O que fazer???


k2o3

Recommended Posts

Tenho um aqua com cerca de 100L a ciclar há 6 dias, hoje reparei que afinal já estava habitado e sem minha autorização, o qua faço? acabo com eles ou deixo-os ficar??? Se for para os exterminar, como o fazer??

 

caracolaquanovo.jpg

 

O aqua apenas tem substrato, uma pedra e um tronco.

 

Tinha 5 há 2h , agora já são 6 :) .

Editado por k2o3

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E daqui a algum tempo são centenas :)

 

 

Só conheço duas formas de exterminar isso, ou com Helenas ou com remédio fluvermal.

 

 

Mas os caracóis são úteis, dão-nos indicações, que a carga biológica está elevada por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens duas hipóteses.....

Esborrachar um a um durante uns tempos, por enquanto parece fácil, até acabarem.

A outra hipótese foi a adoptada por mim.... esborrachar os que acho que estão a mais, pois eles comem as algas e os peixes gostam de caracóis.

Há produtos quimicos e ainda os botias.

Espera por outros post's.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E daqui a algum tempo são centenas :)

 

 

Só conheço duas formas de exterminar isso, ou com Helenas ou com remédio fluvermal.

 

 

Mas os caracóis são úteis, dão-nos indicações, que a carga biológica está elevada por exemplo.

 

Obrigado pela resposta Hugo,

como assim carga biológica elevada?

 

Os botia palhaço não tratam deles também??

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uma cenoura (ou outro vegetal, eu prefiro a cenoura. Escalda e mete no aqua durante a noite. No dia seguinte quando acenderes a luz retira a cenoura e o maior número que vires/conseguires.

Depois, se não tens peixes no aqua, não metas comida. Eles seguramente vão atacar os vegetais que colocares no aqua. E tu assim consegues retirá-los.

 

Se quiseres optar pelas Anentome Helenas, compra umas 4 para um aqua de 100L.

Mas o processo é lento.

 

Quanto aos quimicos, o melhor que conheço mata muito mais coisas... nomeadamente camarões. por isso...

 

A melhor maneira de controlar os caracois é reduzir na comida e manter o aqua limpo.

 

Por outro lado, os caracois podem ser uteis para limpar plantas com determinadas algas e para limpar detritos do fundo do aqua.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja comida a mais, mas por mim eu deixava-os ficar pois eles sao bons para o aqua, comem algas resto comida, s começarem atacar as plantas metes 2 helenas para controlarem a pop. sabes qual a especie de caracois q ai tens?

Editado por Eds Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou seja comida a mais, mas por mim eu deixava-os ficar pois eles sao bons para o aqua, comem algas resto comida, s começarem atacar as plantas metes 2 helenas para controlarem a pop. sabes qual a especie de caracois q ai tens?

 

Não faço ideia que espécie è, sabes? Acho que vou fazer o que disseste, até porque ainda tenho o aqua vazio, não deve ser difícil controla-los. Quando for plantar as plantas logo trato de alguns.

 

Depois se necessário recorro ao que o Paulo disse, apanha-los com uma cenoura :)

 

Obrigado robintiago, Paulo e Eds Silva

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja uma cenoura (ou outro vegetal, eu prefiro a cenoura. Escalda e mete no aqua durante a noite. No dia seguinte quando acenderes a luz retira a cenoura e o maior número que vires/conseguires.

Depois, se não tens peixes no aqua, não metas comida. Eles seguramente vão atacar os vegetais que colocares no aqua. E tu assim consegues retirá-los.

 

Se quiseres optar pelas Anentome Helenas, compra umas 4 para um aqua de 100L.

Mas o processo é lento.

 

Quanto aos quimicos, o melhor que conheço mata muito mais coisas... nomeadamente camarões. por isso...

 

A melhor maneira de controlar os caracois é reduzir na comida e manter o aqua limpo.

 

Por outro lado, os caracois podem ser uteis para limpar plantas com determinadas algas e para limpar detritos do fundo do aqua.

 

PauloA :)

 

Paulo onde posso comprar Anentome Helenas na zona de Lisboa e margem sul??? Já agora se me poderes dizer mais ou menos o preço agradecia.

 

ABraço

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquaplante costuma ter (em Benfica) o preço anda pelos 3 a 4 euros cada.

A Naturline, penso que numa das últimas importações tbm tem.

Do lado sul, não sei quem tenha.... tbm conheço poucas lojas desse lado....

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquaplante costuma ter (em Benfica) o preço anda pelos 3 a 4 euros cada.

A Naturline, penso que numa das últimas importações tbm tem.

Do lado sul, não sei quem tenha.... tbm conheço poucas lojas desse lado....

 

PauloA :character0050:

 

Obrigado Paulo, conheço bem a Naturline e a Aquaplante :smile2:

Tudo sobre o seu Betta

assbettaportugalAPA.png

 

O meu blog:www.mundodobetta.pt.vu/

Cumprimentos

Pedro M J Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

para mim os caracois sao uteis ao aqua , comem os restos de comida e algumas especies remechem o areao o que é util para as plantas , eu tenho melanoides, phisias e planorbis. e nao me incomodam nada , desde que estejam num numero reduzido, quando se tornam pragas é que chateiam , mas o facto de se tornarem praga é sinal de algum desiquilibrio no aqua , principalmente excesso de comida.

 

das muitas hipoteses que existem para eliminar os caracois eu optei por caracois anetome helena , sao caracois que só comem outros caracois , mantendo o numero controlado.

no passado tive pragas muitas vezes , mas os soluçoes nao correrem pelo melhor. os botia so comem caracois se nao tiverem outra comida , e estes crescem bastante ... os quimicos sao desaconcelhaveis , pois deixam os caracois mortos no aqua a decomporem-se , subindo o nivel de amonia e outros quimicos toxicos e nao sao 100% eficazes.

para mim o que resulta é manter o numero controlado , com os helena.

é dificil manter um aqua sem caracois, cada vez que introduzires uma planta ou uma pedra ou algum material proveniente de outro aqua, é provavel que tenha ovos ou pequenos caracois a boleia.

com os helena no aqua esta sempre tudo controlado. e ainda aumentas a diversidade no aqua , mantendo um pequeno ecossistema em equilibrio.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua com cerca de 100L a ciclar há 6 dias, hoje reparei que afinal já estava habitado e sem minha autorização, o qua faço? acabo com eles ou deixo-os ficar??? Se for para os exterminar, como o fazer??

 

caracolaquanovo.jpg

 

O aqua apenas tem substrato, uma pedra e um tronco.

 

Tinha 5 há 2h , agora já são 6 :character0050: .

 

 

acho que sao phisias , muito comuns. poem ovos sob a forma de pequenos aglomerados gelatinosos.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracois são utéis até a um determinado ponto. quan do começama ser demais e a praga invade de tal maneira o aquario que nem cenoura nem bótias que nos valha, desde que apliquei o Gastropex para caracois desapareceram é claro que irão voltar, mas pelo menos durante uns mesitos estarei sei eles. e falo isto por experiencia própria. sofri bastante com uma praga que me parecia irreverssivel até me terem aconselhado o gastropex. é isso que aconselho sem mais mas nem meis mas. remédio santo.

 

Tui Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais