tem mesmo que ser por TPAs... era um aqua de peixes de água fria. Ainda não fiz para não stressar os peixes, foi uma turtura apanhá-los no outro aqua, e os bichos stressaram muito e eu também, foi um martirio, mas hoje já parecem muito bem e já tenho os dois cardumes a funcionar. vou fazer uma TPA logo. entretanto coloquei mais um caramujo helena, é um bicho que me tem impressionado, se bem que não devo ter caracois no aquário para eles se alimentarem... será que devo dar comida para peixes de fundo? ou cenoura ou assim. Ou bastam flocos normais. estava a pensar colocar talvez um seixo rolado, na zona das valisnerias para que os caramujos fiquem lá agarrados, esconder o caule e tornar o refugio mais escondido.

 

com uma maquina de fotografar mais potente se calhar dava outra impressão.

 

uma duvida que tenho é se ao colocar uma Tylomelania, os Anentome Helena os comeriam, é que as Helena pelo que vi são compativeis com Ampulárias.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o fundo deste aquario já o pus fora, eram desenho de pedras com se calhar algumas plantas, nao sei. Isso dos fundos, usando o olho real acho que esta bem como está, mas na fotografia sai sempre muito mal mesmo, há reflexos e tira o enfoque. O fundo preto que colocam, é o quê? cartolina? ou mesmo fundo de aquario comprado nas lojas da especialidade? neste aquario, pelo menos, na foto, ficaria bem um fundo azul escuro e no outro preto ou tambem azul escuro, penso eu.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como quiseres... podes pôr a cartolina, acho que é mais barata... ou poderás pôr papel autocolante, que é o que estou a pensar fazer para o meu...assim se agua verter por alguma razão é mais fácil limpar e não estraga :chores009:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado, vou comprar cartolina, visto que é mais para fotos e recortar à medida... e posso tentar cores diferentes =D

 

entretanto tive um enorme surpresa, ontem de madrugada, enquanto ia por uma pastilha para os meus novos peixes de fundo no aquario maior de 1 metro de comprimento, descobri que entre as pedras e as valisnerias tinha 2 camarões pequeninos (um maior e outro ainda mais pequeno), eram dois camarões japonica (camarões amano), caridina multidentata, uns belos camarões que não via há quase um mes, e que pensei que tinham sido comidos. é que andei a mexer tanto no aquario e mudei tanto, e nao via nada, julgava que já nao os tinha. mesmo assim há outros dois desaparecidos em combate.

 

apanhei-os e coloquei neste. :flick_tongue: topico inicial, com fauna actualizada, entretanto tb ja tinha colocado uns seixos e um pequeno buzio de enfeite, tou a ter em conta o pH, mas parece que os helena nao curtem as pedras, preferem a areia. o objectivo era que os caramujos fossem para as pedras, tal como fazem os caramujos marinhos nos penedos à beira-mar, se bem que em adultos, quando sao buzios grandes passem para o fundo marinho.

 

tou a pensar por dois barbo tigre ou um peixito tipo raia, O Beaufortia leveretti (chamado peixe-lapa, se bem que pareça uma raia) mas que lamentavelmente parece que precisa de alta manutenção, deve ser intolerante aos nitratos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alterações:

pus um fundo azul marinho em cartonila.

pus 2 pedras do lado esquerdo atrás do tronco do musgo de java para formar refugio.

pus 4 pedras do lado direito para tentar que o termoestato nao seja nunca visivel. por vezes tenho que fazer manutenção. do lado esquerdo do termoestato pus duas conchas com o mesmo objectivo e dar o toque marinho/ de verão.

passei o camarão gabonensis para o aquario grande junto do camarao madeira que está agora muito desinibido e a encalavitar-se em valisnerias, pois o gabonensis esta com umas atitudes estranhas, muito cheio de medo, pelo que desconfio que nem estava a comer, pode ser que com o madeira ao lado o bicho espevite ou nao =| tirei também a planta eliocharis, acho que nao se estava a adaptar, já a valisneria até está a prosperar.

 

como tentei limpar a areia de detritos, ficaram detritos a voar pelo aquario, o que vai demorar umas horinhas a assentar, logo tive que tirar a foto assim.

 

aquaplayadetetras.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o aquario já está mudado um bocadinho, coloquei mesmo mais uma valisneria e à volta das valisnerias coloquei criptocoryne wendtii brown. Neste momento estou a fazer alterações aos aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.