Twin aquas FASE II


iasilv

Recommended Posts

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem eu penso que tu tens aquilo que é o sonho de qualquer aquariofilista ( pelo menos o meu): uma sala ao teu dispor para fazer um projecto bem estruturado desde o inicio. E pelo que percebi das tuas palavras, uma esposa muito paciente......ehehehe.

 

Bom sorte com tudo e continua a postar fotos da evolução, mesmo da parte da construção civil, porque atér é interessante para tirar ideias para projectos futuros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A colocação do esgoto, da água corrente e da electricidade.

 

A combinação destes 3 elementos pode ser desastrosa caso não se tenha o devido cuidado, e sobretudo muita contingência ou backups

 

IMG_0046.JPG

 

IMG_0047.JPG

 

IMG_0048.JPG

 

 

mais novidades proximamente!

 

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Deparei-me hoje com este projecto!

São projectos de família e como tal tem tudo para ir para a frente.

Muitas vezes uma pessoa quer alterar a sua habitação, mas não sabe muito bem como, outras, por falta de recursos...

 

Eu sou dos salgados e acho que aquas de água salgada, ficavam aí a matar!

 

Parabéns ao casal pelo projecto extraordinário.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, isso é que é obra, que grande e belo projecto, depois de acabado vai certamente ser uma delicia visual de todo o tamanho. Em primeiro lugar para se concretizar algo deste gabarito, tem-se que ter uma “cara-metade” muito compreensiva, se for apreciadora tanto melhor (o que penso é raro...não me levem a mal senhoras, mas é verdade) e realmente tem que ficar muito bem feito, pois uma fuga num soalho de madeira... o que torna todo este projecto deveras interessante, quanto á fauna, pois ai já vai do gosto do feliz “proprietário”, se a complicação não fosse muita, um salgado e um de ciclídeos, mas como já disse neste momento é bem mais importante levar a bom porto tão monumental trabalho, por isso muitos parabéns e excelente continuação de obra. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:(

Espectacular, quando for grande quero um assim.

Nas fotos dá para ver que tiveste cuidado nos travamentos, mas será que não fica apertado para a manutenção.

 

Continua com o bom trabalho

Flávio Januário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quero dar-te os parabéns pelo projecto está muito bom.

Quanto a peixes já te decidis-te? eu metia num ciclidios como falas-te e no outro uns bonitos discus..

 

Vai metendo fotos para o pessoal ver.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Caros amigos, a FASE I está prestes a terminar com a estrutura montada e fechada.

Aqui ficam mais algumas actualizações

 

IMG_0049.JPG

 

A tinta ainda está fresca mas já dá para se ter uma ideia

 

IMG_0050.JPG

 

IMG_0051.JPG

 

IMG_0052.JPG

 

IMG_0053.JPG

 

Entretanto já tratei das frentes dos móveis com as respectivas portas

 

IMG_0054.JPG

 

IMG_0055.JPG

 

Para os interessados as portas foram compradas no IKEA, na parte das OPORTUNIDADES (à esquerda das caixas quando estamos para pagar)

(em Alfragide é claro...) e acreditem ou não foram a um preço BOMBÁSTICO!!!!

 

A história das portas até é engraçada...

Como quase todas as mulheres que conheço, a minha foi mais uma vez (além das dezenas de vezes anteriores) passear ao fabuloso IKEA ( que a mim só me dá dor de cabeça...) desta vez felizmente arranjou uma amiga à última da hora e safei-me....

 

Passadas umas valentes horas... ( como de costume ) telefona-me para dizer que tinha encontrado umas portas bem engraçadas na zona das oportunidades e que para além de engraçadas o preço era inacreditável....

Claro que na altura interroguei-me para que queria eu umas portas por mais baratas que fossem.... (ah! é verdade esta "cena" foi há um ano atrás....nem eu imaginava os Twin aquas...) mas ainda assim perguntei :

 

Eu - mas para que queres as portas??

Ela - não sei....

Eu - ... bom.... então trás lá isso....e quanto vale cada uma?

Ela - 50 cêntimos.

Eu - ... QUÊ?!... Tás a ver bem?! não serão 5 euros ou 50?

Ela - Não, não, são mesmo 50 cêntimos, já confirmei com o Sr.

 

Passado uns segundos recebo no telemóvel:

 

IMG_0057.JPG

 

Eu - É pá trás. Quantas é que há?

Ela - ... hummm ... Umas 15 ... sei lá!

Eu - trás todas!!!

 

IMG_0056.JPG

 

 

Claro que a brincadeira ainda deu trabalho .... agora imaginem não 15 mas 18 portas e duas senhoras enfiadas dentro duma viatura destas

 

Auto

 

 

 

Por hoje... é só

em breve iniciarei a FASE II mais material DIY para complementar os Twins

 

 

Saudações!

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Espectacular, quando for grande quero um assim.

Nas fotos dá para ver que tiveste cuidado nos travamentos, mas será que não fica apertado para a manutenção.

 

Continua com o bom trabalho

 

 

acho que os 50 cm de fundo dá pano para mangas.... acho que chega.

 

Obrigado pela força!

 

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, isso é que é obra, que grande e belo projecto, depois de acabado vai certamente ser uma delicia visual de todo o tamanho. Em primeiro lugar para se concretizar algo deste gabarito, tem-se que ter uma “cara-metade” muito compreensiva, se for apreciadora tanto melhor (o que penso é raro...não me levem a mal senhoras, mas é verdade) e realmente tem que ficar muito bem feito, pois uma fuga num soalho de madeira... o que torna todo este projecto deveras interessante, quanto á fauna, pois ai já vai do gosto do feliz “proprietário”, se a complicação não fosse muita, um salgado e um de ciclídeos, mas como já disse neste momento é bem mais importante levar a bom porto tão monumental trabalho, por isso muitos parabéns e excelente continuação de obra. :)

 

 

hehehe sem querer me antecipar... o salgado já está agendado.... ma não para estes Twins...

O salgado está projectado para os escritório no sotão....

... brevemente....

 

Obrigado e

 

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimamente tem aparecido com cada projecto aqui no fórum :P

 

Os meus parabéns e boa sorte com o projecto, quero ver fotos disso terminado.

 

Um de ciclideos e outro de salgados é que era :)

 

 

tal como disse, brevemente ... no escritório no sótão...

 

 

Obrigado!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Twin Aquas - FASE I perto do fim

 

Finalmente esta fase parece estar a chegar ao fim, aqui no forum até dá a impressão que a obra foi rápida e sem grandes sobressaltos, no entanto passaram-se alguns meses e muito sobressalto, desde o fim de Setembro até à presente data muita água correu e não foi dentro dos aquários.

 

Assim sendo, nesta FASE I contemplei:

-Alteração estrutural e estética da sala

-Construção da estrutura dos móveis

-Pré-instalação da electricidade, esgotos e água

-Colocação dos vidros

-Fecho dos móveis.

 

 

Ficam aqui as imagens da colocação dos vidros e do fecho dos móveis com as já famosas portas...

 

 

 

Não foi esquecido o wallmate de 30 mm

 

IMG_0060.JPG

 

 

Aproveitei ainda para colocar umas fechaduras nas portas... não vá o diabo tece-las....

 

IMG_0068.JPG

 

 

Prolonguei ainda o roda-pé para parecer continuo

 

IMG_0069.JPG

 

 

é claro que ainda falam os remates estéticos no móvel de modo a poder esconder o wallmate e a união parede e móvel (guardado para a FASE III hehehe)

 

IMG_0070.JPG

 

IMG_0071.JPG

 

IMG_0072.JPG

 

 

 

Um grande bem haja a todos!

e até já!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Twin Aquas FASE II 1) Overflow Pipe

 

Boas!

 

Abro hoje a FASE II do projecto Twin Aquas, deste modo vou postar a construção de um Overflow Pipe que é um "aparelhometro" que permite esvaziar o aquario cada vez que for introduzida água (neste caso proveniente da reposição automática). A água que passa neste dispositivo vai directamente para o esgoto, tornado deste modo as TPA's totalmente automáticas.

 

Assim sendo e após algumas pesquisas e observações de alguns overflow's comerciais e DIY e tendo em conta as minhas necessidades (o que quero dizer é que a configuração que adoptei pode não ser a melhor para todas as situações e obviamente pode não ser do "gosto" de muitos).

 

dos comerciais que vi destaco:

kasten.jpg

 

que pode valer algumas centenas de €€

 

No meu caso gastei aproximadamente 9 euros por cada aparelho (1 por aquário) para alem disso o comercial ainda tinha que o adaptar para o ligar ao esgoto...

 

O material a usar:

 

-Serrote de folha

-Alicate

-Lima ou grosa

-Broquim + broca de 3mm

-Fita métrica

-Tubo PVC esgoto 0.4 PSI de 40mm

-Cola PVC ou Silicone (facultativo)

-7 Curvas de 45º de 40mm

-3 Uniões rectas de 40 mm

-Mangueira de ar (comum dos aquários)

-União recta mangueira de ar

-Tê 2F + 1M 40mm (não consta da 1º foto)

-Válvula anti-retorno (para AR)

 

 

IMG_0073.JPG

 

 

Tê 2F + 1M 40mm

 

IMG_0074.JPG

 

 

Tenham em ATENÇÂO não esquecer de adquirir as juntas (anel negro à esquerda das juntas) para estas ligações (que normalmente são gratuitas em qualquer grande superfície)

 

 

Válvula anti-retorno (para AR)

 

IMG_0089.JPG

 

 

A sequência de montagem:

 

A fita métrica representa o nível máximo da água no aquário a partir do qual este irá verter para o esgoto.

A orientação dos braços mais afastados pode ser diferente, no meu caso juntei-os de modo a que a estrutura fizesse um paralelepípedo.

 

IMG_0075.JPG

 

IMG_0076.JPG

 

IMG_0077.JPG

 

IMG_0078.JPG

 

IMG_0079.JPG

 

Esta mangueira serve para "agarrar" ou sifonar o tubo (retirar o ar de dentro de modo a que fique sempre cheio de água [FERRAR o sistema] )

na outra ponta da mangueira coloquei a válvula anti-retorno (deste modo o ar só passa num sentido, depois de retirar o ar (aspirando o mesmo) o tubo mantém-se cheio apesar da mangueira estar sem torneira

 

IMG_0080.JPG

 

 

As curvas são vendidas desta maneira (sem junta)

 

IMG_0082.JPG

 

IMG_0081.JPG

 

 

Convém ter em atenção que estas juntas têm orientação

 

Lado de encaixe - Virado para FORA

IMG_0083.JPG

 

 

Lado Estanque - Virado para dentro

IMG_0084.JPG

 

 

Aquando da montagem convém ter cuidado para não acontecer o que me aconteceu!

para evitar estas situações usem sabão ou mesmo cola de PVC que quando está fresca também serve de lubrificante

 

IMG_0085.JPG

 

IMG_0090.JPG

 

 

e o resultado final é:

 

IMG_0086.JPG

 

IMG_0087.JPG

 

IMG_0088.JPG

 

 

o resultado Funcional é 5 estrelas, o estético pode ser discutível, no entanto apesar de na imagem estar bem visível estes equipamentos vão ser obviamente tapados.

 

 

Saudações!

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não posso deixar de dar os meus parabéns pelo fantástico trabalho já realizado e principalmente por teres convencido a esposa pois um intervenção dessas foi necessária muita negociação.

 

Um bom trabalho e acima de tudo com uma qualidade irrepreensivel.

 

Isso quando acabar irá ficar muito bonito.

 

Boa sorte.

 

Tópico assinado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eia,

excelente projecto.

Um desses aquarios nao vai ter muita luz solar directa a bater?

Numa das fotos parece. Isso pode dar origem a mtas algas..

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não posso deixar de dar os meus parabéns pelo fantástico trabalho já realizado e principalmente por teres convencido a esposa pois um intervenção dessas foi necessária muita negociação.

 

Um bom trabalho e acima de tudo com uma qualidade irrepreensivel.

 

Isso quando acabar irá ficar muito bonito.

 

Boa sorte.

 

Tópico assinado.

 

Boas!

 

pois... em relação à negociação deixo-te aqui um excerto do post #16 (hehehe caso n tenhas lido)

 

"3º e por último, e para mim o MAIS importante ....

foi a maneira airosa de convencer a minha senhora a colocar estes 2 gémeos na sala, ela pretendia uma remodelação com uma sala desnivelada ... e.... eu disse que fazia ... mas..."

 

 

isto porque elas NÃO facilitam... :D

 

obrigado pela força e um grande bem haja!

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eia,

excelente projecto.

Um desses aquarios nao vai ter muita luz solar directa a bater?

Numa das fotos parece. Isso pode dar origem a mtas algas..

 

 

Obrigado!

 

Sim é verdade, o que está ao pé da janela apanha um pouco de luz, nada que já não estivesse previsto, para além disso ainda faltam os cortinados.

 

Para fazer face a este problema está tento à fase III do projecto Twin Aquas.... onde:

DIY Matador de Algas e afins.... hehehe

 

até lá...

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quero aproveitar para te dar os parabens e uma dica:

 

Se subires o tê para nivel de água pretendido, consegues poupar um dos tubos dentro do aqua, isto é irias necessitar apenas do que se direciona para o fundo do aqua.

 

Já agora isso é experimental ou difinitivo? è que se a entrada de água não for num volume elevado, poderias utilizar tubo de menos polegadas...

 

Foi só uma sugestão...

 

Continua porque está a ficar muito bom...

 

 

 

PedroC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os sifões estão bem elaborados, mas para esse projecto se tivesses furado o aquário ficava mais discreto e tinhas aproveitado mais o espaço.

 

Continua com o bom trabalho que o pessoal está gostando.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quero aproveitar para te dar os parabens e uma dica:

 

Se subires o tê para nivel de água pretendido, consegues poupar um dos tubos dentro do aqua, isto é irias necessitar apenas do que se direciona para o fundo do aqua.

 

Já agora isso é experimental ou difinitivo? è que se a entrada de água não for num volume elevado, poderias utilizar tubo de menos polegadas...

 

Foi só uma sugestão...

 

Continua porque está a ficar muito bom...

 

 

 

PedroC

 

Boas!

 

Relativamente ao 2º tubo dentro do aquário (o que está com a abertura virada para cima) foi propositado, pois deste modo pretendo que a agua que seja "purgada" (saia para o esgoto) seja a de cima, que apesar de mais oxigenada é sem dúvida a mais "poluída" pela suspensão inerente a um aquário aberto.

De qualquer da maneiras obrigado pela dica. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Como qualquer português que se prese todas as situações são "definitivamente provisórias" (a ver vamos como correm as coisas, mas o projecto final é ser em PCV branco colado ou em acrílico colado de 40mm)

 

Relativamente ao volume de água, ainda nem sei que quantidade de água sairá, mas o diâmetro usado permite-me mais flexibilidade na escolha do mesmo a outra razão é pura contingência (a probabilidade de entupir é mais reduzida.... acho heheheheh) pois nem quero imaginar uma inundação porque o overflow não funciona ou está entupido.... hehehe biggrin

 

ainda assim continuo sempre aberto a todas as sugestões. Venham elas!

 

e mais uma vez obrigado pela força e um grande bem haja!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os sifões estão bem elaborados, mas para esse projecto se tivesses furado o aquário ficava mais discreto e tinhas aproveitado mais o espaço.

 

Continua com o bom trabalho que o pessoal está gostando.

 

 

pois... mas para isso ou tinha que os comprar já furados ou tinha que os furar ( e furar vidro daquela grossura não deve de ser fácil)... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

para além disso os aquários não são novos, já os tinha há uns anos (e parados.... biggrin )

 

 

Obrigado pela força!

 

PS pode ser que o salgado seja furado .... Vê o post #16 aqui

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin:medieval_mace: , tanta vez que já tinha visto o topico Twin aquas, mas nunca me tinha dado para ler...

 

A bela hora o fiz....

 

Palavras para que ?? ... Está simplesmente fantastico...algo sempre bnito de se ver... e ainda mais quase tudo DIY!!!

 

Vou continuar a seguir o topico...

 

Parabens e boa continuação...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais