tratar tronco encontrado e se é o ideal


Recommended Posts

Bem andei a procura de troncos mas são todos muito caros. Então fui procurar, encontrei uns troncos de videira, um deles já tem algum tempo e ja esta um pouco frágil, o outro parece que foi cortado a pouco tempo, para colocarmos um tronco quais são as recomendações0? tem que ser um tronco seco? ou um troco recente também pode ser introduzido no aquario? removi a casca ate ficar a madeira, foi a ferver.

 

Bem devo fazer mais alguma coisa os troncos devem ter mais algum cuidado especial? pergunto isto porque nos topicos que li ninguém falava se podia cortar um tronco e colocar logo no aquário, ou tinham que ser troncos secos do chão, isto para o tronco nao largar nada. podia me deixar uma explicaçao mais detalhada.

 

sabem de algum site em Portugal para encomendar algum equipamento?

 

obrigado pela atenção

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

Os troncos tem que estar secos, caso contrário vão libertar elementos para a água.

 

troncos secos e não verdes, água quente ou ferver, várias mudas de água, há quem coloque sal mas depois tem que se retirar bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim eu voute dar a minha opinião pessoal.

 

Eu uso troncos de videira, o que faço é raspar a casca que é o que liberta mais tinta.

 

Quando tenho tempo ainda os coloco de molho, se não é pegar passar por água, esterilizo no microondas (se couber) se não vai logo para dentro do aquário.

 

É um risco, mas cada um sabe de si.

 

Ainda agora fiz uma nova montagem única e exclusivamente com troncos de videira e s+o uns 2 galhos tiveram dentro de agua o resto foi apanhado do monte de lenha para arder do meu tio, raspar e meter no aquário.

 

Depois tenho é de fazer umas tpas como é natural, mas de resto não tenho tido grandes problemas, como o aquário não tem ainda peixes Meto a agua uns dias com um pouco de sal que mata um monte de bactérias, e depois tpas com agua limpa e ir fazendo o ciclo aos poucos.

 

Eu faço assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz como o tugz, excepto microondas... isso é mesmo recomendado? problemas? aparecem apenas fungos, usado como alimento dos peixes de fundo. se bem que me esteja a enjoar ver aquilo. nao ficou agua amarelada, mas quando fervi parecia cha.

 

espoero que deixe de aparecer

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pus o meu tronco no microondas por meio minuto e no maximo, conforme ideia do Tugz e parece que funciona no combate aos fungos. por causa do tronco tive um ataque de algas/fungos que nem com dois peixes que so se alimentam disso davam vazão. Agora o tronco está ok recomendo que façam como diz o Tugz, microondas com os troncos, depois de descascados com faca com serra e fervidos.

 

não tive problemas com água amarelada que muita gente tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Olá a todos!

 

E eucalipto seco será que também dá?

 

 

Não é que tenha muita experiência em tratamento de troncos de madeira nem quais os melhores, mas perante algumas pesquisas no fórum, como já foi anteriormente referido pelo membro betarato, verá que esse não consta na lista...

Mas caso pretenda utilizá-lo, tenha em conta que grande maioria dos eucaliptos são transgénicos, capazes de resistir a inúmeros herbicidas utilizados nas suas plantações, e sendo estes altamente tóxicos, após a sua introdução no aquário poderão libertar todo esse veneno e acabará por matar os peixes existentes no aquário. ;)

 

Cumps,

Danny

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é que tenha muita experiência em tratamento de troncos de madeira nem quais os melhores, mas perante algumas pesquisas no fórum, como já foi anteriormente referido pelo membro betarato, verá que esse não consta na lista...

Mas caso pretenda utilizá-lo, tenha em conta que grande maioria dos eucaliptos são transgénicos, capazes de resistir a inúmeros herbicidas utilizados nas suas plantações, e sendo estes altamente tóxicos, após a sua introdução no aquário poderão libertar todo esse veneno e acabará por matar os peixes existentes no aquário. ;)

 

Cumps,

Danny

 

 

Pois... é que vi um bastante interessante...

Nem mesmo com a técnica de "tratamento"???

 

Se calhar é melhor não arriscar... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, existe que mtenha no aquário, já vi por ai relatos disso.

 

Tratamento longo, de molho..

 

COm várias mudas de agua, e depois bem fervido , e bota lá para dentro.

 

Para ai um mês, ou dois, dentro de agua, a mudar a agua todas as semanas.

 

Atenção a madeira deve estar seca, não verde.

 

Ou então apodrecerá.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... é que vi um bastante interessante...

Nem mesmo com a técnica de "tratamento"???

 

Se calhar é melhor não arriscar... ;)

 

 

Como referi anteriormente, essa área não é o meu forte..mas podes sempre perguntar ao membro Jorge Oliveira, pois parece-me ser a pessoa mais indicada para o fazer...De qualquer das formas, eu não arriscava...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, existe que mtenha no aquário, já vi por ai relatos disso.

 

Tratamento longo, de molho..

 

COm várias mudas de agua, e depois bem fervido , e bota lá para dentro.

 

Para ai um mês, ou dois, dentro de agua, a mudar a agua todas as semanas.

 

Atenção a madeira deve estar seca, não verde.

 

Ou então apodrecerá.

 

Abraço

 

 

Também já ouvi relatos..mas mesmo assim, será que vale a pena correr o risco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso só o membro o puderá dizer, depende também dos animais que colocará.

 

Mas acho que o risco não é assim tão grande, e se tiver bastante cuidado a tratar o tronco, se o lavar bem, o tiver bastante tempo de molho, e o ferver bem, acho que não será isso que matará peixe nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colocar os troncos "apanhados" na natureza e mantê-los naturais sem "tinta" é ter paciencia e colocá-los dentro do autoculismo e esperar até não libertar mais agua amarela.

 

Abraço ;):);););):)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eucalipto tem resinas,mesmo com o tempo será dificil mas pode ser que com muito muito tempo dê,não sei.Eu cá nessas coisas não sou pessoa de arriscar e por meia duzia de euritos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.