Ajudem, os peixes deixam de comer


japsergio

Recommended Posts

Oi,

 

Há aproximadamente 4 meses atrás montei um aquário comunitário de 200 litros de água doce, com as seguintes características:

- 1 filtro fluval 205 (com carvão activado e biomax da fluval),

- 1 aquecedor tetratec HT150;

- 1 bomba de ar Tetratec APS400;

- 2 lâmpadas que funcionam 8 horas por dia:

. 1 D-HG waterplent - YZ 25W;

. 1 BR-HG fresh & Sea - YZ 25 W;

- flora artificial;

- 1 tronco de madeira natural;

- pedras de calhau de basalto;

- fundo de areão de rio;

- fauna no início (estes foram trespassados de um aquário de 60 litros com 6 meses de idade):

. 1 limpa fundos - cascudo;

. 1 limpa vidros - Comedor de algas Chinês;

. 2 platys;

. 2 guppys;

. 9 tetra neons.

- parâmetros:

. pH - 7,2;

. amónia < 0,6 mg/l;

. nitratos < 5 mg/l;

. dureza gh - 6 dh;

kh - 2 dh;

. mudanças semanais de água entre 15 a 30 litros.

- Alimentação tetra menu (2 x ao dia, 5 dias por semana) e tetra delicia (2 x ao dia, 2 dias por semana)

 

Passado um mês sem qualquer problema, fui adicionando aos poucos novos companheiros seguindo todo o procedimento normal de adaptação:

1º - 3 colisas, tendo 2 deles morrido na 1ª semana;

2º - 2 trigogasters, tendo ambos morrido após 2 semanas conjuntamente com o outro colisa, os 2 guppys e 1 platy;

3º - 2 escalares e 2 platys, tendo 1 escalar e 2 platys morrido na 1 semana;

4º - 4 escalares, tendo, após 2 semanas da sua introdução, morrido 3 escalares.

 

Em todas as mortes os peixes deixaram de comer. Antes de deixarem de comer, estes cuspiam a comida, e, posteriomente de deixarem de comer, passavam a fazer fezes brancas.

Presentemente, tenho 1 cascudo, 1 limpa vidros, 9 neons e 1 platy que se alimentam bem e 2 escalares que não se alimentam e fazem fezes brancas.

Não consigo identificar a causa desta falta de apetite nos peixes e consequentemente a sua morte, será que alguém pode ajudar-me.

Editado por japsergio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

eu não sei o que será,mas pergunto,não será do comer!...não estará o comer estragado?

ó então haverá ai no aquário algo que está a matar os peixes,e só uma ideia!...

desculpe de não ajudar mais,foi só uma ideia.

A.S :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Há aproximadamente 4 meses atrás montei um aquário comunitário de 200 litros de água doce, com as seguintes características:

- 1 filtro fluval 205 (com carvão activado e biomax da fluval),

- 1 aquecedor tetratec HT150;

- 1 bomba de ar Tetratec APS400;

- 2 lâmpadas que funcionam 8 horas por dia:

. 1 D-HG waterplent - YZ 25W;

. 1 BR-HG fresh & Sea - YZ 25 W;

- flora artificial;

- 1 tronco de madeira natural;

- pedras de calhau de basalto;

- fundo de areão de rio;

- fauna no início (estes foram trespassados de um aquário de 60 litros com 6 meses de idade):

. 1 limpa fundos - cascudo;

. 1 limpa vidros - Comedor de algas Chinês;

. 2 platys;

. 2 guppys;

. 9 tetra neons.

- parâmetros:

. pH - 7,2;

. amónia < 0,6 mg/l;

. nitratos < 5 mg/l;

. dureza gh - 6 dh;

kh - 2 dh;

. mudanças semanais de água entre 15 a 30 litros.

- Alimentação tetra menu (2 x ao dia, 5 dias por semana) e tetra delicia (2 x ao dia, 2 dias por semana)

 

Passado um mês sem qualquer problema, fui adicionando aos poucos novos companheiros seguindo todo o procedimento normal de adaptação:

1º - 3 colisas, tendo 2 deles morrido na 1ª semana;

2º - 2 trigogasters, tendo ambos morrido após 2 semanas conjuntamente com o outro colisa, os 2 guppys e 1 platy;

3º - 2 escalares e 2 platys, tendo 1 escalar e 2 platys morrido na 1 semana;

4º - 4 escalares, tendo, após 2 semanas da sua introdução, morrido 3 escalares.

 

Em todas as mortes os peixes deixaram de comer. Antes de deixarem de comer, estes cuspiam a comida, e, posteriomente de deixarem de comer, passavam a fazer fezes brancas.

Presentemente, tenho 1 cascudo, 1 limpa vidros, 9 neons e 1 platy que se alimentam bem e 2 escalares que não se alimentam e fazem fezes brancas.

Não consigo identificar a causa desta falta de apetite nos peixes e consequentemente a sua morte, será que alguém pode ajudar-me.

 

penso que devias desparazitar os peixes com flagyl

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que devias desparazitar os peixes com flagyl

Obrigado pela dica.

Iniciei ontem o tratamento com flagyl (5 dias), tendo aplicado 1 comprimido para cada 50 litros (ou seja 4 comprimidos por dia), efectuado o Troca parcial da água, removido o carvão activado do filtro e aumentado a temperatura para 30ºC. Será que devo fazer mais alguma coisa?

No entanto, hoje morreu-me mais 1 escalar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica.

Iniciei ontem o tratamento com flagyl (5 dias), tendo aplicado 1 comprimido para cada 50 litros (ou seja 4 comprimidos por dia), efectuado o Troca parcial da água, removido o carvão activado do filtro e aumentado a temperatura para 30ºC. Será que devo fazer mais alguma coisa?

No entanto, hoje morreu-me mais 1 escalar.

 

 

Morreu por não comer? O tratamento demora uns dias a fazer efeito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme já referi em cima, efectuei um tratamento com flagyl, durante 5 dias, no entanto, e passado 3 dias do final do tratamento, continuo com problemas no escalar, que continua sem comer e sempre num canto do aquário.

Alguém pode ajudar-me?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme já referi em cima, efectuei um tratamento com flagyl, durante 5 dias, no entanto, e passado 3 dias do final do tratamento, continuo com problemas no escalar, que continua sem comer e sempre num canto do aquário.

Alguém pode ajudar-me?

 

Onde se pode arranjar esse medicamento?! Tenho problema semelhante mas com as trocas de agua melhoraram apenas um continua na mesma, apesar de ja o ter separado dos restantes... continua sem comer...

 

Ja me morreu um Telescopio, e agora uma Ampularia (?!) que hoje encontrei a casca vazia e o seu habitante ja espedaçado no aqua servindo de alimento para os Limpa Vidros e Fundos!

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde se pode arranjar esse medicamento?! Tenho problema semelhante mas com as trocas de agua melhoraram apenas um continua na mesma, apesar de ja o ter separado dos restantes... continua sem comer...

 

Ja me morreu um Telescopio, e agora uma Ampularia (?!) que hoje encontrei a casca vazia e o seu habitante ja espedaçado no aqua servindo de alimento para os Limpa Vidros e Fundos!

 

Cumps. AJ

Podes adquirir o flagyl numa farmácia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo para mim o problema para além de parasitas está na aguá...raramente um escalar com parasitas deixa de comer...e quando o fazem estão mesmo nas ultimas

 

 

faz os testes á agua...todos os que conseguires ou então vai a uma loja de aquariofilia e pede para te testarem a água...se for uma loja 5 estrelas nem te levam dinheiro por isso

 

 

quando digo água é do aquario claro

 

 

em relação ao aquario faz mudanças de 30% diárias...se queres um aquário sem problemas muda pelo menos água de dois em dois dias nem que seja 10% ....

 

devagar e deixa repousar a agua 24h de um dia para o outro por exemplo...nao adiciones quimicos nenhuns para retirar o cloro...a quantidade de cloro que entrar vai ser diminuta mas vai ajudar a eleminar alguns problemas!

 

 

logo que consigas coloca aqui os valores dos testes..mas rápido que a saude do peixe está muito debelitada!

 

 

PS- retira imediatamente o carvão da agua...fizeste o flagyl e o carvão absorveu foi a mesma coisa que nada...só se usa carvão depois de medicar de modo a retirar os restos de medicamentos que estejam na água!

 

 

aproveita e faz uma limpeza no filtro com água do próprio aquário de modo a não te morrerem as bactérias nitrificantes!

 

 

Diminui a iluminação ou desliga mesmo!

 

 

Aproveita e compra o EXA2000 para parasitas externos pois logo que retirares o flagyl da água começas a fazer exa2000 atenção que tens de saber o PH para saberes o numero de gotas que colocas!

 

Esse filtro junta esponjas e la de vidro para filtrar melhor a água mas so depois do tratamento exa2000!

 

boa sorte

 

João Ferreira

Editado por João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essas TPA's semanais são em pouca quantidade. Eu faria de 30 a 40%, logo de 60 a 80 litros. O filtro não tem grande caudal, logo tens que te aplicar nas TPA's em condições.

 

Atenção que ao aplicares flagyl tens de fazer pelo menos uma TPA de 40% por dia.

 

Para estimulares o apetite dos peixes em tratamento / pos-tratamento utiliza artémia congelada.

 

Atenção à amónia e nitritos. Deverão estar a zeros.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja verificaste se nao tens o termostato estragado??As fezes branca s normalmente sao devido a baixa temperatura da agua

 

 

Onde leste isso?

 

 

e onde aprendeste isso?

 

ou que te leva a pensar isso?

 

Fezes brancas sao sinais de parasitas!

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadissimo pelas dicas, vou recomeçar novamente o tratamento com as indicações referidas, no entanto, onde posso adquirir o EXA2000.

 

Quando fiz o tratamento inicial com flagyl, retirei o carvão.

 

Quanto à água, faço regularmente os testes (da Nutrafin), e obtenho quase sempre os seguintes resultados:

 

ph - 7,2

amônia - <0,6

nitratos - 5

gh - 4 e 6

kh - 3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bastam dois dedos de testa ao ler o teste que o aquário é muito recente. Os nitratos estão a 5 mg/l e amonia acima de 0, voces estao a recomendar um tratamento que pode ajudar a criar ainda mais problemas. O motivo de eles não comerem é obvio. Aquário não ciclado. = poluido.

 

são necessárias TPAs, há ai topicos com umas dicas de quantas tpas e quantidades que sao necessarias, certamente por alguem que passou pelo problema.

 

tens que mudar já parte da água do aquário, uns 30%.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro quo é realmente interessante a tua resposta....

 

então vamos la...se não sabes ler eu explico...

 

primeiro que tudo disse ao membro para fazer os testes pois sem eles qualquer tratamento pode ser prejudicial...

 

segundo o problema não é só aquário não ciclado mas sim também problemas de parasitas.

 

terceiro...se és tão inteligente porque não deste uma resposta antes de ele ter colocado o resultado dos testes?

 

engraçado como agora vens fazendo de superior claro depois de teres o resultado dos testes algo que fui eu que indiquei!

 

é por estas e por outras que existem membros que deixam de ajudar com respostas assim não precisas de nós sozinho resolves os problemas todos de todos os membros!

 

 

abraço e acredita que apenas o meu dedo de testa apenas um chega perfeitamente para ler testes!

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo, primeiro nao me estou a fazer de superior, apenas é algo obvio. segundo, nem quero resolver os problemas de toda a gente, porque não sou Deus. terceiro, ele já deu os testes no inicio. quarto, só vi o topico naquela altura. quinto, nao tens que ficar ofendido, porque nao estava a falar para ti ou algo que seja. E, por isso evitavas essa resposta.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo, primeiro nao me estou a fazer de superior, apenas é algo obvio. segundo, nem quero resolver os problemas de toda a gente, porque não sou Deus. terceiro, ele já deu os testes no inicio. quarto, só vi o topico naquela altura. quinto, nao tens que ficar ofendido, porque nao estava a falar para ti ou algo que seja. E, por isso evitavas essa resposta.

Não sei para quem era a resposta, mas julgo que não será com essas expressões que vais ajudar o pessoal.

Como é óbvio ainda sou novo neste hobbie, tenho lido muito, mas a experiência é muito importante, pelo que, agradeço toda a ajuda possível, e espero que continuem a enriquecer este fórum.

Muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei para quem era a resposta, mas julgo que não será com essas expressões que vais ajudar o pessoal.

Como é óbvio ainda sou novo neste hobbie, tenho lido muito, mas a experiência é muito importante, pelo que, agradeço toda a ajuda possível, e espero que continuem a enriquecer este fórum.

Muito obrigado a todos.

todos a meu ver te ajudaram ( duma maneira ou tendo tu muita razao? outra) acho que me fiz entender

eu quero ajudar e tendo todos razao eu acho que deverias ter um( aquario hospital) e vao todo concordar com isso

um aquario que nao e nesesario ser muito grande eu pessualmente tenho um 50l para fazer quarentena isso ja nao te acontecia

pensa nisso

tou a ver que gostas do hobby ?pregunta pede para te ajudar que isso e que serve o forum....... :character0050: eu sabendo todo o que se disse e verdade tive a ler

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado a todos pelos comentários e a ajuda prestada.

Gostaria de terminar este tópico referindo que, com a ajudas supra referidas, neste momento o aquário estabilizou e deixou de morrer peixinhos. No entanto, vou dar mais tempo ao aquário para posteriormente voltar a colocar novamente mais peixinhos no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários e a ajuda prestada.

Gostaria de terminar este tópico referindo que, com a ajudas supra referidas, neste momento o aquário estabilizou e deixou de morrer peixinhos. No entanto, vou dar mais tempo ao aquário para posteriormente voltar a colocar novamente mais peixinhos no aquário.

 

 

 

Desculpa estar a abrir novamente esse topico mas eu tive assim uma coisa parecida com o teu e chegeui a uma conclusão o teu filtro não chega de certeza absoluta a mim aconteceu-me o mesmo era mortes a trás de mortes só desapareceram quando meti um filtro a fazer 1000 LTH se não até hoje me morriam assim peixes e o meu tb era de 200 litros pensa bem nisso ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais