60L - Primeiro reef


Filipe Saraiva

Recommended Posts

Hey! Aqui vai o setup do meu primeiro salgado.

 

Setup:

 

Aquario: 60c*30l*35a

Sump: 50c*17l*40a

Escumador: Deltec MCE 300

Iluminação: 3x24 - 1 Actinica (20000ºk) 2x 10000ºk (10 horas, das 14:00 até as 00:00)

Termostato: Jager 100W

Bomba de circulação: hydor koralia nano (900L/h) & Sun sun 3000L/h (Empréstimo feito pelo andre cardoso) :sbOk:

 

Rocha viva: 6kg Fiji Premium

Areia: Tmc 8kg "fine"

Temperatura: 25ºc~26ºc

Agua: cabo raso, quer tpa quer total quando iniciei, e osmose para reposição

 

Vivos:

4x Eremitas

zoanthus não os contei mas poucos...

1xactinodisco

 

kalkwasser (aquamedic) adicionado em agua de reposição.

 

osmose virá em Fevereiro (em principio)

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vê lá se pões mas é fotografias disso. A bomba já "bomba" ? :)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se pões mas é fotografias disso. A bomba já "bomba" ? :confused4:

 

já bomba, agora deparo me é com excesso de agua a vir da sump devido a bomba 2500L /h :) :D :D

 

 

chupa a agua muito depressa do ultimo compartimento da sump, mas nao percebo que a overflow é de 2500L tambem, tenho de reduzr prai uam 2000L/h ou menos?

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

chupa a agua muito depressa do ultimo compartimento da sump

 

Faz uma derivação na mangueira da bomba ( com um " T") de modo a ir água para o aquário e novamente para a Sump, reduzindo bastante o retorno para o aquário.

 

De resto e à partida, parece tudo bem.

Ficamos à espera das fotos.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Faz uma derivação na mangueira da bomba ( com um " T") de modo a ir água para o aquário e novamente para a Sump, reduzindo bastante o retorno para o aquário.

 

De resto e à partida, parece tudo bem.

Ficamos à espera das fotos.

 

 

Abraço

 

Boas André realmente acabei por fazer isso mas devido a não encontrar material a medida tive que comprar um redutor de 18mm para 16mm e depois disto

é que tenho essa tal derivação, mas meti as duas dentro do aquário, amanha ja vou ver como sugeres pois já vi que da resultados em outros aquarios.

 

Isto tambem pode-se dever a uam má regulação da altura da overflow possivelmente, amanhã tenho de ver isto com mais cabeça pois hoje já fui a 1 leroy e 2 aki's...

 

já agora fazendo isso que dizes, não há risco de "inundações" ao tar a meter mais agua assim na sump?

 

Abraço

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a sump foi adiada já a tenho cá no sitio, mas as tubagens que tinha não eram a solução portanto depois tenho de ver como vou fazer realmente.

 

Quanto ao aquario, começaram aparecer nos vidros manchas castanhas, penso que seja normal ao inicio...

 

Quanto a fotos, vou ver se tiro umas aos corais, pois o quario com o termostato de 100W e a bomba do escumador lá dentro tá um tanto ou quanto "feio"...

 

Aqui ficam as fotos, da adição de alguns vivos e componentes

 

Hydor Koralia Nano

 

DSCF3721.jpg

DSCF3716.jpg

 

Actinodisco

 

DSCF3717.jpg

(um bocadinho para o dobrado pois com a adição do escumador etc à bocado saltou do sitio...)

 

Zoanthus

 

DSCF3719.jpg

DSCF3719.jpg

;)

Cumps

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de tpa 10Litros (sempre agua natural do cabo raso), existem algumas arestas a limar nomeadamente o vinil preto atrás e também uma rocha para tornar o layout triangular :P

 

DSCF3734.jpg

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o layout está muito bem.

Se puderes tenta tirar o aquecedor dentro do aquario. Melhorava a vista.

Tb reparei que tens diatomaceas na rocha. Como tens pouca, basta meia duzia a uma duzia de Cerithes para te porem isso a brilhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o layout está muito bem.

Se puderes tenta tirar o aquecedor dentro do aquario. Melhorava a vista.

Tb reparei que tens diatomaceas na rocha. Como tens pouca, basta meia duzia a uma duzia de Cerithes para te porem isso a brilhar.

 

 

o layout ainda falta ser terminado mas falta para ai uma pedra só para ficar triangular vamos ver....

 

de resto sim pra semana devo comprar mais equipas de limpeza por enquanto é so 4 eremitas

 

Abraço

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey!

 

Como não tenho nenhum escumador no aquário devido a estar a espera que o meu deltec MCE 300 chegue decidi testar alguns parâmetros da agua.

 

Nh3/Nh4+ -> 0ppm

DSCF3778.jpg

 

NO3-> 5mg/L

DSCF3781.jpg

 

Amanhã devo fazer tpa de 5Litros de agua natural, do cabo raso

 

cumps

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hey André, não respondi à tua pergunta pois não reparei na mesma no teu tópico, a Gorgónia que tenho no meu Reef é denominada por Gorgonian Diodogorgia nodulifera, penso que seja a que tu também tens no teu reef.

 

Quanto a fotos até agora não tive oportunidade de tirar ao aquário com uma apresentação 100%, pois ainda me falta o vinil preto ou outro material semelhante no vidro traseiro, mas assim que seja possível coloco para que todos vejam o meu "mini" reef ;):P

 

Quanto alimentação deste coral, passava por ser de 2 em 2 dias o Tmc gama nutraplus que contem variadissimas coisas, tais como Dunaliella salina Nannochloropsis oculata; Artemia; Rotifers & copepods

 

Sendo este alimento super concentrado e até mesmo super "condimentado" doseava-o ao pé dos pólipos da Gorgónia com as koralias desligadas.

 

Partindo do principio que o Po4 apareceu devido a excesso de alimentação estou a pensar adicionar só semanalmente, pois a alimentação aos outros seres vivos nomeadamente os 2 Peixes palhaços Amphiprion ocellaris com Artémia congelada decorre em períodos de dia sim dia não.

 

Estando este aquário apenas com 37 dias de pleno funcionamento decidi que o plano de alimentação iria ser assim, para evitar uma grande sub-carga no mesmo.

 

 

Já agora aproveito o mesmo Post, hoje adicionei 2x Turbos Sp.

Editado por Jorge Gonçalves
Retirar quote desnecessário. Utilizem o botão "ADIC. RESPOSTA" e não o botão "RESPONDER". JG

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um nano 5*!

 

Vou seguir a evolução pois estou a pensar em montar um FOWLR, mas para depois evoluir para nanoreef.

 

Parabéns pelo layout, que faz o aqua pareceer muito maior do que realmente é.

 

Vais por algum goby ou Nemateleotris magnifica? Ou um Liopopoma rubre?

Ficavam espectaculares nesse nano!

 

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica o que o reef tem neste momento:

 

Peixes:

2x clownfish

 

invertebrados:

2x Carangueijo eremita

4x nassarius sp.

2x Turbos sp.

2x Lysmata amboinensis

1x Archaster typicus

 

1x Blue Mushroom (Actinodiscus sp.)

Zoanthus sp.

Parazoanthus

Gorgonian Diodogorgia nodulifera

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Eis que chega a tão esperada unidade de OR. Antes te mais vou explicar para que que irá servir no meu reef. Esta unidade irá só ser utilizada para agua de reposição; mistura de kalkwasser e em raras ocasiões para fazer agua salinada, isto porque tenho possibilidade como referi no tópico de apanhar agua natural como muitos nós de lisboa.

 

 

DSCF3932.jpg

DSCF3936.jpg

DSCF3937.jpg

DSCF3940.jpg

 

 

 

Deixo aqui mais uma Foto da nova adição

 

DSCF3941.jpg

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...