Aquario 50 lt rams


PedroAntunes

Recommended Posts

boas pessoal!

 

 

tenho imensa pena de ter estado uma tarde inteira aqui a fazer um mega post, e logo a seguir faltou me a luz e fiquei sem ele..

 

vou tentar fazê lo de maneira igual ou parecida , o que é impossivel

 

 

 

decidi postar aqui o meu primeiro aquario , para receber dicas, conselhos e criticas , para de preferência praticar uma melhor aquariofilia biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':confused4:' />

 

o aquario nem sempre esteve assim como nas fotografias , já teve outra fauna e flora que nao se aguentaram lá muito bem , talvez por inexperiencia minha e outros factores e trivialidades, que ja estao resolvidos e passados.Tenho contudo um pequeno problema de sobrelotação por parte de alguns dos meus habitantes , o peixe gato que tenho juntamente com o pangassius estão um pouco a mais , e estou seriamente a pensar em oferece-los ou trocá-los sei lá, mas estou aberto a quem se disponibilize a adopta-los e oferecer-lhes boas e melhores condições de local para vivência.

 

é um aquario de 50 litros que veio com um kit, mas todas as peças que me vieram no kit já foram substituidas por outras (á excepção do filtro, que daqui a umas semanas irá ser substituido por um externo)

 

 

 

O Aquário:

DSCF9215.jpg

DSCF9196-1-3.jpg

 

 

Aquário: Aquapor Sirius 60, de 61x31x38 (50 litros)

Filtro: Aquapor (veio com o kit , mas pela sua fraca prestação irei substitui-lo por um EHEIM)

Aquecimento: Termostato de 75w

Iluminação: Calha 1 x 55w PL

Termometro: therma-temp

CO2: não utilizo pelo o meu fraco conhecimento nesta materia, e como aplicá-la, etc...

Substrato: aquasoil substracto (um dos meus erros, é um substrato nao muito fertil mas é o unico que utilizo, conjugado com fertelizante liquido para a flora)

Areão: utilizo areão de rio misturado com outro tipo de areão mais tipo pedrinhas brancas.

Decoração: Rochas vulcanicas e um pequeno tronco

 

Flora :

 

Anubias

Anubias nanas

Vallisnerias

Valisnerias gigante

Feto de java

e outra que nao conigo identificar muito bem , mas é no genero da vallisneria mas mais dura...

 

 

Fauna:

 

2 x Ramirezis

 

DSCF9190-2.jpg

aszsa.jpg

peço ajuda no dimorfismo sexual deles pois nao o consigo fazer por mim, são ainda juvenis o que dificulta a tarefa ainda mais...

 

 

 

2 x Botia palhaço

2 x cobrinhas Kuhli

7 x Tetra pristela

1 x Otto

 

DSCF9206.jpg

dá para ver mais ou menos todos nesta foto

 

 

1 x camarão takashi amano

 

DSCF9204.jpg

 

1 x peixe gato

 

aquariofv016-1.jpg

DSCF9227-1.jpg

saliento a dificuldade em lhe tirar foto por ser tão rápido por isso tive de colocar uma mais antiga..

 

 

depois tenho : ...

 

1 x tubarão pangassius

DSCF9227-2.jpgDSCF9221.jpg

1 x peixe gato synodontis

DSCF9207.jpg

 

 

 

estes dois são os que eu sei que irei receber criticas em os manter por isso mesmo , estou a pensar seriamente em doá los a quem lhes oferecer uma casa melhor , talvez fazer uma troca nao sei, por muita afeição que tenha para com eles (porque realmente tenho) sei que este nao é de todo um aquario que lhes proporciona uma excelente condição de vida. irei sentir concerteza saudades da rotina noturna destes meus companheiros(a minha namorada é que nao gosta nada do peixe gato , chama-lhe a besta feia do meu aquario) .

 

 

abraços e um bom ano para todos, com uma optima aquariofilia! :shocked028:

Editado por PedroAntunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fix o aquario, não é que tenha população a mais..... o problema é que por exemplo esses botias atingem os 20 e tal cm, o que para esse aquario já é demais, mas vais ainda vai demorar um bocado para crescerem por isso podes ir com calma

 

PS: E esse camarão, não sei não, qualquer dia serve de pequeno almoço :shocked028:

Editado por Impruve
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fix o aquario, não é que tenha população a mais..... o problema é que por exemplo esses botias atingem os 20 e tal cm, o que para esse aquario já é demais, mas vais ainda vai demorar um bocado para crescerem por isso podes ir com calma

 

PS: E esse camarão, não sei não, qualquer dia serve de pequeno almoço :P

 

obrigado biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':shocked028:' />

 

Pois eu por mim se tivesse o maior dos orçamentos , compraria um aqua com uma maior litragem , esse era o meu sonho.. mas como ainda sou estudante e nao tenho grandes posses nao consigo isso... mas realmente o tubarao e o peixe gato ja estao com tamanho consideravel. o camarão até está grandinho , ninguem se constuma meter com ele, é respeitado biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':confused4:' /> hehehe , mas sim nao me admiro que o peixe gato algum dia tenha um apetite extra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais está muito bonito, embora (como disseste) tenha excesso de população. Acho que nem em 100Ltrs colocava tantos peixes.

Quanto ao CO2 eu não usava porque as plantas que tens não são muito exigentes.

Tiago Botelho

Fotos Diversas

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais está muito bonito, embora (como disseste) tenha excesso de população. Acho que nem em 100Ltrs colocava tantos peixes.

Quanto ao CO2 eu não usava porque as plantas que tens não são muito exigentes.

 

 

 

exacto , foi pena é ter-me apercebido disso tarde demais, agora que ja tou afeiçoado aos bichos custa-me livrar deles, alguns deles já teem um ano :shocked028:

 

pois , eu ja tentei ter outras plantas, mas nao deram muito bom resultado.. deviam ser mais exigentes e secalhar necessitavam de co2 , estas teem sido as resistentes sim é verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

belos peixes!!!!! aqueles as riscas sao os botia palhaços? esse peixe-gato é um show.

 

damn, nao queria por mais peixes no meu aqua, mas vendo esses peixes...

 

tens o aquario sobrepovoado, tens que saber o tamanho maximo de cada peixe, pelo menos desses botias e desse peixe gato sinodontis ja vou pesquisar. lol

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

belos peixes!!!!! aqueles as riscas sao os botia palhaços? esse peixe-gato é um show.

 

damn, nao queria por mais peixes no meu aqua, mas vendo esses peixes...

 

tens o aquario sobrepovoado, tens que saber o tamanho maximo de cada peixe, pelo menos desses botias e desse peixe gato sinodontis ja vou pesquisar. lol

 

sim os botia sao realmente a alegria do aquario, sempre na brincadeira um com o outro, ás cambalhotas e tudo isso.

 

mas neste momento o tamanho deles ainda nao chegou ao do peixe gato preto por exemplo, esse sim está grandinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim os botia sao realmente a alegria do aquario, sempre na brincadeira um com o outro, ás cambalhotas e tudo isso.

 

mas neste momento o tamanho deles ainda nao chegou ao do peixe gato preto por exemplo, esse sim está grandinho.

 

Boas.

 

O meu aqua está em fase de...vamos chamar-lhe fase de reestruturação. LoL

Tive um pequeno problema com a comunidade guppy que tinha (perto de 20 num aqua de 58x33x32) e em 3 dias de ausencia, morreram praticamente todos.

Decidi começar tudo de novo...e com a tua descrição dos botias, fiquei com eles na retina. ;)

Outra coisa foi a calha que vi na foto...onde poderei adquirir uma semelhante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O meu aqua está em fase de...vamos chamar-lhe fase de reestruturação. LoL

Tive um pequeno problema com a comunidade guppy que tinha (perto de 20 num aqua de 58x33x32) e em 3 dias de ausencia, morreram praticamente todos.

Decidi começar tudo de novo...e com a tua descrição dos botias, fiquei com eles na retina. :)

Outra coisa foi a calha que vi na foto...onde poderei adquirir uma semelhante?

 

boas!

 

tenho pena pelo sucedido com os teus guppys ;)

 

Ainda bem que a alegria dos meus botias te fez colar a vista neles !

 

podes adquirir em uma loja de aquarios especializada, em lojas convencionais nao deves conseguir arranjar, so se for por encomenda através dessas mesmas lojas.

Editado por PedroAntunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os botia palhaço tem uns senaos:

atingem 30 cms.

Feeds on worms, crustaceans and plant matter (Ref. 7020). Aquarium keeping: aggressive; in groups of 5 or more individuals; minimum aquarium size 150 cm (Ref. 51539)

 

http://www.fishbase.com/Summary/speciesSum...g=Portuguese_po

 

o meu aquario é de 100 cm e nao dá! Já os conhecia, se bem que os da foto do PedroAntunes têm cá umas cores!!!

 

O peixe gato Synodontis clarias Max length : 36.0 cm

http://www.fishbase.com/Summary/speciesSum...g=Portuguese_po

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O meu aqua está em fase de...vamos chamar-lhe fase de reestruturação. LoL

Tive um pequeno problema com a comunidade guppy que tinha (perto de 20 num aqua de 58x33x32) e em 3 dias de ausencia, morreram praticamente todos.

Decidi começar tudo de novo...e com a tua descrição dos botias, fiquei com eles na retina. ;)

Outra coisa foi a calha que vi na foto...onde poderei adquirir uma semelhante?

experimenta os barbos tigre (Barbo de sumatra), também sao muito brincalhões e podem ser mantidos em aquarios de 60 cm. Por brincalhao deves entender alguma agressividade, mas os que eu tenho so foram agressivos no primeiro dia, passam a vida a dançar, literalmente! deve ser um ritual de acasalamento. Mas com esses guppies nao sei se sao compativeis, provavelmente até sao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está simples e muito bonito. Em relação à fauna, acho que fizeste umas escolhas interessantes apesar de serem incompatíveis com o tamanho do teu aquário- é pena.

 

Em relação às plantas, fertilizas o aqua? Tens substrato?

 

Cumprimentos

SrSilva.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para além do que foi já dito sobre a fauna que concordo plenamente, deverias mesmo mudar os peixes de maior porte para um aquario com outras dimensões.

 

Quanto ao aspecto em geral, gosto, mas acho que as Valisnerias do lado direito fazem parecer o aquario mais pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adorei o teu aquario e os peixes tambem.

mas como ja foi dito tens alguns peixes que irão atingir dimenções bem grandes.

 

-o tubarão martelo vais para 1metro de comprimento e este cresce rapidamente

-o peixe gato prateado com pintinhas chama-se pimelodus pictos e chega a tamanhos bastantes grandes tambem para alem de ele começar a adoencer pois confoirme cresce ele começa a pedir agua salobra e em adulto agua salgada.

-o sinodontis erupterus que tens vais aos 15/17cm de tamanho e vai revolver-te o aquario todo.

-o botia palhaço chega aos 20 cm e mesmo aos30cm se muito bem tratado, mas esse não tens muita preça pois o crecimento deles é rapido até aos 8/10 cm e pedois abranda exponencialmente.

- o camarão erá o mais certamente desaparecer pois os botias chamam a camarões e a caracois uns petiscos inresistiveis.

-as cobras kuhli digo-te para pores mais e os ottos tambem no minimo 5 de cada pois são peixes de cardume ou grupo como queiras e os Tetra pristela podes deixar estar pois não fazem mal a uma mosca.

 

uma ultima observação se ou quando os ramirezis fizerem criação alguns peixes poderão sofrer pois a femea e o macho irão ficar extremamente territoriais, e podes ter a certeza que irá ser um espectaculo de cores nessa altura.

 

vai dando mais fotos e updates do teu aqua

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está simples e muito bonito. Em relação à fauna, acho que fizeste umas escolhas interessantes apesar de serem incompatíveis com o tamanho do teu aquário- é pena.

 

Em relação às plantas, fertilizas o aqua? Tens substrato?

 

Cumprimentos

SrSilva.

 

 

obrigado! pois parece que em relação ao tamanho deles tou lixado..

 

em relação ás plantas fertilizo o aqua com fertelizante liquido , tenho um substrato(mas daqueles que nao é lá grande coisa)

 

cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para além do que foi já dito sobre a fauna que concordo plenamente, deverias mesmo mudar os peixes de maior porte para um aquario com outras dimensões.

 

Quanto ao aspecto em geral, gosto, mas acho que as Valisnerias do lado direito fazem parecer o aquario mais pequeno.

 

 

 

pois eu estou a aceitar dicas mesmo em relação aos peixes pangassius e o synodontis para quem os queira adoptar ,

 

os botias alguem disse aí que eram agressivos, antes pelo contrario nao sao nada agressivos pelo menos os meus, e como ainda nao estão muito grandes acho que ainda se podem ir mantendo aqui no meu aqua como o peixe gato prateado..

 

as valisnerias ali de certa formam tapam uma parte do aquario que se nao as tivesse ali , iria ficar um grande espaço branco, porque ja tive o aqua assim dantes e nao fica lá grande coisa.. mas obrigado pelos concelhos!

 

 

cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adorei o teu aquario e os peixes tambem.

mas como ja foi dito tens alguns peixes que irão atingir dimenções bem grandes.

 

-o tubarão martelo vais para 1metro de comprimento e este cresce rapidamente

-o peixe gato prateado com pintinhas chama-se pimelodus pictos e chega a tamanhos bastantes grandes tambem para alem de ele começar a adoencer pois confoirme cresce ele começa a pedir agua salobra e em adulto agua salgada.

-o sinodontis erupterus que tens vais aos 15/17cm de tamanho e vai revolver-te o aquario todo.

-o botia palhaço chega aos 20 cm e mesmo aos30cm se muito bem tratado, mas esse não tens muita preça pois o crecimento deles é rapido até aos 8/10 cm e pedois abranda exponencialmente.

- o camarão erá o mais certamente desaparecer pois os botias chamam a camarões e a caracois uns petiscos inresistiveis.

-as cobras kuhli digo-te para pores mais e os ottos tambem no minimo 5 de cada pois são peixes de cardume ou grupo como queiras e os Tetra pristela podes deixar estar pois não fazem mal a uma mosca.

 

uma ultima observação se ou quando os ramirezis fizerem criação alguns peixes poderão sofrer pois a femea e o macho irão ficar extremamente territoriais, e podes ter a certeza que irá ser um espectaculo de cores nessa altura.

 

vai dando mais fotos e updates do teu aqua

 

 

muito obrigado Luis!

 

sim muito obrigado pelos conselhos, essa do peixe gato prateado é que nao estava á espera :D

 

em relação á reprodução dos ramirezis eu estou com duvidas pois nao sei se está ali um casal ou nao... abraços e muito obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado! pois parece que em relação ao tamanho deles tou lixado..

 

em relação ás plantas fertilizo o aqua com fertelizante liquido , tenho um substrato(mas daqueles que nao é lá grande coisa)

 

cumprimentos!

que tipo de fertilizante liquido. Proprio para aquarios? o fertilizante não deve ter N (Nitrogenio/Azoto) porque isso os peixes já possuem, e colocares mais estás a criar problemas aos bichos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de fertilizante liquido. Proprio para aquarios? o fertilizante não deve ter N (Nitrogenio/Azoto) porque isso os peixes já possuem, e colocares mais estás a criar problemas aos bichos.

 

 

sim é um fertilizante liquido proprio para aquarios '' nutrafin plant gro '' enrriquecido com ferro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta os barbos tigre (Barbo de sumatra), também sao muito brincalhões e podem ser mantidos em aquarios de 60 cm. Por brincalhao deves entender alguma agressividade, mas os que eu tenho so foram agressivos no primeiro dia, passam a vida a dançar, literalmente! deve ser um ritual de acasalamento. Mas com esses guppies nao sei se sao compativeis, provavelmente até sao.

 

My mistake...Eu disse Tive um pequeno problema com a comunidade guppy que tinha (perto de 20 num aqua de 58x33x32) e em 3 dias de ausencia, morreram praticamente todos....deveria ter dito Tive um pequeno problema com a comunidade guppy que tinha (perto de 20 num aqua de 58x33x32) e em 3 dias de ausencia, morreu tudo. Portanto, não terei problemas de compatibilidade. ::D: Apenas me doeu mais porque era o meu primeiro aqua e já tinha perto de ano e meio. Eram poucos guppies, eu sei, mas sempre defendi que as leis da natureza não deveriam ser quebradas pelo Homem no que respeita a aquarios... :crazyeyes:

 

Um pequeno :D, se me for permitido: em relação ás medidas do meu aqua...não serão um pouco estranhas? Queria por uma luminaria (ou calha ou lá como se chama...) e retirar-lhe a tampa que tem de origem. Com estas medidas não terei que fazer uma?

 

EDIT: Já arranjei a calha...cortesia da OliAquaDream, na Amora. :)

Editado por VanDaime
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as valisnerias ali de certa formam tapam uma parte do aquario que se nao as tivesse ali , iria ficar um grande espaço branco, porque ja tive o aqua assim dantes e nao fica lá grande coisa.. mas obrigado pelos concelhos!

 

Eu não digo para deixares o espaço em branco, podias tapar com outro tipo de plantas.

 

Quanto a tua questão sobre a reprodução de ramirezis, acho que ninguem te pode dar uma certeza. Eu já tive um casal que teve posturas num aquario mais pequeno, mas nunca vingaram, os pequenotes desapareciam passado alguns dias. Até depende se o casal é compativel.

Mas como alguem disse, os outros peixes é que podem sofrer.

 

Os botias não são agressivos para com outros peixes pelo menos nunca notei nada, mas como tambem já disseram eles adoram mariscadas(camarões) e caracoladas. São como eu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.