DÚVIDAS EM AQUATERRÁRIO P/ TARTARUGA


Recommended Posts

tenho uma tartaruga em um aquario de 50x50x30, uso aquele filtro de placas no fundo mas queria mudar, estou pensando em fazer um maior pra ela de 1,60x0,76x0,45.

 

só tenho dúvda de como fazer a parte seca pra ela sabe, queria fazer algo do tipo que tivesse um esconderijo, um lugar para ela andar como se fosse na propria natureza mesmo sabe? com grama etc... sei que é dificil...

 

queria saber se você sabe me indicar alguma projeto? e se o filtro de marca Atman (canister EF-6000 UV) é um bom filtro para esse tamanho de aquaterrário que vou montar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essas medidas parecem-me bastante razoaveis para melhorares as condiçoes de vida da tua tartaruga.

 

Nao conheço esse filtro, mas como já te referi os canister sao os mais aconselhados. Tenta dimensiona-lo em pelo menos uns 5 a 10x a litragem/hora do aquario.

 

Em relaçao á parte seca tenho em mente fazer uma em vidro assente talvez em pilares tambem de vidro para nao ocupar mais espaço que o necessario, em que vou incluir uma caixa com terra/areia a pensar no futuro em reproduçao (e falando a longo prazo!). Talvez possa ser um sugestao para ti.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas.

 

Olha que eu acho que as medidas são pequenas, mas depende muito da tartaruga...

Eu tenho uma Corcunda de Mississipi (fêmea) e pode crescer aos 25/30 cm. Daquilo que já vi por ai elas têm de ter no minimo duas vezes o tamanho delas em altura e largura e precisam de uma zona totalmente seca. Precisam também de uma zona dentro de água onde possam pousar as patas e 'espreitarem' para fora de água.

Se a tartaruga for terrestre, esquece isto, basta tapares.

Tenta ver qual é a espécie e tamanhos na idade adulta, etc... Eu comprei a minha por causa do meu filho e logo na altura comprei daqueles aquários de plástico com uma ilha a meio, ficou tudo nuns 20€. Depois gastei mais 27 num aquário maior com uma zona seca, mas a sacana é uma trepadora implacável e quando chegava a casa ia apanhá-la debaixo da minha cama. Tive de colocar uma tampa por cima do aquário para ela não escapar mais. Entretanto fui buscar a casa dos meus pais um aquário velho (o actual). Moral da história; se soubesse tinha comprado logo um bem maior fazendo contas já ao tamanho adulto dela.

 

P.S.: Fico também à espera de dicas para a zona seca porque a actual já tá pequena. Muito provavelmente vou fazer algo parecido com isto:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrutura metálica do video não é a melhor opção.

 

Para uma area seca basta colar um vidro na horizontal um pouco acima do nivel de águal, se o substracto usado for inerte melhor e não esquecer a lampada de UVB 5.0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrutura metálica do video não é a melhor opção.

 

Para uma area seca basta colar um vidro na horizontal um pouco acima do nivel de águal, se o substracto usado for inerte melhor e não esquecer a lampada de UVB 5.0.

 

Sim, mas é preciso que o vidro aguente. O segundo aquário era assim e não me inspirava muita confiança até que começou mesmo a abanar um pouco.

O que falta na estrutura do video é o que falta também no aquário, alguma semelhança com o habitat natural. Ele colou só um tapete e eu quero colar um tapete mas com umas pedras. Partindo do que vemos neste video, eu colocava um pouco do tapete na rampa com uma ou outra pedra e inclinava-a menos. E a parede de fundo e a lateral fazia qualquer coisa para tapar as grades (pintava e moldava esferovite por exemplo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o vidro aguenta...?? Imaginando as seguintes medidas, 100x50x50, se num dos lados existir um vidro acima da superficie com por exemplo 40x50 colado com silicone, como é que não aguenta? A tarta não pesa assim tanto.

 

A semelhança com o habitat natural não é algo que faça falta a tarta, é mais algo que nos fica bem a vista. Ela precissa de uma area seca e luz UVB 5.0, se houver espaço para decoração otimo, se não houver não lhe faz mal nenhum.

 

O único problema da estrutura do video, é ser em metal e neste caso em ferro. O contacto com a água e a propria humidade vai fazer com que enferrugem, mas a ideia é boa uma vez que em a parte seca fica practicamente acima do topo do aqua e é possivel rentabilizar o espaço. E também a rampa, no caso do video pode causar lesões nas patas da tarta.

 

O ideal seria algo idêntico mas em vidro ou acrilico.

 

Esferovite não aconselho, ela facilmente o desfaz com as unhas e as bolinhas de esferovite a boiar na água são um convite para ela as engulir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como digo, o último tinha e aquilo começou a abanar. Esse até tinha a rampa até ao chão. Além disso sei que vou precisar de um aquário maior por isso acho que não me vou meter em trabalhos com este.

Em relação à adaptação de uma gaiola para a área seca, tenho também receio em relação ao ferro. Mesmo pintado a tinta vai começar a cair e a ferrugem a aparecer e depois é trabalho inglório.

Tenho de procurar uma solução, mas para já tudo aponta para uma doca flutuante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
É como digo, o último tinha e aquilo começou a abanar. Esse até tinha a rampa até ao chão. Além disso sei que vou precisar de um aquário maior por isso acho que não me vou meter em trabalhos com este.

Em relação à adaptação de uma gaiola para a área seca, tenho também receio em relação ao ferro. Mesmo pintado a tinta vai começar a cair e a ferrugem a aparecer e depois é trabalho inglório.

Tenho de procurar uma solução, mas para já tudo aponta para uma doca flutuante.

 

Boas,

Voces, tão com medo que o ferro enferruge, se têm medo só por causa disso virem-se para o inox. (inox não enferruja e é bem resistente, dependendo da espessura)

 

Aqui está uma ideia, para a plataforma: calhaem inox a formar uma caixa, com uma caixa de plastico ou vidro a encaixar na calha na parte de baixo (cheia de areia e como nunca se enche um aquario até a cima não vai tirar grande volume de agua água ou mesmo nenhum), e para as 3 paredes laterais, basta fechares com vidro (pode ser mesmo com vidro simples, pois não vai suportar com qualquer tipo de força).

 

semttulojf.png

 

 

Quanto ao vidro, o vidro aguenta, com tudo, ou quase... só tens de escolher o tipo de vidro, espessura, etc... correctos.

 

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Desculpem o desenho, ta muita tosco, mas tava com alguma pressa.(se souberem fazer, ou pedirem a quem tenha jeito fica um espectaculo, tenho grandes ideias admitam lá... xD)

O aquario da minha assinatura, tem uma calha em inox polido (3mm), eu acho bem bonito.(a minha plataforma não é como vos mostrei)

Já agora, longe de mim querer fazer publicidade, passem por la e comentem. xD

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!outro dia vi este video e gostei.já tratei de arranjar a cortiça

 

Sim, mas com a plataforma que descrevi em cima se tiveres macho e femea, es capaz de conseguir reproduzir as tuas tartarugas.

 

Cumps, Rafael

 

PS: Este foi o melhor aquario que até agora vi (para tartarugas!):

Na minha opinião tem algumas coisas esticamente a melhorar, mas está muito bom para as tartarugas.

 

 

PS:Já voltei a colocar a imagem.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia é interessante, mas a meu ver terá que ser repensada a forma de suporte da plataforma superior.

 

É que a plataforma pode por em causa a integridade de todo o aquario devido ao peso da terra/areia.

 

Pessoalmente estou a pensar em fazer um plataforma com uma especie de caixa suportada por 4 pilares, para tentar maximizar o espaço util para nataçao.

 

Na realidade so ainda nao avancei com o projecto porque ainda nao tive tempo nem disponibilidade de procurar a dita caixa (talvez de plastico). Se nao encontrar irei mandar fazer uma numa vidraria.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia é interessante, mas a meu ver terá que ser repensada a forma de suporte da plataforma superior.

 

É que a plataforma pode por em causa a integridade de todo o aquario devido ao peso da terra/areia.

 

Pessoalmente estou a pensar em fazer um plataforma com uma especie de caixa suportada por 4 pilares, para tentar maximizar o espaço util para nataçao.

 

Na realidade so ainda nao avancei com o projecto porque ainda nao tive tempo nem disponibilidade de procurar a dita caixa (talvez de plastico). Se nao encontrar irei mandar fazer uma numa vidraria.

 

Eu fiz este projecto, pois no futuro quem sabe se não quero reproduzir as minhas "meninas".

E se não tiver espaço para uma plataforma exterior (mesmo exterior) fasso assim por cima do aquario.

Quanto a comprometer o aquario, a mim não comprometia pois a calha ficaria presa a um pilar que está ao pé do aqua (aliviando assim muito peso sobre os vidros do aquario)

 

Contudo se puseres vidros no aquario bem grossos não tem problema. (fica e mais caro)

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.