aquario novo recem plantado


Recommended Posts

comecei á pouco 1 aquar. de 60cm. 40l

plantado com fetas

 

fiz o ciclo do azoto com 1 Dario zebra

 

testes actuais dão 25 NO3; PH 6.8; NO2 O; KH 3d; GH entre 6 e 10d

 

tenho 1 filtro ELITE jet-flow 50

 

temperatura da água 26g

 

nas plantas utilizei nutrafin plant gro (em stik na raiz)

 

as duvidas q tenho de mm. são:

- as plantas têm vindo a morrer,não sei a razão(apresentam manchas castanhas nas folhas, parece "ferrugem")

- é necs. kit. de co2?, já apressei e são incomportáveis,ouvi falar de fabrico caseiro, podem ensinar a fazer 1 se for nec.?

- ainda sobre as plantas; elas quando se compram vêm em vasos numa espécie de esponja, quando se plantam no aquário é necessário retirar a esponja ficando apenas com as raízes ???(eu não o fiz)

 

SE Me puderem ajudar agradeço

 

Paulo.

Editado por paulomm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite

todas as plantas que vem em vasos,tem-se que tirar o algodão

muito bem limpo,cortar um pouco as raizes,isto se forem grandes,e quando há plantas que

vem com chumbo retirar o mesmo,limpar as plantas das folhas estragadas,e assim plantar.

espero ter ajudado. :sign_welcome:

A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Álvaro praticamente em todas as plantas se deve retirar aquela matérias que envolver as plantas pois atrofia as raízes podendo levar ao seu apodrecimento e morte da planta (digo praticamente em todas pq em algumas plantas de tapete é útil deixar ficar um bocadinho daquela matéria).

 

Quais são as plantas? Só fetos? Se forem só fetos podes prender a troncos, pedras etc etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Álvaro praticamente em todas as plantas se deve retirar aquela matérias que envolver as plantas pois atrofia as raízes podendo levar ao seu apodrecimento e morte da planta (digo praticamente em todas pq em algumas plantas de tapete é útil deixar ficar um bocadinho daquela matéria).

 

Quais são as plantas? Só fetos? Se forem só fetos podes prender a troncos, pedras etc etc.

Obrigado pela ajuda,

sim são só fetos. Vou replanta-las como a vossa sugestão.

 

tenho ainda duvidas em relação ao CO2, será necessário um KIT? e posso fabrica-lo?

posso deixar o valor do NO3 a 25 ou tenho de baixar?

já posso introduzir os outros peixes(pensei em guppys(6) 1 peixe limpa fundos(qual???) aceito sugestões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode-se fabricar facilmente Co2, e para o aquario que está de inicio é até muito bom não havendo problemas de algas.

O grande problema da receita caseira é que esta pode alterar facilmente os parametros da agua e matar os peixes todos, é muito menos segura dos que os kit´s. Normalmente a formula dura apenas 1 ou 2 semanas e é necessário controlo constante da pressão. Uma botija de kit para este aqua pode durar 2 a 3 meses.

Há quem aconselhe na receita caseira a colocar 2 garrafas para maior protecção, mas ainda assim não sei se é realmente mais seguro.

Eu estou a investigar porque também ando a pensar colocar co2 caseiro num dos meus aquas, uma vez que o co2 em botija é incompreensivelmente muito caro e impossivel comportar as despesas de botijas para 2 aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só fetos não é preciso CO2.

 

o NO3, convêm baixar, mas primeiro será preciso verificar (medir) qual o valor da água que utiliza para fazer TPA's.

 

Introduzir peixes mas poucos de cada vez.

 

Para limpar o fundo uns caracois (ampulária por exemplo), corydoras , e o LDA25 (pitbull).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atencao que as plantas de rizoma (fetos) nao devem ser enterradas.

O rizoma deve ficar desenterrado. Amarra os fetos a uma pedras, que depois as raizes seguem o seu caminho....

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só fetos não é preciso CO2.

 

o NO3, convêm baixar, mas primeiro será preciso verificar (medir) qual o valor da água que utiliza para fazer TPA's.

 

Introduzir peixes mas poucos de cada vez.

 

Para limpar o fundo uns caracois (ampulária por exemplo), corydoras , e o LDA25 (pitbull).

Hugo , desculpa mas não percebi mto bem:"" verificar (medir) qual o valor da água que utiliza para fazer TPA's.""

tem a ver com a qt. de agua do aquario? (são 40 ltos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era no sentido de medires o No3 que vem na água que utiliza para colocar dentro do aquário.

 

Há locais onde a água da companhia vem com 50ppm de NO3. Se for tipo isto a ideia de fazer TPA's para baixar valores de NO3 não serve, pelo menos com essa água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.