Criação de Peixes Exóticos: Os mais rentáveis?!


AMPF

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Como alguns de vocês sabem tenho uma grande paixão pela reprodução em cativeiro de peixes de àgua doce. Algo que sempre me questionei, uma vez que reproduzo várias coisas, era qual seria a espécie mais adequada, em termos de relação custo/benefício - investimento/rentabilidade, principalmente quando falamos de uma reprodução caseira, e pequenas dimensões.

 

Não é uma questão de ganhar dinheiro, pois isto é um hobbie dispendioso não um negócio rentável. Vejam esta questão mais numa óptima de manter uma criação gastando o minimo possivel.

 

Aguardo participação de todos, Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm depende de muita coisa.

 

e nunca nunca deves contar com o ovo no cu da galinha, na aquariofilia tens que contar com rentabilidade dependendo da especie e sempre em longo prazo.

 

ha especies que custam uma ninharia e reproduzem tipo ratos, podes vender muitos mas recebes pouco, e tens os que pagas bem por eles reproduzem com alguma dificuldade, tens poucas crias mas vendes bem e recebes bem....

 

agora eu eu tiver um casal reprodutor e estes so acasalarem 6/7 vezes por ano e so me derem 5/6 crias (tenho de 12 a 15 ovos mas so alguns nasccem e sempre perdemos alguns no crescimento) isto da-me 36 por ano para vender, mas quero ter mais casais por isso conta com 30 para vender, nunca poderas vendar com um valor igual ou superiaor as lojas pois assim as pessoas irão perferiar a loja (erradamente claro, pois os peixes caseiros deverão ser mais saudaveis).

naõ te esquecas que a maioria das especies mais procuradas tem muitas dificuldades aderentes, do genero... acasalamento é dificil e é muito alargado o espaco em que tens crias, as crias crescem muito devagar, a raridade de encontrares a especie tambem conta.

 

Exemplo:

--Uma especie rara, digamos um L (loricarideo);

custa 150 cada, 300 os dois, os filhotes poderas vender por +/- 100 juvenis, so ao fum de 1 ano é que deveras ter começado a ganhar algo com eles.

pois tens que contar com o maturamento dos adultos para acasalamento, o maturamento dos juvenis para poderes vender, e tens que contar que tudo te corra bem (o que nunca acontece)

 

--Uma especie comum, digamos um nigrofasciato (ciclideos medio americano)

estes ao fim de fazer um casal fazem quase todos os meses, se não mais do que 1 vez por mes, consegues tirar 20/40 por mes, eles atingem a maturidade sexual muito cedo.

compras dor 5 euros cada 10 euros o casal, as crias vais vender 1 euros cada e mesmo assim se calhar nem isso. Vais vvender a quem? as lojas que conheces e é por especial favor, ao fim de ....... 5 meses 6 meses ja não tos aceitam pois não os conseguem vender.

 

-- Uma especie intermedia, digamos Corydora Hastatus (corydora muito pequenina)

Compras cada um 2.70+/- são peixes de grupo por isso compras 10 que faz 27 euros, com as condições favoraveis deverão começar a aparecer crias no aquario, com 6 meses tens um aquario com um cardume destas beldades e podes começar a vender (e até te da um aperto no coração ao fazeres).

Vais vender por quanto? 1.50 cada aos grupos de 10 perferencialmente serão 15 euros.

 

Atenção que todas estes exemplos deverão ser criados em aquarios de especie, onde poderes ter uma decoração muito gira mas apenas esta especie para efeitos de criação.

 

espero que tenha ajudado.

 

Luis Ventura.

 

PS: desculpem os erros de escrita mas tou no trabalho e estes teclados não dão jeito)

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu penso que os peixes de bom rendimento, devem ser escalares, estão sempre esgotados, ando ao tempo à procura de um escalar preto, ciclideos (agora na moda por causa daquele programa na RTP2) e os Discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela participação,está a ser um debate interessante.

 

Em resposta ao Luis Ventura, mas por exemplo se eu quiser ser fornecedor de lojas, em vez de uma aqui na esquina digamos umas 4 ou 5 de média dimensão, qual será a rentabilidade e as espécies a escolher nesses termos?

 

 

O Quo tocou num aspecto interessante que é "o peixe da moda". Os ciclideos africanos graças ao cinco para a meia noite da rtp 2 são cada vez mais procurados. Também isso pode definir? por exemplo lembro-me que houve tempos em que os escalares tiveram muito na moda, depois os discus... etc....

 

 

A meu ver a criação caseira de peixes afirma-se mais como um hobbie dispendioso do que a hipótese de uma 2ª meia-profissão.

 

 

Continuem a contribuir com a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem depende da moda.

 

Mas atenção essa moda será mais focada a pessoas que ja têm aquarios ou jovem puberes que ao verem tambem querem mas que passado alguns meses perdem o interesse.

 

Escalares e discus SEMPRE tiveram e sempre TERÃO saida, é como as corys, é raro (muito raro mesmo) um aquario que não tenha uma no minimo 15 no maximo, por isso é um peixe que tem sempre saida.

 

A questão de lojas maiores, sim podes o fazer, mas se a loja não vender porque nos entupimos a loja com esse peixe ela vai deixar de o querer, tambem corres o risco em que a loja pede um recibo por tu tares a verder o peixe a eles (ou vendes extremamente barato ou passas recibo).

 

um peixe rentavel será sempre o que tu gostas de ter e procriar e que poderas mais tarde vender, claro que tu nunca iras ganhar o dinheiro que gastas-te de volta (excepto em casos raros).

 

Quanto ao programa da RTP2, se repararem bem com atenção, os peixes que la estão são malawi com tanganica uma mistura que nem os mais inesperiente fazem, não duvido que todas as semanas eles tenham que comprar peixes novos para manter o aquario com peixes a andar de um lado para o outro.

 

 

Topos os peixes são despesa, e se criares para vender muito dificilmente ganharas o que gastas com eles, podes é atenuar os custos, mas quem corre por gosto não cansa. faz criação não do que queres vvender para rendimento.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Acho que até agora estamos todos de acordo que a venda dos peixes será sempre uma maneira não de ganhar dinheiro mas de atenuar os custos. Já que é assim a minha opinião é escolhe-lo não pelo valor monetário mas pelo gosto :angel: Seria reproduzir um peixe para poder ter o orgulho de, em primeiro lugar, ter no comunitário ou no(s) aquário(s) principal(is) peixes criados cá em casa :drool3: e depois vender os "excedentes"! De qualquer das maneiras o "lucro" nunca será muito a menos que se dedique uma quantidade considerável de tempo e se faça um investimento a sério numa mega fishroom.

 

Quanto ao aquário dos 5 para a meia noite... é uma pena, porque no início do programa (não sei se alguém se lembra) o aquário estava mesmo bonito. Não que eu perceba muito de ciclideos africanos, mas parece-me que tinha peixes de um só lago e o layout estava mais ou menos como os que são feitos aqui no fórum... Só que depois com o decorrer do programa foi aumentando (e muito) o número de peixes. Acho que se deixaram deslumbrar pelas cores e pelo efeito televisivo e agora parece um bocado uma salgalhada...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou da mesma opiniao, estragaram o aquario completamente. a primeira vez que vi, foi ali que conheci os ciclideos e adorei o aspecto do aquario/peixes, muito chique/bom gosto, agora está algo saloio.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho qe o grande problema esta em ... quando criamos um peixe temos tendencia a vende-lo a preços mais baixos qe nas lojas, o qe acho errado ... primeiro pq sao peixes com alimentaçao mto melhor do qe os das lojas, segundo nao sao peixes tao stressados, sao peixes saudaveis de certeza ...

Se por exemplo, fizerem "venda caseira" com preços iguais aos da loja (a meu ver deveriam ser mais caros) conseguimos de certeza obter algum lucro ... Mas o problema será arranjar comprador ...

Assim, poderiamos entao po-los à venda em espaços como este(o forum), onde ha sempre alguem interessado ... Mas logo, so conseguiriam vender dentro da zona de residencia e rapidamente se esgotavam compradores qe se ganhassem dos arredores ...

Em alternativa, a meu ver, acho qe o mais rentavel será, nao especificar uma especie ... durante alguns meses dedicamo-nos à criaçao de uma determinada e nos meses seguintes a outra ... Fazendo assim, uma criaçao rotativa ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou meter a minha colher no assunto... Á cerca de sete meses comecei a ter algum retorno do investimento que fiz na compra de alguns aquas e de material para os ter a funcionar (fitros, termos,...). Tenho dois casais de escalares a desovar de duas em duas semanas, guppys, platys e red cherrys a reproduzirem-se que nem uns perdidos; para além de que consigo vender algumas plantas de crescimento rápido como valisnérias e outras como anúbias, fetos e musgo sem ficar com os aquas desfalcados em termos de flora...

Existe sempre o investimento inicial, mas que no meu caso foi feito só para fins puramente estéticos... Depois e com o decorrer do tempo e alguns erros que me fizeram perder alguns peixes; comecei a acertar com a "coisa". Desde Junho do ano passado comecei a vender guppys, platys, camarões, caracóis, plantas e escalares. Não posso dizer que ganho dinheiro, porque invisto no hobby. Mas posso afirmar que a partir de agora, que tenho alguns escalares que já nasceram cá em casa a formar casais; posso pensar em vende-los porque nunca me darão menos de 15.00 por cada casal. O problema é que moro num local onde há pouco mercado para escoar os peixes, normalmente vendo para uma loja que mos aceita em troca de material (não me dão dinheiro), mas já começo a vender para particulares até porque trabalho num local onde tenho possibilidades de enviar e receber vivos, plantas e outros produtos através de fornecedores da loja que me fazem o jeito de levar ou trazer o que lhes peço...

Conclusão, não vou ficar rico... Mas talvez dê para pagar o vício da aquariofilia...

A seguir sai um plantado high tech, vou comprado o que preciso á medida que vendo o que posso.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho qe o grande problema esta em ... quando criamos um peixe temos tendencia a vende-lo a preços mais baixos qe nas lojas, o qe acho errado ... primeiro pq sao peixes com alimentaçao mto melhor do qe os das lojas, segundo nao sao peixes tao stressados, sao peixes saudaveis de certeza ...

Se por exemplo, fizerem "venda caseira" com preços iguais aos da loja (a meu ver deveriam ser mais caros) conseguimos de certeza obter algum lucro ... Mas o problema será arranjar comprador ...

Assim, poderiamos entao po-los à venda em espaços como este(o forum), onde ha sempre alguem interessado ... Mas logo, so conseguiriam vender dentro da zona de residencia e rapidamente se esgotavam compradores qe se ganhassem dos arredores ...

Em alternativa, a meu ver, acho qe o mais rentavel será, nao especificar uma especie ... durante alguns meses dedicamo-nos à criaçao de uma determinada e nos meses seguintes a outra ... Fazendo assim, uma criaçao rotativa ...

 

 

Obrigado pelo teu contributo para a discussão. Acho que apresentas ai duas ideias interessantes. Primeio o facto de se vender mais barato a "produção caseira" que em alguns produtos como os alimentares é vendida como mais cara. Concordo contigo mas torna-se dificil vender assim quando depois chega um "rookie" (não é que eu considere que tenha experiências ) e desvaloriza o produto ke vende.

 

Depois a ideia da venda rotativa. É oke eu tento fazer, pelo menos reprodução rotativa. Na minha fishroom exploro reprodução selectiva de guppies mas deixo uns aquas para fazer "experiências de reprodução" já reproduzi bettas, agora estou nos colissas, em breve tentarei neons... Acho que é uma boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou meter a minha colher no assunto... Á cerca de sete meses comecei a ter algum retorno do investimento que fiz na compra de alguns aquas e de material para os ter a funcionar (fitros, termos,...). Tenho dois casais de escalares a desovar de duas em duas semanas, guppys, platys e red cherrys a reproduzirem-se que nem uns perdidos; para além de que consigo vender algumas plantas de crescimento rápido como valisnérias e outras como anúbias, fetos e musgo sem ficar com os aquas desfalcados em termos de flora...

Existe sempre o investimento inicial, mas que no meu caso foi feito só para fins puramente estéticos... Depois e com o decorrer do tempo e alguns erros que me fizeram perder alguns peixes; comecei a acertar com a "coisa". Desde Junho do ano passado comecei a vender guppys, platys, camarões, caracóis, plantas e escalares. Não posso dizer que ganho dinheiro, porque invisto no hobby. Mas posso afirmar que a partir de agora, que tenho alguns escalares que já nasceram cá em casa a formar casais; posso pensar em vende-los porque nunca me darão menos de 15.00 por cada casal. O problema é que moro num local onde há pouco mercado para escoar os peixes, normalmente vendo para uma loja que mos aceita em troca de material (não me dão dinheiro), mas já começo a vender para particulares até porque trabalho num local onde tenho possibilidades de enviar e receber vivos, plantas e outros produtos através de fornecedores da loja que me fazem o jeito de levar ou trazer o que lhes peço...

Conclusão, não vou ficar rico... Mas talvez dê para pagar o vício da aquariofilia...

A seguir sai um plantado high tech, vou comprado o que preciso á medida que vendo o que posso.

Cumps.

 

 

Obrigado pelo teu contributo. Só uma duvida há quanto tempo crias, que tipo de setup de fishroom tens e apartir de que momento é que começaste a ter retorno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu contributo. Só uma duvida há quanto tempo crias, que tipo de setup de fishroom tens e apartir de que momento é que começaste a ter retorno?

 

Boas, comecei a ter retorno, a partir do momento em que comecei a vender escalares juvenis. Vou ter mais retorno, pois já tenho um casal formado com escalares nascidos cá em casa.

O problema, é que "torro" o retorno todo na compra de material para futuros projectos. E como o projecto seguinte é um plantado high tech, tá-se mesmo a ver que o dinheiro da venda de excedentes da flora e fauna nascida cá em casa não vai chegar, mas como disse á pouco á minha esposa; os hobbys custam dinheiro, sejam eles quais forem...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, comecei a ter retorno, a partir do momento em que comecei a vender escalares juvenis. Vou ter mais retorno, pois já tenho um casal formado com escalares nascidos cá em casa.

O problema, é que "torro" o retorno todo na compra de material para futuros projectos. E como o projecto seguinte é um plantado high tech, tá-se mesmo a ver que o dinheiro da venda de excedentes da flora e fauna nascida cá em casa não vai chegar, mas como disse á pouco á minha esposa; os hobbys custam dinheiro, sejam eles quais forem...

Cumps.

 

 

exacto, custam dinheiro

 

mas sinceramente é um dinheiro que faz bem ao "bem-estar" das pessoas e familia...

 

há quem gaste por mês mais de 100€ em tabaco e assim em vicios (nao sei se é o caso daqui de alguem) e que dizem "o que? gastas tanto dinheiro para manter meia duzia de camaroes e sardinhas...havia de ser eu", no entanto é um vicio perfeitamente saudável, mas tal como qualquer vicio, ficamos dependente dele lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, custam dinheiro

 

mas sinceramente é um dinheiro que faz bem ao "bem-estar" das pessoas e familia...

 

há quem gaste por mês mais de 100€ em tabaco e assim em vicios (nao sei se é o caso daqui de alguem) e que dizem "o que? gastas tanto dinheiro para manter meia duzia de camaroes e sardinhas...havia de ser eu", no entanto é um vicio perfeitamente saudável, mas tal como qualquer vicio, ficamos dependente dele lol

 

Concordo inteiramente. Eu deixei de fumar sensivelmente ao mesmo tempo que iniciei na aquariofilia e muitas vezes penso nisso, posso gastar um pouco mais mas:

 

Não faz mal a saúde

É um anti-stress saudável

Um aquário é uma peça de decoração que quando bem cuidada dá dinâmica e modernidade a uma casa

Um aquário é uso fruto para toda a familia, podendo reforçar laços

A criação e diy incentiva ao desenvolvimento de competências técnicas, uma mais valia em outras situações (como pequenas reparações)

 

Entre muitos outros benefícios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes faz criação de CPO´s (Cambarellus Patzcuarensis - orange uma especie de lagostim anão laranja) que são são raros de encontrar nas lojas, e deves de conseguir vender a 10€ cada um, visto que nas lojas custão à volta de 15€. Toda a gente quer ter, hà uma febre por eles do caraças, mas são carotes e dificeis de arranjar. São um bocado dificeis de criar, precisão de agua salobra, mas se investires o teu tempo a criar as condições ideais deves de conseguir obter uns lagostins jeitosos. são pequenos, por isso não precisas de muito espaço como nos discus.

 

Eu era o primeiro a comprar-te um casal XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao programa da RTP2, se repararem bem com atenção, os peixes que la estão são malawi com tanganica uma mistura que nem os mais inesperiente fazem, não duvido que todas as semanas eles tenham que comprar peixes novos para manter o aquario com peixes a andar de um lado para o outro.

 

Boas Luís!

Estás enganado em relação ao aquário da RTP2, tu até és cliente da loja em questão e já deves ter visto o aquário exposto. O aquário era originalmente de tanganycas, quando ainda estava na montra da loja, mas desde o ínicio do programa que passou a ser misto, com Cyphotilapias frontosas e ciclídeos do lago Malawi. Tirando a primeira semana da primeira série do programa nunca mais foram adicionadas quaisquer espécies ao aquário, tendo apenas crescido as que já lá se encontravam.

A mistura que nem os inexperientes fazem é fácil de explicar, se o aquário fosse só tanganyca não teria tanto movimento de peixes nem cores tão vivas, e o que se pretende do aquário é isso mesmo cores vivas e movimento. Devo também referir, a título de curiosidade, que não são os inexperientes quem não mistura, mas sim os pseudo-puristas.

 

 

Quanto ao aquário dos 5 para a meia noite... é uma pena, porque no início do programa (não sei se alguém se lembra) o aquário estava mesmo bonito. Não que eu perceba muito de ciclideos africanos, mas parece-me que tinha peixes de um só lago e o layout estava mais ou menos como os que são feitos aqui no fórum... Só que depois com o decorrer do programa foi aumentando (e muito) o número de peixes. Acho que se deixaram deslumbrar pelas cores e pelo efeito televisivo e agora parece um bocado uma salgalhada...

 

Abraço

 

O mesmo que escrevi ao Luís, o número de peixes é precisamente o mesmo, reparem com atenção no espelho que se encontra atrás do aquário e que duplica o número de peixes. Estratégias da TV.

 

 

sou da mesma opiniao, estragaram o aquario completamente. a primeira vez que vi, foi ali que conheci os ciclideos e adorei o aspecto do aquario/peixes, muito chique/bom gosto, agora está algo saloio.

 

Agradecemos a tua opinião (sem qualquer tipo de sarcasmo), o que achas que está mal e que se poderia melhorar? O que achas que está diferente

 

Quanto ao tópico inicial, tens alguns membros do forum que se dedicam ao comércio de peixes, determinadas lojas só aceitam peixes com factura (independentemente do preço de venda), pelo que pode ser um handicap. Nada como ver as lojas perto de tua casa, ver o que gastam mais, e o que têm interesse em ter e se compram sem factura. Acima de tudo cria apenas o que gostes, a aquariofilia deve ser um hobbye, não um sacrifício.....

 

 

Abraça

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que até podia ser uma actividade rentável, mas o grande problema e já referiram atrás é os lojistas que preferem comprar de importação do que nacional ,porque o que vem de fora,do estrangeiro é sempre melhor.Mas esta situação não se resume só a esta actividade é o pensar dos portugueses em geral,depois não se gera emprego.E quem quer fazer alguma coisa há sempre outros a mandarem a baixo,senão houver outros há o governo que nos encharca de impostos até mais não enfim é o pais que vivemos.E desculpem-me este desabafo mas o passa-se o mesmo com a minha empresa.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que até podia ser uma actividade rentável, mas o grande problema e já referiram atrás é os lojistas que preferem comprar de importação do que nacional ,porque o que vem de fora,do estrangeiro é sempre melhor.Mas esta situação não se resume só a esta actividade é o pensar dos portugueses em geral,depois não se gera emprego.E quem quer fazer alguma coisa há sempre outros a mandarem a baixo,senão houver outros há o governo que nos encharca de impostos até mais não enfim é o pais que vivemos.E desculpem-me este desabafo mas o passa-se o mesmo com a minha empresa.

 

Quando dizes os lojistas......a quem te referes? É que os lojistas são um conjunto de pessoas que em comum podem apenas ter a loja. Estás a falar por experiência própria? Ou estás só a atirar. Que tipo de peixes tentaste vender? Não leves a mal a minhas perguntas, nem as leias com maldade (a internet é atreita a este tipo de mal entendidos), mas as lojas que eu conheço preferem comprar peixes nacionais, claro está, em condições, e não comprar tudo o que lhe aparece à frente. Basta veres que alguns membros do forum têm/criaram empresas de venda de animais.

Os peixes nacionais não precisam viajar de avião, logo estão sujeitos a menos stress, não trazem parasitas e batérias do outro lado do mundo com que os peixes de cá nunca contactaram, e sim, a grande parte das (boas) lojas que conheço preferemos nacionais que estão habituados às nossas águas, mas preferem-nos em condições, com fornecimentos regulares, com espécies devidamente identificadas (sem sp´s), e com factura.

É preciso inovar, investir e procurar as oportunidades, não apenas esperar que elas venham ter comnosco.

Criar postos de trabalho com a venda amadora de peixes.....não me parece.....tirando uma empresa que conheço que vai apostando cada vez mais em variedade e qualquer dia se continuar a crescer precisará de empregados.

 

Abraço

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes os lojistas......a quem te referes? É que os lojistas são um conjunto de pessoas que em comum podem apenas ter a loja. Estás a falar por experiência própria? Ou estás só a atirar. Que tipo de peixes tentaste vender? Não leves a mal a minhas perguntas, nem as leias com maldade (a internet é atreita a este tipo de mal entendidos), mas as lojas que eu conheço preferem comprar peixes nacionais, claro está, em condições, e não comprar tudo o que lhe aparece à frente. Basta veres que alguns membros do forum têm/criaram empresas de venda de animais.

Os peixes nacionais não precisam viajar de avião, logo estão sujeitos a menos stress, não trazem parasitas e batérias do outro lado do mundo com que os peixes de cá nunca contactaram, e sim, a grande parte das (boas) lojas que conheço preferemos nacionais que estão habituados às nossas águas, mas preferem-nos em condições, com fornecimentos regulares, com espécies devidamente identificadas (sem sp´s), e com factura.

É preciso inovar, investir e procurar as oportunidades, não apenas esperar que elas venham ter comnosco.

Criar postos de trabalho com a venda amadora de peixes.....não me parece.....tirando uma empresa que conheço que vai apostando cada vez mais em variedade e qualquer dia se continuar a crescer precisará de empregados.

 

Abraço

Luís Guerreiro

Bom dia,

eu refiro-me a varias lojas,que eu conheço.Ainda bem que as lojas que tu conheces preferem peixes criados em Portugal ,aqui na zona é precisamente o contrário.Tens razão na 2ªparte do comentário aonde escreves inovar......No entanto na parte final acho que estás redondamente enganado,e escrevo isto por experiência própria,quantas e quantas empresas começaram de 1 hobby.O empreendedor normalmente investe naquilo que conhece,pois já há um conhecimento adquirido e assim torna-se mais fácil o sucesso.Mas cada pessoa com a sua maneira de ver a vida esta é a minha.

cump.,

Artur Cordeiro

Editado por tukamen

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Boas Luís!

Estás enganado em relação ao aquário da RTP2, tu até és cliente da loja em questão e já deves ter visto o aquário exposto. O aquário era originalmente de tanganycas, quando ainda estava na montra da loja, mas desde o ínicio do programa que passou a ser misto, com Cyphotilapias frontosas e ciclídeos do lago Malawi. Tirando a primeira semana da primeira série do programa nunca mais foram adicionadas quaisquer espécies ao aquário, tendo apenas crescido as que já lá se encontravam.

A mistura que nem os inexperientes fazem é fácil de explicar, se o aquário fosse só tanganyca não teria tanto movimento de peixes nem cores tão vivas, e o que se pretende do aquário é isso mesmo cores vivas e movimento. Devo também referir, a título de curiosidade, que não são os inexperientes quem não mistura, mas sim os pseudo-puristas.

 

 

 

 

O mesmo que escrevi ao Luís, o número de peixes é precisamente o mesmo, reparem com atenção no espelho que se encontra atrás do aquário e que duplica o número de peixes. Estratégias da TV.

 

 

 

 

Agradecemos a tua opinião (sem qualquer tipo de sarcasmo), o que achas que está mal e que se poderia melhorar? O que achas que está diferente

 

Quanto ao tópico inicial, tens alguns membros do forum que se dedicam ao comércio de peixes, determinadas lojas só aceitam peixes com factura (independentemente do preço de venda), pelo que pode ser um handicap. Nada como ver as lojas perto de tua casa, ver o que gastam mais, e o que têm interesse em ter e se compram sem factura. Acima de tudo cria apenas o que gostes, a aquariofilia deve ser um hobbye, não um sacrifício.....

 

 

Abraça

Luís Guerreiro

 

 

Quando vinha das férias passadas, em Setembro, vinha a ouvir um programa de rádio, da Antena 3, onde estavam todos os apresentadores dos cinco para a meia noite. Eles comentaram que todos os dias morriam peixes e que todos os dias tinham que colocar peixes novos. E até que uma segunda feira quando os técnicos da tv chegaram ao estudio para fazer o programa o aquário estava esverdeado e com montes de peixes mortos, que tinha sido uma correria para colocar aquilo em ordem a tempo do programa. O Alvim disse que aquilo era um autentico Holocausto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento penso que os ciclideos anões estão na moda, juntam cores requintadas e variante, comportamento/personalidade e pouca necessidade de espaço, e têm preços razoaveis, logo apistos, rams e kribs devem dar lucro para quem criar e procurar quem venda bem e que os queira a um preço razoavel.

 

só lamento é que os Rams estejam já com tantas selecções criadas em cativeiro, estão a estragar o peixinho. enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais