Crystal Red Vs Bee


PedroP23

Recommended Posts

Boas,

 

só para perceberem melhor o objectivo, ando no 12º ano no curso de ciencias e tecnologia.

 

Ora, tenho que apresentar um trabalho experimental no final do ano sobre genética e como já ando nisto á uns anos, pensei: era uma boa ideia utilizar a aquariofilia nisto.

 

Lembrei-me então que os crystal red, são uma forma recessiva dos bees, ou seja, embora da mesma espécie, possuem um património genético diferente, coisa que me suscitou interesse e talvez dê para o meu trabalho.

 

para testar se o trabalho é viável, tenho algumas perguntas, e espero que me possam responder com base nas vossas experiências, :

 

- com que idade esta espécie atinge a maturidade sexual, ou seja, com que idade se começam a reproduzir?

 

- qual a sua dificuldade de se reproduzir, e se essa dificuldade é a mesma se for um cruzamento entre um bee e um crystal red?

 

- já alguem cruzou ( propositadamente ou não) um bee com um crystal red? se sim, qual o aspecto da ninhada? sairam todos bees? ou sairam hibridos?

( esta é a que me dá mais jeito a resposta ) ...

 

 

espero pela vossa ajuda,

obrigado

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa que te diga, mas para quem esta a fazer um estudo para um trabalho nem sequer procuraste no forum, é que isso esta batido e rebatido pelo forum fora na secção dos camaroes.... :dance:

 

nao é por nada, mas é um trabalho e tu nem sequer fizeste a pesquisa

 

ps: independentemente disso, acho que tens materia para teres um excelente trabalho, mas para quem esta fora dos inverts é capaz de demorar o seu tempo ate entenderes algumas coisas, ainda por cima metendo a genetica deste bichinhos que ja foi mexida e remexida por esse mundo fora :thumbdown2:

 

os Caridina cf. cantonensis nao sao das especies mais faceis de manter e reproduzir, vai tudo depender da qualidade da agua, qualidade da alimentaçao, da qualidade dos proprios animais, da grade em questao. se sao bee´s ou crystal red nao faz diferença

 

o seu cruzamento da origem a bee´s e a crystal red e nao "mestiços". Não saiem hibridos, se estas em biologia e como tu mesmo disseste que sao da mesma especie, nao iriam sair hibridos, ja o devias saber :)

Editado por Carlos Couceiro
  • Votar + 1

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa que te diga, mas para quem esta a fazer um estudo para um trabalho nem sequer procuraste no forum, é que isso esta batido e rebatido pelo forum fora na secção dos camaroes....

 

nao é por nada, mas é um trabalho e tu nem sequer fizeste a pesquisa

 

Ele quer a papinha toda ja feita lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa que te diga, mas para quem esta a fazer um estudo para um trabalho nem sequer procuraste no forum, é que isso esta batido e rebatido pelo forum fora na secção dos camaroes.... ;)

 

nao é por nada, mas é um trabalho e tu nem sequer fizeste a pesquisa

 

ps: independentemente disso, acho que tens materia para teres um excelente trabalho, mas para quem esta fora dos inverts é capaz de demorar o seu tempo ate entenderes algumas coisas, ainda por cima metendo a genetica deste bichinhos que ja foi mexida e remexida por esse mundo fora :naughty:

 

os Caridina cf. cantonensis nao sao das especies mais faceis de manter e reproduzir, vai tudo depender da qualidade da agua, qualidade da alimentaçao, da qualidade dos proprios animais, da grade em questao. se sao bee´s ou crystal red nao faz diferença

 

o seu cruzamento da origem a bee´s e a crystal red e nao "mestiços". Não saiem hibridos, se estas em biologia e como tu mesmo disseste que sao da mesma espécie, não iriam sair híbridos, ja o devias saber :snipersmile:

 

Boas,

 

sim, peço desculpa por me ter precipitado. pois fiz uma pesquiza e depois tirei algumas duvidas, contudo nem todas foram tiradas.

 

não sou propriamente novato nos inverts, tenhho reds e yellows, nunca tive foi crystal reds e blacks.

 

quanto a isso dos híbridos, sei que nunca sairiam híbridos, usei esse termos para tentar com que a gente percebe-se. a minha duvida era se ao cruzarmos ambos, não sairia por exemplo um camarão tipo o selvagem. mais concretamente, se cruzar um black com um red ambos de grade A. se os filhos continuariam a ser de grade A??

 

vou tentar explicar o que quero realmente fazer...

 

depois de obter os camaroes, tava a pensar em colocar 4 " casais ", todos com um macho black e femea red e vice-versa.

Teoricamente, se forem de linhas puras, com estes cruzamentos os descendentes ( F1) seriam todos black, uma vez que a cor preta é dominante em relação á cor vermelha... esta seria uma etapa do trabalho, descobrir se são ou não linhas puras.

Após obter os tais F1, cruzavamos entre eles, e aí já obteria descendentes vermelhos, pois os pais seriam heterozigoticos, ou seja, tinham gene vermelho e gene preto. e mais uma vez, teoricamente, obteria uma porproção de 3 black para 1 red, assim teria mais uma etapa, verificar se isso se verifica na pratica.

 

e pelo przao que tenho, se chegar a estas etapas, já será bom.

 

que acham?

 

cumps.

Pedro Pinheiro

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso vai levar muito tempo

 

ainda para mais vais ter um grande problema, que é arranjar os ditos grade A de linhagem, a grande parte do que para ai anda ja tem os genes misturados

 

de qualquer das formas cruzando grades A de black e de red nao saiem todos black uma vez que nenhum é linhagem selvagem e a força do gene perde a sua força, o que nao quer dizer que a maioria nao va sair black.

 

por outro lado, se cruzares os blacks resultantes do cruzamento vao sempre sair vermelhos como disseste

 

falando em percentagens, so na teoria, pois nesta especie a mortalidade juvenil é alta e nunca sabes se morreram blacks ou reds e quantos morreram, logo nao podes fazer essa contagem e consequente percentagem.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso vai levar muito tempo

 

ainda para mais vais ter um grande problema, que é arranjar os ditos grade A de linhagem, a grande parte do que para ai anda ja tem os genes misturados

 

de qualquer das formas cruzando grades A de black e de red nao saiem todos black uma vez que nenhum é linhagem selvagem e a força do gene perde a sua força, o que nao quer dizer que a maioria nao va sair black.

 

por outro lado, se cruzares os blacks resultantes do cruzamento vao sempre sair vermelhos como disseste

 

falando em percentagens, so na teoria, pois nesta especie a mortalidade juvenil é alta e nunca sabes se morreram blacks ou reds e quantos morreram, logo nao podes fazer essa contagem e consequente percentagem.

 

Boas,

 

pois, esses factores é que me suscitam algumas duvidas, contudo todos esses factos, acho que ainda iriam enriquecer o trabalho, se fosse tudo igual á teoria era demasiado secante. :sign_welcome:

 

se seguir em frente com isto, que em principio sim, logo vejo se isso realmente acontece... contudo só falou no caso dos black de não terem os genes puros, isso acredito perfeitamente, mas se a cor só for codificada por um par de alelos, eles ou tem os dois genes que codificam a cor preta, ou tem um gene de cada cor... logo se os black que arranjar, vierem de um aqua só de blacks, não deve ser dificil virem blacks "puros"

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pois, esses factores é que me suscitam algumas duvidas, contudo todos esses factos, acho que ainda iriam enriquecer o trabalho, se fosse tudo igual á teoria era demasiado secante. :sign_welcome:

 

se seguir em frente com isto, que em principio sim, logo vejo se isso realmente acontece... contudo só falou no caso dos black de não terem os genes puros, isso acredito perfeitamente, mas se a cor só for codificada por um par de alelos, eles ou tem os dois genes que codificam a cor preta, ou tem um gene de cada cor... logo se os black que arranjar, vierem de um aqua só de blacks, não deve ser dificil virem blacks "puros"

 

cumps.

 

 

depende do numero de geraçoes em que os black ou os red estiveram isolados

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende do numero de geraçoes em que os black ou os red estiveram isolados

 

Sim, isso é um facto, mas pensava que os black eram mantidos com black, e reds com reds.

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sempre e raramente são mantidos separados.

 

Se tiverem por longas gerações só blacks, aposto que ao fim de várias gerações esses blacks só produzam blacks..

 

agora se não são mantidos em separado, aí eu já estou calado.

 

Cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu simplesmente respondi à tua pergunta anterior, pensavas que eram mantidos separados e eu respondi que raramente isso acontece.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se esta tabela te pode ajudar:

 

mendellawte0.jpg

 

Mas na prática mesmo tendo puros black, vai haver uma possibilidade de aparecer sempre pelo menos um red crystal. Outra coisa, não vais ter tempo para fazer a parte prática do trabalho, pois vais ter que maturar um aquário para as coisas correrem bem, dar condições para criarem, ou tens sorte e começas a criar ou como acontece normalmente, tens de com tempo conseguir parametros ideais, outro problema já citado em cima é a percentagem de nascidos que chega a adulto e sobrevive às primeiras semanas, o que pode ser pouco conclusivo para o teu trabalho. Depois desta análise penso que te vais ter de basear em termos teóricos e informação que podes encontrar distribuida pela net que por vezes não é a a mais correcta. Boa sorte e bom trabalho.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se esta tabela te pode ajudar:

 

mendellawte0.jpg

 

Mas na prática mesmo tendo puros black, vai haver uma possibilidade de aparecer sempre pelo menos um red crystal. Outra coisa, não vais ter tempo para fazer a parte prática do trabalho, pois vais ter que maturar um aquário para as coisas correrem bem, dar condições para criarem, ou tens sorte e começas a criar ou como acontece normalmente, tens de com tempo conseguir parametros ideais, outro problema já citado em cima é a percentagem de nascidos que chega a adulto e sobrevive às primeiras semanas, o que pode ser pouco conclusivo para o teu trabalho. Depois desta análise penso que te vais ter de basear em termos teóricos e informação que podes encontrar distribuida pela net que por vezes não é a a mais correcta. Boa sorte e bom trabalho.

 

Francisco Ramalho

 

Boas,

não te vou contradizer até porque terás mais experiencia do que eu... e eu confio-o mais na pratica do que na teoria.

 

os cruzamentos que pretendo fazer será o 3º da tabela que meteste, que por acaso até dá bem jeito.

 

em relação á maturação do aquario, eu já tenho uma bateria maturada com 4 aquarios com 40x30x35. ate acho que é demais.. mas como não tinha decidido que espécie ia usar... mais vale prevenir que remediar...

 

em relação aos parâmetros ideias para a reprodução, aí já não estou tão certo se vou conseguir á primeira. O meu medo, é mesmo não conseguir que se reproduzam.

 

corrige-me se estou enganado, mas eles já nascem mini adultos, portanto, mesmo que morram em pequenos, consigo fazer uma contagem mais precisa se forem pequenos ainda.

 

espero não ter que usar só teoria.. xD

 

cumps.

Editado por PedroP23

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema nao é teres tudo pronto neste momento e que eles começem a reproduzir na primeira semana no aqua

 

vais ter o problema de nao ser sempre a mesa quantidade de ovos, mas mesmo que contes 20 ovos no abdomen da femea e depois revires o aquario do aveço no dia do nascimento o mais provavel é nao encontrares os 20, isto porque muito morrem a nascença e por serem tao pequenos desaparecem em muito pouco tempo

 

depois tens o problema do tempo que demoram a crescer e atingir a maturidade, depois mais o tempo de gestaçao....para a segunda geraçao e por ai a fora, acho um prozo muito curto, mas força.

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema nao é teres tudo pronto neste momento e que eles começem a reproduzir na primeira semana no aqua

 

vais ter o problema de nao ser sempre a mesa quantidade de ovos, mas mesmo que contes 20 ovos no abdomen da femea e depois revires o aquario do aveço no dia do nascimento o mais provavel é nao encontrares os 20, isto porque muito morrem a nascença e por serem tao pequenos desaparecem em muito pouco tempo

 

depois tens o problema do tempo que demoram a crescer e atingir a maturidade, depois mais o tempo de gestaçao....para a segunda geraçao e por ai a fora, acho um prozo muito curto, mas força.

 

Pois, nisso concordo contigo. para a segunda geração é muito difícil.

 

mesmo agora tentei arranjar, e ate agora só arranjei juvenis com pouco mais de 1cm. para alem de não identificar a 100% o sexo.

 

quanto á contagem, tive a pensar, e se quando for para libertar os camaroeszinhos, eu colocar a fêmea dentro de uma maternidade, como se faz com os viviparos?

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

camaroes em maternidade dá asneira da grossa

 

boas,

 

era uma questão. mas porque??

 

eu disse maternidade, mas referia-me a um recipiente, do genero de um cubo da vodafone, em que teria só musgo. assim seria mais facil contar.

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

ao fim de algum tempo, venho dar noticias, em relação ao projecto.

 

Quinta á noite, quando cheguei ao aquario, tinha lá uma crystal red ovada, o pai tem que ser crystal black, dado que é a unica crystal red que tenho no aquario.

 

Agora tenho uma questão, eu terei que observar todos os camaroeszinhos que nascerem.

Gostava de ideias e opinioes sobre como o hei-de fazer.

 

Cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquario com a mesma agua do aquario onde esta a femea, deixas que nasçam, contas e botas tudo de novo no aqua principal, isto porque para os conseguires contar todos os que nascerem o aqua nao vai poder ter nada dentro, o que deixa os camaroes em stress, por isso faz as contas e mete a femea no aqua novo apenas quando tiver para dar a luz(soltar os piquenos) bem como meter a agua, so nesse dia e do aqua principal. nao te esqueças de meter um termo e pelo menos uma bomba de ar e vais fazendo assim: fazes TPA´s no aqua principal, e depois fazes TPA´s no aqua pequenos com agua do principal(estas convem que sejam diarias ate o processo concluido(no caso de nao teres filtro).

 

ps: em relaçao as maternidades, é algo que eu ja testei e esta descrito pelo forum fora, os camaroes acabam por morrer, a explicação que dou(é só uma explicaçao minha e nao verdade absoluta) é que os camaroes conseguem ver para la da maternidade mas por alguma razao que desconhecem nao conseguem avançar, o que os faz entrar em stress e provocar a morte esta explicaçao foi retirada de um acontecimento ha cerca de dois anos quando ainda tinha a parceria com o membro Nunhez para reproduçao de invertebrados, o que aconteceu foi que tinhamos de passar cerca de 800 neocaridina Heteropoda var red para um aqua maior, o aqua estava a cilcar ha mais de um mes, entao colocamos todos os camaroes num fundo de garrafao a boiar no aqua de destino onde fomos fazendo a ambientaçao, como tinha ido muito lixo que se acumulou no fundo do garrafao, decidimos deixar o garrafao ir ao fundo para que os camaroes saissem por eles proprios ficando apenas o lixo no garraao para ser retirado depois.....o que aconteceu? No dia seguinte era eu que tinha de ir retirar o garrafao, havia muitos camaroes a passear pelo aqua(os que viram que a saida era por cima) todos os que nao sairam estavam mortos, cerca de 500

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

 

nesse caso lá se vai o que eu tinha em mente... tinha pensado em meter um cubo de vodafone dentro do aqua, com a fêmea lá dentro...

sendo assim, não vai dar... e se eu a colocar num recepiente baço, de maneira a ela não ver o aquario?

 

já agora, quando falas em fazer as contas para o nascimento, dizes para após 3 semanas a separar, ou há maneira de ver que a bicha vai soltar-los? (pelo comportamento ou etc)..

 

Cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, apartir das 3 semanas, mas atençao que tive femeas a demorar quase 6 semanas

 

se tiveres uma boa maquina fotografica com macro pode ser que consigas ver o desenvolvimento dos ovos, caso contrario tem de ser um pouco ao acaso

 

em relaçao ao recipiente baço, talvez resulte, vai contrariar a minha explicaçao, mas la esta, é o que eu penso podendo nao ser a verdadeira razao para a morte nestes recipientes

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente, ou é da máquina ou eu que não tenho jeito, se tentar tirar muito perto, a máquina desfoca toda... coisa que é um problema, porque para o trabalho até me dava jeito uns macros..

 

eu estive a pensar, e acho que tenho uma experiência que refuta a tua teoria... quando comprei os camarões, ainda não tinha o aqua maturado totalmente, pelo que os meti num cubo da vodafone a boiar no meu comunitário.. eles eram 7, e em duas semanas só me morreu um... claro que quando morreu, foi o dia que os meti no aqua para eles...

 

em relação á contagem, se colocar um pouco de musgo no recipiente ou aqua no qual vou meter a femea, para reduzir o stress e depois retirar para contar...

 

cumps.

07-26RockyField-2.jpg

Rocky Field ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
um aquario com a mesma agua do aquario onde esta a femea, deixas que nasçam, contas e botas tudo de novo no aqua principal, isto porque para os conseguires contar todos os que nascerem o aqua nao vai poder ter nada dentro, o que deixa os camaroes em stress, por isso faz as contas e mete a femea no aqua novo apenas quando tiver para dar a luz(soltar os piquenos) bem como meter a agua, so nesse dia e do aqua principal. nao te esqueças de meter um termo e pelo menos uma bomba de ar e vais fazendo assim: fazes TPA´s no aqua principal, e depois fazes TPA´s no aqua pequenos com agua do principal(estas convem que sejam diarias ate o processo concluido(no caso de nao teres filtro).

 

ps: em relaçao as maternidades, é algo que eu ja testei e esta descrito pelo forum fora, os camaroes acabam por morrer, a explicação que dou(é só uma explicaçao minha e nao verdade absoluta) é que os camaroes conseguem ver para la da maternidade mas por alguma razao que desconhecem nao conseguem avançar, o que os faz entrar em stress e provocar a morte esta explicaçao foi retirada de um acontecimento ha cerca de dois anos quando ainda tinha a parceria com o membro Nunhez para reproduçao de invertebrados, o que aconteceu foi que tinhamos de passar cerca de 800 neocaridina Heteropoda var red para um aqua maior, o aqua estava a cilcar ha mais de um mes, entao colocamos todos os camaroes num fundo de garrafao a boiar no aqua de destino onde fomos fazendo a ambientaçao, como tinha ido muito lixo que se acumulou no fundo do garrafao, decidimos deixar o garrafao ir ao fundo para que os camaroes saissem por eles proprios ficando apenas o lixo no garraao para ser retirado depois.....o que aconteceu? No dia seguinte era eu que tinha de ir retirar o garrafao, havia muitos camaroes a passear pelo aqua(os que viram que a saida era por cima) todos os que nao sairam estavam mortos, cerca de 500

:alberteinstein:

Até faz sentido...Como tu dizes não há nada que o prove cientificamente mas se pensar-mos bem...

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais