Planta com manchas castanhas


mikaqua

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho uma planta que acerca de 3 dias apresenta manchas castanhas, isto é sinal de doença, falta de nutrientes??

 

Vou por umas fotas pra ajudar:

 

dsc01870b.jpg

 

dsc01871e.jpg

 

Espero que possam ajudar.

 

Abraço mIkA

Editado por mikaqua
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

 

Também tenho um aquario que tem este problema. As folhas ficam de cor marrom,

mas não todas.

 

Estou achando que são algas. Também vejo nos vidros que quando limpo melhora.

 

Tenho quase certeza que são algas. Solução: não sei.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaqueline.

 

Não tens testes para o teu aquário? principalmente Nitratos e Fosfatos?

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaqueline.

 

Não tens testes para o teu aquário? principalmente Nitratos e Fosfatos?

 

Cumprimentos,

 

 

Olá amigo

 

Fiz os testes hoje:

 

Set up:

 

Aqua de 30 L (já estou mudando para um novo que está terminando de ciclar)

Temperatura: 25-26º C (sem termostato)

PH: 7,2 - 7,5 (estou em dúvida pois o teste é por comparação de cor). Vou retirar

algumas conchinhas do saquinho para ver se baixa.

Amônia total: 0,25

Nitrito: 0,5 (está alto mas não está incomodando os peixes)

Fosfato: nunca fiz

Nitrato: nunca fiz

Flora: 1 planta Hygrofila corymbosa em um vasinho com areia e fertilizante em pastilhas

Flora: 3 kinguios comuns vermelhos jovens + 2 Corydoras Sterbai

TPA e sifonagem toda semana

Àgua nova adicionada com condicionador Prime (Seachem)

Filtro externo Atman HF 400 por causa dos kinguios

Refil de perlon e carvão trocado toda semana por causa dos kinguios

Cerâmicas no filtro

Areação com pedra porosa e compressor

Ração Tetra e Sera

Substrato: areia grossa cor esbranquiçada.

 

Não tenho foto para mostrar.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaqueline,

 

Tem os nitritos e amónia um pouco altos, no entanto a amónia é a forma preferida de Azoto pelas plantas... no entanto o teste de nitrato e fosfato são os testes mais importante para as algas... a minha opinião (mas é necessário testes) é que deve ter excesso de nutrientes na água, por causa dos 3 kinguios em 30L de água.

 

Por favor faça trocas de água FREQUENTES, são bichos que produzem muita porcaria!!! Não tem modo de arranjar uma casa maior para eles?

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo

 

Vou ver se compro os testes que você falou. São um pouco difícieis de encontrar e são

caros.

 

Quanto aos kinguios neste final de semana serão mudados para um aqua maior que já está

pronto (ciclado).

 

No aqua dos kinguios (30L) eu faço TPA e sifonagem toda semana, não está bom? Troco quase 50% da água por água nova com Prime. Eles ficam felizes !!

 

O filtro tem ajudado bastante. A água é cristalina. Quando tem sujeira no fundo eu vou lá com a rede e tiro.

 

Cumps.

 

Jaqueline

Editado por Fernando Freire
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma vez por semana é pouco, apesar da quantidade ser boa! Daí que eles fiquem muito felizes coma mudança de água.

 

Na minha opinião (e é apenas um conselho e opinião) 2 ou 3 vezes por semana 10L de cada vez de água seriam mais que perfeito.

 

Não sei como funciona no Brasil, mas cá em Portugal, algumas lojas de Aquariofilia fazem os testes por um favor simbólico :discuss_gathering: Informe-se na sua loja se não a podem ajudar nestes 2 parâmetros, leve um pouco de água numa garrafa e pergunte :bs_quesexclaim:

 

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Vou ver se consigo fazer os testes.

 

 

Duas ou três trocas parciais por semana não retira muita biologia do aquário? Devo também sifonar o fundo em todas as trocas parciais?

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaque,

 

Se forem pequenas trocas deágua 5/10 litros o aquário só tem a ganhar! Aproveite e quando estiver a tirar água para sifonar, sim :discuss_gathering:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jaque,

 

Se forem pequenas trocas deágua 5/10 litros o aquário só tem a ganhar! Aproveite e quando estiver a tirar água para sifonar, sim :discuss_gathering:

 

 

Fe

 

 

5 /10 L para um aquário de 30L é muita coisa. Mas vá lá..

 

Outra questão:

 

O aquário tem como substrato areia. Esta fica compactada. Então posso dizer que

os compostos tóxicos como amônia não conseguem penetrar ao fundo do substrato.

Então eu posso sifonar superficialmente? Responda se eu estiver errada.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é areia não o faça. É preferível deixar estar que mandar Azoto para a coluna de água (N2) e ter grandes desastres com os peixes...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais