Urgente! Ajuda com hepatus


vewinhah

Recommended Posts

Boas!

 

No passado fim-de-semana estive a fazer umas mudanças no layout do meu aquário, e pelos vistos o meu zebrassoma flavescens e o meu hepatus não gostaram nada da idéia.. ambos ficaram com ictio (acho que é ictio, pelo menos têm pintas brancas por todo o lado).

 

O Zebrassoma ficou assim apenas um dia, e já recuperou! Mas o hepatus cada vez tem mais e agora já nem come :thumbup3: O que faço?? Visto que ele não come, a comida com alho não me vai servir de grande coisa certo? Há alguma coisa que eu possa pôr no aquário (visto que não tenho aqua hospital) que não faça mal aos corais??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

No passado fim-de-semana estive a fazer umas mudanças no layout do meu aquário, e pelos vistos o meu zebrassoma flavescens e o meu hepatus não gostaram nada da idéia.. ambos ficaram com ictio (acho que é ictio, pelo menos têm pintas brancas por todo o lado).

 

O Zebrassoma ficou assim apenas um dia, e já recuperou! Mas o hepatus cada vez tem mais e agora já nem come ;) O que faço?? Visto que ele não come, a comida com alho não me vai servir de grande coisa certo? Há alguma coisa que eu possa pôr no aquário (visto que não tenho aqua hospital) que não faça mal aos corais??

 

Obrigado

O que deve ter acontecido foi que ao revirares as rochas os detritos que estas tinham acumulados vieram para a coluna de água e o nível de NH4, NO2 e NO3 disparou.

A primeira coisa é obviamente medir os valores todos. Temperatura, salinidade, NO2, NO3, NH4 principalmente.

Depois fazer mudança de água.

 

Por medicamentos no aquário é proibitivo. Mesmo medicamentos que dizem que não fazem mal aos corais, no final acabam por os eliminar a todos.

A segunda medida é fazeres uma pesquisa no google e pesquizar por hepatus + ictio.

Exemplo dos resultados:

http://www.reefforum.net/f4/qual-o-melhor-...-brancos-13607/

 

Tens dois problemas.

Um é peixes doentes.

O outro é: rotinas de limpeza insuficientes ou escumador fraco ou pouca ou má circulação de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm... não tinha pensado nisso! realmente saiu muita porcaria das rochas..

Circulação sei que não tenho a suficiente.. tenho um aqua de 330L com uma tunze de 4500L/h, e mais um pouco de circulação vinda da bomba de retorno (eheim compact + 3000). Relativamente ao escumador é um Deltec MC600..

 

Assim que chegar a casa vou fazer os testes todos, e depois fazer uma mudança de água!

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o hepatus cada vez tem mais e agora já nem come ;) O que faço?? Visto que ele não come, a comida com alho não me vai servir de grande coisa certo? Há alguma coisa que eu possa pôr no aquário (visto que não tenho aqua hospital) que não faça mal aos corais??

 

 

Boas vewinhah

Infelizmente há aqui uma conjugação de vários factores “negativos” da aquariofilia. A doença dos “pontos brancos” nos peixes e a impossibilidade de usar medicamentos que podem/são fatais para invertebrados, nomeadamente corais. O melhor seria talvez encontrar alguém que more perto e possa emprestar um aquário sem utilização para fazer um Aquário-Hospital com água do próprio aquário e ai se poder usar o medicamento mais indicado.

 

Infelizmente, o que provoca essa doença está presente em muitos aquários e deve ser difícil de a erradicar embora pense que seja possível mantê-la “adormecida”. Não sei se são vírus ou bactérias mas o que quer que seja ataca peixes debilitados. Penso que vive entre os peixes e o substrato e está sempre pronto a atacar um animal que fique com o seu sistema imunitário debilitado por qualquer motivo como seja por exemplo o “stress”.

 

A existência de corais e outros invertebrados impossibilita o combate com medicamento adequados mas por outro lado os corais ajudam a combater a doença porque se vão alimentar de todos os parasitas que consigam capturar mas infelizmente não chega…

 

Em princípio, qualquer peixe saudável e bem alimentado consegue manter os parasitas afastados mas basta um problema qualquer, mesmo mínimo, como seja uma ferida resultante de uma disputa ou “stress” provocado por captura de peixes ou do próprio bem como mudanças nas rochas ou entrada de novos peixes para fazer o peixe ficar mais susceptível de ser contagiado.

 

Uma vez que estamos a falar de parasitas que andam na água, julgo que uma lâmpada “UV” ou “UV-C” podia ajudar a combater os parasitas. No entanto, se o Hepatus está cheio deles e já deixou de comer a situação fica bem complicada. Conseguem apanhar o peixe, apesar do mal que lhe irá causar (mais “stress”)? Penso que poderia passar por “banhos” em água com determinados produtos para matar os parasitas alojados no seu corpo mas convém também eliminar os que anda na agua e que circulam entre o substrato e os hospedeiros. Não quero estar a alimentar falsas esperanças e dependendo do está a que já tenha chegado não quero dizer que o peixe se irá “safar” mas se já deixou de comer esses “banhos” podem ser a única possível solução para ele. Só não estou certo de qual será o melhor, mais forte e eficaz produto para esses “banhos” mas certamente que quem já passou por isto (que nunca me aconteceu) irá aqui deixar os eu testemunho e dizer quais os melhores produtos nestes casos.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm... não tinha pensado nisso! realmente saiu muita porcaria das rochas..

Circulação sei que não tenho a suficiente.. tenho um aqua de 330L com uma tunze de 4500L/h, e mais um pouco de circulação vinda da bomba de retorno (eheim compact + 3000). Relativamente ao escumador é um Deltec MC600..

 

Assim que chegar a casa vou fazer os testes todos, e depois fazer uma mudança de água!

 

Obrigado pela ajuda

Eu passei por isso na cura da rocha quando a tinha num cubo.

Depois de la estar colocada um tempo um valores começam a descer, mas depois de a revoltear e o lixo que tinha acumulado sair para a água os valores dispararam para o máximo dos kits de teste. Obviamente que a rocha tava num cubo e em cura portanto não tem qualquer problema e é mesmo assim.

Agora num aquário com corais e plantas é uma desgraça.

 

So essa Tunze é insuficiente. Deves colocar outra Stream pump nessa ordem de litragem.

Se quiseres poupar tens as SunSun que custam 20 euros e fazem 5000 l/h mas é chinesa e a nível de longevidade e fiabilidade é muito mais fraca que as tunze.

Relativamente ao escumador não sei. Se estiver a funcionar bem não deve ter problema. O problema foi ao mexer a rocha e consequente libertação dos detritos todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hepatus é o peixe mais maricas que conheço, o que te aconselho é a dar somente comida que contenha alho, para eliminar esse íctio que ele tem bem como não apareceres muitas vezes no aquário, somente quando é necessário mesmo para não o stressar!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens o camarão amboiensis?

não o chateis, acredita, quanto mais o chateias pior!

 

 

Lysmata_amboinensis.jpg

 

Tenho umcamarão parecido com esse.. mas não me lembro se é o amboiensis.. (só quando chegar a casa é que posso ver a minha cábula com os nomes cientificos dos habitantes do meu aquário :P) porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho umcamarão parecido com esse.. mas não me lembro se é o amboiensis.. (só quando chegar a casa é que posso ver a minha cábula com os nomes cientificos dos habitantes do meu aquário :P ) porquê?

 

 

Porque vai-te ajudar no íctio!

 

Deves ter o outro camarão, o debelius penso eu...

 

Depois vê se colocas fotos do aquário mais recentes!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho umcamarão parecido com esse.. mas não me lembro se é o amboiensis.. (só quando chegar a casa é que posso ver a minha cábula com os nomes cientificos dos habitantes do meu aquário :P) porquê?

Ele alimenta-se dos parasitas que estão nos peixes.

Existem outros peixes que têm tb essa função.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! é o Debelius! Então vou hoje mesmo ver se encontro o amboiensis!

 

E quando chegar a casa, mais ao fim do dia, tiro as fotos do novo layout e meto no topico do meu aqua.

 

Muito orbigado pela ajuda!

 

:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, comprei o tal camarao que disseram.. E agora o meu Zebrassoma, que afinal ainda tem um pouco de ictio, nao o larga! São grandes amigos! Lol O camarão esta sempre com as patinhas em cima dele.. Será que esta a limpa-lo??

 

Infelizmente não sei do meu hepatus.. Simplesmente não o encontro! Não sei se esta vivo ou não.

Já fiz oz testes à agua e esta tudo bem.

Também já comprei mais variedade de comidas, uma delas é com alho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, comprei o tal camarao que disseram.. E agora o meu Zebrassoma, que afinal ainda tem um pouco de ictio, nao o larga! São grandes amigos! Lol O camarão esta sempre com as patinhas em cima dele.. Será que esta a limpa-lo??

 

Infelizmente não sei do meu hepatus.. Simplesmente não o encontro! Não sei se esta vivo ou não.

Já fiz oz testes à agua e esta tudo bem.

Também já comprei mais variedade de comidas, uma delas é com alho.

 

 

Viva, fizeste mto bem em comprar esse camarão como podes ver ele está a catá-lo! :-D

 

Pois isso agora do hepatus só tu podes verificar s eele está vivo / morto, ainda bem que também compraste uma maior variedade de comida, tenta variar depois...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha hepatus esta vivaaaa!!!! :P :D:D:D

 

e está quase sem ictio!!

 

e o zebrassoma também ja não tem nadinha!!

 

o camarão deve estar com a barriga cheia!! :P

 

ok ainda bem!

 

:D

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Hepatus é o peixe mais maricas que conheço"

 

Boas,

è isso mesmo, qualquer situação de stress tambem os leva a ganhar esses pontos brancos. O melhor é deixa-lo recuperar naturalmente, vai dando a comida com alho e como tratamento de beleza para alem do Debelius tens tambem um excelente limpador de parasitas que é o Labroides dimidiatus. Fazem muito bem o seu trabalho ja que se alimentam dos parasitas de qualquer peixe.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é, já la vão 10 dias e o meu hepatus continua doente.. ele anda pelo aquário, come muito bem.. mas continua com ictio.. o amboiensis anda imensas vezes de volta dele a limpá-lo.. mas continua na mesma!! É normal durar tanto tempo? os outros recuperaram passados uns 3 dias..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, já la vão 10 dias e o meu hepatus continua doente.. ele anda pelo aquário, come muito bem.. mas continua com ictio.. o amboiensis anda imensas vezes de volta dele a limpá-lo.. mas continua na mesma!! É normal durar tanto tempo? os outros recuperaram passados uns 3 dias..

 

 

Sim é, tenta variar a comida sempre com alho...

 

 

Ele ainda é mt bebezinho!

 

Não te preocupes...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Pois é, já la vão 10 dias e o meu hepatus continua doente.. ele anda pelo aquário, come muito bem.. mas continua com ictio.. o amboiensis anda imensas vezes de volta dele a limpá-lo.. mas continua na mesma!! É normal durar tanto tempo? os outros recuperaram passados uns 3 dias..

 

Não sei se ajuda, mas tb tive um problema desses com um hepatus, ia aparecendo e desaparecendo o camarão tambem o estava sempre a catar, mas nao desapareciam.

Entao resolvi fazer tratamento de choque e resultou, tem que se ter cuidado, mas resulta, tens é de o conseguir apanhar!!!

Arranjas um saco de agua doce, mesmo da torneira, deixas ficar dentro do aquario para ai umas 2h (pa teres a certeza que fica a mesma temperatura, depois das-lhe um banhinho de agua doce, deixas tar o hepatus 5/6 minutos, dentro da saco, fazes isto durante 3 dias, só uma vez por dia.

Não te preocupes que a ideia é matar os parasitas os peixes em agua doce duram +/- 12 minutos, e os parasitas morrem passado 5 m, se quiseres experimenta no meu hepatus resultou.

 

Depois diz alguma coisa.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vewinhah

 

Já passei por isso.

Assim...começa por aspirares o areão...fazeres uma tpa de 20%...e em qualquer casa de produtos dietéticos comprares um produto à base de "Betaglucano" para misturares na comida,a fim de reforçar o sistema imunulógico...isto porque o alho só serve para abrir o apetite.

Depois conta como foi.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais