Ovos de Ampulárias (várias posturas sem exito)


Diogo Rolo

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Já tenho algumas ampulárias (quatro) no meu aquário à mais de um seis meses e neste período de tempo já tive cerca de 3 ou 4 posturas no entanto nenhuma delas deu fruto.

 

Normalmente eu deixo os ovos no local colocado pelas ampulárias mas passado as 2 semanas nada acontece. Passado coisa de 1 mes / 1 mes e meio acabo por retirar os ovos e deita-los fora.

 

O que estou a fazer de errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja reparaste se tens algum casal ou apenas femeas?

As ampularias nao sao hermafroditas.

Editado por [C4]

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja reparaste se tens algum casal ou apenas femeas?

As ampularias nao sao hermafroditas.

 

Tenho 4, parti pelo pressuposto que haveria pelo menos um macho xP

Além disso, acho que li algures que elas só punham ovos se estes tivessem sido fecundados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive em tempos ampularias,elas faziame posturas quase de 2 em 2 meses e posso dizerte que em uns 8 meses so sairam dos ovos por 2 vezes..

se reparares que os ovos comecam a ficar secos tiraos porque ja nao vao dar nada...convem teres um aquario tapado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje ao tentar tirar as ampulárias do aqua fiquei com metade de uma ampulária na mão :transport027:

 

Ela estava colada ao vidro, na sua vidinha e tal, e lá vou eu, seguro-lhe na carapaça e puxo devagarinho... Não é que o raio do caracol quase que ficou todo fora da casca! Eu com medo que tivesse partido o bicho ao meio empurrei o que tinha ficado cá fora lá para dentro e atirei-o para dentro do aqua....

Passaram quase 18h e o bicho ainda não saiu do mesmo sitio =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje ao tentar tirar as ampulárias do aqua fiquei com metade de uma ampulária na mão :transport027:

 

Ela estava colada ao vidro, na sua vidinha e tal, e lá vou eu, seguro-lhe na carapaça e puxo devagarinho... Não é que o raio do caracol quase que ficou todo fora da casca! Eu com medo que tivesse partido o bicho ao meio empurrei o que tinha ficado cá fora lá para dentro e atirei-o para dentro do aqua....

Passaram quase 18h e o bicho ainda não saiu do mesmo sitio =/

 

Nao estara morta? secalhar puxas te demais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se amanha de manha estiver no mesmo sitio, vai po lixo...

E garanto-te que puxei pouquissimo =/

 

LOOOL.... coitada.... bem... como e que andam as conchas??? esburacadas ou esbeltas e reluzantes?? tlv estivesse fraca por falta de cálcio que pode ser facilmente adc com decalcit que segundo os profissionais aqui do fórum e o melhor para elas se desenvolverem... podias ter tocado gentilmente na cabeça a ver se ela se fechava e largava do vidro... puxar não se puxa......podes tentar fazer pequena pressão para um lado ou assim.. fazer com que ela se descole do vidro... mas puxar nunca se puxa... o mais certo e teres descolado o manto da concha e sim ela morre.... logo mete-a no lixo se não vais ter problemas com amónia e etc...

 

Edição: para completar as tuas questões, quanto aos cachos de ovos faz o seguinte, raspa-os com algo que seja fino que de para retirar o cacho e que apenas danifique alguns dos ovos que eram os de suporte de todo o cacho ao vidro... e coloca numa caixa de plástico com as seguintes condições, uma caixa de plástico fino que tenha tampa e que não perca vapor, metes no fundo da caixa um género de esponja tecido ou aquela esponja branca fina que se usa em filtro e encharcas em agua do aquário e metes na caixa, verificas se não aparece agua acima da esponja, deve estar húmida mas não submersa, e metes la os teus cachos de ovos e fechas a tampa e metes a boiar no teu aquário, outro factor vais te certificando que a humidade se mantém, e que metes a caixa smp no aquário de forma a que mantenha a temperatura da agua, podes obter algas a parte e meter na esponja para os recém nascidos ampularia se alimentarem mal nasçam.... quando eu tinha as minha ampularias era assim que fazia.... infelizmente presentemente não tenho mas estou a ver se arranjo algumas douradas....

 

Bem já te disse tudo, volto a repetir que Decalcit e mt importante para as ampularias serem saudáveis...

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pelas dicas :P

 

Acho que as vou mudar de aquário então :)

(Actualmente elas estão em pH na ordem dos 6 [aquário dos neon] vou muda-las para o aquario dos guppys)

 

Por acaso aquela que foi de vela tinha a casca um bocado danificada, no entanto as outras 3 têm a casca certinha ;)

 

Irei fazer o que aconselhas-te e depois direi se funcionou ou não ;)

Editado por Sir Mach
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Até ontem à noite tinha 2 aglomerados de ovos.

Um foi o que me levou originalmente a criar este tópico, e outro que foi posto entretanto.

O mais antigo entretanto, foi para dentro de água no entanto consigo ver umas 2~3 ampulárias minúsculas a passear pelo vidro do aquário. Talvez sejam mais mas por enquanto só vejo essas.

 

Com o tamanho que elas têm, <1mm, não poderão ser comidas pelos peixes? (Neon Rosa, Neon Chines, Corydora Panda)

 

A ver se a segunda postura também dá "frutos" :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até ontem à noite tinha 2 aglomerados de ovos.

Um foi o que me levou originalmente a criar este tópico, e outro que foi posto entretanto.

O mais antigo entretanto, foi para dentro de água no entanto consigo ver umas 2~3 ampulárias minúsculas a passear pelo vidro do aquário. Talvez sejam mais mas por enquanto só vejo essas.

 

Com o tamanho que elas têm, <1mm, não poderão ser comidas pelos peixes? (Neon Rosa, Neon Chines, Corydora Panda)

 

A ver se a segunda postura também dá "frutos" :D

 

 

Boas, se um peixe morder 1 ela fica esmigalhada.... dai eu aconselhar o uso da tal caixa de plástico pois quando nascerem com uma pequena espátula podes remove-los e colocar num local a parte.... tenta arranjar agua salgada.... quanto à alimentação da-lhes algas em estado solido, resto de plantas, rodelas de 2 mm de cenoura cozidas, folhas de alface cozidas, ha as ampularias são sensíveis ao sal por isso se as tens ao pé dos guppys cuidado com a adição de sal !!! e sim o ph tem de ser pro neutro ou alcalino para a ampularia poder ter uma casca saudável e poder absorver bem o cálcio.... o decalcit vende-se na farmácia por 5 € e inclui vitamina D3 que ajuda na absorção do cálcio. Quanto á quantidade, 1 colher (que vem com embalagem) da para 100 litros é aconselhável que dissolvas em agua e espalhe pelo aquário para ser de melhor dissolução, se meteres directamente os peixes vão lá comer... nunca registei problemas com isso...

 

Já agora vê se colocas aqui umas fotos... iria gostar de ver como elas são...

 

 

Eu estou a espera das minhas 5 pomacia brigesi douradas que comprei a um patrocinador aqui do fórum e ainda não tive noticias....

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das 3 que se safaram da primeira "vasa" posso desde já afirmar que continuam vivas e de boa saúde.

Já têm aprox. 2mm...

Hoje por voltas das 22:30 quando eu abri o aquário para ver como estava o segundo cacho aquilo tinha um cheiro horrível xD

Estavam uma data de ovos abertos e calculo que uma data de outros estavam podres (o que causaria o cheiro).

Quando toquei no cacho ao de leve aquilo começou a esmigalhar-se portanto não mexi mais.

Depois ao prestar um pouco de mais atenção vi umas 3 ou 4 ampulárias minúsculas a passear pela esponja. Molhei um pouco o cacho de ovos para amolecer os restantes e agora, a ultima vez que olhei, já tinha umas boas dezenas de ampulárias a passear pelo recipiente onde coloquei os ovos. Em princípio foi um sucesso.

 

Ia postar uma fotos mas o raio do PC não está a reconhecer o cartão de memória. Amanha trato disso. (Ok, não que se veja muito visto os bichos serem minúsculos mas pronto :roflroll2:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto vez como não é difícil? Agora o próximo passo e aprontares uma caixa vodafone, um aquário ou uma maternidade onde possas por esses amigos e prepara umas rodelas de 1 q 2 mm de espessura de pepino ou cenoura cozidas, passas em agua fria e das-lhes ao fim de 4 dias tens que mudar para não estragar a agua.... ou apenas alguns flocos secos chegam bem, ou pastilha de fundo, desde que os alimentes, mas não em excesso, mas convém não faltar alimento para evitares baixas...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais